Buscar

1 -Artrite Reumatoide

Prévia do material em texto

CAUSAS
Progresso da artrite reumatóide nas articulações
As articulações são os locais onde dois ossos se encontram. O final do osso é coberto por cartilagem, a qual permite movimento fácil de dois ossos. A articulação é coberta por uma cápsula que a protege e dá suporte. A cápsula da articulação é revestida por um tipo de tecido chamado sinovial, que produz o líquido sinovial, uma substância clara que lubrifica e nutre a cartilagem e ossos dentre da cápsula da articulação. Como muitas doenças reumáticas, a artrite reumatóide é autoimune, ou seja, o sistema imunológico da pessoa, que normalmente ajuda a proteger o corpo de doenças e infecções, ataca os tecidos da articulação por razões desconhecidas. O ataque do sistema imunológico causa inflamação, o que geralmente faz com que o tecido sinovial engrosse e faça a articulação inchar e ficar sensível ao toque. À medida que a artrite reumatóide progride, o tecido sinovial inflamado invade e destrói a cartilagem e osso dentro da articulação. Os músculos, ligamentos e tendões ao redor que dão suporte e estabilidade à articulação ficam fracos e incapazes de funcionar normalmente. Esses efeitos ocasionam dor e danos à articulação freqüentemente vistos na artrite reumatóide.
Várias outras doenças acometem as articulações, manifestando-se com quadros de artrite, fazendo parte do diagnóstico diferencial da artrite reumatoide, entre elas podemos citar:
– Lúpus .
– Gota .
– Osteoartrite/artrose .
– Artrite séptica .
– Artrite psoriásica .
– Doença de Still.
– Espondilite anquilosante.
– Febre reumática.
O aparecimento da Artrite Reumatoide decorre de vários fatores, existe uma predisposição genética que participa no desenvolvimento e gravidade da doença. Esta variação nas características hereditárias explica a razão pela qual, em presença da mesma doença, as manifestações clínicas podem variar de uma pessoa para outra, apresentando gravidade diferente, exposição a fatores ambientais e possivelmente infecções, isso não significa que esta doença seja consequência directa de uma infecção, mas sim que uma infecção pode alterar as células do sistema imunitário e desencadear autoimunidade. A causa mais importante é a tendência genética, e acreditase que alguns genes possam interagir com os outros fatores causais da doença. Apesar desse conhecimento, sabe-se que alguns pacientes com a doença não apresentam estes genes e a presença destes genes não significa que a doença irá sempre aparecer. Além dos fatores genéticos, inúmeros vírus e bactérias foram investigados como sendo possíveis causadores da doença, o que não foi confirmado até o momento. Infecções periodontais podem predispor ao aparecimento da doença, ainda que estes novos conhecimentos precisem ser confirmados. Ainda em relação à causa, é sabido que pessoas que fumam têm grande risco de desenvolver a doença, a qual pode mesmo ocorrer com fumantes passivos. Outros fatores de exposição ambiental como os poluentes do tipo sílica também podem predispor à doença. Fatores hormonais também estão relacionados com Artrite Reumatoide e isto justifica o fato de a doença ocorrer três vezes mais em mulheres e apresentar melhora clínica no período da gestação. 
É IMPORTANTE COLOCAR ESSAS COISAS SE NENHUMA DAS MENINAS CITAREM:
A artrite reumatóide é uma doença reumática comum, afetando aproximadamente milhões de pessoas no mundo. A doença é três vezes mais comum em mulheres que em homens. Ela atinge pessoas de todas as raças igualmente. A doença pode começar em qualquer idade e afeta até mesmo crianças (artrite reumatóide juvenil), mas na maioria das vezes inicia-se após 40 anos de idade e antes dos 60 anos de idade. Em algumas famílias, vários membros podem ser afetados, sugerindo uma base genética para a doença.

Continue navegando