Buscar

Estudo do Ambiente - Introdução à Administração

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
1º Período – Noite
Profº: Sérgio Alves
Aluno: Ediel de Siqueira Beserra Filho
Texto sobre o Ambiente das Organizações
Estudando as Teorias da Administração Clássica de Taylor e Fayol, nota-se que se defendia um sistema único para o desenvolvimento da organização seja ela qual for o ramo de atuação e que, também era mais voltado ao setor industrial. Mas, com o tempo, foram notadas outras necessidades e fatores que também contribuem para uma maior eficiência da organização como o estudo do ambiente, onde dependendo do contexto que estão inseridos - como cultura, economia, mão-de-obra e até legislação local – influenciam para o crescimento da empresa com o alcance de melhores resultados.
Diferentes empresas, em diversos setores, avaliam e buscam varias formas de estratégias de acordo com o contexto local, ou até mundial. Ações como descentralização, reestruturação de pessoal, tempo parcial e flexível de trabalho, podem resultar em melhoria na prestação de serviços e qualidade de produção, sem citar a tecnologia da informação, que possibilita a execução de certas tarefas em qualquer lugar do planeta, ignorando as distâncias físicas, encurtando as informações e tornando o trabalho flexível. Com isso, as principais características do cenário atual das organizações empresariais contemporâneas podem ser sistemas de produção em larga escala; zonas de livre comércio e blocos econômicos regionais; novas formas de fabricação e introdução de sistemas de informação como softwares cada vez mais sofisticados; fusões e aquisições tornando as empresas globais.
Esta última característica pode ser a mais, ou uma das mais, facilmente notadas pelas pessoas. Grandes fusões ou aquisições entre empresas como, por exemplo, a fusão da Perdigão com a Sadia, Brahma e Antártica (Ambev) e Brasmotor (hoje holding com empresas como: Brastemp e Cônsul). Essas complexas relações não somente são influenciadas, como também influenciam o ambiente externo tornando parte dele, mas o sucesso de uma empresa não depende apenas deste fato, a qualidade de produtos e serviços oferecidos ainda são fatores determinantes para o sucesso das organizações.
No Brasil, talvez por se tratar de um país latino, as relações interpessoais são fortes, vínculos pessoais e o “jeitinho brasileiro” entram cena também nas empresas. Esse “jeitinho” ganha muito espaço, na área jurídica, pois a morosidade da justiça aliada aos altos impostos contribuem para que as práticas de não obediência as leis ainda seja muito freqüente. De acordo com o BNDES, o PIB poderia crescer 13,7%, se a justiça fosse mais ágil. E, os custos para a formalização, dificultam o início e gestão das pequenas empresas. O ambiente organizacional brasileiro tem características diversas que contribuem para a criatividade e inovação como a flexibilidade e a capacidade de adaptação.
De acordo com suas necessidades e demandas, as organizações buscam se ajustar a elas proporcionando novas estratégias para o mercado cada vez mais competitivo. A capacidade de adaptação as mais diversas situações pode ser diferencial para o crescimento da organização.

Continue navegando