Buscar

trabalho exercicio profissional (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ 
PROPAGANDA E MARKETING 
NA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL 
ANA LUISA CARLOS MONTEIRO
DAYSE SANFORD HOLANDA ALVES 
JULIETE DE LACERDA LIMA 
Nutrição - 1° semestre 
FORTALEZA/2015
RESUMO 
Hoje em dia podemos ver a grande influencia da mídia para o consumo de produtos alimentícios, seu alvo é principalmente crianças e adolescentes. A propaganda é um elo entre o consumidor e o produto final, já o Marketing estuda diversos elementos essenciais para poder atrair o cliente.
 Podemos notar que essa influencia é normalmente voltada somente para o fins lucrativos da empresa, sem interesse nos valores sociais, nutricionais e de saúde do consumidor. É perceptível vários aspectos negativos para prática alimentar tanto de crianças como o público em geral, vemos que vem aumentando o anúncio em comerciais, revistas, jornais e internet de alimentos altamente calóricos, ricos em açúcar e sódio, que contribuem para o ganho de peso e a obesidade, levando um grande prejuízo a saúde desses consumidores.
 Entretanto, uma importante forma de diferenciação de produtos empregada pela indústria alimentícia é o marketing nutricional, que constitui uma estratégia relativamente inovadora, cuja meta é fornecer informações de caráter nutricional sobre os produtos ao consumidor, permitindo a articulação de escolha consciente de produtos alimentícios condizentes com o estilo de vida que o consumidor pretende adotar. Antes da aprovação de legislação brasileira específica que estabelecesse a obrigatoriedade da rotulagem nutricional, um dos principais instrumentos do marketing nutricional era a adoção de tabelas de valores nutricionais nos rótulos de alimentos. Outra importante modalidade de marketing nutricional é a veiculação de propaganda nutricional.
 Mas, a educação alimentar e nutricional deveria ser indispensável as famílias para minimizar essa má influencia causados pelo marketing, essa medida deveria ser tomada pelo governo como foi feito estudo por NICKLAS et al., 20128, foram elaborados comerciais com influencia de vegetais e frutas, uma estrategia eficaz para ajudar a preferencia de crianças a procurarem ter uma boa alimentação. Mas, contudo, há também um lado muito bom disso tudo; A comunicação, nos eixos de propaganda e marketing, aproxima o produto do consumidor. O fornecimento de informações insere o marketing nutricional no campo de saúde coletiva, já que fornece meios para que o consumidor possa fazer escolhas conscientes sobre o alimento que consome. O que ainda se vê, é que precisa vir de mais conscientização das empresas de marketing utilizarem meios verdadeiros de propagar informações, no intuito de auxiliar o publico alvo (consumidores), na escolha de produtos com real veracidade de informações, no qual o mesmo, tenha total credibilidade, e a partir dessa metodologia, ele mesmo saiba que estará escolhendo o produto, mas, consciente de seus benefícios e malefícios. Caberá a ele, mediante as informações prestadas, escolher o melhor, e para melhor divulgação de marca para o comércio, seria ideal a persuasão em produtos de qualidade, seria 'O melhor dos mundos', para ambos. 
I

Continue navegando