Buscar

ensaio PIT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como utilizar o ensaio de integridade (PIT)
O Ensaio de integridade PIT é comumente criticado no meio da engenharia de fundações, mas a maioria das críticas referidas ao ensaio não são contra o ensaio e sim contra os executores do ensaio ou a analise do mesmo. Como o Ensaio de Integridade PIT não possui uma norma brasileira, suas condições de contorno ficam a cabo de cada empresa executora, aumento e diminuindo a qualidade dos serviços prestados.
O PIT é um ensaio pensado para qualificar a amostragem das estacas da obra, a norma NBR 6122:2010, quantifica a quantidade de ensaios de carga a serem realizados na obra, mas esses percentuais, giram em torno de 1% a 5%, dependendo do tipo de ensaio, ou seja, 95% das estacas de uma obra não são sequer investigadas. O PIT, por ser um ensaio rápido e de grande produtividade diária é indicado no maior número possível de estacas na obra e após o ensaio, iriamos escolher as estacas com algum problema de integridade para serem testadas, quanto a sua capacidade de carga.
O Ensaio de Integridade PIT, não aprova, nem condena a fundação da obra, pois o mesmo não qualifica a fundação quanto a sua capacidade de carga. Uma estaca pode estar integra e não suportar a sua carga admissível, assim como uma estaca pode possuir uma redução de seção e está suportando 2,5 vezes a sua carga admissível, obviamente, que as estacas com redução de seção transversal possuem mais probabilidade de terem problemas quanto a capacidade de carga e por isso indico a realização dos ensaios de carga nessas estacas.
Este mês, a ABENDI lançou a sua Primeira Pratica Recomendavel (PR), este documento será o primeiro documento brasileiro sobre o PIT e a nossa ideia é uniformizar as condições de contorno, em alto nível, do Ensaio de Integridade PIT. Com isso, reduziremos a influencia do ensaio realizado pelas empresas A, B ou C.
Outra utilização para o Ensaio de Integridade PIT, é utiliza-lo para estimar o comprimento da estaca pré existente, bastando saber o tipo de estaca e a resistência axial do concreto na época do ensaio. Com esses dados, calcula se a velocidade de propagação da onda no concreto, utilizando o comprimento do elemento de fundação como variável. Assim, é possível definir o comprimento das estaca ensaiada.

Continue navegando