Buscar

O capitalismo é o modo de produção baseado na propriedade privada dos meios de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O capitalismo é o modo de produção baseado na propriedade privada dos meios de produção, onde uma classe é explorada de forma ao proprietário ganhar o maior lucro possível,sendo que os trabalhadores são assalariados e livres.
O que é Capitalismo
Capitalismo - A organização econômica da sociedade atual para as pessoas que possuem entre 20 até 30 anos de idade jamais passou por grandes alterações em seu modelo básico. Um regime onde o dinheiro movimenta a economia e faz com que o mercado regulamente a tarifação sobre os produtos, conhecido pelo nome de capitalismo.
Diferente do socialismo, onde a igualdade social absoluta e o regimento quase que integral do governo sobre a questão econômica e social são os principais preceitos, uma das características do capitalismo é  ser um sistema econômico que admite a desigualdade social para que um maior volume de capital circule e para que os maiores detentores (propriedades privadas) estimulem a produção e distribuição de empregos, bens de consumo e desenvolvimento dos mais diversos setores.
Ou seja, o grande significado de capitalismo é a elevação da rentabilidade econômica, tendo iniciativas voltadas a fins lucrativos, e a garantia de uma saúde financeira e evolução tecnológica para a economia de um determinado povo, tendo seus direitos assegurados inclusive de forma política, através de iniciativas públicas ou privadas que tentam manter a estabilidade do sistema.
Funcionamento do capitalismo
Apesar de ser um sistema complexo e cheio de particularidades, é possível resumir o funcionamento do capitalismo em alguns passos relativamente simples, que podem ilustrar a sua aplicação em diversos setores sociais e econômicos. Os passos que podem ser classificados como as principais características do capitalismo são os seguintes:
-Produção dos bens e serviços disponíveis são disponibilizados pelas empresas privadas, que aplicam sua tarifação de acordo com a margem de lucro que acham justas pelo esforço e capital empregado na produção do bem.
-O mercado de trabalho oferece a mão de obra assalariada, que deve atender a especificações necessárias para o desenvolvimento do produto e lucro de seus patrões em troca de uma remuneração financeira.
-A mercadoria é colocada a venda e, com a lucratividade obtida através da venda desse bem ou serviço, pode se obter melhorias no mesmo produto ou modelos mais evoluídos do mesmo, já que essa renda também pode ser convertida em melhorias tecnológicas também nos meios de produção.
O surgimento histórico do capitalismo
Antes da concepção do capitalismo, muitas regiões das monarquias ao redor do mundo viviam basicamente sobre o regime do feudalismo, onde servindo aos chamados senhores feudais, as pessoas tinham direito a morar em uma parte de suas terras, além da proteção contra ataques de outros povos.
Com o fim desse tipo de regime, quatro modelos do capitalismo já tiveram sua implantação concluída na sociedade: Comercial, Industrial, Financeiro e Informacional. Mesmo que cada um deles tenham tido seu período de auge em tempos diferentes, todos coexistem no regime de capitalismo instaurado atualmente.
Em sua essência, o capitalismo surgiu no século XV com as negociações de grandes potências da época como Portugal, Inglaterra, Holanda, entre outros, que não necessariamente envolviam dinheiro. Com a inexistência de uma moeda dominante ou que tivesse grande poder de mercado, as trocas eram feitas com escravos, especiarias, ouro ou pedras preciosas. Por essa característica, esse período ficou batizado como o Capitalismo Comercial ou Mercantilismo.
No segundo modelo de capitalismo, as indústrias da Inglaterra do século XVIII foram as precursoras de um fenômeno conhecido como a Revolução Industrial. Em virtude de melhorias no sistema de produção com a implantação de máquinas, as grandes indústrias atraíram as pessoas que trabalhavam no campo para morarem em regiões urbanas, antes reservadas a burguesia. Isso aumentou não somente a questão populacional, mas também a produtividade.
A importância das indústrias nesse processo foi tamanha que a designação para esse período é conhecida como Capitalismo Industrial. Na atualidade, a relação entre capitalismo industrial e informacional potencializou ainda mais esse fenômeno.
A penúltima fase se remete ao Capitalismo Financeiro, onde o trabalho exercido pelo capitalismo não exerce apenas influência para o seu país, abrindo a possibilidade da exportação de bens e serviços para outros integrantes do continente ou do mundo em troca de grandes quantias financeiras. Esse tipo de prática ganhou força logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com alguns países mais debilitados após os confrontos, outros viram uma oportunidade de estabelecer negócios com relação ao fornecimento da matéria-prima necessária para os enfraquecidos se reestruturarem economicamente e socialmente.
Capitalismo Informacional: A nova etapa do capitalismo
Em tempos atuais, com o imenso avanço conseguido pelos novos estudos e conhecimentos nas áreas de ciência e tecnologia, um novo modelo de capitalismo se apresenta com cada vez mais força perante a sociedade: O capitalismo informacional.
Movido a base da tecnologia da informação, essa modalidade do capitalismo está baseada na grande movimentação econômica gerada por produtos eletrônicos como celulares, tablets, computadores etc.
Apesar de se mostrar como um novo sistema econômico, ele traz elementos que não só contribuem ainda mais para o aumento do volume de capital que circula, mas também colaboram para que setores como a indústria e o comércio sejam mais dinâmicos e, consequentemente, mais rentáveis.
Relação entre capitalismo e globalização
Com o fenômeno do capitalismo e da globalização, além da crescente evolução nas organizações sociais, são poucos os países no planeta que ainda preferem os moldes do sistema socialista ao do capitalismo. Um exemplo famoso é o da Coreia do Norte, que prioriza seus interesses sociais ao fechar o mercado e até mesmo informações sobre sua principal figura, o ditador Kim Jong-Un.
Ainda no continente asiático, podemos ver outra cultura que prefere o meio-termo, dividindo conceitos ligados ao capitalismo e socialismo: A China.

Outros materiais