Buscar

Atenção: Conceito e Tipos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATENÇÃO
CONCEITO
ATENÇÃO É UM PROCESSO COGNITIVO PELO QUAL O INTELECTO FOCALIZA E SELECIONA ESTÍMULOS, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE ELES. A TODO MOMENTO RECEBEMOS ESTÍMULOS, PROVENIENTES DAS MAIS DIVERSAS FONTES, PÓREM SÓ ATENDEMOS A ALGUNS DELES POIS NÃO SERIA POSSIVEL E NECESSÁRIO RESPONDER A TODOS.
OS ESTÍMULOS RELEVANTES SÃO CONSIDERADOS ALVO E OS QUE PRODUZEM INTERFERÊNCIA SÃO OS QUE CHAMAM NOSSA ATENÇÃO, ALGO INESPERADO, DIFERENTE DO PADRÃO.
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O QUE É?
A HIPERATIVIDADE E DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE É UM PROBLEMA MAIS COMUMENTE VISTO EM CRIANÇÃS E SE BASEIA NOS SINTOMAS DE DESATENÇÃO (PESSOA MUITO DISTRAÍDA) E HIPERATIVIDADE (PESSOA MUITO ATIVA, POR VEZES AGITADA BEM ALÉM DO COMUM). TAIS ASPECTOS SÃO NORMALMENTE ENCONTRADAS EM PESSOAS SEM PROBLEMAS, MAS PARA HAVER O DIAGNÓSTICOS DESSE TRANSTORNO A FALTA DE ATENÇÃO E A HIPERATIVIDADE DEVEM INTERFERIR SIGNITIVAMENTE NA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO NORMAIS DA CRIANÇA OU DO ADULTO.
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O QUE CAUSA?
OS ESTUDOS MAIS RECENTES APONTAM PARA A GENÉTICA COMO PRINCIPAL CAUSA RELACIONADA AO TRANSTORNO. APROXIMADAMENTE 75% DAS CHANCES DE ALGUÉM DESENVOLVER OU NÃO TDAH SÃO HERDADAS DOS PAIS. ALÉM DA GENÉTICA, SITUAÇÕES EXTERNAS COMO O FUMO DURANTE A GESTAÇÃO TAMBÉM PARECEM ESTAR RELACONADOS COM O TRANSTORNO.
FATORES ORGÂNICOS COMO ATRASADO NO AMADURECIMENTO DE DETERMINADAS ÁREAS CEREBRAIS E ALTERAÇÕES EM ALGUNS DE SEUS CIRCUITOS ESTÃO ATUALMENTE RELACIONADOS COM O APARECIMENTO DOS SINTOMAS.
ALÉM DISSO, A EXPOSIÇÃO A EVENTOS PSICOLÓGICOS EXTRESSANTES, COMO UMA PERTUBAÇÃO NO EQUÍLIBRIO DE ANSIEDADE, PODEM AGIR COMO DESENCADEADORES OU MANTENEDORES DOS SINTOMAS.
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DIAGNOSTICO?
O DIAGNOSTICO É FEITO POR UM PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA QUE IRÁ AVALIAR AS RESPOSTAS DADAS NUM QUESTIONÁRIO PRÓPRIO PARA ISSO.
OS ADULTOS E AS MENINAS APRSENTAM MENOS INQUIETUDE MAS TAMBÉM SOFREM COM A DESATENÇÃO E OS ESQUICIMENTOS SÃO FREQUENTES.
TIPOS DE ATENÇÃO
SELETIVA
ALTERNADA
SUSTENTADA
DIVIDIDA
SELETIVA 
EXEMPLOS 
EXEMPLOS 
É A CAPACIDADE DE DIRECIONAR A ATENÇÃO PARA UMA DETERMINADA POSIÇÃO DO AMBIENTE, ENQUANTO OS DEMAIS ESTÍMULOS À SUA VOLTA SÃO IGNORADAS.
ATENÇÃO ALTERNADA
É A CAPACIDADE DE ALTERNAR O FOCO DA ATENÇÃO, A DEPENDER DAS NECESSIDADES DO CONTEXTO, BEM COMO RETOMAR O FOCO DA ATENÇÃO APÓS ALGUMA INTERFERÊNCIA. 
EXEMPLOS
UM BOM EXEMPLO DA ATENÇÃO ALTERNADA É ALGUÉM TRABALHANDO, QUE É INTERROMPIDO POR UM TELEFONEMA E AO SEU FINAL, RETOMAR SEU TRABALHO
EXEMPLOS
OUTRO BOM EXEMPLO É UMA PESSOA LER UMA RECEITA E DEPOIS EXECUTAR.
ATENÇÃO SUSTENTADA
É A CAPACIDADE PARA MANTER O MESMO ESTADO DE ATIVAÇÃO, NECESSÁRIO À TAREFA QUE ESTAMOS DESEMPENHANDO, DURANTE O TEMPO SUFICIENTE.
É MANTER O FOCO DE ATENÇÃO AO LONGO DO TEMPO.
EXEMPLOS
ATENÇÃO SUSTENTADA É UMA ATENÇÃO PLENA, QUE PODE MODIFICAR A FORMA DE PENSAR, AGIR OU SENTIR.
SE MANTER FOCADO E ATENTO À TAREFA QUE ESTÁ SENDO EXECUTADA.
ATENÇÃO DIVIDIDA
É A CAPACIDADE DE ENGAJAR EM MAIS DE UMA TAREFA AO MESMO TEMPO E DESLOCAR RECURSOS DE ATENÇÃO PARA DISTRIBUÍ-LOS PRUDENTEMENTE CONFORME NECESSÁRIO.
EXEMPLO
É POSSIVEL REALIZAR DUAS TAREFAS AO MESMO TEMPO?
SIM!
É FACIL SE FOREM DE MODALIDADES PERSPECTIVAS DIFERENTES.
EX: OUVIR MÚSICA E DIRIGIR.
EXEMPLO
É BEM MAIS FACIL SE FOREM DA MESMA MODALIDADE.
EX: PRESTAR ATENÇÃO NA AULA COM OS COLEGAS CONVERSANDO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando