Buscar

Caso Clinico Cardio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BMF 14/08
Caso Clinico- Fase 1
· Tipo (pontada, queimação, aperto, facada, cólica...  
· Localização; 
· Há quanto tempo? 
· Intensidade (escala de 0 a 10);  
· Frequência;  
· Duração;  
· Irradiação;  
· Fator desencadeante 
· Fator de melhora e piora e sintomas associados 
Guilherme (nome fictício), 62 anos, branco, comerciante, natural e procedente de SP-SP, foi trazido ao PS pelos colegas de trabalho relatando dor torácica há cerca de 40 minutos. O quadro se iniciou enquanto estava subindo uma escada. Não melhorou com repouso e se mantém de forte intensidade desde então. Após alguns minutos do início, começou a sentir tonturas, que pioram quando tenta se levantar e andar, com sensação de desmaio. Outros sintomas associados: sudorese fria profusa, náuseas e um pouco de falta de ar.
Coronárias: artérias responsáveis pela irrigação do coração. A morte do tecido cardíaco: Infarto (por vários órgãos) por uma consequência isquemia pela necrose esse caso no miocárdio. 
 
Quando tem prejuízo no suprimento vascular do coração, é onde o paciente já começa apresentar a angina: estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração e tem como sintomas grande desconforto e pressão no peito, com a dor durante a atividade física. Aumentar debito cardíaco.
Regular estado geral, palidez cutânea, hidratado, eupneico, afebril, acianótico (SINAIS) frequência cardíaca = 42 bpm= bradicardia PA= 104/60 mmHg.  Ausculta cardíaca sem alterações. Ausculta pulmonar sem alterações. SatO2= 95%. Exame abdominal e de extremidades sem alterações. Pulsos simétricos em todas as extremidades. Dextro = 124 mg/dl. 
A troponina I (cTnI) e a troponina T (cTnT) são proteínas do sarcômero.
A creatinofosfoquinase (CPK ou CK), é uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração.
– CPK 1 ou BB: Pode ser encontrada nos pulmões e no cérebro, principalmente;
– CPK 2 ou MB: É encontrada no músculo cardíaco 
– CPK 3 ou MM: Está presente em o tecido muscular e representa 95% de todas CKs
Submetido a cineangiocoronariografia (cateterismo cardíaco), que mostrou obstrução completa da coronária direita e de 80% da artéria descendente anterior em terço médio. Foi feita angioplastia com colocação de stent na coronária direita. O bloqueio atrioventricular se resolveu ao final do procedimento. • Permaneceu internado por 7 dias e recebeu alta para seguimento ambulatorial e encaminhado ao serviço de atenção primária na Unidade básica de Saúde na região onde reside.
ELETROCARDIOGRAMA: Condução elétrica, diferença de potencial
1. Durante o atendimento na emergência, o paciente apresenta um quadro de dor torácica. Enquanto não se conhece o resultado do eletrocardiograma e dos exames laboratoriais, a hipótese inicial é de ANGINA. Com base nos dados clínicos, qual seria a classificação desta angina e qual é o qual o mecanismo fisiológico implicado na geração deste sintoma? Angina: Stable, unstable, microvascular and prizmetal Animation.
A angina pectoris geralmente é uma consequência de um desbalanço oferta/consumo entre uma atividade que aumenta a carga de trabalho ou “consumo”, o que resulta em um aumento na frequência cardíaca, pressão arterial ou ambos e na incapacidade de as artérias coronárias epicárdicas estreitadas aumentarem o fluxo anterógrado ou “oferta” em resposta a este aumento no consumo.
2. A artéria coronária esquerda apresenta dois ramos principais. Qual destes se apresenta pérvio (que se deixa passar) quanto a circulação sanguínea?  Ramo circunflexo da artéria coronária esquerda.
3. Quais são as camadas presentes nestes vasos? Dê suas constituições histológicas. 
4. No eletrocardiograma, há onda P e complexo QRS? Eles estão na proporção 1:1 (visualizar DII longo)? Baseado nisso, há sincronia entre a despolarização atrial e ventricular? 
5. O caso mostra que o paciente apresentou bloqueio atrioventricular importante, que se resolveu depois do cateterismo. Descreva os componentes pertencentes ao complexo estimulante do coração.
Hoje procurou atendimento, relatando estar há uma semana com náuseas e perda de apetite (QUEIXA PRINCIPAL). Não teve febre, dor abdominal ou alteração do hábito intestinal.  A principal hipótese levantada foi de hepatite medicamentosa. Foram suspensos os medicamentos em uso e o paciente ficou em observação na UPA devido às náuseas. Permaneceu em jejum até a manhã seguinte. Sendo que era diabético, ficou com hipoglicemia. Pela manhã, iniciou quadro de tremores em extremidades, sudorese fria e tonturas. Medida a glicemia capilar = 50 mg/dl. Recebeu glicose e foi liberado após melhora dos sintomas. Foi feita troca da medicação no momento da alta. Passados cinco anos (67 anos) dos eventos anteriores, o senhor Guilherme procura novamente a UBS. Conta que está sentindo falta de ar para fazer suas atividades habituais (caminhar um quarteirão, varrer a sala), há cerca de um mês. Vem ainda sentindo falta de ar ao se deitar – atualmente está usando 3 a 4 travesseiros para diminuir a sensação de sufocamento. Tem notado ainda inchaço nas pernas nos últimos vinte dias. Debito cardíaco- insufiencia cardíaca. Solicitou um ecocardiograma, que mostrou disfunção sistólica importante (fração de ejeção do ventrículo esquerdo = 35% - referência: 60-80%), com extensa área inativa na parede anterior do ventrículo esquerdo. 
1) Os exames complementares mostraram aumento sérico considerável de bilirrubinas. Descreva o trajeto que a bile deveria seguir baseando-se nas vias extra-hepáticas. Aumento no sangue de bilirrubinas. Por razoes pre hepáticas, função do fígado, pos hepáticas tambem. 
2) Após 5 anos, Guilherme, teve um novo infarto onde identificou-se uma disfunção sistólica com perda da fração de ejeção. Baseado nos aspectos do caso, qual artéria fora acometida nesta nova circunstância?
3) O paciente apresenta redução da fração de ejeção, um índice relacionado ao débito cardíaco. Quais são os determinantes do débito cardíaco? Qual destes determinantes está mais prejudicado neste paciente? 
Frequência cardiaca e volume sistólico. O volume.
4) considerando que o ventrículo esquerdo esteja dilatado (aumento da cavidade), como é esperado o princípio de Frank-Starling nesta condição?  “Quanto mais sangue chega, mais sangue sai”
5) Com o objetivo de melhorar o débito cardíaco, pode-se administrar medicação que resulta em vasodilatação arterial. Como tal medicamento estaria melhorando o débito cardíaco, baseado nos seus determinantes? Facilita, pelo volume. Aumento da pressao lateral do vaso.
 
DC = volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto
VS = volume de sangue ejetado
3

Continue navegando