Buscar

50 QUESTÕES DE GENÉTICA PARTE I

Prévia do material em texto

50 QUESTÕES AV1 DE GENÉTICA PARTE I
Um botânico cruzou Hibiscus de flores brancas com Hibiscus de flores vermelhas, observou que, em F1, todos os descendentes foram de flores róseas. Na autopolinização das plantas F1 (F1 X F1), ele encontrará plantas com flores vermelhas, plantas com flores róseas e plantas com flores brancas, nas seguintes proporções:
50% róseas, 50% vermelhas e 0% brancas.
100% de flores róseas.
50% brancas, 50% vermelhas e 0% róseas.
25% vermelhas, 50% róseas e 25% brancas.
50% brancas, 25% róseas e 25% vermelhas.
A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Além disso, os genes codificam informações necessárias à síntese protéica, e por sua vez, as proteínas influenciam as características finais de um organismo. Com base no texto analise as alternativas abaixo e marque a correta: I- Os genes, normalmente, estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). II- A herança e a variação explicam as diferentes formas de vida encontradas na natureza. III - Uma das aplicações da genética, é a terapia gênica que permite substituir genes doentes por genes saudáveis, com o objetivo de tratar algumas doenças.
somente a alternativa I está correta
as alternativas I, II e III estão corretas
as alternativas II e III estão corretas
somente a alternativa II está correta
as alternativas I e II estão corretas
Cada célula do corpo possui dois conjuntos de cromossomos equivalentes que formam pares com tamanhos e formas iguais. São chamados de:
cromossomos homólogos
autossomos
cromossomos sexuais
cromossomos heterólogos
autocromossomos
A maioria das plantas e animais são organismos que possuem duas cópias de cada cromossomo, uma cópia vem do pai e a outra vem da mãe. É denominado de:
Trissomia
Diplóide
Euploidia
Haplóideaneuploidia
Leia a definição a seguir com atenção: A sequência de DNA que contém as informações necessárias para produzir uma molécula de RNA e, se esta corresponder a um RNA mensageiro a partir dele, elaborar uma proteína. Essa afirmação define claramente:
Híbridos
Alelos.
Nucleotídeos.
Histonas.
Genes.
O tipo de mutação que altera a estrutura de cromossomos individuais através de translocações e as inversões são conhecidas como:
mutação gênica
mutação irreversível
mutação genômica
mutação cromossômica
mutação telocêntrica
Em relação ao princípio de segregação é correto afirmar que:
se relaciona ao comportamento dos cromossomos que se segregam durante a meiose.
indica que genes semelhantes são transmitidos independentemente.
envolve a identificação de novos genes com alelos causadores de doenças.
estabelece que genes em diferentes loci são transmitidos independentemente.
os distúrbios de um único gene são frequentemente considerados de envolvimento pediátrico.
Um casal normal para a hemofilia ( doença recessiva ligada ao cromossoma X ) gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25%
a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
a mãe possui genes dominante e recessivo para essa doença.
as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal
o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.
Uma mulher heterozigota para um gene recessivo ligado ao X poderá apresentar o fenótipo do gene recessivo por que:
Na herança ligada ao X não existe dominância entre os genes
É impossível que isso aconteça, pois sempre o gene dominante prevalecerá
Os dois cromossomos X são inativados e não se expressam
Ela possui dois cromossomos X iguais e ativos ao mesmo tempo
O cromossomo X com o gene dominante pode ter sido inativado
Todos os ovócitos (gametas femininos) produzidos por uma mulher possuem o cromossomo X, por esta razão o sexo feminino é chamado de:
Homogamético
Monogamético
Mesogemético
Heterogamético
Isogamético
A fibrose cística é uma doença genética causada por um gene autossômico recessivo (f) que leva certas glândulas a produzirem secreções anormais. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, supondo que um casal normal teve uma criança com fibrose cística. Os genótipos da mãe e do pai da criança são, respectivamente, ___________(I). O genótipo da criança é __________(II).
(I) ff e ff; (II) ff.
(I) Ff e Ff; (II) Ff;
(I) FF e FF; (II) FF.
(I) Ff e Ff; (II) ff.
(I) FF e Ff; (II) ff;
A partir de seus estudos sobre a genética Mendeliana ficou evidente que Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores que se encontravam nos gametas. Como são nomeados atualmente estes fatores?
Histonas.
Genes.
Células.
Fenótipos.
Híbridos.
O que são cromossomos homólogos?
São cromossomos que apresentam as mesmas caracteristicas e se apresentam no mesmo locus genéticos
São cromossomos que apresentam as mesmas caracteristicas porém se apresentam em diferentes locus genéticos
São cromossomos que não apresentam as mesmas caracteristicas
São os cromossomos que se encontram em pares diferentes
São cromossomos que não apresentam as mesmas caracteristicas porém estão no mesmo locus genéticos
Um homem é homozigoto recessivo para cor dos olhos. Qual é a probabilidade deste indivíduo formar gameta recessivo (a) para cor dos olhos?
100%
25%
0,0 (zero)
75%
50%
A replicação do DNA é o processo pelo qual a molécula de DNA se duplica, dando origem a duas moléculas de DNA idênticas. Este processo é feito por uma proteína denominada:
Topoisomerase
Helicase
DNA ligase
DNA polimerase
RNA polimerase
O controle da atividade celular está diretamente relacionado com os ácidos nucleicos chamados de DNA e RNA. Em quase todos os seres vivos o DNA é o material genético, porém alguns vírus apresentam o RNA como material genético. Leia as afirmações a seguir sobre os ácidos nucleicos: I- O DNA tem a função de transmitir a informação genética de uma célula para outra, através da divisão celular, já que é uma molécula que tem capacidade de duplicar ou replicar. II- O processo de transcrição ocorre dentro do núcleo da célula onde o DNA fabrica o RNA. III- O processo de tradução ocorre dentro do núcleo da célula onde ocorre a produção de proteínas. IV- A produção de proteínas ocorre no citoplasma da célula com a presença dos três tipos de DNA (mensageiro, ribossômico e transportador). V- A duplicação ou replicação do DNA é chamada semiconservativa, porque cada molécula-filha conserva uma fita da molécula-mãe. Assinale a alternativa que apresenta todas as opções corretas:
Estão corretas II, III e V.
Estão corretas apenas I, II e V.
Estão corretas I, II, III, IV e V.
Estão corretas apenas II, IV e V.
Estão corretas apenas I, III e IV.
As doenças mendelianas, por serem monogênicas, podem ter seu padrão de herança definido pela análise do heredograma de famílias afetadas ou pela avaliação de várias famílias em estudos de segregação. Sabendo-se que nesta doença ou herança a característica está na família há gerações, com muitos indivíduos sendo portadores heterozigotos, que somente é observada quando a característica fica junta no estado homozigoto. O distúrbio que apresenta as características acima é conhecido como:
herança mitocondrial
herança autossômica dominante
herança pseudoautossômica
herança ligada ao X
herança autossômica recessiva
Sobre o Princípio da Distribuição Independente verifique as alternativas corretas abaixo. I) Estabelece que genes em diferentes loci são transmitidos independentemente.] II) Em um processo reprodutivo sexualmente, um genitor transmite um alelo de cada locus para sua prole. Este princípioimpõe que o alelo transmitido de um locus (liso ou rugoso) não tem efeito sobre qual alelo é transmitido no outro locus (alto ou baixo). III) Estabelece que organismos que se reproduzem sexualmente possuem genes que ocorrem em pares e que apenas um membro desse par é transmitido à prole.
As alternativas II e III estão corretas
As alternativas I, II e III estão corretas
As alternativas I, II e III estão incorretas
As alternativas I e II estão corretas
As alternativas I e III estão corretas
O DNA mitocondrial exibe um padrão de herança característico, uma vez que sua transmissão ocorre:
Da mãe para suas filhas
Da mãe para seus filhos
Do pai para suas filhas e filhos
Da mãe para seus filhos e filhas
Do pai para seus filhos
NA NATUREZA, NUMA DETERMINADA PLANTA, O GENE PRODUZ FLORES COLORIDAS SE O CAULE FOR EXPOSTO À LUZ SOLAR. PORÉM, SE OS CAULES FICAREM COBERTOS SOB MATA FECHADA, AS FLORES NASCEM BRANCAS. O FENÔMENO DESCRITO ILUSTRA:
O PROCESSO DA SELEÇÃO NATURAL.
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ALTERAÇÃO DO GENÓTIPO;
A ATUAÇÃO DO MEIO DAS MUTAÇÕES GENÉTICAS;
A INTERAÇÃO DO GENÓTIPO COM O MEIO AMBIENTE;
A TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS POR MEIO DE INSETOS;
Em cravos o caráter ondulado das pétalas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 onduladas e 29 lisas. É provável que o cruzamento tenha ocorrido entre:
cc x cc
Cc x Cc
CC x cc
CC x Cc
Cc x cc
A síndrome de Down foi descrita pelo Dr. John Langdon Haydon Down, em 1866, mas só em 1958 o Dr. Jérôme Jean Louis Marie Lejeune descreveu a presença de um cromossomo 21 a mais nos cariótipos de crianças com Down. Esta síndrome é muito conhecida por ser a mais comum entre as síndromes cromossômicas numéricas e afeta 1:600 nascimentos, dependendo da população estudada pode afetar 1:300. Esta cópia extra do cromossomo 21 pode acontecer por:
não disjunção cromossômica na interfase da mitose.
não disjunção cromossômica na telófase da mitose.
não disjunção cromossômica na prófase da meiose.
não disjunção cromossômica na anáfase da meiose.
não disjunção dos cromossomos na fase S da interfase.
O ser humano tem dois tipos de divisão celular: a mitose que acontece nas células somáticas e a meiose que ocorre nas células germinativas. Qual a relevância biológica da mitose e da meiose respectivamente?
Garantir a perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides e o número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido.
Garantir a perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides.
Garantir número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido.
Garantir o desenvolvimento embrionário do indivíduo e posterior formação adulta.
Garantir número constante de cromossomos no crescimento e na regeneração do tecido e na perpetuação da espécie pela formação dos gametas ovócitos e espermatozoides.
Sabemos que um gene consiste em uma sequência de DNA que é responsável pela codificação de uma determinada proteína.  Os genes estão localizados no ____________________ que consiste em um longo segmento de DNA representando muitos genes. Escolha a opção que completa adequadamente a frase:
Nucleotídeo.
RNA ribossomal.
Monofilamento.
RNA mensageiro.
Cromossomo.
O DNA é a molécula mais importante do ponto de vista genético, uma vez que nela estão todas as informações necessárias para a construção e o funcionamento do organismo. Assinale a opção que NÃO é uma característica da molécula de DNA. a) b) c) d)
Nela estão presentes os genes que determinam as características do organismo.
É formado por uma dupla cadeia de nucleotídeos em espiral.
Apresenta as bases nitrogenadas adenina (A), uracila (U), citosina (C) e guanina (G).
São moléculas extremamente longas, formadas por milhares de nucleotídeos.
Os nucleotídeos que formam sua estrutura contem como carboidrato a desoxiribose.
 Considerando-se indivíduos hemofílicos do sexo masculino, pode-se afirmar que suas células somáticas e gaméticas, respectivamente, possuem:
46 autossomos - 23 alossomos.
44 alossomos + XX - 22 alossomos + X ou X.
46 autossomos + XX - 23 autossomos + X ou X.
44 alossomos + XY - 22 alossomos + X ou Y.
44 autossomos + XY - 22 autossomos + X ou Y.
O princípio que estabelece que genes em diferentes loci são transmitidos independentemente é conhecido como
herança autossômica dominante
inativação do X
herança autossômica recessiva
herança monogênica
herança recessiva ligada ao X
A alternativa correta sobre o padrão de herança recessiva ligada ao X é que:
O cromossomo X em cada célula é inativado ao acaso no início do desenvolvimento embrionário das fêmeas.
Nessas doenças, salto de gerações são incomuns.
A mutação recessiva só em homens homozigotos.
Uma mutação recessiva ligada ao X é tipicamente expressa no fenótipo de todos os homens que a receberam.
Nesta herança não é vista transmissão pai-filho
Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
100% vv, verdes
100% VV, amarelas
25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes
25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas
50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes
Como se sabe, os gêmeos idênticos são seres geneticamente iguais. O fato de, em alguns casos, terem sido criados em famílias e ambientes diferentes torna-se possível de ficarem alterados (diferentes), devido aos:
autossomos.
genótipos.
genes alelos.
fenótipos.
heterossomos.
Os cromossomos são constituídos principalmente por:
Fosfolipídeos
Proteínas
ácido ribonucléico
enzimas
ácido desoxirribonucléico
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Os processos de formação dos gametas masculinos e femininos são denominados espermatogênese e ovogênese, respectivamente. Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que:
durante a gametogênese ocorre um processo reducional do número de cromossomos.
o número de gametas viáveis resultantes da espermatogênese é maior que o da ovogênese.
as espermatogônias e os espermatócitos primários possuem o mesmo número de cromossomos.
a espermogênese é o processo de transformação das espermátides em espermatozóides.
na fase de crescimento, as ovogônias aumentam em número por sucessivas divisões meióticas.
(Enem) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma - medido pelo número de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe. De acordo com as informações do texto:
quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma
a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.
o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
Imagine uma proteína sendo produzida com RNA mensageiro de formiga, ribossomos de borboleta, RNA transportador de aranha e aminoácidos de mosca. De acordo com o dogma central da Biologia a proteína sintetizada teria a estrutura:
Idêntica a da mosca e borboleta.
Idêntica da aranha.
Idêntica da formiga.
Idêntica da mosca.
Idêntica da borboleta.
O conhecimento das inúmeras doenças monogênicas em humanos é responsável por boa parte do progresso da Genética Médica. O conceito de doença monogênica significa:
Doença que ocorre no DNA de uma única célula.
Doença que acomete apenas um tecido do corpo.
Doença que ocorre por mutação em um único gene
Doença que só ocorre em uma geração de uma determinada família.
Doença que só ocorre em um indivíduo deuma família.
Algumas doenças são causadas por genes localizados nos autossomos, enquanto outras doenças são causadas por genes localizados no cromossomo X. As doenças causadas por genes localizados nos cromossomos X exibem um padrão de herança denominado:
Autossômica
Heterossômica recessiva
Ligada ao sexo
Limitada ao sexo
Autossômica dominante
Marque a alternativa correta:
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica ( não em divisão)
A cromatina é um filamento de RNA muito longo e muito fino, localizado no citosol da célula interfásica (não em divisão).
A cromatina é um filamento de DNA muito pequeno e muito fino, localizado no citosol da célula interfásica (não em divisão).
A cromatina é um filamento de RNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão).
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no citosol da célula em divisão
Leia atentamente as duas definições a seguir: A) É a causa das semelhanças entre indivíduos. Essa é a razão pela qual os irmãos e irmãs com os mesmos pais assemelham-se uns aos outros e B) É a causa das diferenças entre indivíduos. É por esse motivo que irmãos e irmãs, apesar de parecerem uns aos outros, ainda são indivíduos únicos. Podemos afirmar que elas reportam, respectivamente, aos termos:
Homozigose e heterozigose.
Monoibridismo e diibridismo.
Mitose e meiose.
Herança e variação.
Dominância e recessividade.
Em 1908, o cientista Wiliam Batesson, usou o termo genética para descrever o estudo da variação e hereditariedade. Atualmente, o termo genética significa:
O ramo da Biologia que estuda o DNA, a molécula que contém as informações genéticas dos seres vivos.
O ramo da Biologia que estuda a estrutura dos cromossomos.
O ramo da Biologia que estuda a forma como de transmitem as características biológicas de geração para geração.
O ramo da Biologia que estuda apenas as mutações ocorridas na gametogênese.
O ramo da Biologia que estuda apenas as Leis de Mendel.
Um bebê apresenta cerca de 1 trilhão de células. Esse mesmo indivíduo, quando adulto, irá apresentar
menor número de células, pois, com o tempo, ocorre perda de células por apoptose.
maior número de células, em decorrência de divisões mitóticas, que permitem o crescimento de órgãos e tecidos
o mesmo número de células, porém elas serão maiores em decorrência de especialização, nutrientes e organelas.
maior número de células, em decorrência da ingestão, na alimentação, de células animais e vegetais, as quais se somam àquelas do indivíduo.
menor número de células, pois, com o tempo, ocorre perda de células por descamação de superfícies (pele e vias respiratória e digestória).
Sobre a síntese de proteínas assinale a alternativa correta:
O RNA transportador tem função estrutural, pois se associa a proteínas formando os ribossomos.
O RNA ribossômico carrega os aminoácidos necessários para a síntese de determinada proteína.
No processo de transcrição são fabricados apenas RNA mensageiros.
O RNA mensageiro orienta a produção de proteína, pois apresenta a sequência de nucleotídeos copiada do DNA.
Todas as células do corpo expressam os mesmos genes.
Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:
só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino
poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino
só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
O heredograma de uma família que estava sendo investigada devido à uma possível doença monogênica revelou que tanto os homens como as mulheres eram afetados pela doença em iguais proporções, que em todas as gerações havia pelo menos um indivíduo afetado pela doença e este havia recebido o gene mutante de um dos seus pais, que é também acometido. Este tipo de padrão de herança é:
Ligada ao sexo dominante
Limitada ao sexo
Ligada ao sexo recessiva
Autossômica recessiva
Autossômica dominante
Nas células da espécie humana, existem 23 pares de cromossomos, chamados de autossomos, dos quais 22 pares não apresentam diferenças entre machos e fêmeas. Os dois outros cromossomos, chamados de heterossomos ou cromossomos sexuais, apresentam diferenças: enquanto as mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, que foram denominados XX, os homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, que foi denominado Y. Todos os gametas (ovócitos) formados por meiose em uma mulher possuem o cromossomo X, enquanto os homens podem formar gametas (espermatozoides) que apresentam o cromossomo X e outros que apresentam o cromossomo Y. Por isso, é correto dizer que:
que as mulheres são o sexo homogamético X e os homens são o sexo homogamético Y.
que tanto as mulheres quanto os homens são caracterizados sexualmente como heterogamético.
que as mulheres são o sexo homogamético e os homens são o sexo heterogamético.
que tanto as mulheres quanto os homens são caracterizados sexualmente como homogamético.
que as mulheres são o sexo heterogamético e os homens são o sexo homogamético.
Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. No interior dos organismos, os genes normalmente estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas. Em relação aos genes e as proteínas é correto afirmar que:
Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo
Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e de lipídeos. Por sua vez, as proteínas e os lipídios influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas não influenciam as características finais de um organismo.
Os genes codificam parcialmente a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo
Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e carboidratos. Por sua vez, as proteínas e os carboidratos influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão (fenótipo):
independe da presença de seu alelo.
só ocorre quando em homozigose.
ocorre tanto em heterozigose como em homogozigose.
depende de características congênitas.
só acontece em heterozigose.
No processo de divisão celular por mitose, chamamos de célula-mãe aquela que entra em divisão e de células--filhas, as que se formam como resultado do processo. Ao final da mitose de uma célula, têm-se:
três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas contendo material genético recém-sintetizado.
duas células, uma delas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra célula com o material genético recém-sintetizado.
três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas com metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.
quatro células, duas com material genético recém sintetizado e duas com o material genético que a célula mãe recebeu de sua genitora.
duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.Uma proteína é constituída de 350 aminoácidos. Quantos nucleotídeos apresenta a molécula de DNA que codificou tal proteína?
450
700
350
1050
150
Para que possa acontecer a síntese de proteínas, devem ocorrer em ordem os seguintes eventos:
transcrição, duplicação e tradução
tradução, transcrição e duplicação
transcrição e tradução
duplicação, transcrição e tradução
duplicação e transcrição
Se um homem portador de uma doença ligada ao X recessiva tiver um filho portador desta mesma doença podemos afirmar que:
Não é possível que isso aconteça
O filho recebeu o gene defeituoso do seu pai
O filho recebeu o gene defeituoso de sua mãe
Sua mãe é homozigota dominante
O pai só pode ser homozigoto dominante

Continue navegando