Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

User badge image
Giba Moure

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Questão 1 Peso: 20%
Dentre os achados científicos envolvendo a influência das chamadas Funções Executivas na aprendizagem, NÃO é correto afirmar que:
O indivíduo já nasce com suas Funções Executivas desenvolvidas e que, portanto, se ele nasce com comprometimento em função executiva, nada fará com que ele melhore neste aspecto.
As Funções Executivas preparam os alunos para a vida acadêmica mais que o QI (Quociente de Inteligência).
As Funções Executivas bem desenvolvidas melhoram a vida acadêmica do aluno ao longo de toda sua vida escolar.
As Funções Executivas funcionam como controle e monitoramento das funções cognitivas.
Questão 2 Peso: 20%
Os primeiros centros psicopedagógicos surgem, nos Estados Unidos, com o intuito de:
Auxiliar crianças e suas famílias no processo de aprendizagem de seus filhos.
Aproximar famílias, médicos, psicólogos e professores de crianças com problemas de aprendizagem.
Servirem de centro de atendimento de crianças especiais para que seus pais pudessem trabalhar.
Servirem como centro de reeducação para crianças delinquentes e, também, para atender crianças com aprendizagem mais lenta.
Questão 3 Peso: 20%
A língua Portuguesa é uma língua alfabética. Por isso, para que a aprendizagem da leitura aconteça é necessário se estabelecer a relação da letra e do som. Esse processo que estabelece a relação letra/som é chamado de:
Memória Operacional Fonológica (MOF)
Função Executiva
Nomeação Automática Rápida (RAN)
Princípio Alfabético
Questão 4 Peso: 20%
Na década de 80, surgiram teorias e estudos interacionistas importantes para o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O conhecimento vindo dessas teorias favoreceu a compreensão de que:
Alunos com deficiência podem permanecer no mesmo ambiente escolar somente se tiverem um acompanhante terapêutico, pois, sem esse acompanhante, não conseguem realizar as atividades.
Somente alunos com Transtorno do Espectro Autista têm direito ao acompanhante pedagógico, para serem capazes de realizar suas atividades escolares.
Todo professor, para uma melhor atuação, deveria especializar-se em psicopedagogia para ser capaz de fazer a inclusão de alunos com necessidades especiais.
Alunos com necessidades especiais são “sujeitos ativos da aprendizagem” devendo, portanto, permanecer em salas regulares de escolas comuns, pois são capazes de aprender.
Questão 5 Peso: 20%
Uma das tarefas mais esperadas e desejadas no trabalho do psicopedagogo é o desenvolvimento do processo de alfabetização de crianças, que estejam apresentando dificuldades na aprendizagem. Para melhor escolher sobre qual método de alfabetização irá adotar, o psicopedagogo deve saber que existem dois métodos de alfabetização:
Analítico (Lógica segue um procedimento de “baixo para cima”, ou seja, das unidades menores, como a relação fonema-grafema, para as unidades maiores) e Sintético (Também denominado “método de cima para baixo”. Partem do texto para as unidades menores).
Analítico (Também denominado “método de cima para baixo”. Partem do texto para as unidades menores) e Sintético (Lógica segue um procedimento de “baixo para cima”, ou seja, das unidades menores, como a relação fonema-grafema, para as unidades maiores).
Construtivismo (método que favorece a curiosidade pela busca do desenvolvimento) e Socioconstrutivismo (método que se utiliza do professor como mediador no processo de aprendizagem da criança).
Construtivismo (método que se utiliza do professor como mediador no processo de aprendizagem da criança) e Socioconstrutivismo (método que favorece a curiosidade pela busca do desenvolvimento).
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina