Buscar

aula 7 - Vitaminas B3 B5 B8 B9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
B I O Q U Í M I C A
Prof.: Edson Barros
*
*
B I O Q U Í M I C A
Prof.: Edson Barros
*
*
*
*
 A vitamina B3, também conhecida como niacina, vitamina P ou ácido nicotínico, é uma das oito solúveis em água, com complexo B vitaminas.Também é um derivado substituído da piridina. Com formas ativas da coenzima (Nad) e seus derivados (Nadp)
 Estes compostos ajudam a remover átomos de hidrogênio durante reações no organismo.
*
*
 FUNÇÕES:
Processos metabólicos 
Saúde da pele, sistema nervoso e sistema digestivo
*
*
*
*
 
 - na levedura
 - nos cereais
- no fígado
- no leite
- na carne magra
- nos legumes
- nas verduras (como o brócolis, tomate, cenoura, aspargo, abacate e batata-doce)
- grãos enriquecidos e não refinados
*
*
DEFICIÊNCIAS:
 Pelagra (DDD)
 (Diarréia-Dermatite-Demência)
Anorexia
Língua lisa preta
Tontura
Confusão mental
 
*
*
Grave deficiência conduz a pelagra (doença envolvendo a pele), o trato gastrointestinal e o SNC (Sistema Nervoso Central)
Alguns sintomas:
- ferida na língua
- demência
- dermatite escamativa
- pele escamada, rachaduras e pigmentadas nas partes expostas à luz solar.
*
*
Inibe a lipólise (degradação dos lipídios) no tecido adiposo, o produto primário dos ácidos graxos na circulação. O fígado usa esses ácidos graxos circulantes como precursores para a síntese hepática de triacilgliceróis.
A Niacina causa uma diminuição da síntese hepática (metabolismo de várias substâncias).
*
*
*
*
FUNÇÕES :
Coenzima utilizada no metabolismo energético
*
*
O ácido pantotênico foi descoberto por Williams em 1933 como sendo uma substância essencial para o crescimento de leveduras. O seu primeiro papel foi verificado que uma doença denominada pelagra dos pintos, curada com extratos de fígado. Foi demonstrado por Wooley e Jokes que o fator que curava a dermatite das aves era o ácido pantotênico. O seu nome vem do grego, em que Panthos significa “por toda a parte”. Isso porque a é encontrado em toda a parte. 
A vitamina B5 também é conhecida como “vitamina do estresse” e sua deficiência é difícil de se reconhecer, pois, aparentemente, afeta a capacidade de todos os órgãos de lidar com os estressores emocionais e físicos
 
*
*
Auxilia o metabolismo em geral. O Pantenol, forma alcoólica ativa do ácido pantotênico apresenta papel dos mais importantes na regulação dos processos de suprimento de energia. Ele acha-se fixado em cada célula viva e, por conseguinte, promovendo o desenvolvimento, função e reprodução dos tecidos endoteliais e epiteliais. 
Combate as infecções produzindo anticorpos. Evita a fadiga, reduz os efeitos adversos e tóxicos de muitos antibióticos. A glândula supra renal e o sistema nervoso dependem dele. Auxilia na construção da célula e manutenção normal do crescimento. Útil no controle do stress físico e mental.
*
*
O ácido pantoténico encontrado na coenzima A representa a forma química ativa dessa vitamina e apresenta também importância no metabolismo celular pela liberação de energia dos glicídios, lipídios e proteínas e também na síntese de aminoácidos, ácidos graxos, esteróis e hormônios esteróides, assim como elemento essencial para a formação da porfirina, porção pigmentar da molécula da hemoglobina.
 Ajuda no controle da capacidade de resposta de um organismo a situações estressantes.
*
*
*
*
Alimentos Ricos em Vitamina B5
A vitamina B5 está presente em praticamente todas as células, logo pode ser encontrada em todos os alimentos de origem animal e vegetal. Algumas das principais fontes de vitamina B5 são:
De origem animal: 
Fígado e rim;
Carne de frango ou bovina;
Gema de ovo;
Leite e derivados;
De origem vegetal: 
Brócolis;
Batata doce; 
Melaço;
Abacate;
Lentilha.
*
*
DEFICIÊNCIAS:
Vômito
Diarréia 
Insônia
*
*
Hipovitaminose
Por se tratar de uma vitamina encontrada em grande parte dos alimentos e exigir uma quantidade bem reduzida consumida diariamente, a deficiência de vitamina B5 ocorre raramente, geralmente ligada a casos de extrema desnutrição. Manifesta-se por degeneração muscular, deficiência adrenocortical e hemorragia, dermatite, queratite, parada do crescimento e morte nos animais. No homem, a sua deficiência não tem sido reconhecida com uma dieta comum, presumivelmente por causa da grande ocorrência da vitamina nos alimentos comuns. No homem, apenas a denominada síndrome “ardor nos pés”, caracterizada por formigamento nos pés e parestesias (sensações cutâneas subjetivas), hiperestesias (aumento da intensidade das sensações) e distúrbios circulatórios nas pernas, supõe-se estar ligados à deficiência de ácido pantotênico. Causa fadiga, fraqueza muscular, perturbações nervosas, anorexia, diminuição da pressão sangüínea. Distúrbios cutâneos.
*
*
Hipervitaminose
Assim como as outras vitaminas do complexo B, a vitamina B5 é hidrossolúvel, o que facilita sua excreção pelas vias urinárias.
Desta forma, a ocorrência de excesso em nosso organismo é muito rara e mesmo assim ainda não foi diagnosticado um nível de toxicidade pelo consumo excessivo
*
*
*
*
A biotina recebe também o nome de vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8 e faz parte das vitaminas do complexo B. Foi isolada pela primeira vez no ano de 1936 e, sintetizada no ano de 1943, levando, aproximadamente, 40 anos para ser reconhecida como vitamina. 
EM 1916, Bateman observou que ratos alimentados com clara de ovo como única fonte de proteínas desenvolviam desordens neuromusculares , dermatite e perda de cabelos.
Esta síndrome poderia ser prevenida caso cozinhasse a clara do ovo ou se fosse acrescentado fígado ou levedura à dieta.
EM 1936, Kogl e Tonis isolaram da gema do ovo uma substância que era essencial para crescimento da levedura e a dominaram de BIOTINA.
Depois verificou-se que esse fator e aquele que prevenia a intoxicação da clara do ovo cozida eram o mesmo.
*
*
FUNÇÕES :
Cofator enzimático no metabolismo energético
Separação dos aminoácidos
Síntese do glicogênio e produção da gordura
*
*
Nos alimentos, a biotina é encontrada sob duas formas: biotina livre e biocitina (em maior quantidade). No trato gastrointestinal, esta segunda forma precisa ser quebrada por enzimas, podendo ser absorvida pelo intestino delgado, juntamente com a biotina livre dos alimentos. Na corrente sanguínea, ela é transportada livre ou ligada às glicoproteínas do plasma. É reabsorvida no rim, sendo eliminada apenas quando este se encontra saturado
*
*
ELA ATUA COMO COENZIMA EM INÚMERAS REAÇÕES QUÍMICAS DO METABOLISMO.
É ESSENCIAL NA MANUTENÇÃO DOS CABELOS E UNHAS.
PARA A SAÚDE DA PELE, DOS MÚSCULOS E PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL.
É UMA VITAMINA HIDROSSOLÚVEL.
ELA AGE DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO DA PELE E INDIRETAMENTE NA UTILIZAÇÃO DOS HIDRATOS DE CARBONO ( AÇÚCARES E AMIDO) E DAS PROTEÍNAS.
NEUTRALIZA O COLESTEROL (DIRETAMENTE LÍGADO À OBESIDADE).
*
*
Fórmula Química
 
*
*
Fontes Alimentares
Pode ser encontrada: nas leveduras, no arroz integral, frutas, nozes, pólen de flores, iogurte, ovos, carne, leite, além de ser produzida por bactérias intestinais. No entanto, esta biotina produzida por essas bactérias não está disponível para ser absorvida, porque permanece ligada dentro das bactérias e sua produção ocorre distante do seu local de absorção. Ela é uma vitamina sulfurada e funciona como co-fator enzimático, no metabolismo de proteínas e carboidratos. Age de forma direta na formação da pele e, de forma indireta, na utilização dos açúcares, amidos e proteínas.
*
*
O ORGANISMO HUMANO É INCAPAZ DE SINTETIZAR BIOTINA, DEVENDO SER SUPLEMENTADA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO.
ALIMENTOS RICOS EM BIOTINA:
-PÓLEN DE FLORES
-GÉRMEN
DE TRIGO
-LEVEDO
-MELÃO
-IOGURTE
-OLEAGINOSAS (NOZES)
-ARROZ INTEGRAL
-FRUTAS
-OVOS
-CARNES
-LEITE
-PEIXES
*
*
DEFICIÊNCIAS:
Funcionamento deficiente do coração
Perda de apetite, náusea
Depressão, dor muscular, fraqueza
Ressecamento e queda de cabelo
Exantema (erupção avermelhada-dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação)
Exantema
*
*
Deficiência pode causar:
FURUNCULOSE
SEBORRÉIA DO COURO CABELUDO
ECZEMA (INFLAMAÇÃO NA PELE)
DORES MUSCULARES
FALTA DE APETITE
FLACIDEZ
DERMATITE
*
*
Hipovitaminose
É raro casos de deficiência de biotina, no entanto, pode ocorrer em situações de consumo prolongado e excessivo de clara de ovo crua, em indivíduos que recebem nutrição parenteral total (complementar ou substituir a alimentação oral) por longo período de tempo, em pacientes com epilepsia tratados com medicamentos anticonvulsivantes, em indivíduos alcoólatras e indivíduos que sofreram desnutrição protéica severa. 
MANIFESTAÇÕES DE CARÊNCIA : MUITAS RARAS E PRATICAMENTE SÓ APARECEM SE HOUVER DESTRUIÇÃO DAS BACTÉRIAS INTESTINAIS OU ADMINISTRAÇÃO DE ANTIMETÁBOLICOS DA BIOTINA. 
*
*
Hipervitaminose
No caso onde há um excessivo consumo de biotina, não há relatos conhecidos de intoxicação.
Grandes doses de Biotina podem provocar diarréia.
*
*
*
*
O ácido fólico (nome químico: ácido peteroilglutâmico), pertence ao grupo das vitaminas do complexo B. É também conhecida como folacina, vitamina BC, vitamina B9 e fator do “Lactobacillus casei”, embora estes nomes sejam atualmente considerados obsoletos.
O termo "folato" é utilizado para designar todos os membros da mesma família de compostos nos quais o ácido pteróico se liga a uma ou mais moléculas de L-Glutamato.
*
*
O ácido tetrahidrofólico, o qual é a forma ativa dos folatos no organismo, atua como um coenzima em numerosas reações metabólicas essenciais. Tem um papel importante no metabolismo dos aminoácidos, os constituintes das proteínas. Está também envolvido na síntese dos ácidos nucléicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação da células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correto e para o funcionamento ótimo do sistema nervoso e da medula óssea.
*
*
FUNÇÕES:
Processos bioquímicos fundamentais – criação do material genético
Produção e divisão celular
Crescimento dos tecidos, utilização protéica no crescimento normal
Formação das hemácias e leucócitos da medula óssea
*
*
Funções
Efetivo no tratamento de certas anemias
Pode manter espermatozóides saudáveis.
É um componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.
Reduz risco de mal de Alzheimer
Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
Ajuda a controlar a hipertensão.
*
*
 
*
*
Fontes Alimentares
Encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.
Os folatos são encontrados numa grande variedade de alimentos. As fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.
*
*
Fontes Alimentares
No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.
Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida, pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.
A Espinha Bífida, uma grave anormalidade congénita do sistema nervoso, desenvolve-se nos dois primeiros meses de gestação e representa um defeito na formação do tubo neural.
Uma das lesões congénitas mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral 
*
*
DEFICIÊNCIAS:
Crescimento pobre
Depressão e confusão mental
Anemia
Diarréia
Pneumonia 
Pneumonia
*
*
Deficiência
A deficiência grave de folatos leva quase sempre, num curto espaço de tempo, a uma anemia megaloblástica, uma doença na qual a medula óssea produz glóbulos vermelhos gigantes e imaturos. Os sintomas clínicos variam e estão relacionados com a gravidade da anemia e com a agudicidade da sua manifestação. Se deixada sem tratamento, a anemia megaloblástica pode ser fatal.
Na deficiência aguda (p.ex. após a administração dos antagonistas dos folatos), pode haver perda de apetite, dores abdominais, enjôos e diarréia. Podem também desenvolver-se úlceras dolorosas na boca e na faringe; podem ocorrer alterações de pele e perda de cabelo.
A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. No exame de sangue (hemograma) as células apresentam-se normocrômicas (coloração normal) e macrocíticas (tamanho aumentado).
*
*
Deficiência
Os sintomas comuns de uma deficiência crônica de folato são o cansaço e a perda de energia e de vontade. Pode ocorrer uma sensação de boca e língua doridas. A deficiência durante a gravidez pode resultar em parto prematuro e/ou malformação do feto. Nas crianças, o crescimento pode ser retardado e a puberdade atrasada. A deficiência de folatos tem também sido associada com problemas neurológicos, tais como demência e depressão.
A deficiência de folatos é muito comum e muitos locais do mundo e faz parte do problema geral de subnutrição. Nos países desenvolvidos, a deficiência nutricional de folatos pode ser encontrada acima de tudo em grupos economicamente desprivilegiados (p.ex. os idosos). A ingestão reduzida de folatos é também vista freqüentemente em pessoas que fazem dietas específicas (p.ex. para perder peso).
*
*
Deficiência
Problemas de estômago (p.ex. gastrite atrófica) e do intestino grosso (p. ex. doença celíaca, a doença de Crohn) podem levar a uma deficiência de folatos como resultado da má absorção. Em doenças com uma elevada taxa de renovação celular (p.ex. cancro, certas anemias, problemas de pele), as necessidades de folatos são maiores. Isto acontece também durante a gravidez e a amamentação, devido ao rápido crescimento dos tecidos durante a gravidez e às perdas através do leite durante a amamentação.
Sintomas clássicos da doença celíaca incluem distensão abdominal, vômitos, diarréia, perda de peso (ou crescimento atrofiado em crianças) e fadiga, mas enquanto a doença celíaca é basicamente uma doença intestinal, sintomas intestinais também pode ser limitado ou mesmo ausente
*
*
Deficiência
As pessoas em tratamento médico, p.ex. para a epilepsia, cancro ou infecções, têm maiores riscos de sofrerem de deficiências de folatos, bem como as mulheres que tomam contraceptivos orais e os pacientes com falha renal que necessitam de hemodiálise periódica. As deficiências agudas de folatos têm sido relatadas como ocorrendo num curto espaço de tempo em pacientes em cuidados intensivos, especialmente aqueles com nutrição por via parentérica total.
*
*
Hipovitaminose/Hipervitaminose
Hipovitaminose: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
Hipervitaminose: euforia, excitação e hiperatividade.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando