Buscar

Sistemática Comex - Aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Registros necessários para uma empresa atuar no comex. (SISCOMEX)
O que é a habilitação para operar no Comércio Exterior (Radar)?
Toda pessoa física ou jurídica, antes de iniciar suas operações de comércio exterior deve comparecer a uma unidade da Receita Federal para obter sua habilitação. 
Habilitação de importadores e exportadores está disciplinada pela Instrução Normativa SRF nº 650 , de 12 de maio de 2006 e pelo Ato Declaratório Executivo Coana nº 3 , de 1º de junho de 2006.
modalidades de habilitação
Basicamente existem 4 modalidades: 
Ordinária; 
Simplificada;
Especial;
E restrita. 
Habilitação Ordinária
Destinada à pessoa jurídica que atue habitualmente no comércio exterior. Nesta modalidade, a empresa está sujeita ao acompanhamento da Receita Federal com base na análise prévia da sua capacidade econômica e financeira.
É a modalidade mais completa de habilitação, permitindo aos operadores realizar qualquer tipo de operação. Quando o volume de suas operações for incompatível com a capacidade econômica e financeira evidenciada, a empresa estará sujeita a procedimento especial de fiscalização previsto na Instrução Normativa SRF nº 206 e na Instrução Normativa SRF nº 228 , ambas de 2002.
Habilitação simplificada
Habilitação simplificada para as pessoas físicas, as empresas públicas ou sociedades de economia mista, as entidades sem fins lucrativos e, também, para as pessoas jurídicas que se enquadrem nas seguintes situações:
A- Obrigadas a apresentar, mensalmente, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), conforme estabelecido no art. 3 º daInstrução Normativa SRF nº 583/05 ;
B - Constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, bem como suas subsidiárias integrais;
C - Habilitadas a utilizar o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul) ;
Habilitação simplificada
D - Que atuem exclusivamente como pessoa jurídica encomendante ;
E - Que realizem apenas importações de bens destinados à incorporação ao seu ativo permanente;
F- Que atuem no comércio exterior em valor de pequena monta, conforme definido no art; 2 o , §§ 2 o e 3 o , da própria IN SRF nº 650/06 , também incluído nessa modalidade o importador por conta e ordem de terceiros .
 Habilitação especial 
Destinada aos órgãos da administração pública direta, autarquia e fundação pública, órgão público autônomo, e organismos internacionais;
 HABILITAÇÃO RESTRITA
para pessoa física ou jurídica que tenha operado anteriormente no comércio exterior, exclusivamente para realização de consulta ou retificação de declaração .
Júlio Bevilaqua

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais