Buscar

Sobre_o_papel_do_trabalho_na_transformação_do

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876)
Frederich Engels
O trabalho é a fonte de toda a riqueza – conversão da natureza.
Trabalho transcende esse conceito:
É condição básica e fundamental de toda a vida humana - o trabalho criou o próprio homem.
Macacos – funções diferentes de mãos e pés – prescindiam das mãos para andar – postura ereta – passo decisivo para transformação em homem.
Mão livre – habilidade, destreza maiores – transmitida por herança e aumento das habilidades de geração para geração.
A mão não é apenas o órgão do trabalho, mas produto dele – modificam-se músculos, ligamentos pelas novas funções cada vez mais complexas.
Desenvolvimento das mãos – reflexo no desenvolvimento do organismo.
Desenvolvimento pelo trabalho – ampliação de horizontes, descoberta nos objetos de novas propriedades até então desconhecidas.
Desenvolvimento do trabalho – multiplica a atividade conjunta – caráter social – necessidade de comunicação – articulação de sons – surgimento da linguagem (a partir do trabalho).
Trabalho e palavra articulada – desenvolvimento do cérebro humano e órgãos do sentido.
O desenvolvimento do cérebro, dos sentidos, da consciência, da abstração, etc cada vez maiores reagiram por sua vez sobre o trabalho e a palavra potencializando mais e mais o desenvolvimento.
Desenvolvimento do homem – da sociedade.
Trabalho começa com elaboração de instrumentos (caça/pesca) – mudança de alimentação exclusivamente vegetal em mista – importante passo para transformação – novos ingredientes, alteração do metabolismo, desenvolvimento do cérebro.
Uso do fogo, animais domesticados.
Adaptação ao clima, vestuário e habitação – novos trabalhos
Homem capaz de operações cada vez mais complexas com objetivos mais elevados, passando de geração para geração: agricultura, caça, pesca, tecelagem, elaboração de metais, olaria, navegação, comércio, arte e ciência. 
Nações/estados.
Política/religião.
A cabeça que planejava o trabalho já era capaz de obrigar a mãos alheias a realizar o trabalho.
Concepção idealista do mundo.
O homem modifica com seu trabalho a natureza que repercute modificando-o.
Quanto mais o homem se afasta dos animais mais sua influência sobre a natureza adquire o caráter de ação intencional e planejada, cujo fim é alcançar objetivos projetados de antemão.
Só o que podem fazer os animais é utilizar a natureza e modifica-la pelo mero fato de sua existência nela. O homem ao contrário, modifica a natureza e a obriga a servir-lhe, domina-a. E aí está a diferença essencial entre o homem e os demais animais, diferença que, mais uma vez, resulta do trabalho.
Consequências do trabalho sobre a natureza – máquina a vapor – instrumento que iria subverter as condições sociais em todo o mundo – concentração da riqueza nas mãos de uma minoria ao privar de toda a propriedade a imensa maioria da população – primeiro domínio social e político à burguesia.
Lutas entre classes – burguesia e proletariado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais