Buscar

questao 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3- Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte súbita 3 dias após ter realizado cirurgia para colocação de prótese femural. O laudo médico descreveu “Choque Cardiogênico”. O médico explicou à família que o mesmo foi conseqüência do pós-operatório e não se deveu à falha cardíaca primária, pois o paciente apresentava bom estado cardiopulmonar. 
Baseado nesses dados, descreva detalhadamente a patogenia compatível que culminou com o óbito. 
 
R: Paciente fica em repouso no pós-operatório, a falta de “movimentação” causa estase (diminuição da velocidade circulatória) e aumento da viscosidade sanguínea (por maior aumento compensatório do n° de plaquetas). A estase ainda faz com que os fatores de coagulação não sejam removidos pelo fígado, ficando acumulados nos membros inferiores.
 Esses dois fatores, estase e aumento da viscosidade sanguínea, causam trombose em veia profunda da perna, principalmente na femural, ilíaca e veia poplítea. Nessas veias, os trombos formados ficam fracamente aderidos, este trombo então pode se desgarrar e encravar na bifurcação da artéria pulmonar, chamado de “êmbolo em sela.”
Ocorre então uma descompensação entre o lado esquerdo e direito do coração, pois aumenta muito a pressão do lado direito e não tem sangue do lado esquerdo, fazendo com que haja falha da bomba cardíaca e o paciente sofra morte súbita por choque cardiogênico.

Outros materiais