Buscar

Resumo comentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Humanas e Exatas
Licenciatura em Letras/Português
Período: 2015.2
Professor(a): Francicleide Liberato
Aluno(a): Jayane Rafaelly Souza Silva
Resumo comentário
De acordo com o texto ´´Explorando a escrita`` e tantos outros estudados até o momento, percebe-se que a concepção de escrita está evoluindo positivamente ao longo dos anos. No entanto, quando nos referimos a escrita, isso não quer dizer que para esta expressão gráfica, necessitamos apenas de lápis e papel nas mãos, a escrita envolve todo um processo para que se chegue ao produto final.
Este que se inicia no planejamento, no pensar, no escrever, na fermentação das ideias, na reescrita, para que se torne realmente produtiva, diante disso é indiscutivelmente necessário um tempo para que ela floresça, para que ela se desenvolva. Neste tempo é analisado o público alvo, o genêro em que será desenvolvida, o contexto em que ela irá circular, as intenções a serem transmitidas, sua finalidade, no sentido de que, não se escreve por escrever, temos sempre um objetivo, escrevemos imaginando quem será o nosso leitor, e carregamos o intuito de talvez ´´acrescentar`` algo no conhecimento do outro, para que haja uma comunhão de ideias, porque a escrita é tambem interativa e cooperativa, há através dela uma interação e cooperação entre escritor e leitor.
´´O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer``. Frase de Samuel Johnson citada no texto (Explorando a escrita) que traduz praticamente a alma da escrita, em um país onde as pessoas ainda leêm pouco, são desprovidas de cultura literária, as que teêm competência para escrita e o fazem com muito esforço, devem acima de tudo terem seu trabalho reconhecido e serem valorizadas. Porém, essa frase carrega em si a ideia de que o ´´bom`` é trabalhoso e isso nos remete ao longo e cuidadoso processo de escrita.
Considerar os erros, em uma produção textual dos alunos é entender esse processo, no momento em que ele rascunha, escreve e reescreve, ele esta construindo e reconstruindo ideias, afinal, todo erro é uma tentativa de acerto.

Outros materiais