Buscar

PROVA DISCURSIVA - FERRAMENTAS DA QUALIDADE E TOPICOS EMERGENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 66 
Disciplina(s): Ferramentas da Qualidade E Tópicos Emergentes
Questão 1/5
Os diagramas de Ishikawa são muito utilizados na avaliação da qualidade, uma vez que permitem a geração de melhorias e o conhecimento do processo, representando os fatores fundamentais da qualidade. O diagrama básico de Ishikawa, também chamado de causa-efeito ou espinha de peixe pode ser ajustado às necessidades da organização, primeiramente no estabelecimento das responsabilidades por meio da designação da autoridade de cada elemento ou ação.De acordo com o que estudamos na disciplina de Ferramentas da Qualidade, esta análise é representada pelos 6Ms, cite-os abaixo:
Nota: 10.0
	Gabarito
MATERIAIS; MÁQUINA; MÉTODO; MEIO AMBIENTE; MÃO DE OBRA; MEDIDA.
SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 92
Resposta: Os processos das ferramentas de qualidade, como o digrama de pareto, digrama espinha de peixe, fluxograma, histograma e outros são fatores essenciais para a empresa.
Questão 2/5
Na organização moderna, a qualidade deixou de ser um modismo para ser uma necessidade que distingue uma empresa de outras, criando um diferencial competitivo que a mantém e faz crescer.  Com a aplicação das técnicas, esse diferencial competitivo se instala nas organizações. Dentre vários tipos de ferramentas para a qualidade destacam-se os 5s; 5w e 2H;  a técnicas dos cinco porquês, os fluxogramas e os  harmonogramas.Descreva a técnica harmonogramas.
Nota: 20.0
	Gabarito
É um diagrama descritivo do processo de funcionamento que pode indicar o fluxo de trabalho e também as operações realizadas, as unidades organizacionais envolvidas, os seus executores, o instrumento de execução, as distâncias entre as unidades organizacionais; os equipamentos ou as pessoas, o tempo de execução de cada operação e as quantidades executadas em cada operação. É uma ferramenta similar ao fluxograma, entretanto sua representação fundamenta-se na combinação harmoniosa de elementos gráficos que indicam ação.
SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex, 2010. p.50
Resposta: é uma técnica que utiliza símbolos para representar algo.
Questão 3/5
O mentoring é uma relação de orientação, representada por um processo evolutivo, com vistas a estimular o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Durante essa relação, o que existe é a interação entre profissionais com níveis distintos de know-how sobre um assunto, uma função ou uma profissão específica. Caracteriza-se como formal ou informal e, além disso, pode ocorrer de diferentes maneiras e em diversos contextos.Descreva como ocorre o mentoring formal.
Nota: 10.0
	O mentoring formal é formalizado – ou formal – dirigido à socialização organizacional. É um programa estruturado e proposto pela organização, e seus trabalhos se desenvolvem de acordo com projetos (com datas de início e fim). A organização, a partir de critérios claros e objetivos, escolhe quem irá participar do programa nas condições tanto de mentor como de mentorado. Dessa forma, toda escolha é realizada por meio de programas estruturados em que ambos os tipos de participantes são selecionados por um processo formal (Aula 2).
Resposta: O mentoring formal ocorre de forma que quando se entra em uma empresa, uma pessoa que você confia e se sente a vontade e seja de um cargo superior ao seu se torna seu mentor para te explicar, te ensinar como funciona as coisas na empresa. Mentoring é ensinar, cuidar, dar conselhos. 
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
As organizações são constituídas para atuarem no mercado por prazo indeterminado, infelizmente as estatísticas de mortalidade das organizações evidenciam que esse desejo não está sendo atendido, pois os percentuais das empresas que encerram suas atividades com pouco tempo de existência, são altos. Essa situação constitui-se como um problema para os investidores de um modo geral. Devido a isso, a única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, págs. 20 e 21. ISBN: 978-85-7838-718-1
Considerando que o texto apresentado define que a única forma de garantir a sobrevivência das organizações é através do conhecimento e aplicação dos atributos da qualidade, elabore um texto dissertativo contemplando os seguintes contextos:
Apresente os atributos da qualidade; (2,0 pontos)
Explique como o estado do espírito do trabalhador impacta no atributo base da qualidade (considerado o mais importante) de uma empresa. (valor 6,0 pontos)
Exponha o princípio mais importante para as empresas garantirem sua sobrevivência. (2 pontos)
Nota: 20.0
	Espera-se que o estudante consiga desenvolver um texto claro e sucinto dentro das seguintes perspectivas:
 
Os atributos da qualidade são: Moral, Segurança, Qualidade intrínseca, Entrega e Custo. (Stadler, 2010, p. 21)
O atributo base da qualidade é a moral, já que se configura o alicerce para que os outros atributos possam ocorrer. O colaborador deve estar inserido em um clima de motivação e boa vontade, e estar preparado para desenvolver suas tarefas dentro dos critérios de qualidade intrínseca, entrega, custo e segurança. (Stadler, 2010, p. 21)
O princípio mais importante para as empresas garantirem sua sobrevivência é satisfazer os clientes no atendimento de suas necessidades e desejos de qualidade. (Stadler, 2010, p. 23)
Resposta: As ferramentas da qualidade são essenciais para o crescimento de uma empresa. Se algo está errado, podemos utilizar as folhas de estratificação verificando onde está o erro e arruma-lo. Um trabalhador motivado trabalha mais feliz. E nesse caso, os benefícios que a empresa possa oferecer ao funcionário é fundamental para isso. Para qualquer empresa garantir sua sobrevivência é necessário estar por dentro de todas as novas tendências do mercado, saber inovar e se adaptar sempre as novas regras do mercado, é saber ser flexível na hora certa.
Questão 5/5
O mundo corporativo anseia por gestores que façam diferença na vida das pessoas. Esse título encaminha-nos para uma reflexão importante sobre o papel do líder: ele vai muito além de simplesmente obter resultados voltados às tarefas, pois se espera que ele inspire e contribua com o desenvolvimento das pessoas.Durante o seu trabalho, o líder pode gravitar por diversos estilos. Descreva as funções de um líder Autocrático.
Nota: 6.0
	Autocrático: determina o que realizar e como realizar; centraliza as decisões em si mesmo; usa, sobretudo, o poder legítimo, e, via de regra, estimula sua equipe a agir por meio de punições ou recompensas (Aula 6)
Resposta: Um bom líder elogia mas ao mesmo tempo instiga o funcionário a dar o seu melhor. A trabalhar com vontade. Ele não dá broncas, ensina. E ele trabalha junto, não somente delega funções. Ele ensina e quer ver o funcionário crescer profissionalmente.

Outros materiais