Buscar

tgp_UNIDADE_01

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Direito
Disciplina: Teoria Geral do Processo – Prof. Thais Pimenta Moreira
Resumo e Atividades de Fixação
UNIDADE 01 – NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE DIREITO PROCESSUAL
A sociedade não vive sem um ORDENAMENTO, sem uma NORMATIZAÇÃO DE COMPORTAMENTO. O DIREITO surge como conjunto de regras GERAIS, disciplinadoras da VIDA SOCIAL. O direito em sua forma POSITIVA é ordenamento jurídico em vigor em determinado país e em determinada época; é o Direito posto. Mas não basta apenas criar normas. É preciso fazer com que sua observância seja OBRIGATÓRIA. Então o Estado não só cria a Lei, mas institui meios de garantir sua realização, através da imposição COATIVA. Contudo, mesmo sendo as normas obrigatórias, é impossível evitar CONFLITOS DE INTERESSES entre os cidadãos, e entre estes e o ESTADO. Então, para manter o império da ORDEM JURÍDICA e garantir a PAZ SOCIAL, o Estado não tolera a AUTOTUTELA dos interesses. As funções soberanas do Estado, para atender todas estas contingências, se dividem em ADMINISTRATIVAS, LEGISLATIVAS e JURISDICIONAIS. ADMINISTRATIVA – gestão dos serviços públicos (poder executivo) LEGISLATIVA- traçar, abstrata e genericamente, as normas de conduta que formam o direito objetivo (poder legislativo) JURISDICIONAL- missão pacificadora do Estado, exercida diante de situações litigiosas. Através desta o Estado dá solução aos conflitos de interesses, caracterizados por pretensões resistidas (Lides).
O objetivo imediato da JURISDIÇÃO a aplicação da lei ao caso concreto, e o MEDIATO deve ser o de “restabelecer a paz entre os particulares e, com isso, manter a da sociedade”. Para isso, as partes devem se utilizar de um instrumento chamado PROCESSO, que recebe denominação CIVIL, TRABALHISTA, PENAL, ADMINISTRATIVO, etc., conforme o direito material perante o qual se instalou o conflito de interesses. Para regular este método de composição de litígios, o Estado cria normas jurídicas que formam o DIREITO PROCESSUAL (formal ou instrumental) para servir de INSTRUMENTO DE ATUAÇÃO DA VONTADE CONCRETA DAS LEIS DE DIREITO MATERIAL (ou substancial), que há de solucionar o conflito estabelecido entre as partes.
DEFINIÇÃO
Na verdade, o direito processual é um só, porque a função jurisdicional é ÚNICA, qualquer que seja o direito material debatido, por isso é comum a todos os ramos os PRINCÍPIOS da JURISDIÇÃO E DO PROCESSO. Mas, por conveniência de ordem PRÁTICA, legislador vai agrupar as normas processuais em códigos e leis especializadas, conforme a natureza das regras aplicáveis à solução do litígio (daí direito processual civil, penal, trabalhista, etc.) Então, o DIREITO PROCESSUAL CIVIL, é o ramo da ciência jurídica que trata do complexo das normas reguladoras do exercício da JURISDIÇÃO CIVIL. O DIREITO PROCESSUAL PENAL, para a JURISDIÇÃO PENAL, e assim por diante. 
NATUREZA
O direito processual pertence ao ramo de DIREITO PÚBLICO, pois disciplina exercício de parte de uma das funções soberanas, que é a JURISDIÇÃO. Mesmo quando o conflito é PRIVADO, há o INTERESSE PÚBLICO, que é a PACIFICAÇÃO SOCIAL e manutenção da ORDEM JURIDICA, mediante a REALIZAÇÃO DA VONTADE CONCRETA DA LEI.
OBJETIVO
Antes o Direito Processual era visto como apêndice do direito MATERIAL. Hoje autônomo, tem como finalidade RESGUARDAR A ORDEM JURÍDICA, PACIFICANDO LITÍGIOS e ASSEGURANDO O IMPÉRIO DA LEI (aplicando a lei geral ao caso concreto) E DA PAZ SOCIAL. Também, mediatamente, PROTEGER INTERESSES INDIVIDUAIS. Mas esta não é a finalidade primeira, pois para o Direito Processual não importa quem está com o direito, mas apenas DEFINIR QUAL A VONTADE CONCRETA DA LEI, diante da SITUAÇÃO LITIGIOSA.
NOVOS RUMOS DO DIREITO PROCESSUAL
A preocupação atual é muito mais PRÁTICA, buscando melhoria dos SERVIÇOS FORENSES. Portanto, a preocupação é com a INSTRUMENTALIDADE e EFETIVIDADE e TEMPESTIVIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL, buscando a “GARANTIA DE UM PROCESSO JUSTO” mais do que a de um PROCESSO LEGAL, preocupando mais com a ÉTICA do que com as FORMAS e SOLENIDADES. Então essa preocupação com AMPLO e IRRESTRITO ACESSO À JUSTIÇA, é direito fundamental das constituições DEMOCRÁTICAS. 
TGP – EXERCÍCIOS (1)
JULGUE OS ITENS VERDADEIROS OU FALSOS:
( ) O direito processual está inserido no âmbito do direito público referindo-se ao conjunto de normas jurídicas que regulamentam a jurisdição, a ação e o processo; sendo um conjunto de normas de natureza eminentemente cogente.
( ) A lei processual se aplica, regra geral, de imediato aos processo em curso, alcançando também atos processuais praticados antes de sua vigência.
( ) O princípio do juiz natural garante que as partes sejam julgadas pelo representante do Poder Judiciário investido da prerrogativa da Jurisdição, evitando-se a figura do juízo ou tribunal de exceção.
( ) O princípio do devido processo legal se apresenta como um supra princípio, englobando todos os demais.
( ) Não há hipóteses em que a legislação crie tratamento não paritário às partes em litígio.
( ) O princípio da razoável duração do processo tem previsão idealista, prevenindo a burocratização e procrastinação dos atos judiciais que causem entraves à eficácia da tutela jurisdicional.
( ) Por inércia da jurisdição entende-se que as relações jurídicas processuais, em regra, se iniciam por iniciativa das partes.
( ) O objeto das normas processuais é a disciplina do modo processual de resolver os conflitos e controvérsias mediante a atribuição ao juiz dos poderes necessários para resolvê-los, às partes, de faculdade e poderes destinados à eficiente defesa de seus direitos, além da correlativa sujeição à autoridade exercida pelo juiz.
( ) O princípio que regula a eficácia espacial das normas de processo é o da territorialidade, limitando-se o juiz a aplicar a legislação pátria (aplicação da lex fori).
( ) A lei não apresenta lacunas: sempre haverá no ordenamento jurídico, ainda que latente e inexpressiva, uma regra para disciplinar cada possível situação ou conflito entre pessoas.
TGP – EXERCÍCIOS (2)
Tendo em vista as aulas e conteúdos ministrados até o momento, resolva as questões abaixo:
01) Conceitue jurisdição e explique o trinômio “poder-dever-função/atividade”.
02) Qual o significado da função pacificadora da jurisdição?
03) Qual o significado de “inércia, lide e definitividade”, como características da jurisdição?
04) Diferencie a atividade jurisdicional das atividades legislativa e administrativa do Estado.
05) Cite dois princípios inerentes à jurisdição. Explique-os.
06) Diferencie jurisdição contenciosa da jurisdição voluntária.
07) Como CHIOVENDA entendia a jurisdição vonluntária?
08) Quais são os órgãos que compõem as instâncias extraordinárias do Judiciário?
09) O significa dizer que os Tribunais da estrutura do Judiciário possuem competências originárias e competências recursais?
10) O que se entende por unicidade da Jurisdição?
�PAGE �
�PAGE �2�

Continue navegando