Buscar

Aula de Anato no Laboratório com o Prof. Magno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para se ver os músculos é retirada a fáscia, e acima da fáscia fica o tecido subcutâneo (gordura) para então chegar à pele, portanto as peças do laboratório foram removidas a pele o tecido subcutâneo e a fáscia.
A fáscia tem um comportamento no membro, quando vocês estudam a musculatura dita região anteriores do braço como bíceps braquial, coraco braquial e braquial, estão na região anterior do membro, em um compartimento fascial.
 Na realidade se fosse fazer um corte do braço teríamos o úmero, sendo que a fáscia divide o braço em dois compartimentos, um anterior e outro posterior, sendo que no compartimento anterior estão os mm Bíceps braquial, córaco braquial (próximo à axila) e braquial e no compartimento posterior está o músculo tríceps braquial.
Síndrome compartimental é uma síndrome que acontece quando há uma hemorragia no interior de um compartimento Fascial. A musculatura que está situada dentro de um compartimento da fáscia.
Articulação móvel do ombro com muita mobilidade e pouca estabilidade. Existem músculos que vão se fixar nos tubérculos maior e menor e os tendões desses músculos se fixam na cápsula articular aumentando a estabilidade articular (a estabilidade do ombro é aumentada por articulações e músculos). Os músculos que formam o manguito ao redor do ombro aumentando a estabilidade nós denominamos esses músculos de manguito rotador. O que vem a ser um manguito rotador: é o conjunto de quatro músculos que são o Subescapular, supraespinal e infra espinal e redondo menor (são esses quatro músculos que formam o que denominados de manguito rotador) que tem por função aumentar a estabilidade da articulação do ombro, por que a fixação desses músculos (os tendões desses músculos) se fixam na cápsula articular e da cápsula nos tubérculos (o subescapular fixa-se no tubérculo menor e os demais no tubérculo maior). Individualmente esses músculos tem uma função, o subescapular é rotador medial, o infra espinal e o redondo menor são rotadores laterais (enquanto o subescapular roda medialmente o infra espinal e o redondo menor rodam lateralmente) e o supra espinal é abdutor. (por isso o manguito é chamado de rotador, por que grande parte dos músculos fazem movimento de rotação). A abdução pode ser analisada em graus 30° 45° 60° 90° 180° de abdução (sendo que o supra espinal fazem os 30° primeiros graus da abdução do membro superior, sendo o restante da abdução feita pelo deltoide). O início da abdução precisamos do supra espinal (inicia a abdução). O supra espinal é o principal músculo (mais frequente) quando se tem lesão do manguito rotador, totalmente a lesão do manguito rotador pode ser em qualquer músculo e o mais normalmente é a lesão do tendão do músculo supra espinal, se um paciente chega à ortopedia reclamando de uma dor no ombro ao fazer abdução pode ser uma lesão no tendão do músculo supra espinal, e o tratamento pode ser fisioterápico (normalmente a lesão do manguito rotador é cirúrgico), esse tipo de lesão é mais frequente no Vôlei (principalmente lesão do tendão do músculo supra espinal), é uma das principais causas patológicas e o que mais leva pacientes a sofrerem uma cirurgia no ombro é a lesão do manguito rotador.
Tendão conjunto (no processo coracóide tem três músculos que se fixam – cabeça curta, medial, do bíceps braquial, córaco braquial e peitoral menor), é a fixação no processo coracóide da cabeça curta do bíceps e o córaco braquial (por não conseguir separar em cima os dois músculos) e o peitoral menor (também está no processo coracóide). Ter uma tração (puxar os músculos) o efeito dessa tração é sobre o processo coracóide. Processo inflamatório no tendão conjunto, o paciente chega à ortopedia queixando-se de dor no ombro e a perda de movimento, e ao palpar e fazer alguns movimentos no ombro para sabermos que o paciente está com uma inflamação no processo coracóide (no tendão conjunto) e o paciente não sabe que não está perdendo movimento, mas que deixou de movimentar o ombro para não sentir mais dor.
A cabeça longa do Bíceps braquial, sendo que o tendão está no sulco Inter tubercular (dentro da articulação do ombro), alguns indivíduos pegam uma carga excessiva e para não soltar o tendão é rompido. E com certa frequência podemos ver ruptura do tendão do bíceps, e quando o paciente flete o braço o músculo “salta” (parecendo com o braço do Popeye), mas não por estar hipertrofiado e sim por estar arrebentado (o tendão), quando se tem ruptura do bíceps braquial normalmente é no tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial (é um músculo interarticular – por estar dentro da articulação do ombro).
No antebraço, o olecrano e nos epicôndilos (medial e lateral), a musculatura anterior do antebraço é mais flexora e a posterior é mais extensora, sendo que a musculatura flexora vem do epicôndilo medial e a extensora vem do epicôndilo lateral (locais de fixação). O ângulo de carregação (entre o braço e o antebraço), caso não existisse esse ângulo ao carregarmos algum objeto esse objeto estaria na nossa frente, sendo que é esse ângulo que nos permite carregar as coisas sem prejudicar a locomoção. Se um individuo tiver uma tração forte por um longo tempo no epicôndilo medial (por erguer uma mala pesada, ou puxá-la), pode causar uma epicondilite medial, o indivíduo não sabe que tem epicondilite medial quando vai ao médico ele vai por que ao fazer o movimento de flexão gera dor no antebraço (principalmente com peso), sendo que o movimento de flexão do carpo e flexão dos dedos fica restrita que para não sentir dor o paciente deixa de fazer o movimento (por que a musculatura de flexão dos dedos tem fixação no epicôndilo medial). Epicondilite lateral causa a restrição do movimento de extensão, mais frequente no Tênis, por que toda a força que a bola bateu na raquete vai para o epicôndilo lateral, sendo uma lesão característica do esporte, pode ser também por outra causa não com exclusividade do tênis, sendo que o movimento prejudicado é o de extensão.
O pronador redondo faz a pronação do antebraço, e o supinador (região posterior do antebraço) faz supinação (pronador redondo e supinador são músculos antagonistas). Os ossos do carpo desenham uma curva de concavidade anterior, sendo que é essa concavidade que permite o movimento de oposição do polegar, sendo que esse movimento é exclusivamente humano, sendo que para fazer o movimento de oposição do polegar com o dedo mínimo são necessários os músculos oponentes. Para fazer o movimento de pinça (oposição do polegar com o indicador, médio), sendo para fazer uma sutura, firmamento para segurar um bisturi e fazer uma incisão retilínea, segurar uma caneta ao escrever, dar corda no relógio. Capacidade manual pelo movimento do polegar, possível pela anatomia do carpo por ganhar uma curvatura que acabou aproximando o polegar dos demais dedos e o movimento de circulação do dedo (girar), essa curvatura se dá ao Ligamento Transverso do Carpo, onde acabou criando um túnel, que vem do antebraço para a região palmar, chamado de túnel do carpo, tendo esse formato para dar a função da mão (permanência e sustentação funcionalmente falando), sendo um ligamento extremamente espesso, grosso. As estruturas que passam pelo túnel do carpo, são nove tendões, sendo quatro tendões do músculo flexor superficial dos dedos, quatro tendões do músculo flexor profundo do dedo, um tendão do músculo flexor longo do polegar e o nervo mediano, de todas essas estruturas quando comprimidas somente o nervo mediano causará algum distúrbio. Existe uma síndrome chamada de Síndrome do túnel do carpo, sendo mais frequente em secretárias, digitadores, bancários, causada por uma posição na região da mão (punho). Essa síndrome é “contornada” por cirurgia, pois se utiliza uma tesoura denteada (com parte que corta e a outra não – para picotar) em que será utilizada após a abertura da pele e “picotado” com essa tesoura o ligamento transverso do carpo, essa síndrome também é conhecida por LER (Lesão por Esforços Repetitivos). O nervo mediano inerva a região tenar, primeiro e segundo lumbricais,com hipotrofia da eminência tenar (quando a compressão do nervo mediano é severa).
A ação do flexor superficial é fletir as falanges médias dos quatro dedos, o flexor profundo flete as falanges distais desses mesmos quatro dedos, e as falanges proximais são fletidas pelos lumbricais. Os interósseos palmares (em número de três) e os dorsais (em números de quatro), os quatro interósseos dorsais fazem a abdução de três dedos, e três interósseos palmares são três para aduzir quatro dedos. Os quatro interósseos dorsais fazem a abdução do quarto dedo, e do segundo dedo, o terceiro dedo necessita de dois interósseos dorsais para fazê-lo permanecer no meio, pois o dedo mínimo e o polegar tem abdutores próprios. Os três interósseos palmares fazem adução do segundo dedo, do quarto dedo e do quinto dedo, pois o terceiro dedo já está no meio da mão, sendo em relação ao terceiro dedo que se localiza a adução dos dedos, e o polegar tem adutor próprio.
Tabaqueira anatômica é uma depressão que aparece no dorso da mão quando fazemos a extensão do polegar, por que antigamente as pessoas colocavam o fumo (tabaco), e o vira na palha para fazer a cigarrilha. Os tendões que delimitam a tabaqueira anatômica são o extensor longo e o curto do polegar, os ossos do carpo possíveis de serem palpados na tabaqueira anatômica são o escafoide e o trapézio. O osso do carpo que é mais fraturado em quedas é o osso escafoide.

Outros materiais