Av 1 Políticas Públicas na Educação Básica
5 pág.

Av 1 Políticas Públicas na Educação Básica


DisciplinaPolíticas Públicas na Educação Básica353 materiais5.059 seguidores
Pré-visualização1 página
Av 1 - Políticas Públicas na Educação Básica
Questão 1:
Nota: Excelente
O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
1 - Com vigência estabelecida para o período 2007-2020, sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída em 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública foi considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do Fundo atingiu o patamar de 20%.
2 - É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.
3 - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação \u2013 Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.
4 - Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.
5 - Seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
Sua resposta
4 - Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.
Resposta gabarito
Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.
Comentário do gabarito
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.
Questão 2:
Nota: Excelente
É composto por indivíduos ou grupos em determinado período de tempo e assume controle do Estado. É Temporal, com duração finita. Pode estar associado a um indivíduo ou grupo. A frase que você acabou de ler diz respeito ao conceito de:
Alternativas
1 - Estado;
2 - Governo;
3 - Noção de público;
4 - Sistema Nacional de Avaliação Básica
5 - Todas as alternativas apresentadas estão corretas.
Sua resposta
2 - Governo;
Resposta gabarito
Governo;
Comentário do gabarito
O termo governo refere-se ao exercício do poder do Estado ou à condução política geral. Por governo entende-se o órgão ao qual a Constituição atribuiu o poder executivo sobre uma sociedade.
Questão 3:
Nota: Excelente
De acordo com a LDB 9.394 de 1996, art. 3 - dos Princípios e Fins da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
Alternativas
1 - Igualdade de condições para o acesso e  permanência na escola.
2 - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
3 - Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
4 - Valorização do profissional da educação escolar.
5 - Desvalorização da experiência extra-escolar.
Sua resposta
5 - Desvalorização da experiência extra-escolar.
Resposta gabarito
Desvalorização da experiência extra-escolar.
Comentário do gabarito
Valorização da experiência extra-escolar..
Questão 4:
Nota: Excelente
A educação básica de acordo com a Lei n.9.394/96 é composta de:
Alternativas
1 - Educação Infantil e Ensino Fundamental;
2 - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
3 - Ensino Fundamental e Ensino Médio;
4 - Ensino Fundamental e Ensino Médio;
5 - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.
Sua resposta
2 - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
Resposta gabarito
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
Comentário do gabarito
A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Assim, sua composição contempla: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Questão 5:
Nota: Excelente
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(  1  ) Decreto
(  2  ) Portaria
(  3  ) Decreto-lei
(  4  ) Lei
 
(   ) Expedido pela Presidência da República em casos de urgência ou interesse publico
(   ) Ato baixado pelo chefe do poder executivo, destinado a promover a ordem política, social, jurídica ou administrativa;
(    ) Regra social obrigatória, permanente e emanada da autoridade pública;
(   ) Documento de ato administrativo, que se refere a aplicação de leis ou regulamentos, nomeações, demissões, punições e outros.
Alternativas
1 - (   ) 3; 1; 4; 2.
2 - (   ) 3; 1; 2; 4.
3 - (   ) 1; 3; 2; 4
4 - (   ) 1; 3; 4;  2
5 - (   ) 3, 4, 1, 2.
Sua resposta
1 - (   ) 3; 1; 4; 2.
Resposta gabarito
(   ) 3; 1; 4; 2.
Comentário do gabarito
DECRETO - Um decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. 
No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos). 
DECRETO LEI - Um decreto-lei é um decreto emanado pelo poder executivo e não pelo poder legislativo que tem força de lei. Os decretos-leis são normalmente uma ferramenta do chefe do poder executivo para dar imediata efetividade para um desejo político da administração. 
PORTARIA - Documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação de sua competência. 
Lei: é um conjunto de normas jurídicas elaboradas pelas autoridades competentes para constituírem os direitos e obrigações dos indivíduos.
Claudia
Claudia fez um comentário
Av 2 Políticas Públicas na Educação Básica alguem sabe e pode me ajudar
0 aprovações
Carregar mais