Buscar

Desafio Profissional INOXEL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
KETHLEN ARAÚJO - RA17099986629
ROSANA ABRAHIM TELES - RA 2800796605
SHIRLANE SILVA – RA 1693323015
SILVANA BUZAGLO - RA 2870921294
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIA DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
EMPRESA CALDEIRARIA INOXEL
Trabalho apresentado a TUTORA EaD:  MARIANA BARROS VELINI, para obtenção de notas parcial das disciplinas Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente do curso de Gestão em Marketing 1º ano, 2º Semestre.
MANAUS – AM
2015
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a uma empresa de Caldeiraria chamada INOXEL, o contexto aponta que a INOXEL não possui nenhum sistema de gestão de qualidade e o objetivo deste trabalho é realizar as implantações da empresa para uma melhoria continua no mercado globalizado, garantindo uma satisfação entre clientes e fornecedores, onde irar adaptar- se a um sistema de gestão de qualidade, buscando melhorias dos processos a fim de otimizar resultados excelentes, e certificarem nas normas ISO, contratando uma empresa de consultaria, que trabalhara com as seguintes Gestões: Empresarial, Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental.
Esse trabalho favoreceu nosso aprendizado da importância de consultoria com objetivo de aprimorar e melhorar os diversos tipos de gestão da empresa com modelo de Excelência da Gestão, ou seja, melhorar as ferramentas de gestão especificas numa organização. Tem também a importância da Sustentabilidade Ambiental na empresa visando adequar os impactos ambientais de uma forma de melhoria para o meio ambiente, preservando e protegendo de grande impacto de destruição com o nosso Planeta e adquirido novas formas de conscientizar a sociedade na preservação do nosso sistema planetário para uma geração futura, e buscando um esforços na atividade central (core competente) trabalhar com terceirização para os trabalhos operacionais, focando no gerenciamento para melhores resultados na busca pela qualidade total do ISO.
A metodologia utilizada foram os conhecimentos adquiridos nesse semestre com as disciplinas norteadoras usando os PLT’s da instituição como Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão, e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO
Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antônio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).
Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.
Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade de maneira empírica, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.
A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende à demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, tais como:
- Caldeiraria industrial. - Estruturas metálicas. - Vasos de pressão e Tanques estacionários. - Silos, Chaminés e Ciclones. - Filtros manga. - Plataformas e Escadas. - Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações. - Grades, Stop-log e Comportas. - Montagens industriais. - Produtos e equipamentos sob projeto. - Lavadores Industriais. - Lavadores de Gases. - Equipamentos para empresas automobilísticas. - Lavadores. - Túneis. - Tanques.
Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.
O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO1) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.
A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona.
A INOXEL se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendo alguns benefícios, tais como: Assistência Médica; Vale Transporte; Cesta Básica; Seguro de vida em grupo / Auxílio Funeral; Convênio Farmácia e Convênio Ótico.
Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados, o grupo contratou sua empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).
3. CONTEXTUALIZACAO SOBRE O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTAO
O que pode ser utilizado na INOXEL?
Até agora pudemos ver que a INOXEL é uma empresa em que a qualidade é característica de seus produtos, tendo em vista que é fornecedora para várias empresas de grande porte e de nível mundial, tais como General Motors, Volkswagen, Fiat, Mercedes Benz, Toyota, Ford, sem mencionar empresas de médio e grande porte, bem como clientes do setor público. A empresa se mantém a vários anos no mercado, administrada sob visão antiquada em que prevalecem laços familiares e de amizades, oposto à administração sistêmica (conforme Chiavenato, 2007).
Desde sua fundação a INOXEL primou pelo bom relacionamento com as partes interessadas, tendo como foco a qualidade, embora até agora não adotou nenhum sistema de gestão que acompanhe os novos tempos, isto é, sob uma visão sistêmica: Gestão, Ambiente e Sociedade.
Todo e qualquer passo que a INOXEL der no sentindo de modernizar seu estilo de gestão e também no sentido de certificar seus produtos, só será possível através de comprometimento de todo corpo funcional, desenvolvido de lideranças (formadores de opiniões), e comunicação clara e aberta em todos os níveis.
Como mudança para reestruturação, a implantação do programa 5S através de uma campanha de conscientização que influenciara o comportamento individual e coletivo. O programa 5S (conforme citado no site www.shingo.org) é uma ferramenta de gestão que tem origem no Japão, de onde foi propaganda para o mundo inteiro e consta das seguintes fases, nesta sequência:
SEIRI: a primeira fase é de seleção e descarte. Descartar o que é desnecessário; é basicamente uma fase de limpeza, quando destinamos o supérfluo para descarte ou reciclagem.
SEITON: esta é a fase de “um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu devido lugar”, ou seja, organização, ordem, arrumação.
SEISO: manutenção da limpeza, após o descarte e arrumação, deve ser mantida a ordem adotada após os dois passos anteriores.
SEIKETSU: atentar para manter saúde e higiene no ambiente e também pessoal.
SHITSUKE: autodisciplina para cultivaros novos hábitos, tanto no ambiente do trabalho quanto na vida pessoal.
Critérios a serem trabalhados na INOXEL?
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em seu site www.fnq.org.br orienta as empresas no modele de excelência da gestão, e, segundo essa entidade, essa busca baseia – se em oitos critérios de excelência, distribuídos em oito cadernos de Modelo de Excelência da Gestão, cada edição dedicada a um tema: Liderança: trata dos processos gerenciais relativos à cultura da excelência;
Estratégia e Planos: neste caderno, os processos gerenciais relativos à formulação e implementação de estratégias são o foco;
Clientes: aborda o relacionamento com os clientes, suas expectativas e necessidades, buscando como satisfazê-las;
Sociedade: dedicado aos processos gerenciais referentes à responsabilidade que a empresa tem perante à sociedade, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social;
Informações e Conhecimento: refere-se aos processos gerenciais concernentes às informações da empresa e ao conhecimento organizacional;
Pessoas: este caderno foca nos processos gerenciais relativos ao sistema de trabalho, bem como na capacitação e desenvolvimento, e na qualidade de vida e saúde do trabalhador
Processos: aqui destacam-se os processos gerenciais relativos aos processos da cadeia de valor, processos relativos a fornecedores, processos econômicos e financeiros;
Resultados: este caderno orienta quanto à apresentação dos resultados estratégicos e operacionais, para que sejam avaliados.
Capacitação e Gestão do Conhecimento, merece um destaque especial para o alcance da melhoria contínua na INOXEL, capacitar desde os níveis gerenciais e diretoria bem como as bases operacionais, desenvolvendo talentos de liderança. O investimento é a garantia da qualidade e liderança da empresa em seu ramo de atividade. É recomendável a criação de uma plataforma de educação à distância conveniada a grandes instituições de ensino para capacitação operacional e administrativa.
Ferramentas de Gestão recomendadas à INOXEL?
Reestruturação do organograma que deve contemplar uma organização horizontal, em vez da adotada atualmente, que é horizontalizada.
Implementação de fluxograma para acompanhamento dos processos administrativos e industriais.
Acompanhamento da produção junto aos fornecedores, com vistas a eliminar não conformidades desde a origem, eliminando assim, o retrabalho.
Canal de comunicação para manter informadas as partes interessadas sobre a adoção da nova cultura, especialmente empregados e fornecedores.
4. AÇÕES REFERENTE À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O desenvolvimento sustentável é o princípio que procura conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico para a melhoria da qualidade de vida do homem. É a utilização racional de recursos naturais. De acordo com o contexto a empresa INOXEL precisa se adaptar ao sistema de Sustentabilidade Ambiental para suprir as necessidades da empresa, sociedade e do próprio Meio Ambiente. O Sistema de Sustentabilidade Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza na conquista da qualidade ambiental desejada, onde as ações permitirão que a empresa alcance a sua excelência ambiental, buscando a sua melhoria continua.
Segundo o Relatório de Brundtland(1987), sustentabilidade é o mesmo que “suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
TRIPLE BOTTOM LINE – DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
A sustentabilidade, em termos de documento da ONU (Organização das Nações Unidas) e rascunho para a Rio+20, gerou uma visão de base para sustentabilidade que tem o seguinte tripé:
Ser economicamente viável;
Ser socialmente justo;
Ser ambientalmente correto.
Segundo o professor holandês Peter Nijkamp (no site da Sustentarte.org.br), a sustentabilidade envolve três aspectos: atividade economicamente viável (Econômico), socialmente justa (Social) e ecologicamente correta(Ambiental) _ o chamado Tripé da Sustentabilidade, conhecido como Triple Bottlom Line.
Também conhecido como “Triple Botton Line”, linha de três pilastras, foi criado em 1990, por John Elkington, inglês fundador da ONG SustainAbility.
O inglês John Elkington criou o termo Triple Botton Line, dando significado às três dimensões do tripé, buscando sustentabilidade econômica, ambiental e social, usando o termo Peaple, Planet and Profit, referindo-se as pessoas, ao planeta e ao lucro, originando a sigla PPL. Portanto John Elkington propôs as organizações não só uma avaliação de desempenho financeiro, baseada em lucros, mas também ampliando o olhar das empresas mediante do ambiente onde elas estão inseridas, capacitando não só documentar, mas medir os impactos causados pela mesma, beneficiando assim os Stakeholders:
” Grupo de interesse; qualquer pessoa que possa ser afetada pelo desempenho de uma organização, por exemplo, clientes, funcionários, as famílias, fornecedores, os moradores do entorno da empresa, etc. Traduz em termos de participação.” (ROGERS, JALAL E BOYD, 2008).
E também a outro grupo, os Shareholder:
“Pessoa detentora de ações (conhecida como acionista); Todos que possuem parte de uma empresa ou organização. Traduz-se em termos de partilha”. (ROGERS, JALAL E BOYD, 2008).
A INOXEL seguirá as seguintes perspectivas importantes:
-Perspectiva Social: Capital humano de um, empreendimento, comunidade, sociedade como todo _ Bem estar dos cidadãos: Saúde, segurança, educação e lazer, trabalho
-Perspectiva Econômica: É o resultado econômico positivo quando está em equilibro com os outros aspectos.
-Perspectiva Ambiental: Capital natural de um empreendimento ou sociedade _ Amenizar impactos ambientais causados pelo ser humano. Planejar formas de repor os recursos ou diminuir o máximo possível o uso de materiais não renováveis. Garantir a política dos 4RS (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar) na empresa.
POLITICA AMBIENTAL
Apesar de a empresa INOXEL não possuir uma Política Ambiental bem definida ela já possui um sistema que acredita ser muito boa para seus clientes e fornecedores, porém eles sabem que no Mercado cada vez mais competitivo precisa se certificarem na Lei ISO 14.001 “que trata dos principais requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental para a empresa desenvolver, praticar políticas e metas ambientais sustentáveis”, indicando a empresa o que devem fazer para minimizar os impactos ambientais de suas atividades e melhorar continuamente seu desempenho ambiental.
Segundo Moura(2004), Uma “política’’, em uma empresa, é o conjunto de intenções de sua alta direção sobre determinado assunto, das quais irão decorrer uma série de medidas e procedimento que orientam gerencias.
A Política ambiental é uma declaração de organização, mostrando o comportamento com o meio ambiente. Deve ser utilizada como base para o planejamento e ações do SGA, ou seja, tudo o que for estabelecido no SGA deve encontrar- se em consonância com a política ambiental, garantindo que a empresa não falte na busca por uma Sustentabilidade eficaz.
De acordo com a NBR ISO 14.001/2004, a organização deverá definir e documentar a sua política ambiental, assegurando que a mesma:
Seja apropriada a natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos e serviços da organização;
Inclua um comprometimento de melhoria continuo do desempenho ambiental e com a prevenção de poluição;
Inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis, e demais requisitos subscritos pela organização;
Forneça estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais;
Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os níveis da organização (todos os empregados);
Esteja disponível ao público.
Com o método de Sustentabilidade Ambiental adotado na empresa irão estabelecer princípios relacionados com o meio ambiente, visando sua preservação, garantindo sua manutenção para as futuras gerações.
Exemplos:
Preserva e recuperar o meio-ambiente, com a consequente melhoriana qualidade de vida das comunidades servidas;
Respeitar o meio ambiente promovendo o desenvolvimento sustentável;
Monitorar constantemente, as atividades da empresa que direta e indiretamente interfere no meio ambiente;
Melhorar e promover melhorias continuas dos serviços;
Contribuir por meio de seus colaboradores e prestadores de serviços dentro de suas atividades para o cumprimento da Política Ambiental.
Encaminhar todos os resíduos, líquidos ou sólidos, resultantes de nossas atividades à empresa de reciclagem, dentro dos padrões ABNT.
AGENDA 21 COM FORMA DE PLANEJAMENTO
A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo ao novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Segundo BARBIERI, a Agenda 21 recomenda novas práticas sociais econômicas e políticas, constitui uma das contribuições mais importantes para se alcançar essa nova ordem internacional.
Podendo ser utilizado hoje como um manual de orientação de processo e transição para a nova concepção de sociedade. Não se tratando de apenas um tratado mais sim uma forma capaz de impor vínculos obrigatórios entre o estado.
A Agenda 21 é um instrumento de planejamento estratégico para subsidiar ações em quatro dimensões:
Social e econômica;
Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento;
Fortalecimento do papel dos grupos principais;
Meios de execução.
Um aspecto central enfatizando na Agenda 21, é o planejamento de sistema de gestão de produção e de consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. Ela propõe, então, uma reformulação do conceito do progresso, normalmente entendido como a capacidade de produção e de consumo de um país.
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
A Sustentabilidade Empresarial visa o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. A empresa INOXEL adotara atitudes éticas, práticas que visam seu crescimento econômico sem que agrida o meio ambiente e assim colaborando para o desenvolvimento da sociedade.
Assim mudaremos a imagem positivamente da INOXEL perante seus clientes, deixando consciente a importância da defesa ao meio ambiente. Com essa pratica os clientes irar receber produtos e serviços de ótima qualidade e assim fidelizando um compromisso entre empresa e clientes.
Algumas Práticas sustentáveis a serem adotada pela INOXEL:
Uso de sistema de tratamento e reaproveitamento de água;
Reciclagem de lixo solido;
Criação de projetos educacionais voltados para preservação do meio ambiente;
Respeito total das leis ambientais do país;
Uso racional de água e da energia elétrica.
IMPLEMENTACAO E OPERAÇÕES NA INOXEL
Estrutura e Responsabilidade: Ao possuir um quadro de atividades que possuem algumas ações pertinentes ao meio ambiente, a metalúrgica demonstra responsabilidade ambientais e sociais. Parte dos lucros obtidos com reciclagem e venda dos resíduos são divididos entre os funcionários, como forma de incentivo.
Treinamento, Conscientização e Competência: A empresa promove treinamentos, envolvimento e incentivo à conscientização ambiental de seus empregados, através de palestras com temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade.
Comunicação: Não possui um sistema de comunicação interna formalizado. As divulgações internas das políticas ambientais se dão de maneira informal, e em papeis anexados pela empresa. A metalúrgica divulga muito pouco sobre sua atuação no tocante as questões ambientais.
Controle Operacional: Há na metalúrgica a elaboração das instruções de trabalho, bem como a descrição da prevenção de riscos. A empresa não possui ações preventivas, apenas corretivas.
Controle Emergencial e Responsabilidade: Como o setor de caldeiraria é propício a acidentes de trabalho, a indústria disponibiliza material para primeiros socorros em seus postos de trabalho. Alguns funcionários possuem treinamentos para situações adversas. Em um quadro de avisos localizado na entrada da empresa possuem papeis com telefones uteis como, por exemplo, de bombeiros e política, juntamente com avisos de prevenção de acidentes.
A INOXEL usará como diretriz de seu plano de negócios e parte de sua estratégia corporativa “conhecer, prevenir e mitigar os impactos ambientais” de seus serviços e produtos. A gestão ambiental será integrada à gestão dos aspectos de segurança, eficiência energética e saúde – SMES (Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde). A empresa também exigirá a certificação de seus fornecedores e, inclusive, impedindo empresas que não estiverem em conformidade de fornecerem seus produtos e serviços.
Definidas pela a ABNT NBR ISO 14.001, baseada no ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act). Que refere-se aos seguintes processos/atividades:
Planejar: Definição da política ambiental, impactos ambientais e metais ambientais;
Executar: Implementação do SGA e documentação, treinamento;
Verificar: Auditorias ambientais e avaliação de desempenho ambiental;
Agir: Ações de melhoria contínua.
PLANEJAMENTO DA INOXEL
Durante as atividades da INOXEL, notamos que a empresa provoca uma série de impactos ambientais que não vem sendo usado de forma correta.
Porém a empresa tem consciência do impacto ambiental proveniente de sua atividade na caldeiraria, entretanto não possui uma análise detalhadas dos riscos causados por essas atividades e nem levantamento desses aspectos e impactos. É uma Etapa fundamental para o sistema de implementação de sustentabilidade.
Dentre os mais significativos problemas ambientais, podemos destacar alguns como a Geração de Resíduos, o Consumo de Energia Elevado e Geração dos Gases Poluentes, Consumo de água e Produção de Lixo e Resíduos na empresa.
	Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização
	Medidas sugeridas para adequar esse impacto
	Custo/Beneficio
	
	
	
	Geração de Resíduos Sólidos
	Medida a ser adotada é criar parcerias com empresas de reciclagem
	Extremamente Rentável para ambos.
	Consumo de energia elétrica muito elevado
	Medida a ser adotada é a troca de equipamentos por maquinas mais modernas e sofisticada que consomem menos energia possível, treinamento de Funcionários para promover atitudes de economia energética
	O benefício supera o custo da troca do maquinário para possibilitar menor o impacto ambiental e também menor custo energético.
	Emissões atmosférica de CO2 e demais gases
	Medida a ser adotada é a instalação de Filtros nas chaminés, ou utilização dos vapores para poluição de energia elétrica
	Os danos ao meio ambiente a empresa pode ser multada e ter seu perfil perante a sociedade manchado, desta forma, então o custo compensa.
	Conta de água muito alta, desperdício interno entre os colaborados da empresa.
	Medida a ser adotada é Instalação de torneiras de baixo consumo de água com fechamento automático, reduzindo significativamente o valor da conta de água e o desperdício.
	O benefício será baixo pois é um direito essencial para vida humana, onde precisa preservar e conservar a qualidade e quantidade de água.
	A empresa produz muito lixo, e resíduos diversos, contaminando o meio ambiente e consumindo seus recursos.
	A medida a ser tomada é a Reciclagem de resíduos ou sua destinação correta, através da separação total do lixo reciclável em toda a organização, e contratação de empresas para a destinação ou reciclagem correta de resíduos (ex. Óleo, estopas, água contaminada, produtos químicos entre outros).
	O benefício será reduzir o consumo de matérias primas, o volume do lixo e evitar a poluição ao meio ambiente.
Devido ao levantamento de pesquisas verificamos que estes são os impactos ambientais mais urgentes até o momento e com mais possibilidades de serem colocados em prática. A empresa será beneficiada tornando-se mais competitiva no mercado globalizado, mais bem vista aos olhos dos clientes, se tornando umaempresa consciente. Proporcionará também benefícios à comunidade e colaboradores, evitando impactos ambientais e gerando qualidade de vida, transmitirá valores a gerações futuras.
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
1– a saúde, a segurança e o bem estar da população;
2 – as atividades sociais e econômicas;
3 – a biota;
4 – as condições estéticas e sanitárias;
5 – a qualidade dos recursos ambientais.
De acordo com a administração da INOXEL, a caldeiraria agora vem se preocupando em estar se aprimorando as suas ações socioambientais.
Dada a realização da proposta ambiental na empresa que significa posicionamento atual do empreendimento em relação ao meio ambiente podemos levar em consideração que à sustentabilidade do meio ambiente agregam valor a qualquer instituição, tornando os envolvidos seres humanos mais conscientes e favorecendo o bem estar do meio ambiente.
5. CUIDADOS JURIDICOS NA TERCERIZAÇÃO
O objetivo principal da terceirização é a redução dos custos na empresa INOXEL, para implementar a terceirização, buscaremos organizar os elementos de relação, causa e efeito nos ambientes internos e externos da empresa INOXEL, como os fatores humanos, econômicos e tecnológicos.
Levando em consideração a empresa INOXEL reconhece que precisa buscar parceria com uma empresa com serviços terceirizados competente para atender a seus requisitos de atividades de acordo com a lei, melhorar o desempenho da empresa, garantindo uma vantagem competitiva exigida pelo atual mercado globalizado.
Também é importante fazer pesquisas com empresas em que a terceirizada prestou serviços, órgãos públicos e no sindicato. Também recomendamos conhecer quem são os responsáveis pela empresa (contrato social). A qualificação deve ser avaliada sempre, para garantir que as obrigações sejam cumpridas de forma a manter ou elevar a qualidade do produto ou serviço.
Segundo FRANCO, 2011 “A dificuldade para se encontrar o parceiro ideal figura como um dos mais frequentes fatores de risco; para tanto, é imprescindível a existência de um processo de escolha e desenvolvimento de parceiros altamente profissionalizados. O terceiro escolhido deve apresentar um padrão de domínio técnico e ou tecnológico superior ao da organização contratante, como forma de garantir melhoria técnica sem necessariamente onerar dispêndios."
Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão de obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas. Isto significa, que poderão responder por dividas trabalhista e previdências de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresa de prestação de serviços.
Assim como qualquer modelo de gestão a terceirização apresenta vantagens e desvantagens para os seus tomadores, são eles:
VANTAGENS
- Focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação, ou seja, a empresa poderá se preocupar total e exclusivamente a sua atividade fim, terceirizando as demais;
- Diminuição dos desperdícios, redução das atividades meio, aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço, aprimoramento do sistema de custeio, maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional;
- Maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competividade, redução do quadro direto de empregados;
- Diminuição da ociosidade das maquinas, maior poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e medias empresas, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das maquinas, durante a recessão.
DESVANTAGENS
- Risco de desemprego e não absorção da mão- de- obra na mesma proporção;
- Resistências e conservadorismo;
- Risco de coordenação dos contatos;
- Falta de parâmetros de custos internos;
-Demissões na fase inicial;
-Dificuldade de encontrar a parceria ideal;
- falta de cuidado na escolha dos fornecedores;
-Aumento do risco a ser administrado;
- Conflito com os sindicatos;
Mudanças na estrutura do poder;
-Aumento da dependência de terceiros;
- Perca de vinculo para com o empregado;
- Desconhecimento da legislação trabalhista;
Vale lembrar que é permitido apenas locar mão-de-obra na forma de empresa de Trabalho Temporário, disciplinado pela Lei nº 6.019/74, previamente autorizadas pelo Ministério do Trabalho e nos casos de Trabalho Avulso Sindicalizado amparado pelo artigo 513, § único do CLT.
Tendo-se visto a necessidade da terceirização de seus processos operacionais, para um crescimento e desenvolvimento de suas áreas táticas, estratégicas e operacionais, desejando também o suporte à atividade do negócio da empresa, buscando eficiência, redução de custos, geração de valor, otimização do tempo e melhorar a qualidade do serviço.
Mediante estas necessidades, a terceirização tem por objetivo trazer para empresa a redução de custos, aumento de eficiência e o controle das atividades, além de fornecer meios para que a organização tenha foco em sua área de negócios.
A maneira que a organização vem sofrendo transformações ao longo do tempo, devido às novas tecnologias, os novos concorrentes e um mercado cada vez mais fechado, a empresa precisam se atualizar e procurar novas técnicas, métodos e recursos para se fortalecerem, há também uma constante pressão sobre os líderes empresariais para que agreguem valor a sua empresa através da minimização de processos e se concentrem em processos estratégicos.
O corte de gastos é desejável em um contrato de “outsourcing”, mas a principal vantagem é o empresário poder focar-se na sua verdadeira atividade. As atividades que dão suportem à empresa tomam tempo e energia. Ao terceirizá-las, o empresário consegue colocar foco no que realmente interessa.
Por tanto o que determina o sucesso da empreitada é a seriedade e competência não só do prestador de serviço mas também da empresa que terceiriza.
Uma relação madura e profissional, que cada parte cumpre seu papel com dedicação e honestidade é a maior garantia de bons resultados na terceirização em informática.
6. PROPOSTA DE IMPLANTACAO
Nessa parte final vamos desenvolve uma proposta metodológica de aplicação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho (SGI) com enfoque para empresas de pequeno e médio porte. A metodologia foi baseada nas diretrizes contidas na ISO 14001:1996 – Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS 18001:1999 – Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e finalizar com a Terceirização.
6.1 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
No mercado globalizado, cada dia mais aberto e competitivo, as empresas buscam a certificação conforme a ISO-9001:2008 e a INOXEL não poderia ficar de fora dessa inovação para sua caldeireira, se reveste de grande importância, sendo em muitos casos vital para a sobrevivência de algumas Organizações. Sabemos entretanto, que a Busca da Excelência sempre requer melhorias contínuas, e com certeza a participação nos diversos Prêmios da Qualidade com análises segundo Critérios de Excelência.
A INOXEL teria grandes ganhos com as Normas da série ISO. O ciclo mostrado a seguir, idealizado por Augusto Riccio e desenhado por Júlio Furukawa, ambos da Petrobras, ilustra os grandes ganhos da implementação de Sistemas de Gestão:
Figura 6.1.1 – Do Vicioso para o Virtuoso.
Outros ganhos:
• Maior satisfação dos clientes;
• Fator de diferenciação num mercado totalmente aberto;
• Oportunidade para alavancar imagem;
• Registro do conhecimento;
• Mobilização do pessoal na busca de prevenir, solucionar problemas, passando a uma mudança do enfoque e do pensamento baseado em conformidades;
• Diminuição de desperdícios/Reduçãode Custos;
• Estabelecimento e implementação de medições;
• Incorporação da abordagem de processos à Gestão do Negócio;
• Envolvimento da direção nas questões relacionadas ao Sistema de Gestão da Qualidade;
• Estabilidade do processo;
• Maior eficácia/eficiência;
• Maior aproximação entre as pessoas;
• Melhoria da rastreabilidade;
• Melhoria do controle documental;
• Possibilidade de maior conhecimento da empresa a todos os funcionários e maior segurança;
• Treinamentos mais objetivos;
6.2 GESTÃO AMBIENTAL
“Os objetivos básicos do sistema de gestão são o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, o sucesso no segmento de mercado ocupado (através da melhoria contínua dos resultados operacionais), a satisfação dos funcionários com a organização e da própria sociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente”.
Segundo a ISO 14000, o SGA é definido como “a parte do Sistema de Gerenciamento Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implementação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental”.
A certificação é um procedimento pelo qual um terceiro fornece prova escrita de que um produto, processo ou serviço atende a requisitos e normas especificados. A certificação de sistemas de gestão ambiental – SGA permite concluir que a organização possui uma política ambiental e que está implementando-a em conformidade com os requisitos da norma referencial, ou seja, a ISO 14001. Cabe ressaltar que, dentre as normas da série ISO 14000 apenas a ISO 14001 é “certificável”, isto é, estabelece uma diretriz que pode ser validada por terceira parte, sendo a ISO 14004 um guia de implantação da ISO 14001. Devido ao fato de ter sido fortemente influenciada pelas normas de qualidade da série ISO 9001, a ISO 14001 compartilha de princípios comuns, conforme ilustrado na figura abaixo, que mostra os elementos básicos de um SGA:
Figura 6.2.1: Elementos de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental
“Tanto no ponto de vista da qualidade, como ambiental, a correta implantação de um sistema de gestão que permita a certificação por critérios bem estabelecidos pode contribuir para diferenciação do produto final e, consequentemente, aumentar a competitividade da empresa INOXEL no mercado. Um sistema de gestão em determinado processo, corretamente certificado, pode induzir a adoção de tecnologias cada vez mais limpas e a melhoria do produto final. A responsabilidade civil da organização por danos causados ao meio ambiente e defeitos nos produtos, também passa a ser mais bem conhecida. Com a implantação desta ISO na INOXEL a detecção, no caso de algum problema, se torna mais fácil e a rastreabilidade no processo permite que este seja corrigido com mais rapidez e agilidade. Além disso, um certificado sempre será elemento muito importante na defesa da organização em caso de disputa judicial, funcionando com atenuador, já que a organização pode demonstrar preocupação com a prevenção e consequentemente com o meio ambiente”.
A ISO 14000: Sistema de Gestão Ambiental – SGA. Estas normas têm como finalidade prevenir danos ambientais decorrentes de processos produtivos e de produtos colocados no mercado de consumo. Um gerenciamento referenciado em normas técnicas, de reconhecimento nacional e internacional, implica no atendimento a todas as exigências ambientais e permite a avaliação do desempenho do empreendimento, além de ampliar a possibilidade de troca de experiências e o aprimoramento de soluções. A gestão ambiental visa o atendimento a requisitos ambientais; porém, o bom desempenho de uma gestão ambiental não se esgota apenas em atendimento de momento. O cuidado ambiental não só impõe a intenção de padrões de qualidade, mas também o resgate de padrões anteriores à intervenção no meio e o seu aprimoramento.
É importante que a INOXEL contemple a perspectiva da busca da qualidade ambiental para a metalúrgica, visando um patamar superior e que, para tal, o desempenho ambiental seja avaliado periodicamente, identificando-se eventuais necessidades de reformulações no sentido da melhoria contínua, a empresa INOXEL adoção a esse Sistema de Gestão Ambiental – SGA, baseado na ISO 14001: - Será de grandes benefícios tais como:
- Benefícios organizacionais: possibilidade de combinação com o Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001, demonstração de responsabilidade ambiental e manutenção da documentação legal regularizada, criação de imagem pública positiva e melhoria da comunicação com as partes interessadas;
- Benefícios financeiros: redução de desperdício de materiais e energia, inserido em um planejamento de eficiência energética;
- Benefícios para os empregados: melhoria das condições de trabalho e segurança, das oportunidades de diálogo entre os colaboradores e gerentes e da qualidade dos treinamentos e qualificação dos empregados;
- Benefícios comerciais: Ganho de novos clientes e satisfação dos já existentes, além de descontos junto às seguradoras.
6.3 SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – A Evolução da Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil.
A Especificação OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatível com as normas para Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001 – e Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001 – para facilitar a integração dos sistemas, no caso da organização assim o desejar. Assim, seus elementos são dispostos conforme a figura a 6.2.1.
De acordo com a norma OHSAS 18001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – SGSST é “aquela parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, programar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização”.
Figura 6.3.1 - Sistema de Gestão e Saúde e Segurança no Trabalho.
Esta norma tem como objetivo de melhor contextualizar a problemática, com a implantação dessa norma OHSAS 18001 a INOXEL terá uma prevenção intensa sobre saúde e segurança do trabalho, pós a empresa trabalha com vários setores de risco, principalmente nas caldeiras, e os funcionários que operam as caldeiras precisam de total segurança no trabalho exercido.
Acidente do trabalho é conceituado como “o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário”. Ainda de acordo com INSS (1991), os acidentes do trabalho podem ser classificados como:
- Acidentes típicos, decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado, acidentes de trajeto, quando ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice-versa e doenças profissionais, que são as desencadeadas pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade. As principais causas de acidentes do trabalho são:
• Atos inseguros: São todos os procedimentos do trabalhador que contrariem normas de prevenção de acidentes.
• Condições Inseguras: São as circunstâncias externas de que dependem as pessoas para realizar seu trabalho que estejam incompatíveis ou contrárias com as normas de segurança e prevenção de acidentes; são falhas e irregularidades existentes no ambiente de trabalho e que são responsabilidade da empresa.
• Fator Pessoal de Insegurança: É qualquer fator externo que leva o indivíduo à prática do ato inseguro: características físicas e psicológicas (depressão, tensão, excitação, neuroses, etc.), sociais (problemas de relacionamentos, preocupações de diversas origens); alteram o comportamento do trabalhador permitindo que cometa atos inseguros.
Os riscos ambientais são capazes de causar danos à saúde do trabalhador, dependendo danatureza e concentração do agente; da susceptibilidade do trabalhador exposto e do tempo de exposição.
• Agentes Físicos: São as diversas formas de energia geradas por equipamentos e processos que podem causar danos à saúde dos trabalhadores expostos, tais como: ruído, calor, frio, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes pressões - 20 - anormais e umidade.
A tabela abaixo relaciona os principais agentes ou riscos físicos, descrevendo também suas fontes e principais danos aos trabalhadores.
Essas são as diretrizes e propostas de implantação das três principais ISOS implantadas nas empresas de grande e pequeno porte, e nada melhor para a INOXEL que adote essas diretrizes para a melhoria da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho para a empresa e seus funcionários. A INOXEL também poderá concorrer a licitações com várias outras empresas, pós já possui grandes contratos com as marcas: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros. Marcas essas que também possui suas certificações e exige que a empresa INOXEL, hoje uma de suas maiores fabricantes de produtos e equipamentos, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, também tenha suas certificações na Qualidade (ISO 9001) Meio Ambiente (ISO 14001) e a certificação da principal que seria a Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 1800).
6.4 - TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização é cada vez mais utilizada. Para que essa forma de contratação de serviços tenha êxito, e é necessário o cumprimento de alguns procedimentos e regras básicas.
Foi observado que para minimizar os riscos da contratação de empresas terceirizadas existem alguns cuidados a serem tomados:
Analisar a empresa antes de ser contratada;
Buscar informações em departamentos de recursos humanos jurídicos e produção;
Avaliar equipamentos utilizados pela empresa;
Conhecer suas instalações.
Foi também planejado para INOXEL terceirizar atividades de apoio na questão de legislação, a consultoria apoia esta atividade que trará mais economia com mão de obra e mais tempo para administrar, porém traremos a conhecimentos da empresa exigências legais para esta prática com base na Súmula nº 331 do TST e cuidados ao contratar evitando problemas futuros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vimos no decorrer do trabalho a importância da implantação de ferramentas e práticas de Gestão e Redução de Impactos Ambientais e legislações para melhoria dos processos e resultados da Empresa INOXEL
A INOXEL percebeu que com as implantações e certificações ISO a melhoria será continua para empresa, fornecedores e clientes.
As Certificações ISO deverão ser prioridade da administração atual, por englobarem praticamente todos os aspectos da empresa, e as certificações podem ser obtidas de maneira simultaneamente (produtos e empresa), visto que alguns requisitos são comuns a várias delas. Segundo o site de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as certificações garantem que os produtos e serviços da empresa certificada estão em conformidade com padrões internacionais de qualidade e segurança, isso, classifica a empresa como mundial.
Todo e qualquer passo que a INOXEL der no sentindo de modernizar seu estilo de gestão e também no sentindo de certificar seus produtos, só será possível através do comprometimento de todo o corpo funcional, desenvolvimento de liderança (formadores de opiniões), e comunicação clara e aberta em todos os níveis.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estratégia para que o empresário, em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente. A tendência atual é que as empresas façam do seu desempenho ambiental um fator diferencial no mercado.
A indústria metalúrgica de forma geral está sendo cada vez mais pressionada para atender as exigências da legislação ambiental e controlar a geração de resíduos, dar destinação adequada para os mesmos, visando estabelecer formas de prevenção e de poluição.
Outro ponto relevante trata-se da terceirização de serviços. Embora seja uma pratica cada vez mais solicitada no mercado globalizado, foi possível verificar que não e tão simples o controle das consequências e repercussões da mesma, devendo por este motivo ser feiro um estudo pormenorizado da empresa que se pretende contratar e do real benefício desse tipo de contração.
Sugerimos o ajustamento aos critérios das ISO’S relacionadas a seguir, para que o corpo de diretores e corpo gerencial, bem como supervisores e líderes, possam iniciar e incorporar a cultura da qualidade e excelência:
ISO 9001 Gestão da Qualidade
ISO 14001 Implantação de Sistema de Gestão Ambiental
ISO 26000 Reponsabilidade Social
ISO 13065 Bioenergia Sustentável
ISO 27001 Segurança da Informação
ISO 51001 Gerenciamento de Energia
OHSAS 18000 Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
ANNAN JR., Pedro e MARION, José Carlos. Direito Empresarial e Tributário. Campinas: Átomo/ Alínea, 2009
CAMARGO, Adriana Pereira; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prática: fundamentos, experiências e habilidade.1. ed. São Paulo: Saraiva, 2011
FRANCO, Décio Henrique, RODRIGUES, Edna de Almeida e CAZELA, Moisés Miguel (org’s). Tecnologia e Ferramentas de Gestão. – ED. Especial-
Campinas: Átomo/Alínea, 2011
BARBOSA, Ronaldo. Tecnologias de Gestão: Ferramentas de Qualidade - Parte 2. Caderno de Atividades.
Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21 – 6. ed. – Petrópolis: Vozes, 1997.
http://sustentarte.org.br/novo/tripe-da-sustentabilidade/#.VkfMRHQ8jqA Acesso 14 de Novembro de 2015
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4. Ed. – Elservier, 2007 (PLT)
Cadernos de Excelência (Série Cadernos de Excelência). Fundação Nacional da Qualidade – São Paulo, 2006
Links referente Ao Modelo de Excelência de Gestão:
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/modelos-de-gestao/33343/
http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/39/2012_39_4866.pdf
http://www.qualitymag.com/articles/91559-managing-operational-excellence
http://www.shingo.org/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma
http://www.iso.org/iso/home.html
http://www.iso.org/iso/pub100080.pdf
http://www.bureauveritas.com.br/
http://www.abnt.org.br
http://www.bureauveritas.com.br/
http://www.abnt.org.br
Artigo 5S (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, disponível em http://www.infoescola.com/filosofia/5s-seiton-seiri-seiso-seiketsu-e-shitsuke, acesso em 09/11/2015
http://www.5s.com.br
Daychoum, Merhi 40+4 Ferramentas de gestão, Rio de Janeiro, Brasport, 2010
PILLEGGI, Marcus Vinicius. As vantagens do uso de redes sociais nas empresas. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: http://goo.gl/EifuJM. Acesso em: 14 jul. 2014.
LAUDON, C Kenneth, P Jane, Sistema de Informação Gerencial, Pearson Practice Hall, São Paulo, 2004
Terceirização com Segurança por Paulo Henrique Teixeira
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm Acesso 03 de Novembro de 2015
http://certificaaoiso.com.br/iso-14001/ Acesso em 05 de Novembro de 2015
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9225&revista_caderno=25 Acesso 04 de Novembro de 2015
http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/audterc_qualidadenaterceirizacao.htm Acesso 05 de Novembro de 2015
http://pt.m.wikipedia.or/wiki/ISO_14001 Acesso em 05 Novembro de 2015

Continue navegando