Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ESCOLA DE ENSINO BÁSICO
 E.E.B FREDERICO HARDT 
DANIELLE ELVIRA SUOTNISKI
A PROBLEMÁTICA DA DEMONIZAÇÃO DOS JOGOS
Indaial
3
2024
DANIELLE ELVIRA SUOTNISKI
A PROBLEMÁTICA DA DEMONIZAÇÃO DOS JOGOS
Trabalho para ser entregue na Escola de E.E.B Frederico Hardt
Orientador(a): Prof.ª 
Indaial
2023
RESUMO
Este trabalho tem a função de trazer conhecimento sobre os jogos, e o porquê o demonizam e o que afeta.
Palavras-chave: Jogos; demonização; conhecimento.
ABSTRACT
This work has the function of bringing knowledge about games, and why they were demonized and what they affected.
Keywords: Games; demonization; knowledge.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	…………………………………………………………………………. 05
2 DESENVOLVIMENTO…………	……………………………………………………….. 06
2.1 Culpar os jogos.................………………	…………………………………………….06
2.2 As notícias em TV'S...........……………………………………………………………06
2.3 Fala do Lula sobre os jogos...………………………………………………………….06
2.4 Algumas igrejas na demonização dos jogos………………...……………………….06
2.5 Os problemas dos coach..........................……………………………………………07
2.6 Bolhas sociais...............................……………………………………………………07
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………….………………… 10
4 REFERÊNCIAS…………………	………………………………………………………. 11
1 INTRODUÇÃO
Desde que a época das tecnologias e jogos começou, houveram muitas positividades e controvérsias, isso não é de hoje e sempre a população tentou mascarar os problemas reais da sociedade e culpar os jogos, de forma para as pessoas não jogassem jogos com violência por conta que tornassem estas pessoas “violentas”.
 Mas este trabalho tem a função de dar a opinião que os jogos não tornam a pessoa deste tipo de comportamento, e sim ao redor da pessoa que convive, o que ela escuta e olha, como por exemplo jornais, políticas e religiões.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Culpar os jogos
Para pesquisar afundo sobre algo que está causando algum problema é algo que leva tempo e persistência, já que tem várias raízes relacionadas, e para simplificar isso eles culpam um único causador e usa ele como um único mal. E isso que acontece com os jogos, na relação familiar é um exemplo, já que os pais da pessoa não tentam investigar a causa do porquê que o filho passa o tempo todo em seu quarto jogando ou foi violento com um colega em sua escola, assim fazendo mais fácil culpar os jogos. Alguns pais reclamam isso para os filhos ou já proíbem isso antes deles terem contato com algum jogo.
Mas essas pessoas não chegaram a esta conclusão sozinha, e sim foi uma construção de palavras de outras pessoas para criar sua própria opinião relacionada do que a pessoa falou.
2.2 As notícias em TV’S 
Os jornais são uma outra fonte para problematizar os jogos, já uma parte dos assassinatos, massacres que estão relacionados aos jovens se volta para os jogos, e são várias causas que relaciona isto, e um exemplo é por conta que no seu tempo livre ele jogava algum jogo e apontam isto como a verdadeira culpa em vez de ver profundamente sobre o que se passava no local onde morava e qual era sua mentalidade. 
E dentro destes jornais arrumam pessoas só para concordar com a sua fala para criar mais poder o que está falando e criar mais credibilidade. Dentro destas notícias reclamam também do ato da pessoa poderá replicar algo violento dentro do jogo, mas culpariam também os filmes, séries, e isso não é a culpa da obra e sim da mentalidade da pessoa que está vendo. 
Uma outra fala que apontam nos jornais, é que afetará a mente em desenvolvimento da criança, faria até sentido usar esta opinião para rebater, porém, por isso que existe faixa etária nos jogos, e isso é hipocrisia do próprio jornal já que o que afeta também são as próprias notícias que passam em tv aberta em rede nacional, onde aparece vídeos contendo violências, vários assassinatos, mortes. E o próprio jornal não tem restrição de idade, que começa a passar de manhã, de tarde e de noite e as vezes passam várias vezes o mesmo caso, e isso também afeta a mentalidade da criança e vendo isso cedo demais e distorcendo o modo de pensar na infância.
No Brasil tem o costume de sentar na mesa para almoçar assistindo notícias de tarde, e através dessas matérias convence a família, onde escuta as típicas falas “jogos fazem mal”, “jogo vicia”, querendo ou não isto fixa na mente e repassa para outras pessoas. 
2.3 Fala do Lula sobre os jogos 
Com o tempo passou e os jornais abaixaram mais essas matérias, porém em 2023 voltou à tona de novo, com os ataques que estavam acontecendo nas escolas, o atual presidente da república replicou a narrativa que os jogos são culpados pela violência, onde no discurso tinha milhões de pessoas assistindo, em seu discurso dito pelo Lula fala que os jogos não ensinam sobre o amor ou educação, só jogo que ensina a matar, e com os jogos que ensinam as crianças fazerem ataques nas escolas, e com seu discurso fala também que cada vez causa mais morte que a segunda guerra mundial.
Com esta fala de Lula poderá ser rebatido facilmente pois existe jogos educativos, existe jogos sobre amor, existe jogos que não ensinam a matar e existe jogos infantis. O problema não está na fala e na opinião de Lula, e sim a influência de levar para as pessoas igual os jornais fizeram, só que tornando a demonização dos jogos mais forte e acaba a ter mais pensamentos que jogos causam violência, e mais pessoas proibindo as crianças de terem acesso nos games. Adultos que cresceram ouvido com esse tipo de matéria em relações aos jogos, ouvindo a fala do próprio presidente legitima a narrativa. 
E o que afeta ao criticar os jogos é que tiram o real causador da violência, onde os adolescentes entram em grupos extremistas e seguindo as ideias que são crimes e a fazerem estes tais atos. O adolescente que posta vários vídeos que é um crime como pedofilia ou fazendo crueldade animal e outros, o próprio pai acaba proibindo-o de jogar e acha que poderá resolver este assunto.
2.4 Algumas igrejas na demonização dos jogos
As demonizações dos jogos estão longe para acabar, já que não é só na política e na fala de pessoas idosas convencidas, também se relaciona nas igrejas. Existe sim igrejas que ensinam certo que no caso sobre não matar ou não roubar, mas existem outros tipos de igrejas que demonizam os jogos e outras mídias como se fosse algo maligno falando que é pra destruir lares e famílias e controlar mentes das pessoas, e isso é algo realmente perigoso onde não se tem nenhum embasamento científico ou lógico, e usam o medo das pessoas para controlar o que deve ou não consumir.
 O exemplo disto era quando as cartas Yu-Gi-Oh! ficaram famosas, nisso problematizaram as cartas nas igrejas falando que era do diabo e os pais que ouviram aquilo começaram a queimar as cartas e brigar com os filhos. Imagina como estaria a mente daquela criança ouvindo seus pais brigarem com ela e queimar o seu brinquedo preferido por conta de um medo que colocaram em sua cabeça. E por conta dessas coisas talvez o filho fique sozinho e fale menos com os próprios pais, ou se torna briguento, e quando os pais comentam isso na igreja tem a resposta que é a culpa dos jogos, e tirando a real causa que são as próprias atitudes dos pais.
Algumas igrejas também não falam diretamente que os jogos são do diabo, mas falando que jogos causam depressão, ansiedade e por conta disso que deveria proibir as crianças ou adolescentes de jogar. Se uma pessoa fica em seu quarto depressiva jogando jogos, não foi os jogos que ocasionou isso foi um outro motivo, e por alguma outra coisa ela viu uma escapatória nos jogos e acabou se viciando. Invés do homem que estiver em cima de seu palanque alertar o pai de observar o filho, tentar entender as suas atitudes, os sentimentos e a sua mente, ele culpará os jogos pois será mais fácil falar para o filho parar de jogar os jogos do que entender ele, é mais difícil parar e entender a cabeça de uma criança do que tirar o celular, computador ou um console dela.
2.5 Os problemasdos coach 
Os coach estão famosinhos na internet, onde falam de como crescer na vida e de como ficar milionário e de como se dar bem. Nisso eles cortam várias coisas para se dar bem no caminho da vida, e neste contexto entra os jogos, vários vídeos falando que jogos só são para atrapalhar a vida, que não te dará dinheiro e falam que quando deixaram os jogos suas vidas melhoraram e deram certo na vida como se jogar algum jogo impedisse de ser alguém. Essas pessoas reclamavam que não saíam de seu quarto e que estavam viciadas, mas de novo ficam mascarando o real problema que é a saúde mental e o ambiente que ele está. 
2.6 Bolhas socias
Existem ainda bolhas sociais que ainda pensam que jogos não servem para nada, e que é coisa de criança e os adultos não podem jogar, sendo que tem jogos específicos para adultos e outros gostos. 
Jogos são apenas uma forma de entretenimento e lazer, onde podem ser mais profundos que um filme, série ou uma outra pessoa falando, jogos não são do diabo e nem impedem de você crescer na vida, podem fazer mal em situações específicas, mas não são criados para fazer isso, e pode jogar sem viciar, é só manter o equilíbrio e cuidar da saúde mental.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A consideração disto é importante criticar algo que não tem fundamento e mostrar para várias pessoas, parece ser algo bobo estar defendendo uma pauta assim, porém, ver que várias crianças ou adolescentes serem punidas, xingadas ou apanhando por simplesmente querer jogar um jogo, vem ser um assunto muito importante trazer à tona.
 O jogo realmente tem uma importância na vida de quem joga ou gosta de jogos. Vários jogos foram marcados na infância que foram jogados por si próprios ou por uma outra pessoa que você viu a jogar, e isso deixa uma memória importante onde tem nostalgias de algo que será bom para relembrar. Marca também pelo ensinamento onde não tiveram dos próprios pais ou com alguma pessoa próxima, criando sua própria opinião, imaginação, criar algo novo que pode futuramente revolucionar e entre outras coisas importantes que os jogos nos proporcionam na evolução.
4 REFERÊNCIAS 
Autor: Bruno Rataque 
Postamento: 15 de maio de 2023
Data de entrada: 17 de janeiro de 2024
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xt9oKxh0524

Mais conteúdos dessa disciplina