Buscar

Plano de estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Um dos ramos que recebe mais foco na Engenharia Civil é a construção civil, é fundamental que antes de ingressar no mercado de trabalho, o futuro Engenheiro Civil tenha contato com tal atividade. No estágio a teoria aprendida durante o curso passa a ser vista na prática, proporcionando uma boa experiência ao acadêmico. Neste caso o processo é visto desde a elaboração dos projetos Aquitetônico e Estrutural, passando pelo gerenciamento, pela regularização e execução da obra até a entrega da estrutura pronta. 
O aluno começa, então, a presenciar possíveis problemas ao longo de cada etapa, presenciando também a forma como cada um deles é resolvido.
OBJETIVOS
Proporcionar experiência prática ao aluno, tornando-o mais confiante para o ingresso no mercado de trabalho, apto para trabalhar na Construção Civil, podendo lidar com qualquer problema que possa prejudicar prazos ou a qualidade do serviço. 
REFERENCIAL TEÓRICO
O Engenheiro Civil começa a atuar desde a criação dos projetos, combinando sua experiência com a necessidade do proprietário do local. 
“Antes do início da construção, terá de ser feito um levantamento minuscioso e completo da área do canteiro de obras e imediações.” (YAZIGI, Walid). O levantamento é feito para identificar qualquer impacto ecológico ou sobre outras estruturas próximas ao local, sem o qual não se pode executar uma obra. 
Para o início da construção, é necessário fazer corte ou aterro, para regularizar a superfície, em locais muito inclinados acaba se tornando necessário o uso de contenções. Após o movimento de terra e a implantação do canteiro de obras, iniciam-se as primeiras etapas.
No canteiro de obras, a equipe deve estar distribuída de forma a realizar cada atividade no seu devido prazo, evitando que uma atrapalhe a outra ou que haja atraso na chegada de materiais. Essa equipe é contratada pelo Engenheiro e é solicitada de acordo com a qualidade dos seus serviços. O Engenheiro Civil deve estar atento ao andamento da construção, verificando se os materiais usados estão de acordo com as exigências e se a mesma está sendo executada de acordo com o projeto. Dele a obra depende inteiramente, necessitando de sua autorização para qualquer alteração e início de execução de serviço.
“A construção civil é uma atividade que envolve grande quantidade de variáveis e se desenvolve em um ambiente particularmente dinâmico e mutável.” (MATTOS, Aldo).

Outros materiais