Buscar

Pato Gera l- Casos Perturbações Circulatórias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Em um laudo de necrópsia de paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, o patologista descreveu “células da falência cardíaca”. A partir desta informação, sugira uma causa mortis compatível com este achado, descrevendo detalhadamente a etiopatogenia que culminou com o óbito. 
2. Um homem obeso, fumante, estressado, apresentou quadro clínico compatível com isquemia cardíaca após derrota de seu time na semifinal do campeonato regional.
Cite a patologia básica que mais comumente é o fator causal do quadro clínico referido e descreva o mecanismo patogenético envolvido na mesma.
3. Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte súbita 3 dias após ter realizado cirurgia para colocação de prótese femural. O laudo médico descreveu “Choque Cardiogênico”. O médico explicou à família que o mesmo foi conseqüência do pós-operatório e não se deveu à falha cardíaca primária, pois o paciente apresentava bom estado cárdio-pulmonar. 
Baseado nesses dados, descreva detalhadamente a patogenia compatível que culminou com o óbito.
 
4. Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi à consulta médica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alteração cardíaca ou hepática.
Considerando que o diagnóstico conclusivo foi de alteração cardíaca, DÊ UMA ETIOLOGIA E EXPLIQUE A PATOGENIA que justifica o quadro clínico que levou o paciente ao médico. 
 
5. Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi à consulta médica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alteração cardíaca ou hepática. 
Considerando que o diagnóstico conclusivo foi de alteração hepática, DÊ UMA ETIOLOGIA E EXPLIQUE A PATOGENIA que justifica o quadro clínico que levou o paciente ao médico. 
 
6. Um aneurisma de aorta pode levar à morte por diferentes razões, como por exemplo, choque e infarto cerebral. 
Explique como e porque ocorreriam tais situações clínicas.
A – CHOQUE
B - INFARTO CEREBRAL
7. Paciente do sexo feminino, 61 anos, com história de insuficiência cardíaca vem fazendo uso, sob prescrição médica, de diurético. Considerando que a medicação tem relação com a 	história médica citada:
Descreva para este caso a etiopatogenia compatível com a necessidade de uso de tal medicação;
	
8. Vítima de acidente automobilístico foi atendida no Pronto Socorro e acabou indo a óbito. 
Segundo o boletim médico, a causa mortis, deveu-se à hemorragia toráxica seguida de parada cardíaca. 	
Considerando verdadeiras estas informações, explique sucintamente os eventos que culminaram com a morte e a correta denominação desta patologia.
 
9. Explique, fundamentando-se na etiopatogenia, que tipo de embolia (sistêmica ou pulmonar) pode ter prognóstico influenciado por uma cardiopatia prévia.
10. Como se explica que a OBSTRUÇÃO ARTERIAL ou a DEFICIENTE DRENAGEM VENOSA, duas condições tão distintas, possam ser causa de isquemia? Com base em sua justificativa, explique:
A - O infarto arterial;
B – O infarto venoso.

Continue navegando