Buscar

Estudo dos ânions

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE ÂNIONS:
Oxidante: HCl (d) + KI amidonado ---> se a solução passar de incolor para AZUL MUITO ESCURO/PRETO de aspecto denso, o teste é positivo para ânion oxidante.
Redutor: H2SO4 (d) + KMnO4 ---------> se a solução passar de rosa para INCOLOR (dependendo do ânion pode ficar levemente amarelada), o teste é positivo para ânion redutor.
GRUPO VOLÁTIL: São ânions que, ao reagirem com ácido clorídrico diluído, formam como produto GASES.
Teste dos papéis de filtro umedecidos com KI e KIO3 amidonados. Adicionar HCl na amostra, colocar o papel sobre o tubo imediatamente após a adição do ácido e aquecer. DICA: manusear o papel de filtro com a pinça de madeira. Evita o contato das mãos com o papel (o que pode atrapalhar o resultado do teste) e evita que vocês passem raiva porque o papel fica voando o tempo todo. =P
PS: realizar esse teste quando o teste de caráter redox for OXIDANTE OU REDUTOR.
Em caso de oxidante e formar a mancha azul no papel de KI amidonado ---> presença do ânion hipoclorito
Em caso de redutor e formar a mancha azul no papel de KIO3 amidonado ---> presença de sulfito ou de tiossulfato. A diferença entre os dois é que o tiossulfato forma um precipitado amarelo de enxofre.
LEMBRANDO: Se o caráter redox for indiferente, a única possibilidade para o grupo volátil é o carbonato. (teste: colocar um pouquinho do sal no vidro de relógio, adicionar algumas gotinhas de HCl (d). Se ocorrer efervescência ---> presença de carbonato.
Se o ânion for oxirredutor, a única possibilidade (independente do grupo) é nitrito. Para confirmar essa hipótese e ter certeza de que vocês não erraram o teste de caráter redox façam o mesmo teste de identificação do carbonato. Se efervescer e liberar uma fumacinha castanha ---> presença de nitrito.
GRUPO DA PRATA: são os ânions que, ao se adicionar nitrato de prata, formam precipitados que são insolúveis em ácido nítrico diluído.
Teste com AgNO3 + HNO3 (d).
PS: grupo volátil pode precipitar no grupo da prata e dar falso positivo. Por isso, é preciso testar a amostra para grupo volátil antes de testar para grupo da prata.
GRUPO BÁRIO-CÁLCIO: são os ânions que precipitam sais insolúveis de bário ou de cálcio, quando o meio está alcalino.
Teste: adicionar ácido acético (d) até pH ácido (tornassol azul -> rosa), aquecer, alcalinizar LEVEMENTE com NH4OH (d) e adicionar nitrato de bário OU nitrato de cálcio, aquecer até a fervura e deixar repousar.
LEMBRANDO: oxalato é redutor A QUENTE.
CUIDADO COM O PH. É importante não acidificar demais pois alguns ânions podem facilmente formar ácidos.
GRUPO SOLÚVEL: analogamente ao Grupo V da análise de cátions, o Grupo Solúvel dos ânions NÃO tem nenhum reagente de grupo. São realizados os testes específicos para a identificação do ânion. (página 27)
Enfim, espero que ajude. Análise de ânions é bem mais fácil que análise de cátions, não tem marcha analítica, não tem que separar nada e não tem nenhum tampão pra fazer kkkkkkkk

Outros materiais