Buscar

Abordagem SOCIOCULTURAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM 
SOCIO-CULTURAL
Roseli Nogueira da Silva Mendes
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem
Características Gerais 
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Tem como principal inspirador Paulo Freire.
Surge em um contexto pós-segunda guerra mundial e se liga a problemática da democratização da cultura.
Segundo Paulo Freire, o homem é o sujeito da educação.
Evidência se uma tendência interacionista, já que há interação homem-mundo, sujeito-objeto, é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis.
O homem chegara a ser sujeito através da reflexão sobre o meio ambiente concreto.
O homem é um ser situado no mundo e com o mundo, portanto não pode ser avaliado sem que seu contexto de inserção no mundo seja avaliado.
Homem e Mundo
O homem cria a cultura na medida que vem se integrando nas condições de seu contexto de vida.
A história consiste nas respostas dadas pelo homem à natureza, aos outros homens, às estruturas sociais, e na sua tentativa de ser progressivamente cada vez mais o sujeito de sua práxis, ao responder aos desafios de seu contexto.
Sociedade-Cultura
Conhecimento
A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.
O homem nessa abordagem é o sujeito da educação pois ela se dá através da reflexão sobre o homem e pela análise do meio de vida desse homem concreto.
O homem não participara ativamente da história, da sociedade, da transformação da realidade, se não tiver condição e de tomar consciência da realidade e, mais ainda da sua própria capacidade de transformá-la.
A educação se dá enquanto processo, em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração.
Nessa abordagem a educação é um fator de um importância na passagem das informações mais primitivas de consciência para a consciência crítica, que por sua vez não é um produto acabado, mas um vir a ser contínuo.
Educação
Para Paulo Freire, a educação assume caráter amplo, não restrita à escola em si e nem em um processo de educação formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização , o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades.
Escola
Ensino-Aprendizagem
Uma situação de ensino-aprendizagem, entendida em seu sentido global, deverá procurar a superação da relação opressor-oprimido.
A relação professor-aluno é horizontal e não imposta. Para que o processo educacional seja real é necesssário que o educador se torne educando e o educado por sua vez , educador.
O homem assumirá posição de sujeito de sua própria educação e, para que isto ocorra, deverá estar conscientizado do processo: é portanto, muito dificil pretender participar de um processo educativo que por sua vez, é processo de conscientização, a menos que seja consciente de si e de tal processo.
Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um deles analise seu contexto e produza cultura.
O professor procurará criar condições para que, juntamente com os alunos a consciência ingênua seja superada e que estes possam perceber as contradições da sociedade e grupos em que vivem.
Haverá preocupação com cada aluno em si, com o processo e não com produtos de aprendizagem acadêmica padronizados.
Professor-Aluno
Tema Gerador que objetiva explicitar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação sobre ela, o que constitui a práxis.
Características básicas:
ser ativo;
dialógico;
e crítico;
criar um conteúdo programático próprio, e usar técnicas tais como redução e codificação.
Metodologia
A avaliação do processo consiste na autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.
Qualquer processo formal de notas, exames, etc. Deixa de ter sentido em tal abordagem.
No processo de avaliação proposto tanto alunos como professores saberão quais as dificuldades e quais os progressos.
Avaliação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais