Buscar

APOL_2_Nota_100_pesquisa e mercado_gestao de marketig

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Sobre Ciclo de Vida do Produto, assinale a alternativa que corresponde à fase descrita a seguir.  
Nesta fase, o crescimento se dá em ritmo lento, com tendência a se estabilizar. Ainda, o número de concorrentes é elevado. Esse é o momento em que a empresa deve apostar em inovação e reposicionamento dos seus produtos. Aqui, o produto ou serviço já atingiu seu potencial. Geralmente, o crescimento só é possível mediante a descoberta de novos segmentos de mercado, pois a oferta é superior à demanda.
	
	A
	Introdução.
	
	B
	Crescimento.
	
	C
	Maturidade.
	
	D
	Declínio.
Questão 2/5
A maneira mais tradicional de se realizar a análise das Cinco Forças é, em cada uma delas, verificar como se comportam os elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por Porter. ROGER, B. et al. Construindo o plano estratégico: casos reais e dicas práticas. Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009 (adaptado).     Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo, o que remete não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado, mas, sim, à forma como ela deseja atuar em relação às forças competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma análise realizada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.       
I.        A importância das Cinco Forças Competitivas deve-se ao fato relevante de a concorrência não ser formada apenas por um grupo seleto de empresas que competem no mesmo mercado, mas, sim, por compostos, muitas vezes imperceptíveis, que apenas a análise completa das cinco forças é capaz de definir e distinguir, bem como calcular os riscos que cada parte representa.  PORQUE    
II.        A análise das Cinco Forças Competitivas proporciona uma visão única de competição ampliada e, dessa forma, o estrategista com domínio do processo gerencial consegue identificar uma diferente face da competitividade, podendo colher insumos e ideias, para desenvolver estratégias e ações estratégicas mais eficazes.   
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 3/5
De acordo com a abordagem do ciclo de vida do produto, de Michael Porter, os produtos também morrem, passando por estágios distintos.   Sobre essa matriz de análise, analise as sentenças a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
(   ) Na fase da Introdução, a empresa deve investir em planejamento e as vendas costumam ser baixas, exigindo altos investimentos em comunicação. 
(   ) A fase de Crescimento é aquela na qual a empresa deve tirar proveito da rentabilidade, além de ser rápida, é também nessa fase que surgem potenciais concorrentes.
(   ) Na fase de Maturidade, o crescimento se dá em ritmo acelerado, com tendência a aumentar, e o número de concorrentes é elevado, esse é o momento em que a empresa deve apostar em inovação e reposicionamento dos seus produtos.
(   ) Na fase de Declínio as vendas caem, o lucro desaparece e traz o desafio do abandono do produto, que deve ocorrer de maneira estratégica.
	
	A
	F – F – F – V.
	
	B
	V – V – F – V.
	
	C
	V – F – V – F.
	
	D
	F – V – V – F.
Questão 4/5
A embalagem de um produto pode incluir, para um único exemplar de um produto, vários níveis de invólucros. 
Assim, observe a embalagem do perfume Malbec, do Boticário, e assinale a qual tipo de embalagem a imagem se refere.
	
	A
	Embalagem primária.
	
	B
	Embalagem de embarque/remessa.
	
	C
	Embalagem secundária.
	
	D
	Embalagem de armazenamento.
Questão 5/5
Não basta produzir o pó do sabão em pó. É importante elaborar uma marca, uma embalagem; elaborar um design, um rótulo, o tamanho; definir a variedade com a qual vai ser lançado no mercado; providenciar um padrão de qualidade, serviços agregados, termo de garantia e condição de devolução. 
“É oferecido pelos fabricantes e/ou, em algumas ocasiões, pelos distribuidores, que são previstas por lei; apresentam uma validade que, normalmente, considera o período de tempo e de condições de uso em função da natureza do produto. Nesse quesito, é necessário que seja prevista uma estrutura que viabilize o atendimento daquilo que foi prometido. Isso inclui condições técnicas e de preparo de pessoal.”
Assinale, a seguir, qual elemento da composição do produto está sendo descrito acima.
	
	A
	Garantia e devolução do produto.
	
	B
	Variedade.
	
	C
	Design.
	
	D
	Rótulo.

Outros materiais