Buscar

Alguns conceitos resumidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICO PATOLOGIA FORENSE: estuda os limites e modificadores anormais da responsabilidade penal e da capacidade civil.
TANATOLOGIA: “A Tanatologia Forense é o ramo das ciências forenses que partindo do exame do local, da informação acerca das circunstâncias da morte, e atendendo aos dados do exame necrópsico, procura estabelecer: - a identificação do cadáver - o mecanismo da morte - a causa da morte - o diagnóstico diferencial médico-legal (acidente, suicídio, homicídio ou morte de causa natural)”.
ANTROPOLOGIA FORENSE: estuda a identidade e a identificação medico legal e judiciária;
TRAUMATOLOGIA FORENSE: trata das lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano;
SEXOLOGOIA FORENSE: ve a sexualidade do ponto de vista normal, anormal e criminoso;
AFIXIOLOGIA FORENSE: detalha os aspectos da asfixia de origem violenta, como esganadura, afogamento, enforcamento, estrangulamento, soterramento, sufocação direta e indireta e as asfixias causadas por gases irrespiráveis;
TANATOLOGIA FORENSE: cuida da morte e do morto. Analisa os mais diferente conceitos da morte, o direito sobre o cadáver, o destisno dos mortos, o diagnostico de morte, o tempo aproximado da morte, a morte súbita, a morte agônica e a sobrevivência, a necropsia medico legal, a exumação e o embalsamento. Ainda analisa a causa jurídica de morte e as lesões in vitae post-mortem.
TOXICOLOGIA FORENSE: estuda os cáusticos e os venenos, e os procedimentos periciais no caso de envenenamento; 
PSICOLOGIA FORENSE: analisa o psiquismo normal e as causas eu podem deformar a capacidade de entendimento da testemunha, da confissão, do delinquente e da própria vitima.
PSIQUIATRIA FORENSE: estuda os transtornos mentais e da conduta, os problemas da capacidade civil e da responsabilidade penal sob o ponto de vista medico forense.
CRIMINOLOGIA: preocupa-se com os mais diversos aspectos da natureza do crime, do criminoso, da vitima e do ambiente.
CRIMINALISTICA: investiga tecnicamente os indícios materiais do crime, seu valor e sua interpretação nos elementos constitutivos do corpo de delito. Estuda a criminodinamica.
VITIMOLOGIA: o material de estudo é a vitima, como o próprio nome diz, estuda os mecanismos de defesa, colaborações (concorrência para o crime) e analise racional de sua participação nos eventos delituosos.
INFORTUNISTICA: estuda dos acidentes e as doenças do trabalho e as doenças profissionais, não apenas no que se refere a pericia, mas também a higiene e insalubridade laborativa.
GENÉTICA MÉDICO LEGAL: especifica as questões voltadas ao vinculo genético da paternidade a maternidade genética, assim como outros assuntos ligados a herança.
INSTITUTO MÉDICO LEGAL-IML: O IML é o local onde ficam os médicos legistas oficiais e todo o pessoal de apoio, como auxiliares de necropsia, papiloscopistas e fotógrafos policiais, por exemplo. Grande parte dos procedimentos periciais e dos registros e documentos são realizados no IML. Contudo, algumas ações são realizadas em campo, sendo necessário o deslocamento de pessoal. Os IMLS ate pouco tempo eram subordinados a policia civil de cada Estado, mas há alguns anos este panorama vem mudando, com as vinculações de tais institutos desses departamentos policiais. Assim passam a ser órgãos técnicos a parte, dentro do contexto de segurança publica.
PERÍCIAS: pericia medico legal é o conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da justiça. Esses procedimentos podem ser laboratoriais, necroscópicos, clínicos, de exumação etc, e são realizados pelas pessoas qualificadas para tal e sob solicitação exclusiva da justiça, visando esclarecer fatos, dirimir duvidas e fornecer provas concretas da materialidade de um fato delituoso. O que torna essa pericia medica um ao legal é justamente sua existência em função dos interesses da justiça. As pericias se materializam por meio de laudos, constituídos de uma peça escrita, tendo por base o material examinado. Desta forma, um atestado fornecido por medico, particular não substiui o laudo para comprovação da materialidade de um processo criminal, por exemplo. É preciso reforçar que a perícia medica legal é um ato médico, somente realizável pelo profissional medico. A exceção a essa regra se da nos casos de falta ou impossibilidade de atuação de médicos de localidades que não disponham de IML ou em qualquer caso em que haja necessidade de substituir o medico por outros peritos, sempre formados na área da saúde.

Continue navegando