Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia 
Campus Porto Seguro
Curso Técnico em Biocombustíveis
Química 1
Estudo das propriedades físicas e organolépticas de diferentes materiais
Amanda Peixoto, Camila Setúbal, Camilly Cardoso e Jônatas Silva.
PORTO SEGURO - BA
Mês 2022
Estudo das propriedades de diferentes materiais
Neste estudo buscamos analisar e aprender mais sobre a reação de diferentes materiais em ligações químicas. Foi dado os seguintes materiais: Água, Borracha, Grafite, Acetona, Ácido acético, Ferro, Cobre, Açúcar e Cloreto de Sódio. O objetivo do estudo foi observar tais materiais e sua influência na ligação química nas propriedades das substâncias. Em uma tabela foi colocado o nome de cada material e o que era possível se observar a partir das características organolépticas, a cor, brilho e aparência. Com o auxílio de um condutivímetro nós observamos a reação dos materiais na condutividade elétrica/elétrica na água, sua solubilidade e sua temperatura.
Materiais:
Água
Borracha
Grafite
Acetona
Ácido acético
Ferro
Cobre
Açúcar
Cloreto de sódio
Condutivímetro 
Materiais: 
 
Resultados obtido a partir da condutividade elétrica dos materiais:
 
	Material
	Propriedades organolépticas
	Condutividade elétrica no estado sólido/líquido
	Solubilidade em água
	Condutividade elétrica em água 
	Temperatura de fusão (Cº)
	Água
	Estado líquido/transparente
	Não conduz
	Solubiliza
	Não conduz
	0º C
	Borracha
	Estado sólido/maleável
	Não conduz
	Não solúvel
	Condutividade baixa
	-20°C a +70°C.
	Grafite
	Estado sólido/fino
	Conduz
	Não solúvel
	Condutividade baixa
	3338 º C
	Acetona
	Estado líquido/transparente
	Não conduz
	Solubiliza
	Condutividade baixa
	-94,6 ºC
	Ácido acético
	Estado líquido/transparente/forte odor
	Não conduz
	Solubiliza
	Condutividade forte
	16,6 ºC
	Ferro
	Sólido/duro
	Conduz
	Não solúvel
	Condutividade baixa
	1535 ºC
	Cobre
	Estado sólido/fino
	Conduz
	Não solúvel
	Condutividade baixa
	1083°C
	Açúcar
	Estado sólido/ pequenos grãos cristalizados
	Não conduz
	Solubiliza
	Condutividade baixa
	160 a 191 ºC
	Cloreto de sódio
	Estado sólido/pequenos grãos
	Não conduz
	Solubiliza
	Conduz
	801 ºC
Comportamento das substâncias:
Água- A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes. O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio.
As propriedades da água são determinadas pelo ângulo de ligação. Se a água apresentasse um ângulo de 180º entre as ligações, talvez ela não fosse um líquido à temperatura ambiente.
Borracha- A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.
Grafite- Entre as propriedades físicas do grafite está a coloração preta, transparência opaca, fratura porosa, clivagem perfeita em uma direção, superlubridificação, densidade entre 2.09 – 2.23 g/cm3, cristalino, traço é acinzentado ou castanho escuro, na escala de Mohs tem dureza 1 – 2 e tem brilho metálico, as vezes terroso. 
Acetona-O ponto de ebulição da acetona, por exemplo, é algo em torno de 58 oC. Assim, caso seja aquecida até essa temperatura, ela deixará de ser líquida e se transformará em gás.
Ácido acético- Apresenta características físico-químicas como ponto de fusão de –17ºC, ponto de ebulição de 117ºC, líquido incolor de odor purgente e corrosivo. A presença do grupo funcional carbonila permite que a molécula realize ligações de hidrogênio, promovendo maior ponto de fusão e ebulição em comparação com ésteres e álcool. É solúvel em água, etanol e miscível na maioria dos solventes orgânicos. De modo análogo aos compostos inorgânicos, mudam a cor de indicadores ácido-base.
Ferro- O ferro é magnético em sua forma α. A forma α ocorre abaixo de uma temperatura especial chamada ponto Curie, que é 770 ° C. O ferro é paramagnético acima dessa temperatura e apenas fracamente atraído para um campo magnético.
Cobre- O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,54 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (anteriormente denominado IB) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Açúcar- A formula molecular do da glicose é C6H12O6.O tipo de ligação entre os átomos é a ligação covalente. Os compostos covalentes polares, como o açúcar são em compostos polares, como a água. Por conter ligações covalente não conduz corrente elétrica em
Cloreto de sódio- A composição da molécula de cloreto de sódio é dada por um átomo de cloro (Cl) e um átomo de sódio (Na), na proporção de 1 para 1. Os átomos dessa molécula são conectados por ligação iônica e formam íons Na + e Cl - quando dissociados em meio aquoso.
Questões referentes as páginas 114 e 115:
P. 114) Q.1= | Água da torneira: Não 
Hidrocarbonato de sodio: Não 
Mistura de hidrocarbonato de sódio e água de torneira: Sim 
Calé solúvel em pó: Não
Mistura de café solúvel em pó e água da torneira: Sim
Moeda: Sim
Q.2) Porque é necessário que o sistema, elétrico, esteja fechado para conduzir eletricidade.
Q.3) Ter eletrons "livres" e ser organizado. O sal e o café, misturados em água, "ajudam" nessa condução de energia. 
· OBJETIVOS
O trabalho teve o intuito de testar a condutividade elétrica de alguns materiais ao ser submetido a corrente elétrica. Através dele, conseguimos identificar e avaliar algumas propriedades organolépticas, solubilidade em água, condutividade elétrica em água desses materiais e também a sua temperatura de fusão.
· MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados foram: água, borracha, grafite, acetona, ácido acético, ferro, cobre, açúcar e cloreto de sódio.
Água: Foi a primeira substância observada. Identificamos as propriedades organolépticas que foram, o seu estado físico (líquido) e a sua cor (transparente), descobrimos se ela possui ou não condutividade elétrica, nesse caso, ela (não conduz). Vimos que ela solubiliza em água (nela mesmo), essa substância não conduz condutividade elétrica em água e a sua temperatura de fusão é 0° C.
Borracha: Identificamos suas propriedades organolépticas que foram: estado sólido e maleável. Após isso, testamos a sua condutividade elétrica no estado sólido/líquido e descobrimos que ela (não conduz). Ela não é solúvel em água, não se mistura com ela. A sua condutividade elétrica em água (é baixa) e sua temperatura de fusão é -20°c a +70°c.
Grafite: Vimos que as suas propriedades organolépticas foram: (Estado sólido/fino). Logo em seguida testamos a sua condutividade elétrica no estado sólido/líquido e descobrimos que ele não conduz eletricidade. Ele não é solúvel em água, pois não se mistura com ela. Sua condutividade elétrica em água (é baixa) e a temperatura de fusão é 3338 ° C.
Acetona: As propriedades organolépticas foram que o seu estado é líquido e a sua cor é (transparente). Percebemos também que essa substância não conduz condutividade elétrica no estado sólido/líquido, ela consegue se solucionar em água, apresenta uma condutividade elétrica baixa em água e a sua temperatura de fusão é de -94,6°C.
Ácido acético: Percebemos que as propriedades organolépticas dessa substância foram: estado líquido, sua cor é transparente e ele possui um forte odor. Em seguida, observamos que ele não conduz condutividade elétrica no estado sólido/líquido. O ácido acético se solubiliza com a água , possui uma forte condutividade elétrica em água e a sua temperatura de fusão é 16,6°C.
Ferro: As propriedades organolépticas observadas foram:sólido/duro.Observamos sua condutividade elétrica no estado sólido/líquidoe percebemos que ele não conduz essa eletricidade, não possui solubilidade em água, pois não se mistura com ela. Esse material possui uma condutividade elétrica em água baixa e sua temperatura de fusão 1535°C.
Cobre: Identificamos que as propriedades organolépticas do cobre foram: estado sólido/fino, logo em seguida testamos a sua condutividade elétrica no estado sólido/líquido e percebemos que ele conduz eletricidade. Esse material não é solúvel em água, ele apresenta condutividade elétrica em água baixa e a sua temperatura de fusão 1083°C.
Açúcar: Observamos algumas propriedades organolépticas do açúcar, dentre eles estão: estado sólido/pequenos grãos cristalizados, em seguida testamos a condutividade elétrica no estado sólido/líquido e descobrimos que ele não conduz eletricidade. Ele é solúvel em água, então significa que ele se misturou com a água. Sua temperatura de fusão é de 160 a 191 °C.
Cloreto de sódio: O sal possui algumas propriedades organolépticas, como por exemplo: estado sólido/pequenos grãos. Ele, assim como outros materiais, não conduz eletricidade no estado sólido/líquido. Ao colocar o sal na água percebemos que se é solúvel nela, pois se misturou, após isso testamos a sua condutividade elétrica em água e descobrimos que ele conduz eletricidade, e por fim a sua temperatura de fusão que é 801°C
· RESULTADOS E DISCUSSÕES
Água: Vimos que essa substância não conduz eletricidade, como dito anteriormente. Mas, se misturado com outras substâncias, pode ser uma forma de "ajudar" a conduzir eletricidade. Essa relação "amistosa" tem relação com o material: Cloreto de sódio. Pode ocorrer o contrário, a Água poderá atrapalhar a condução da eletricidade, um exemplo é o cobre, que, em contato com a água faz com que a corrente elétrica esteja sendo "bloqueada" como se a água "atrapalhasse" a condução de energia.
Ferro e cobre: Vimos que eles são metais e tem uma resultados parecidos quando existe a condução tanto na água quanto em forma "natural"
Cloreto de sódio: Vimos que essa substância não conduz
eletricidade sozinha, como dito anteriormente, com a "ajuda"
da água ela conduz muito bem a eletricidade.
Açúcar. Ao contrário do Cloreto de sódio, ele não conduz eletricidade nem no estado "puro" e nem no estado misturado com a água, não possui relação com outros elementos.
Borracha e grafite: Eles têm resultados parecidos quando testados na forma "pura" quando estão misturados com a água e não conduzem em ambas situações.
· CONCLUSÃO
Esse é o momento de fechamento do relatório. Retome os objetivos propostos e verifique se eles foram alcançados ou não.
· REFERÊNCIAS
Apresente suas fontes de consulta: livros, sites etc.
image4.png
image1.png
image3.png
image2.png
image5.png

Mais conteúdos dessa disciplina