Buscar

lutero 2

Prévia do material em texto

FACULDADE CENECISTA DA ILHA DO GOVERNADOR
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: FABRÍCIO AUGUSTO
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE
ESPÉCIE: RESENHA DO FILME
ALUNA: PATRÍCIA MAGDA RODRIGUES BATISTA
LUTERO O FILME
Elenco Principal: 
Martim Lutero (Joseph Fiennes) 
Katharine Von Bora (Claire Cox) 
Tetzel (Alfred Molina) 
Príncipe Frederico III (Peter Ustinov) 
Papa Leão X (Owe Ochsenk Neecht) 
Carlos V (Torben Liebremcht) 
O filme Lutero foi exibido pela primeira vez em 2003, tem a intenção de nos passar a história de um grande homem muito importante naquela época e até os dias de hoje.
Martin Lutero possuía um desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para ser professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que foi fundada Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero se desiquilibrou. Sua mente tinha muitas dúvidas. Ele começa a fazer vários questionamentos sobre a conduta Igreja Católica, e isso o estava incomodando muito. 
Lutero, acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.
Lutero doutorado em teologia, mas, não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos. Como por exemplo, a "oferta" de indulgências aos fiéis, em troca da salvação de suas almas do purgatório. 
Lutero foi para Roma conhecer de perto o centro do Catolicismo, ficou diante de uma enorme fila para ver o crânio do João Batista que estava dentro da capela. Ficou ali por alguns instantes e depois foi para outra fila, para subir uma grande escadaria, onde, qualquer fiel que tivesse interesse em livrar ou amenizar seus pecados, encurtar sua passagem pelo purgatório, deveria pagar um determinado valor. Era só colocar moedas na caixa, distribuídos em uma enorme bancada estabelecida ao lado da escadaria. Lutero fez isso e rezou a oração a cada degrau, até o topo. Quando Lutero depositou a moeda, lhe disseram: "seu avô agora será livre do purgatório, suba e reze a cada degrau". 
Quando Lutero chegou ao topo da escadaria, deparou-se com várias imagens que davam "benefícios espirituais" para aqueles que às comprasse.
De volta à Roma, logo depois de presenciar o "comércio de indulgências" oferecido pela Igreja Católica, aos fiéis, completamente decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em várias oportunidades acreditava que poderia conversar com o Diabo. 
Lutero estava certo de que a Igreja agia de um modo não condizente com a Palavra de Deus. Quando suas indagações atingiam momentos críticos em sua cabeça, ele ficava pelas madrugadas conversando com o Diabo, por sempre o provocar com tentações.
Ele pensou muito quando voltou de Roma, lugar onde ele mesmo pode ver as cenas críticas e polêmicas que os representantes de Deus apresentavam ao povo. Ele viu vários prostíbulos para monges, e muitas pessoas dando tudo o que tinha para se salvar.
O príncipe Frederico III gostava muito de Lutero, acredita-se que por sua habilidade e dedicação presente em suas aulas, pelo seu conhecimento teólogo, etc...
Esse Príncipe iria defender Lutero mais a frente quando ele estivesse em momentos muito delicados da vida.
Os questionamentos de Lutero geraram muitas polêmicas, por esse motivo foi iniciado um processo de inquisição.
O padre dominicano Tetzel que participava do processo de inquisição, saiu da Espanha para Wittenberg, querendo dar aos fiéis uma "esperança divina", dizendo que o julgamento de Deus estaria próximo. Ele pregava um discurso aos fiéis da região com direito a imagens do purgatório para que os que temessem a Deus pudessem conhecer o seu poder, sendo que para isso eles deveriam comprar a passagem do purgatório. Vários moradores da região compraram o livramento após serem convencidos pela Igreja. No encontro com Lutero, que era contra as indulgências, ele lhes falava que tudo não passava de papéis de homens. Ele dizia ainda, que só o amor de Cristo era capaz de dar paz de espírito, e isso era feito, gratuitamente. 
A Igreja Católica tinha centralizado seu poder sobre os fieis proibindo de possuírem um exemplar da bíblia, dizendo que ninguém poderia entendê-la, devido a sua de leitura muito difícil. Eles ainda falavam que o papel de ensinar as regras de Deus era um dever exclusivo da Igreja Católica.
Lutero escreveu muito sobre essas questões, chegou ao número de 95 teses que ele mesmo pregava na porta da catedral de Winttenberg, onde todos os fiéis passaram a ter acesso a tudo o que ele escrevia.
Os escritos de Martin passaram a ser publicados em grandes quantidades e cada vez mais aumentava o número de pessoas que tinha conhecimento deste material.
As teses eram cheias de conceitos do Lutero, com diversos assuntos questionadores:
- aceitáveis ao Catolicismo
- demagógicas
- que supunham o conceito de Lutero para se justificar
- que procuravam reconhecer o magistério do Papa
- que eram sarcárticas
Quando a Igreja ficou sabendo dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo, o Papa Leão X ,andou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero conversou com um representante oficial do Papado. Muitos acreditavam que Lutero desistiria de suas afirmações sobre a igreja católica. Até seus amigos mais chegados lhe disseram para desistir e não desafiar com medo que ele fosse condenado como um herege. O Cardeal também ficou espantando com Lutero, pois esperava ouvir a reafirmação de Lutero sobre tudo o que já havia escutado pelas pessoas e por meio de suas teses. A partir deste momento, Lutero deixou de ser considerado católico para sempre.
Isso não significava que ele estava livre da Igreja que queria julga-lo por sua criação das 95 teses. O Papa queria que ele fosse julgado em Roma, mas foi nesse momento que ele foi protegido pelo Príncipe Frederico que o protegeu não concordando com a situação. O príncipe conseguiu um acordo para que fosse feito em Wittembertg mesmo, até mesmo sendo montado um esquema de segurança para Lutero, para acompanhá-lo. Esta segunda parte do acordo não foi realizada por Carlos V. Daí Frederico demonstrou seu verdadeiro apreço por Lutero, mandando alguns de seus homens para o pegar Lutero antes da Igreja. Lutero ficou escondido na Universidade. Nesse momento Lutero começa a traduzir a Bíblia para a língua alemã, o que tornaria possível o acesso de muitas outras pessoas interessadas por ela. Ele dedicou um dos exemplares especialmente ao Principe Frederico.
Lutero sem dúvida, criou uma reforma religiosa, inclusive na Alemanha. 
Muitos acompanharam suas idéias e deixaram para trás as doutrinas da Igreja Católica. 
Houve grandes confrontos entre protestantes e católicos, inúmeras pessoas morreram. A Catedral de Wittemberg não escapou da invasão dos revoltados. Lutero viu com seus próprios olhos os estragos após uma guerra liderada por seu amigo professor da Universidade. 
Lutero não queria que isso acontecesse e não admita que tudo era por causa do que ele pregava. Pois suas ideologias estavam, segundo ele, embasadas no verdadeiro amor de Cristo não em desrespeito, violência e revolta.
Depois do conflito, algumas Freiras fugiram duma cidade e foram para onde Lutero estava. Uma delas era Katharine Von Bora, que leu todo material de Lutero e queria vê-lo pessoalmente. Katharine casou-se com Lutero. Questão que continuou desafiando mais uma vez os líderes católicos. 
Os líderes que compunha o reinado de Carlos V deu apoio total negando-se a condenar Lutero com o herege, foi uma verdadeira vitória para aqueles que apoiavam as ideias luteranas. 
Explique a correlação do filme com nossa disciplina.
Lutero assim como os primeiros filósofos busca estabelecer uma série de explicações para as para as questões de cunho religioso.
Lutero agiu para explicar a todos sobre a salvação pelas boas obras e pela fé, alegando que a mesma dependia de um esforço pessoal e mais ainda da ajuda e da graça de Deus.
Ele era um inconformado, para ele somente Deus era soberano o que tornava todo homem livre.
Esse filme trata claramentesobrea ruptura com a igreja, mas não a ruptura com Deus. 
A filosofia busca uma séria de explicações, assim como Lutero também buscou.
Os primeiros filósofos influenciados por Platão e o Mito da Caverna, também buscaram estabelecer uma série de explicações racionais para questões religiosas. Isso esteve presente tanto na Patrística (os textos dos padres) como na Escolástica (as escolas ou universidades).
Lutero fez como uma de suas teses fundamentais a concepção da "salvação" pelas boas obras ou fé. O que já tinha sido feito por Santo Agostinho, para quem a salvação vinha de um esforço pessoal, mas que, ainda assim, dependia da Graça Divina (predestinação), mas que esta não era para todos.
A ideia da salvação pelo esforço do indivíduo como a da predestinação estava presentes entre os reformados protestantes do período de Lutero.
Qual período filosófico é identificado no filme?
O filme nos faz lembrar muito do período renascentista, onde a crise da igreja católica faz com que Lutero rompa com a tradição, colocando em dúvida a sua própria fé. O filme aborda a questão religiosa, daí, não podemos esquecer que estamos nos identificando com Bacon e Descartes, pensadores que as ideias reformadoras levavam a inauguração de um novo período em que as ciências pudessem ser livres. 
Apresente com seus argumentos, o posicionamento adotado por Lutero com relação à Igreja Católica e o que o levou a isso.
Cheio de muita coragem e determinação Lutero enfrentou a igreja católica sem nenhum temor.
Apesar de não ser sempre bem sucedido ele foi um grande homem de respeito e o é até hoje, através
de seus atos de coragem rompeu com a igreja e lançou as bases da reforma protestante.
	O fato de não ser uma pessoa que se acomodasse com tudo o que lhe era falado fez dele esse homem cheio de complicações e resoluções.
	Sua insatisfação fez com que ele chegasse ao julgamento e livramento. Se não fosse por sua ousadia talvez nossas vidas ainda estivesse na mesma situação de sermos subjugados a igreja, sem ter o direito de optar o que queremos estudar e conhecer.

Continue navegando