Buscar

Questão 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O livro didático concebe o ensino de literatura apoiado no tripé conceito de leitura-texto-exercício [...] o conceito de leitura e de literatura que a escola adota é de natureza pragmática, aquele só se justifica quando explicita uma finalidade – a de ser aplicado, investido, num efeito qualquer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Ed. Contexto, 1988. p. 111. 
Segundo a autora do texto Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, são considerados problemas relacionados à leitura do texto literário alguns pontos oriundos da utilização do livro didático. Sobre esse material, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
(v ) Os livros didáticos, em sua maioria, apresentam a compreensão textual com base em esquemas de interpretação preestabelecidos que restringem a recepção do aluno-leitor.
(v ) O livro didático, utilizado como única fonte de conhecimento, favorece a apreensão fragmentada do material.
(f ) O grande problema está nos materiais didáticos e não na forma como eles são usados.
(f ) Os materiais didáticos ainda mantêm um número restrito de exemplos de gêneros a serem trabalhados, o que dificulta o acesso e favorece o desinteresse de professores e alunos.
Marque a alternativa com a sequência correta:
	A	V – V – F – F
	B	F – F – V – F
	C	V – F – V – F
	D	F – F – V – V
	E	F – V – V – V
Questão 2/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Ninguém resiste à tentação de saber o que se esconde dentro de algo fechado – seja a sabedoria do bem e do mal no fruto proibido, seja na caixa de Pandora, seja o quarto do Barba Azul. Mas, para isso, é preciso saber que existe algo lá dentro. Se ninguém jamais comenta sobre as maravilhas encerradas, a possível abertura deixa de ser uma porta ou uma tampa e o possível tesouro fica sendo apenas um bloco compacto ou uma barreira intransponível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Ana Maria. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 149.
De acordo com o artigo-base Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, a escola prioriza a leitura como mera decodificação. Isso acontece por quê?
A	Porque ela trabalha com a concepção de que os textos literários não podem ser compreendidos pelos alunos da educação básica.
B	Porque ela pressupõe a participação de um leitor crítico.
C	Pois ela trabalha sob uma ótica participativa de leitura, cujo objetivo está longe de apenas cumprir tarefas de avaliação.
D	Porque ela prioriza a escolha das obras selecionadas pelos alunos, viabilizando a leitura crítica e participativa.
E	Pois ela pressupõe um leitor passivo cuja participação realiza-se ao nível da superfície do texto.

Outros materiais