Buscar

prova cultura afro e historia da educação

Prévia do material em texto

Questão 1/5
No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização”
ROBALLO, R. O. B. História da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, qual a relação entre a história e a história da educação?
Nota: 6.0
	A relação entre a história e a história da educação visa evidenciar como as proposições assumidas para a produção do conhecimento histórico envolvem necessariamente as pessoas comuns, o cotidiano, as práticas sociais, entre outros (p. 40)
Resposta:a historia esta relacionada na historia da educação ,pois foi uma das primeiras materias a serem implantadas nos cursos normais ,sendo uma das mais importantes para nossos jovens aprender mais sobre nossa historia do brasileira .
Questão 2/5
O sistema de ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desafio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas.
 
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 757-776, 2004. P. 758.
 
O excerto  faz referência ao reflexo das desigualdades raciais em nosso país no ensino superior. Assim, descreva qual a situação dos   negros no ensino superior. negros no ensino superior no Brasil.
Nota: 16.0
	historicamente os negros ficaram alijados do acesso ao ensino superior. “Em 2006, 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos.” (pg 132 do livro-base). Esta situação está mudando (muito lentamente) com a implantação do sistema de cotas.
Resposta:os negros no ensino superior ja tiveram muitas melhoras ,pois existe agora as cotas que da oportunidade para os negros terem acesso ao ensino superior ,porem ainda existe diversas desigualdades que aos lomgos dos anos foi melhorando e acredito que em breve não teremos mais preconceito e poderemos ao todo ser uma pais mais justo e democrata .
Questão 3/5
O positivismo teve em Augusto Comte (1798-1857) seu principal formulador, a partir de sua trilogia Curso de filosofia positiva, Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo e Catecismo Positivista, em que apresenta seus pressupostos teóricos, exercendo forte repercussão no pensamento educacional, colocando-se como a filosofia da indústria e formulando uma teoria política de organização da sociedade assim expressa em sua máxima: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.
SILVA, João Carlos da. Utopia Positivista e instrução pública no Brasil. In.: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.16, dez. 2004. pp. 11-14. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis16/art2_16.pdf.
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, explique como o positivismo influenciou os discursos de intelectuais brasileiros a respeito da educação na Primeira República.
Nota: 16.0
	O positivismo de Comte baseava-se no culto da ciência e pela sacralização do método científico. Havia nesse discurso uma confiança nos benefícios da industrialização, nem como um otimismo com relação ao progresso capitalista, guiado pela técnica e pela ciência. Os princípios positivistas influenciaram muitos participantes do movimento pela proclamação da República no Brasil, em especial os militares. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso e isso passou a ser defendido pelos intelectuais brasileiros citados no texto (p. 113).
Resposta:o positivismo teve muita influencia na epoca da primeira republica pois melhorou o ensino e teve diversas ,deixando a sociedade em si ,com varias teorias filosoficas ,sendo que teriram apartir daquele momento ,mais amor ,ordem e progresso.
Questão 4/5
Para os americanos branco é branco,
preto é preto (e a mulata não é a tal),
bicha é bicha,
macho é macho,
mulher é mulher...
(Caetano Veloso, Americanos)
 
É possível dizer que a hierarquia importada de Portugal à época da colonização “escondeu” a desigualdade racial no Brasil? Justifique sua resposta 
Nota: 16.0
	O aluno deve responder positivamente. Explicando que “... o colonizador português trouxe consigo um sistema profundamente hierarquizador, que porem, faz com que os elementos de pertença de raça ‘fiquem apagados’ em função de outros critérios hierárquicos, de classificação social, de posição social e de prestígio”.
Resposta:sim ouve uma disigualdade muito grande porque os pretos e brancos não poderiam ser iguais pura ignorancia da sociedade ipocrita que acha que olha somente com olhos dicriminados ,não pelo que somos realmente ,não importa nossa religião nem nossa cor ou nossa sexualidade , mais sim oque somos por dentro ,não oque temos na vida ,mas sim oque somos na vida . TEMOS OBRIGAÇÃO DE FAZER UM MUNDO MELHOR SEM PRECONCEITO DE COR,GENERO OU SEXUALIDADE. 
e ter orgulho de termos um pais Brasileiro cheio de cor raças e religioes .
Questão 5/5
A partir de 1964, a educação brasileira da mesma forma que os outros setores da vida nacional passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 114)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964 – 1985.
Nota: 16.0
	As preocupações em relação ao desenvolvimento do pais e a segurança nacional refletiram na escola, destacando-se a criação de disciplinas de ênfase cívica. A Lei n 5692/71, que reorganizava e renomeava o ensino primário e secundário, estabeleceu a obrigatoriedade da formação profissionalizante no segundo grau. A Lei n 5540/1968 foi elaborada sob forte influência de diretrizes estabelecidas pela Escola Superior de Guerra e pelos acordos MEC/Usaid (p. 142-148)
Resposta:sim nossa educação teve impacto pela ditadura civil militar em 1964 a 1985 , pois tivemos oportunidades de melhorias e melhoramos em alguns aspectos ,mas tivemos casos de autoritarismo ,mais as melhorias em si foram bem postas pois tivemos diversos programas para os jovens estudar e a educação foi levada para diversos lugares aonde não existia , também tivemos implantação de novas leis que resultou em melhoras para nossa educação ,num todo tivemos melhoras sim no meu ponto de vista .

Continue navegando