Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório é responsável pela distribuição de nutrientes e 02 por todas as células e os tecidos do nosso organismo.
O coração é o órgão que bombeia este sangue pelo corpo. Ele é composto por quatro câmaras. No átrio direito chegam a veia cava superior e inferior com sangue cheio de metabólitos. Do ventrículo direito saem as quatro veias pulmonares, que irão levar o sangue até os pulmões para sofrer o processo de hematose. O sangue volta para o coração pelas artérias pulmonares e é bombeado do átrio esquerdo para a artéria aorta.
Das artérias, o sangue encontra o plexo capilar, onde ocorre o maior número de troca de nutrientes e metabólitos. O sangue depois volta por vênulas e, em seguida, veias. 
O miocárdio, camada de músculo cardíaco, é responsável pelo bombeamento de sangue para o coração. Ele possui contração involuntária, rápida e contínua. As artérias recebem o sangue com alta pressão, vindo do coração, por isso precisam ter um componente elástico grande, pois do contrário se dilatariam e estourariam.
As veias e artérias são formadas por três camadas: túnica íntima, média e adventícia.
TÚNICA ÍNTIMA: Composta por um endotélio de epitélio simples pavimentoso, tecido conjuntivo frouxo subendotelial e lamela elástica intera. O endotélio é importando pois possui receptores que regulam a vasomoção e a pressão arterial. 
TÚNICA MÉDIA: É a camada que mais varia entre veias e artérias. Ela possui várias camadas de células musculares lisas que ao contrair e dilatar controlam a PA. Há também várias fibras elásticas formadas por elastina para conferir elasticidade aos vasos. É composta por fibras colágenas e lamela elástica externa.
TÚNICA ADVENTÍCIA: Seu principal constituinte é tecido conjuntivo frouxo rico em fibras colágenas e elásticas. Aloja o vasa vasorum, vasos especializados na nutrição do vaso em questão, e o vasa nervorum, que controla dilatação e contração da parede do vaso. Além disso, a túnica adventícia é contínua com os órgãos adjacentes. 
Vale ressaltar que as três túnicas são análogas às três camadas do coração. 
VEIAS x ARTÉRIAS
- Artérias possuem as três túnicas bem diferenciadas, e as veias não;
- Lúmen das artérias é regular e das veias é irregular;
- Túnica média das artérias é maior que das veias, devido a pressão maior que encaram.
CLASSIFICAÇÃO DAS ARTÉRIAS: 
- Artéria elástica de grande calibre: túnica média grande com muitas fibras elásticas. São as mais calibrosas.
- Artéria muscular de médio calibre: túnica média com mais de 5 camadas de músculo liso.
- Artéria muscular de pequeno calibre (arteríolas): túnica média com menos de 5 camadas de músculo liso.
CAPILARES
	Os capilares são os vasos de parede mais delgada e onde ocorre o maior número de trocas. Cada capilar é formado por uma camada de células endoteliais e uma lâmina basal, formada por colágeno tipo IV, proteoglicanos e glicoproteínas. Esta lâmina basal forma uma rede catiônica que prende moléculas carregadas. Existem três tipos de capilares: capilares contínuos, fenestrados e sinusóides. 
 Capilares contínuos: tanto a camada de células endoteliais quanto a lamina basal são contínuos, sem nenhum buraco. Dessa forma, o tráfego é paracelular. Ex.: tecido nervoso.
Capilares fenestrados: possuem lamina basal contínua e fenestras nas células endoteliais. Estas fenestras podem ou não possuir uma dobra de membrana plasmática reguladora denominada diafragma. Ex.: pâncreas.
Capilares sinusoides: Tanto as células endoteliais quanto a lamina basal são descontínuos, não havendo nenhuma barreira para o trafego de substancias. O trafego do sangue nestes capilares é lento pois o seu lúmen é mais amplo. Ex.: fígado e medula.
FUNÇÕES DA CÉLULA ENDOTELIAL
- Barreira de permeabilidade;
- Antitrombogenica: libera moléculas que impedem a formação de trombos;
- Libere endotelinas e mantém tônus vascular;
- Lipólise;
- Fatores de crescimento;
	Colada às células endoteliais está o pericito, uma célula tronco vascular que dá origem às células endoteliais e é responsável por regeneração vascular. Ele possui vários prolongamentos.
	Os sistemas porta tem como função aumentar a superfície de contato. No glomérulo podemos encontrar um plexo arterial e sistema porta venoso no fígado.
VEIAS
- Veia muscular de grande calibre: Tunica media relativamente grande.
- Veia fibrosa de médio e pequeno calibre: Sempre correm juntas com artérias.
As veias possuem valvas, cuja função é evitar o refluxo. Estas valvas são dobras do endotélio.
SISTEMA VASCULAR LINFÁTICO
	O sistema vascular linfático corre paralelamente ao sistema vascular sanguíneo e sua função é captar o exudato de plasma sanguíneo e jogá-lo para dentro de um sistema fechado. Seus vasos possuem fundo cego e parede irregular, e filtram o exudato na medida em que ele passa por eles. Estes vasos desembocam no ducto torácico e ducto torácico menor, de forma que a linfa retorne ao coração.
* Edema: não retorno da linfa por, por ex, obstrução dos vasos linfáticos.
* Viagem de avião: pressão diferente pode fazer um trombo se soltar.
FORMAÇÃO DE VASOS SANGUÍNEOS
Angiogênese e Vasculogênese.
Vasculogênese: Ocorre no embrião. Angioblastos começam a expressar receptores para VEGF, e, ao reconhece-lo, formam células endoteliais, que com a contribuição de células mesenquimais circunvizinhas formam os vasos. 
Angiogênese: Ocorre durante a vida e consiste na formação de um novo vaso sanguíneo através de outro pré-existente. O vaso sanguíneo parental foma um broto capilar que inicialmente é maciço e depois ganha lumem, Os periquitos ajudam na formação das células endoteliais. 
CORAÇÃO
	O coração possui três camadas: endocárdio, miocárdio e epicardio.
Endocárdio: endotélio, tecido conjuntivo subendotelial com veias e nervos, fibras colágenas e elásticas e músculo liso.
Miocárdio: musculo estriado cardíaco composto por cardiomiocitos com junções de oclusão e comunicantes que garantem a contração rítmica.
Existem três tipos de cardiomiócitos: contráteis, que promovem a contração; mioendócrinos, que sinalizam para outros órgãos (fator natriurético atrial – rim) e o cardiomiocito nodal que forma o nó sinoatrial.
Endocárdio: mesotélio (epitélio simples pavimentoso) e tecido conjuntivo riso em veias, artérias, nervos, gânglios e tecido adiposo. 
ESQUELETO FIBROSO
	O esqueleto fibroso é formado por tecido conjuntivo denso e serve para fazer a sustentação e dar descontinuidade entre átrio e ventrículo. Ele é formado por:
1. ÂNULO FIBROSO: Anel na base da a aorta, pulmonar e orifícios atrioventriculares que gera descontinuidade entre átrio e ventrículo.
2. TRIGONO FIBROSO: Estrutura em forma de triângulo que une estes ânulos e dá uma continuidade geral.
3. SEPTO MEMBRANOSO
SISTEMA DE CONDUÇÃO
Nó sinoatrial -> nó atrioventricular -> feixe de his (ramos D e E) -> fibras de purkinje subendocardiais, que no ápice do coração de ramificam e liberam o estimulo de contração. Estas fibras são ricas em mitocôndrias.

Continue navegando