Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Exercício 5
Industrialização Brasileira
1. A Ditadura Militar no Brasil começou a ser abalada quando o modelo de desenvolvimento econômico começou a dar sinais de esgotamento. O milagre econômico será substituído pela ideia de uma década perdida e os anos 1990 apontam para uma nova característica de economia mundial. Fernando Henrique Cardoso direciona a economia brasileira para:
A. Uberização
B. A Guerra Fria
C. Liberalismo clássico
D. A invasão do Kuwait pelo Iraque
E. Neoliberalismo e economia de mercado
Explicação:
Aponta para o Neoliberalismo e a economia de mercado. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, houve uma mudança significativa na economia brasileira, que passou a seguir princípios do neoliberalismo. Isso envolveu a redução de barreiras alfandegárias, a promoção de uma maior integração comercial e tecnológica, o controle rigoroso das contas públicas e a busca por empréstimos internacionais, como os do FMI, como garantia de estabilidade econômica. Essas medidas foram tomadas com o objetivo de modernizar a economia brasileira e integrá-la mais efetivamente à economia global.
 
2. A formação de um proletário brasileiro é um movimento importante que não pode deixar de ser observado na história da industrialização brasileira. Sobre os grupos que ganham notoriedade com a industrialização podemos destacar:
A. Os oligarcas
B. Os monarquistas
C. Os paulistas
D. Os messiânicos 
E. Os sindicatos
Explicação:
Os sindicatos ganham destaque durante o processo de industrialização brasileira. Isso ocorre porque, com a formação do proletariado, as estruturas sindicais nacionais começam a receber influencia de tradições estrangeiras, mas ganham força principalmente pelas condições das fábricas e a associação dos trabalhadores na luta por direitos e segurança. 
3. Considerando a história contemporânea, o texto aborda algumas práticas associadas à emergência de regimes neoliberais pelo globo, ao longo das últimas décadas.
Assinale a alternativa que indica algumas dessas praticas.
I. A estatização de empresas privadas, a extensão das redes de proteção social e o controle social dos lucros das grandes corporações.
II. A ampliação dos direitos democráticos, a critica às políticas de austeridade e a introdução de reformas sociais em larga escala.
III. A privatização de empresas públicas, a precarização das relações laborais e a introdução de políticas de austeridade em larga escala.
IV. A defesa do nacionalismo econômico, a quebra de grandes monopólios corporativos e o enfraquecimento do sistema de seguridade social.
Está correta:
A. I e II somente
B. I e III somente
C. II e III somente
D. I somente
E. III somente
Explicação:
O neoliberalismo é caracterizado por práticas como a privatização de empresas públicas, a precarização das relações laborais e a introdução de políticas de austeridade em larga escala. Essas práticas visam aumentar a eficiência da economia através da concorrência, mas também podem resultar na redução de direitos e na fragilização da condição de defesa dos mesmos no mercado cotidiano.
4. O governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) ficou Marcão, no contexto da industrialização brasileira. Seus modelos de investimentos passavam por:
I. Parcerias de investimentos estrangeiros
II. Tomada de empréstimos nacionais e internacionais
III. Investimento nacional em infraestrutura
Estão corretas as afirmativas
A. Somente I
B. Somente II
C. Somente I e II
D. Somente II e III
E. I, II e III
Explicação:
O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por uma série de investimentos que visavam acelerar o desenvolvimento do Brasil. Entre essas estratégias, estavam as parcerias com investidores estrangeiros, principalmente americanos, no contexto da Guerra Fria, o que resultou em uma presença significativa de empresas e capital estrangeiro no país. Além disso, houve a tomada de empréstimos tanto nacionais quanto internacionais, que permitiram ao governo brasileiro se capitalizar. Por fim, houve também um investimento nacional expressivo em infraestrutura, parte do plano de Kubitschek de fazer o Brasil avançar “50 anos em 5”. 
5. Sem pensar no capital acumulado e no modelo da Primeira República, não é possível entender a concentração da industrialização brasileira, seus aspectos financeiros, geográficos e econômicos. Vivemos de projetos, e esses projetos marcam a nossa concentração de renda e se relacionam com o mundo da indústria no Brasil. O processo de industrialização brasileiro concentrou-se pelo capital disponível a substituição de importações, pela ação dos mais próximos aos centros do poder e por isso concentrados em uma região. Qual?
A. Norte
B. Nordeste
C. Centro-oeste
D. Sudeste
E. Sul
Explicação:
A região Sudeste, especificamente o estado de São Paulo, tornou-se o centro da industrialização brasileira durante a Primeira República. Este fenômeno ocorreu devido à política de Café com Leite, que permitiu que o poder político e econômico se concentrasse na região. A disponibilidade de capital para a substituição de importações e a proximidade com os centros de poder contribuíram para esta concentração. Embora tenham ocorrido variações no agronegócio e no extrativismo, a região Sudeste manteve sua posição de destaque na economia brasileira, concentrando grande parte do potencial financeiro do país.
6. O processo de industrialização brasileira é fundamental para entender o Brasil. Sendo um setor vital da economia, nossa história e relação com o mundo também marcam as dificuldades que enfrentamos. Nossa industrialização durante os anos de desenvolvimento – 50 – 70 teve como desafio:
A. A escassez de Mao de obra devido à sobrevivência da pequena propriedade rural.
B. A existência prévia de um amplo mercado consumidor de produtos de luxo.
C. O domínio da política por setores sociais ligados aos padrões da economia colonial.
D. A emergência da industrialização em meio a economias internacionais já industrializadas.
E. O controle das matérias-primas industriais pelas nações imperialistas do planeta.
Explicação:
A industrialização brasileira ocorreu tardiamente, ganhando força durante o período do desenvolvimentismo, entre os anos 50 e 70, em um contexto onde as economias internacionais já estavam industrializadas. Isso representou um grande desafio, pois o Brasil teve que se adaptar e competir em um cenário global estabelecido. Teve dificuldade de emergir como uma economia industrializada. Esse atraso na industrialização teve um custo para o Brasil, marcando a realidade industrial do país.
7. (ENEM/2021) Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza e assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.
LEÃO, V. C. Prefácio. In: ClNTRA, M. A. M; SILVA FILHO, E. B., PINTO E. C. (Org). China em transformação, dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, foi tomada por Fernando Henrique Cardoso:
A. Expansão do setor extrativista.
B. Incremento da atividade agrícola.
C. Diversificação da matriz energética
D. Controle de gastos públicos.
E. Monitoramento do fluxo alfandegário. 
Explicação:
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, houve uma série de medidas neoliberais que buscavam o controle de gastos públicos e o fomento às iniciativas privadas. O Estado atuava como regulador e, no máximo, como fomentador por meio de bancos, com a ideia de que o crescimento não dependente de investimento público é mais sustentável. Essa estratégia pode contribuir paraa redução da assimetria na balança comercial brasileira, pois o fortalecimento de centros de pesquisa e desenvolvimento industrial tem o potencial de fomentar o desenvolvimento da indústria do país e, por consequência, aumentar as exportações brasileiras e bens de maior valor agregado.
8. A indústria no Brasil foi um dos motores de transformação de nossa história. Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que:
A. Foi marcada pela substituição de importações.
B. Foi estruturada no modelo japonês toyotista.
C. Foi baseada no modelo da indústria soviética.
D. Baseou-se no modelo neoliberal.
E. Foi organizada na ideia de progresso e crescimento dirigido pelo governo.
Explicação:
Durante o período de 1956 a 1967, a industrialização brasileira foi organizada com base na ideia de progresso e crescimento dirigido pelo governo. Esse período é marcado pelo Plano de Metas, implementado durante o governo de JK, que tinha como objetivo acelerar o desenvolvimento econômico do país. A organização desse plano foi fundamental para compreender o modelo de industrialização adotado na época. Apesar de haver uma certa descentralização da indústria, os principais desenvolvimentos e migrações continuaram a se concentrar no Rio de Janeiro e em São Paulo, que deram os principais centros industriais do país, embora ainda frágeis diante das necessidades de desenvolvimento.

Mais conteúdos dessa disciplina