Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Ciências Biológicas
Disciplina: Evolução
Anotações da Aula de Mutação
Quais as princípios da hereditariedade?
1º - Fluxo de informação unidirecional, ou seja, genótipo fenótipo. 
2º -Manter identidade, os fatores são conservados, sem variação e sem mudança. A herança é mantida e não muda, continua sendo a mesma.
E o que é a mutação? 
É o surgimento de uma característica nova. A mutação, na verdade, é a violação do segundo princípio da hereditariedade. É quando as unidades hereditárias não mantêm a sua identidade ao longo das gerações.
Sendo assim, não existe hereditariedade? É lógico que existe, todavia essa hereditariedade fracassa.O mecanismo de herança fracassa porque ele não é PEFEITO. Se fosse tudo perfeito, não haveria mudança. Se esse mecanismo não fosse imperfeito, ou seja, fosse perfeito, não haveria evolução. É necessário que o mecanismo de hereditariedade fracasse para que haja evolução. O processo evolutivo e hereditário são defeituosos, fracassados, imperfeitos. E é por isso que existe evolução. 
O fracasso do princípio é a mutação, ou seja, o mecanismo que deveria manter a identidade das unidades hereditárias ao longo das gerações não o faz, fazendo com que haja mudança.
O triunfo do fixismo:Caso não houvesse uma violação no segundo princípio da hereditariedade, não haveria evolução fazendo com que o fixismo triunfasse.
A mutação pode ser:
Estrutural: Uma perda (-) / um ganho (+) / uma troca de nucleotídeos de parte de cromossomos ou cromossomos inteiros. Essa é chamada de mutação pontual.
Processo:Pra ser processo deve estar ocorrendo ao longo do tempo.
DEFINIÇÃO DE MUTAÇÃO:
De forma negativa: Violação do segundo princípio da hereditariedade.
De forma positiva:Genótipo/fator + mudança + ser ao acaso, ou seja, É uma mudança ao acaso do genótipo.
Essa mudança é ao acaso, essa mudança é um erro. Isso significa que é um erro na manutenção da identidade das unidades hereditárias. Se for um erro, a chance desse erro melhorar determinada situação é muito pequena. É por esse fato que a frequência de mutação é muito baixa, 10 -6.
As mutações são:
Muito raras: 10 a -5 10 a -6;
A chance de serem positivas é muito baixas.	
Porque a taxa de mutação é tão baixa? Porque os erros não são muito maiores?Por causa da seleção natural. A seleção elimina os indivíduos que apresentam uma taxa de erro que seja insuportável para a sobrevivência do indivíduo. A seleção natural mantém indivíduos que tenha uma taxa de erro baixa. Caso a taxa de erro seja muito grande, isso faz com que a hereditariedade se perca. Perdendo a hereditariedade, se perde a capacidade de procriar, e assim se perde a vida. Ao longo das gerações aqueles indivíduos que tinham mecanismos de herança, uma taxa de erro menor, tinha vantagem em relação aos outros porque o que dava certo se perpetuava e o que dava errado era eliminado.
Resumindo, a mutação é um erro, um fracasso. É um mecanismo que tem uma frequência extremamente baixa e, a frequência desse erro ocorrer e dar certo é mais baixa ainda.
Qual a importância do processo de mutação para a evolução? A importância é que a mutação é a ÚNICA fonte de variação nova.
Como que uma fonte de variação nova de frequência tão baixa e na grande maioria das vezes deletéria pode ter significado evolutivo?
1º -Evolução não significa progresso.
2º -Se a mutação estiver associada à seleção natural, a S.N magnifica os efeitos da mutação, ou seja, ela ergue os alelos e aumenta a frequência rapidamente. Quanto à deriva, ela pode fixar alelos positivos ou deletérios. A deriva genética magnifica o efeito da mutação seja positiva ou deletéria, independente de causarem dano ou não.