MODELO DE RELATÓRIO REAÇÕES QUIMICAS
7 pág.

MODELO DE RELATÓRIO REAÇÕES QUIMICAS


DisciplinaQuímica35.788 materiais1.058.539 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO DE ENSINO LOGOS
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Relatório de Aula Prática:
Reação Química
Pedro Ferreira de Souza
Weriton Silva
1º SÉRIE [Ensino Médio] B
Samambaia, 14 de setembro de 2018
ÍNDICE 
	1. Resumo
	3
	2. Introdução
	3
	3. Objetivos
	3
	4. Materiais e Métodos
	4
	5. Resultados e Discussões
	5
	6. Conclusões
	6
	7. Referências Bibliográficas
	7
	Anexos
	
1. Resumo
No laboratório do Logos devidamente uniformizado, o professor pediu para que um aluno do grupo colocasse 100 ml de vinagre e em seguida foi adicionado 3 colheres de bicarbonato de sódio dentro do balão e com cuidado para que não derramasse o bicarbonato dentro do béquer encaixamos a boca do balão na boca do béquer e depois despejamos o bicarbonato que foi misturando com o vinagre. Essa mistura de bicarbonato com o vinagre formou uma espuma e o balão começou a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. ocorreu com essa reação química o balão encheu.
2. Introdução
Quando há transformação no material sem que haja alteração no componente, domina -se reações químicas, falar em utilizar a Química significa realizar transformações da matéria, ou seja, fazer com que uma ou mais matérias transformem-se em outras completamente diferentes. Esse fato sempre é representado por uma equação: nesse caso O bicarbonato de sódio (NaHCO\u2083) reage com o ácido etanóico (também chamado de ácido acético: CH\u2083COOH), contido no vinagre, e produz etanoato de sódio (acetato de sódio: CH\u2083COONa), dióxido de carbono (gás carbônico: CO\u2082) e água (H\u2082O): NaHCO\u2083(s) + CH\u2083COOH(l) ----> CH\u2083COONa(aq) + CO\u2082(g) + H\u2082O(l). 
Assim, quando dizemos que vamos encher um balão utilizando a Química, significa que transformaremos certos materiais em outros, e um ou mais desses materiais formados serão gases, que, por sua vez, encherão o balão. A reação química que ocorre para inflar o balão também acontece quando o bicarbonato é utilizado em massas de bolo e pães que não contêm fermento. Ocorre uma reação quando o bicarbonato entra em contato com o calor do forno, fazendo o bolo ou o pão crescer. O carbonato de sódio forma naturalmente o bicarbonato de sódio. É encontrado a uma profundidade de 60.000 metros. A maior parte do bicarbonato de sódio é sintetizado artificialmente.
3. Objetivos
O ácido acético do vinagre reagirá com o bicarbonato de sódio liberando dióxido de carbono (CO2). À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumentará e os balões deverão encher.
4. Materiais e Métodos
Balão
Vinagre 
Bicarbonato
Béquer
Quando o bicarbonato de sódio (NaHCO3, um sal) é misturado ao vinagre (formado por ácido acético, H4C2O2), temos uma reação química, representada pela equação:
H4C2O2 + NaHCO3 \u2192 NaH3C2O2 + H2O + CO2
Essa reação origina um novo sal (acetato de sódio), água e gás carbônico. O gás formado é capaz de encher o balão posicionado no bico garrafa. No béquer foi Colocar vinagre dentro da garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da garrafa; O vinagre começará a fazer bolhas e o balão começará a encher devagar. Isso acontece porque o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio liberando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche. É um experimento que possui baixo custo e os alunos poderão ver a reação ocorrendo através da formação do produto.
 A Imagem ilustra o experimento: 
5. Resultados e Discussões
\u201cBicarbonato de sódio\u201d é o nome comercial do carbonato de ácido de sódio ou hidrogeno-carbonato de sódio (NaHCO3). O vinagre é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético (ácido etanoico \u2013 H3COOH). Quando esses dois compostos entram em contato, ocorre a reação química abaixo com a liberação do gás carbônico, isto é, dióxido de carbono (CO2), além de produzir também acetato de sódio em solução e água:
NaHCO3(aq) + H3COOH(aq) \u2192 H3COONa(aq) + CO2(g) + H2O(\u2113)
Na+(aq) + HCO3-(aq) + H+(aq) + H3COO-(aq)  \u2192 Na+(aq) + H3COO-(aq) +CO2(g)+ H2O(\u2113)
HCO3-(aq) + H+(aq) \u2192 \CO2(g) + H2O(\u2113)
Esse é um tipo de reação de dupla toca, ou seja, quando duas substâncias compostas reagem entre si, trocando seus componentes e dando origem a duas novas substâncias compostas. À medida que se forma mais gás cabonico, a pressão dentro da baquer aumenta e o balão enche. Se desejar que o balão fique ainda mais inflado, basta ir aumentando progressivamente a quantidade de reagentes. Mas, cuidado! Não coloque demais para seu balão não estourar. 
Para melhor observação da atuação do reagente limitante na reação, utilizamos um experimento para entender melhor, utilizamos o produto em função da quantidade de reagente limitante. Foi adicionado, 100 ml, de vinagre em 3 colheres de bicarbonato, e no balão contendo 3 colheres de bicabornato de sódio foi encaixado no frasco com o vinagre. Ao despejar o bicabornato do balão no frasco o resultado obtido foi: quanto maior a quantidade de vinagre contida no frasco, maior a quantidade de gás (dióxido de carbono) formado e mais cheio o balão ficava. 
6. Conclusões
	
O bicarbonato e sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas. A reação química que ocorreu para inflar o balão foi realizada com sucesso. O carbonato de sódio forma naturalmente o bicarbonato de sódio. É encontrado a uma profundidade de 60.000 metros. A maior parte do bicarbonato de sódio é sintetizado artificialmente.
Em linhas gerais, a série de experimentos que realizamos nessa prática foi de essencial importância para a conciliação entre os conceitos teóricos e os práticos, n os possibilitando a verificação da grandeza de importância e utilidade de conhecimentos quanto ao cálculo estequiométrico, principalmente no meio industrial. Com essa base teórica e com os conhecimentos obtidos nas práticas anteriores foi possível desenvolver os procedimentos propostos, tais como evidências de reação química, classificação de precipitado, separação de misturas e outros.
7. Referências Bibliográficas
Disponível em https://escolakids.uol.com.br/como-encher-um-balao-utilizando-quimica.htm Acesso em: 14 de setembro de 2018
Disponível em https:// www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_qui_artigo_adriana_granemann_de_souza.pdf. Acesso em: 14 de setembro de 2018
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bicarbonato-de-sodio.htm Acesso em: 14 de setembro de 2018
Disponível em http://tga.blv.ifmt.edu.br/media/filer_public/7c/4a/7c4a498f-3bd3-456a-933e-bb2fb75236e3/instrumentacao_no_ensino_de_quimica.pdf Acesso em: 14 de setembro de 2018
Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/produzindo-gas-carbonico.htm Acesso em: 14 de setembro de 2018
Página \ufffdPAGE\ufffd2\ufffd de \ufffdNUMPAGES\ufffd7\ufffd
Fah
Fah fez um comentário
Eu irei fazer um relatorio com esse mesmo assunto preciso acrescentar mais alguma coisa?
2 aprovações
Carregar mais