Buscar

EXERCÍCIOS - AVALIANDO O APRENDIZADO (1 A 5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde determinado meio de comunicação:
TELEFONE
2 - Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia:
 
BATATA
3 - Sobre LIBRAS, é INCORRETO afirmar que: É UMA LINGUAGEM E UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.
4 - Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
 
RATO
5 - Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identificá-las, está em referir-se aos surdos como: SURDO-MUDO.
6 - Ao abordar questões relacionadas à utilização da LIBRAS, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explicita-se o papel da Educação, tanto para aprendizagem dessa língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas. Nesse contexto é possível afirmar que: O PROFESSOR FLUENTE EM LIBRAS É O MAIS HABILITADO PARA TRANSMITIR CONHECIMENTOS AOS ALUNOS SURDOS.
7 - São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21).
PONTO DE ARTICULAÇÃO E ORIENTAÇÃO.
8 - Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Desse modo, marque a opção que se associa aos estudos de Saussure:
"LÍNGUAS DEPENDEM DO CÉREBRO HUMANO, NÃO DO OUVIDO HUMANO". (WILLIAM STOKOE)
9 - A datilologia é apenas um recurso na fronteira linguística entre a LIBRAS e qualquer outro idioma oral. Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português. No caso da LIBRAS, os empréstimos linguísticos do Português são efetuados por meio de: SOLETRAÇÃO MANUAL.
10 - As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos pensam, elas não são simples gestos e mímicas, como forma de facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, mas são regidas por regras gramaticias, com base estrutural nos elementos mínimos para boa formação de seus sinais. Abaixo marque a alternativa que corresponde a tais elementos: CONFIGURAÇÃO DE MÃOS, ORIENTAÇÃO, PONTO DE ARTICULAÇÃO, MOVIMENTO E EXPRESSÃO FACIAL E CORPORAL. 
11 - Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que: PONTO DE ARTICULAÇÃO REFERE-SE AO LOCAL EM QUE O SINAL É PRODUZIDO EM RELAÇÃO AO CORPO. MESMO QUE A CONFIGURAÇÃO ESTEJA CERTA, SE O PONTO DE ARTICULAÇÃO NÃO O ESTIVER, O SINAL PODERÁ NÃO SER ENTENDIDO. 
12 - A LIBRAS é um sistema de signos linguísticos, organizada gramaticalmente e que se constitui de palavras e por elas de frases, discursos, enunciados, orações. Marque a ÚNICA opção que é VERDADEIRA: A LIBRAS É UMA LÍNGUA, POIS POSSUI GRAMÁTICA E UM SISTEMA ABSTRATO SIGNOS LINGUÍSTICOS.
13 - Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica: QUE CADA CIDADÃO TERÁ O DIREITO DE SER ATENDIDO EM SUA DIFERENÇA.
14 - Assinale a metodologia que privilegia a leitura labial em detrimento à língua de sinais: ORALISMO.
15 - Numa PERSPECTIVA DE POLITICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO a relação de legítimo X legítimo entre as PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, pressupõe: QUE O ESPECIAL DA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE É QUALQUER ALUNO/CIDADÃO COM OU SEM DEFICIÊNCIA QUE POSSUI ALGUMA LIMITAÇÃO, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E DE RELACIONAMENTO.
16 - O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade: DO PODER PUBLICO EM GERAL E DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS.
17 - De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como: A LÍNGUA UTILIZADA NAS COMUNIDADES DE SURDOS.
18 - Segundo a Lei 10436/2002: A LIBRAS NÃO SUBSTITUI A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
19 - Na escola de Ensino regular, a presença do intérprete é essencial, segundo orienta o MEC/ SEESP (Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial). Dentre as funções do intérprete, assinale aquela que não corresponda ao trabalho deste profissional: ATUAR COMO REPETIDOR DOS PROFESSORES DURANTE AS AULAS.
20 - O intérprete não empresta apenas os ouvidos e as mãos aos surdos. Para desempenhar bem sua tarefa, ele coloca à disposição muitas outras habilidades e competências (intelectuais, corporais, etc.). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências exigidas de um intérprete de LIBRAS: CAPACIDADE DE SUPRIMIR OU ADICIONAR INFORMAÇÕES AO CONTEÚDO INTERPRETADO.
21 - Signwriting torna-se mais um artefato da chamada cultura surda. Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que: A CULTURA SURDA SE MODIFICA, AMPLIANDO ASPECTOS INERENTES À ELA.
22 - Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio: ESTÁ CERTA PORQUE VÃO COMPARTILHAR UMA LÍNGUA COMUM E DE INSTRUÇÃO COM SEU FILHO E TAMBÉM OFERECER A ELE A LIBRAS COMO LÍNGUA NATURAL E PRIMEIRA DESDE A TENRA IDADE, PROPICIANDO UM DESENVOLVIMENTO PLENO DA CRIANÇA. 
23 - As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação: PROVOCA A AQUISIÇÃO NATURAL DA LIBRAS E RELAÇÕES INTRAFAMILIAR MAIS PLENA.
24 - As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma: COMO UMA DIFERENÇA HUMANA QUE PRECISA TER CARÁTER LINGUÍSTICO. 
25 - Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito: A LIBRAS COMO LÍNGUA NATURAL É UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL E, PORTANTO, NÃO PODE SER ESTUDADA COMO UMA ESTRUTURA AUTÔNOMA, INDEPENDENTE DE CONTEXTO SITUACIONAL, DA CULTURA E DA HISTÓRIA DAS PESSOAS QUE A UTILIZAM COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO.
26 - Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades, a LIBRAS: NÃO PODE SER CLASSIFICADA COMO UNIVERSAL, DIFERINDO DAS DEMAIS LÍNGUAS DE SINAIS DO MUNDO.
27 - De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos da mesma forma que o discurso clínico-patológico propõe. Este mecanismo é um disfarce que esconde a diferença, desconsiderando a diversidade. Na concepção socioantropológica, a língua de sinais tem a função de: EMANCIPAR O SURDO ENQUANTO SUJEITO POLÍTICO E SOCIAL.
28 - Em Libras em prática a Informação Linguística acerca de a palavra"Mãe" aclara que: É SINALIZADA DE DIFERENTE FORMA POR SURDOS CRIANÇAS E SURDOS ADULTOS.
29 - As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009) FENÔMENO CULTURAL ONDE SE CONCENTRAM AS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E INTELECTUAIS,PORQUE TRATAM DE QUESTÕES EM QUE A LÍNGUA SERVE COMO MARCA DE IDENTIDADE PESSOAL E DE GRUPO.
30 - Para as autoras Pizzo e Quadro as comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Marque a única opção INCORRETA: A LIBRAS E AS OUTRAS LÍNGUAS DE SINAIS NÃO ALCANÇAM OS OBJETIVOS E ABORDAGENS DAS PERSPECTIVAS SOCIOLINGUÍSTICAS.

Outros materiais