Buscar

SLIDE RAEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS contábeis 
álisson xavier da silva
André luis da cruz almeida
gislane miranda de carvalho
João Israel Soardi
lucilene pereira de araújobatista
lucinea gomes fontenele brasil
SANDRA APARECIDA SOUZA SILVA 
 
 
 
 
 
 
 Gestão Empresarial
 
 
 
 
PORTO VELHO RO
2015
álisson xavier da silva
André luis da cruz almeida
gislane miranda de carvalho
João Israel Soardi
lucilene pereira de araújobatista
lucinea gomes fontenele brasil
SANDRA APARECIDA SOUZA SILVA 
 
 
 
 
 
 
 Gestão Empresarial
 
 
 
 
PORTO VELHO RO
2015
Produção textual em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, do curso de Ciências Contábeis, 4º período, como requisito para a obtenção de conceito na disciplina de Atividades Interdisciplinares.
 
Prof. Leonardo Correa Miranda, Prof.ª Leyda Aparecida Veríssimo, Prof.ª Clévia Israel Faria Fança, Prof.ª Isis Carolina Massi Vicente, Prof.ª Susi Bueno de Almeida, Prof.ª Joenice Leandro Diniz dos Santos, Prof.ª Regiane Alice Brignoli Moraes. 
Esse trabalho teve por objetivo conhecer mais de perto como funcionava a organização de uma empresa de nossa região – Porto Velho/Rondônia – e quais as ferramentas são necessárias na gestão de uma empresa, seja ela pequena ou grande, abordando ainda os conhecimentos em atuária, planejamento e análise financeira. 
No processo de gestão financeira existem muitos tipos de orçamento, esse trabalho abordará os sete principais: Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Orçamento Rolling ou Contínuo, Orçamento Beyond ou Budgeting, Orçamento Ajustado, Orçamento Base Zero e Controle Matricial para que possamos analisar qual tipo de orçamento mais se encaixa na empresa pesquisada e se esta está cumprindo corretamente todas as etapas da gestão proposta. 
INTRODUÇÃO
Empresa pesquisada: DISTRIBUIDORA 21 E LOCADORA DE MESAS
É uma firma/Razão Social (firma individual)
Possui contabilidade terceirizada
B.1 – Ramo de atividade.
Comércio de bebidas (atacado e varejo) e locadora de mesas.
B.2 – Tempo de exercício de atividade.
13 anos.
B.3 – Organograma (distribuições das principais funções administrativa e de contabilidade – se for interna).
Organograma da empresa: DISTRIBUIDORA 21 E LOCADORA DE MESAS
B.5 – Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades?
R: Perda de estoque, assaltos, concorrência (empresas que trabalham na ilegalidade, o que traz uma concorrência desleal em relação aos produtos colocados no mercado), crise econômica (queda nas vendas). 
B.7 – O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê?
R: Sim, controle de vendas, controle de despesas, controle de perdas, controle de retiradas, controle das compras, controle financeiro (investimentos). Todos eles tem a mesma importância, se o empresário não tiver controle das entradas e saídas e não tem como planejar nem as despesas nem os investimentos. 
Sobre a Atuária
B.6 – O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?
R: Com esse nome não, mas se compara a Análise Financeira. 
C.2 – Independentemente de nosso entrevistado saber o que vem a ser atuária, por que ela seria importante no caso da empresa pesquisa? Ela poderia de alguma forma ajudar na gestão de risco dessa empresa? 
A empresa é pequena, por isso mesmo não vemos a necessidade da atuária, mas caso a empresa venha a se expandir, acreditamos que calcular os riscos seria uma boa estratégia nos negócios.
C.3 – Dentre as diversas ferramentas de gestão financeira, se você tivesse que indicar uma (a mais importante) para a organização, qual indicaria a fim de auxiliar a empresa? 
R: Uma ferramenta de gestão que auxiliaria muito a empresa pesquisada seria um Software financeiro na nuvem. 
Existem no mercado on line vários, inclusive gratuitos, que a empresa poderia adotar sem custos. 
Seria de grande importância principalmente para o controle de estoque, pois, por se tratar de uma empresa que trabalha com bebidas e estas tem data de validade, ter esse tipo de controle diminuiria muito, ou até mesmo sanaria os problemas com perdas de estoque. 
Principais tipos de orçamento
Orçamento Estático
Orçamento Flexível
Orçamento Rolling ou Contínuo
Orçamento Beyond ou Budgeting
Orçamento Ajustado
Orçamento Base Zero 
Controle Matricial 
A partir das pesquisas feitas, a empresa pesquisada trabalha com o modelo de Orçamento Rolling ou Contínuo – mesmo a empresária em questão não ter conhecimento do termo - pois a empresária diz elaborar um planejamento anual, mas que é revisado todo mês, ou a cada seis meses, dependendo da necessidade. Como se trata de uma entidade pequena que trabalha com venda de produtos perecíveis, é o mais aconselhável
C.4 – Quais orçamentos você acredita que a empresa deveria utilizar no dia a dia e por quê.
R: A empresa utiliza um orçamento que acredita ser suficiente para ter uma visão ampla empresa, o mais aconselhado seria trabalhar com o fluxo de caixa, mas a empresa já faz o controle diário das entradas e saídas, então acreditamos que a empresa está fazendo corretamente todas as etapas do controle. 
Conseguimos com esse trabalho de pesquisa compreender algumas diferenças entre planejamento e orçamento financeiro, como a gestão de uma empresa se torna de extrema importância, principalmente ter um controle rigoroso de fluxo de caixa, que vai determinar o tempo de vida da empresa, haja vista que sem o controle exato das entradas e saídas a empresa não consegue mensurar os lucros e suas perdas.
Foi percebido que quando uma empresa adota um modelo de orçamento ela fica obrigada a segui-lo à risca, ainda mais porque o objetivo de todo empresário quando abre uma empresa é o lucro, logo, dependendo do modelo de orçamento adotado traz a demonstração da lucratividade da empresa, e pode até ajudar os gestores a desenvolver estratégias para que seus lucros aumentem. 
CONCLUSÃO
SANTOS, Joenice Leandro Diniz dos. Administração e orçamento empresarial: ciências contábeis – São Paulo: Pearson, 2009.
GARCIA, Regis. Noções de Atuária – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2014.
OLIVEIRA, Valdete de. O mercado para profissionais de atuária no Brasil. Fundos de Pensão. São Paulo, v. 23. n 295, p. 33-36, jun./jul. 2004.
A posição da atuária nos mercados de previdência e seguros. Publicado na Revista Caderno de Seguros. Disponível em: <http://www.setat.com.br/pdf/A%20Posi%C3%A7%C3%A3o%20da%20Atu%C3%A1ria%20nos%20Mercados%20de%20Previd%C3%AAncia%20e%20de%20Seguros.pdf > acesso em 01 novembro 2015.
REFERÊNCIAS
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando