Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1-As habilidades e os saberes de um empreendedor alcançam um leque muito extenso, mas é extremamente gratificante quando se observam os resultados delimitados serem alcançados com êxito. Neste sentido, classifique V ou F:
( F ) A compreensão do empreendedorismo advém da inovação e mudança, ele é capaz de influenciar o crescimento econômico, não indicado nos primeiros anos da organização.
( F ) O conceito de empreendedorismo pode ser definido como uma atividade para dar início, manter e desenvolver um negócio em seus anos iniciais.
( F ) Criar é a palavra-chave, Criam-se oportunidades, sem assumir riscos calculados.
( V ) Empreendedorismo é a necessidade de realizar, partindo do pressuposto de que as pessoas possuem o desejo e a oportunidade.
( V ) Empreendedorismo é avaliado como o ato de criar uma organização econômica inovadora, baseando-se em propósitos de lucro ou crescimento, em que pode haver o risco e a incerteza.
2-Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa da análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre essa análise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
( V ) O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
( F ) No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
( V ) O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
3-No plano financeiro, que compõe o plano de negócio, temos o detalhamento dos recursos necessários para o desenvolvimento do negócio. É nesse item que é analisada a viabilidade financeira do negócio. Sobre o plano financeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O investimento total se refere a quanto dinheiro será necessário investir para montar o seu negócio.
( V ) Na receita é estimado quanto venderá do produto ou serviço, levando em conta a capacidade produtiva da sua empresa.
( V ) Nos custos devem constar todos os custos fixos e variáveis que envolvem seu negócio.
( V ) Na demonstração de resultados do exercício, é apresentado quanto empresa terá de lucro ou prejuízo.
( V ) Indicadores de viabilidade servem para identificar- se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática.
4-Conseguir um financiamento para um novo negócio em nosso país nem sempre é tarefa fácil. Este é um dos motivos pelos quais, antes de buscar um financiamento, o empreendedor brasileiro investe suas economias pessoais ou solicita empréstimos de amigos e parentes. Sobre as fontes de financiamento, analise as sentenças a seguir:
I-Empresas de pequeno porte, quando possuem uma ótima rede de contatos, por vezes conseguem financiamentos junto a fornecedores ou clientes. CORRETA
II-No Brasil são muito comuns os ´´investidores anjos``, que são pessoas jurídicas que financiam valores com juros bem competitivos. ERRADA
III-Os programas de financiamento do governo brasileiro são voltados apenas a empresas de micro e pequeno porte, ficando as médias e grandes empresas com poucas opções de financiamento. ERRADA
IV-O microcrédito tem como objetivo atender que pequenos empreendedores tenham acesso ao crédito, estimulando a atividade produtiva e a geração de emprego e renda em meio à população mais carente. CORRETA
5-Quando se abre um negócio, nem sempre se tem domínio em todas as áreas. É comum precisarmos de ajuda, sendo esta chamada de assessoria. A assessoria é um serviço que o empreendedor pode contratar para ajudá-lo a tomar algumas decisões acerca do seu negócio e, também, quando a empresa já está funcionando. Sobre as formas de assessoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Incubadoras são instituições sem fins lucrativos que amparam empresas com alto grau de inovação no estágio inicial.
( V ) Uma assessoria contábil pode ajudar o empreendedor a realizar diversas etapas do plano de negócios, como no enquadramento tributário.
( F ) O SEBRAE é um instituo internacional que oferta um programa de seis meses para os empreendedores que têm seu projeto selecionado.
( F ) Endeavor é a principal entidade brasileira de apoio às micro e pequenas empresas.
6-Para abrir um negócio, é preciso investir dinheiro. Para conseguir esses recursos, existem alguma opções de financiamento quando o empreendedor não dispõe de recursos próprios. Sobre as opções de financiamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Família e amigos.
II-Investidor anjo.
III-Capital semente.
IV-Capital venture.
V-Programas do governo brasileiro.
( II ) São pessoas físicas e ainda não são muito comuns em nosso país devido à ausência de incentivos por parte do governo.
( I ) São a forma mais comum para iniciar um negócio.
( III ) É a fase de investimentos que vem comumente após o investidor anjo.
( V ) Um dos programa mais comuns do governo é o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
( IV ) Este termo é usado normalmente para descrever todas as classes de investidores de risco.
7-O sumário deve conter muitos aspectos importantes, desde o título das seções e subseções do plano de negócios ao respectivo número de página. Essa parte do plano de negócios faz com que o leitor consiga localizar facilmente a seção de seu interesse, além de deixar o plano organizado, causando boa impressão. No sumário são apresentados os principais aspectos do plano de negócios. Sobre essa seção, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) É uma seção importante, pois apresenta ao leitor os principais aspectos abordados no plano de negócio.
( ) Deve apresentar somente os dados do empreendimento.
( ) Deve ser apresentada ao final do documento com um anexo.
( ) Deve ser a primeira etapa a ser escrita do plano.
8-Um item é muito importante para a composição do plano de negócio. Neste item são descritos os 4 Os do composto de marketing: produto (ou serviço), praça, preço e propaganda/promoção. A seção do plano de negócios que contém essas informações é:
( ) Sumário executivo.
( X ) Plano de marketing.
( ) Aspectos legais.
( ) Plano financeiro.
9-No plano estratégico, podemos desenvolver a análise SWOT. Com essa ferramenta são analisados tanto o ambiente interno da organização como o ambiente externo. A partir dessa análise, é possível verificar o que é preciso desenvolver de estratégias para determinado mercado, bem como melhorar possíveis pontos fracos. Sobre a análise SWOT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Ameaça.
II-Oportunidade.
III-Ponto fraco.
IV-Ponto forte.
( II ) Novas tecnologias. Concorrentes com dificuldades.
( I ) Novas tecnologias, quando a empresa não faz uso delas. Produto substituto.
( IV ) Baixos custos de produção. Pioneirismo e inovação.
( III ) Altos custos de produção. Empresa não inovadora.
10-Além de proporcionar uma melhor visualização da ideia do empreendedor, o plano de negócios possui diversos outros objetivos, além da mera descrição do negócio. É uma ferramenta que ajuda o empreendedor a colocar a sua ideia no papel e deixá-la clara para prováveis investidores.
I-O plano de negócios te por objetivo garantir um financiamento junto ao governo brasileiro. ERRADA
II-O plano de negócios tem por objetivo verificar a viabilidade financeira da empresa. CORRETA
III-O plano de negócios tem por objetivo monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário. CORRETA
IV-O plano de negócios tem por objetivo apresentar vagamente a ideia do empreendedor para fins burocráticos de abertura da empresa. ERRADA
11-O plano financeiro é de suma importância no plano de negócios, poisnão sobre os concorrentes.
( X ) É a busca por informações, a compilação, o processamento, o relato e a interpretação das informações de mercado.
93-Depois de você pensar no seu negócio e fazer a análise dos pontos positivos e negativos, é o momento de pensar no planejamento. Essa ferramenta busca formalizar as ações para que seja possível alcançar os objetivos. Sobre o planejamento, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento diminui o impacto das mudanças que acontecem no ambiente externo à empresa. CORRETA
II-Existem nas empresas dois tipos de planejamento, o formal e o informal, sendo ambos igualmente eficientes. ERRADA
III-O planejamento permite ao empreendedor estruturar o negócio e verificar a sua viabilidade. CORRETA
IV-Quando o negócio que se pretende abrir é pequeno, o planejamento não se faz necessário, sendo aplicável apenas para grandes empresas. ERRADA
94-Apresentar a análise SWOT da nova empresa é fundamental para proceder com a análise estratégica, que tem como principal objetivo, os riscos intrínsecos ao negócio. Sobre a análise de SWOT, analise as sentenças a seguir:
I-A análise do ambiente externo identifica as forças e as fraquezas associadas ao negócio. ERRADA
II-As forças macroambientais são estudadas para melhor atender o ambiente interno da organização. ERRADA
III-As oportunidades e as ameaças representam os fatores externos à organização. CORRETA
IV-A análise SWOT faz uma verificação dos fatores internos e externos que podem afetar a organização. CORRETA
95-Quando se vai abrir o negócio, é importante analisar os pontos positivos e negativos que o negócio pode oferecer. Esta fase preliminar da concepção do negócio é uma fase muito importante e deve ser feita com zelo. Dentro deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-É muito importante avaliar as oportunidades, pesar os prós e os contras antes de efetuar e decidir por planejar e abrir o negócio. CORRETA
II-Após a etapa de concepção do negócio, é preciso ir para a próxima etapa, que é a dos recursos. ERRADA
III-Após a etapa de concepção do negócio é preciso ir para a próxima etapa, que é o do planejamento do negócio. CORRETA
96-No ambiente complexo e dinâmico no qual atuamos hoje em dia, o planejamento é a ferramenta para reduzir a incerteza das mudanças que acontecem no meio. Uma maneira de ajudar nesse processo é o empreendedor se organizar e planejar suas atividades, a partir de prazos e monitoramento do alcance de cada objetivo traçado. Dessa forma, o futuro empresário estará monitorando o próprio desempenho e revisando suas metas, se for necessário. Sobre o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
( ) No planejamento informal, tudo é colocado no papel para que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento do caminho a seguir.
( ) No planejamento formal, as metas estão a nossa cabeça, pouca coisa é colocada no papel.
( ) Um negócio, quando é planejado, terá as mesmas chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
( X ) O planejamento busca determinar de forma antecipada quais são os objetivos e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz, minimizando os recursos e aumentando o rendimento.
97-Uma das seções mais importantes e mais difíceis ao elaborar o plano de negócios é a seção intitulada Análise de Mercado, pois dela dependem toas as estratégias de mercado que serão adiante pensadas. Sobre essa seção do plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-Nessa seção deve ser feito um estudo sobre o ciclo de vida dos produto/serviços. ERRADA
II-Nessa seção devem ser analisados os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção). ERRADA
III-Nessa seção deve ser feita uma análise detalhada do setor no qual se pretende ingressar e as tendências desse setor. CORRETA
IV-Nessa seção deve ser feita apenas a análise dos pontos fortes e fracos da organização. ERRADA
98-A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I-Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores. CORRETA
II-Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos e experiência profissional. CORRETA
III-Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. ERRADA
IV-Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários. CORRETA
99-Plano de negócios é, em outras palavras, a construção do documento que visa estudar e desenvolver estratégia de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Na criação de diversos planos de negócio, ramificamos em duas criações: a primeira mental, onde o plano é criado na memória para posterior aplicação, e a segunda, concreta onde o plano é desenvolvido e praticado. Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A elaboração do plano de negócios faz com que o empreendedor aprofunde as estratégias de negócio de sua empresa, visando mais clareza e compreensão do seu próprio negócio, garantido gestão empresarial de sucesso.
( ) Serve apenas para estabelecer uma comunicação eficaz, não importando quais públicos serão atingidos.
( ) Os empreendedores que preparam planos de negócios excelentes têm o sucesso da empresa, garantindo melhoria nos processos de produção.
( ) O plano de negócios não auxilia no desenvolvimento do negócio, deixando a estrutura organizacional engessada, perdendo a flexibilidade e inovação.
100-No desenvolvimento do Plano de Negócios, a sua estrutura é formada por várias etapas, que permitem ao empreendedor colocar sua ideia no papel, e ao leitor entender o que o empreendedor pretende conceber. Dentro dessa estrutura, uma importante etapa é o Sumário Executivo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve essa etapa:
( ) É o que reflete em números e valores tudo o que foi apresentado e proposto com metas.
( ) Contém o título de todas as seções do plano, subseções e as respectivas páginas.
( ) Analisa o nicho de mercado onde a empresa está atuando e suas tendências de consumo, fornecedores, e entre outros.
( X ) É a mais importante seção do Plano de Negócios e deve expressar uma forma do que será mostrado, preparando o leitor e fazendo com que ele tenha interesse e atenção.
101-O plano de negócios é um documento fundamental para o empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio e que possui a consciência de que esta é uma ferramenta que reduz a chance de erros que podem levar ao fracasso do negócio nos primeiros anos de existência. Diversos são os objetivos de um plano de negócios, porém alguns se destacam. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um objetivo do plano de negócios:
( ) O principal objetivo do plano de negócios é expor a estrutura da empresa para os funcionários.
( ) O plano de negócio é uma mera formalidade documental que os bancos solicitam para a abertura de contas ou financiamentos.
( ) O plano de negócios serve para o empreendedor apresentar a ideia de seu negócio para familiares e amigos.
( X ) O plano de negócios serve para planejar a nova empresa e verificar a sua viabilidade financeira.
102-Segundo Dolabela (2007), uma oportunidade pode surgir quando o empreendedor identifica desejos e necessidades não atendidas. Existem outros aspectos que o empreendedor deve avaliar quando encontra uma oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O empreendedor deve verificar qual mercado esta oportunidade atenderá.
( V ) O empreendedor deve avaliar qual retorno econômico esta oportunidade proporcionará.
( V ) O empreendedor deve avaliar quais as vantagens competitivas que esta oportunidadeproporcionará. 
( F ) O empreendedor deve verificar quais as pessoas que também identificaram essa oportunidade.
FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
103-O plano financeiro é importante para o plano de negócios, pois através dele o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, analise as sentenças a seguir:
I-O plano de negócios deve ser adequado ao plano financeiro até que ele se torne viável. ERRADA
II-No plano financeiro, define-se o investimento total, as receitas, os custos e as despesas do novo negócio. CORRETA
III-O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto aos bancos. ERRADA
IV-O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio do negócio e conter uma projeção das vendas. CORRETA
104-O Plano de Negócios pode ser útil em diversos aspectos. Com ele, é possível compreender o mercado e ter certeza no que investir. De acordo com pesquisadores, o empreendedor que elabora um bom plano de negócios possui mais possibilidade de sucesso em relação àqueles que não o fazem. Com relação à elaboração de um plano de negócios, classifique V ou F:
( F ) Compõe um dos documentos básicos para a legalização da empresa.
( V ) Possibilita conseguir financiamentos e recursos junto a órgãos competentes, como bancos, investidores, entre outros.
( V ) Representa um diferencial competitivo a partir das oportunidades identificadas.
( V ) É imprescindível possuir comunicação e eficaz, bem como com o público externo.
105-Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa de análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre essa análise, classifique V ou F:
( V ) O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
( V ) O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
( F ) No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
( V ) O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
106-O sumário executivo é a seção do plano de negócios que apresenta uma síntese de todo o documento, com o objetivo de atrair a atenção de possíveis sócios e financiadores. Sobre o sumário executivo, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) É a principal seção do plano de negócios, pois prepara o leitor para uma leitura mais detalhada. 
( ) Deve ser a primeira seção a ser escrita. 
( ) O sumário executivo é composto pelo currículo dos empreendedores e histórico da empresa. 
( ) Dentro do plano de negócios, deve ser apresentado ao final do documento.
107-O plano de negócios é uma excelente ferramenta de planejamento de um novo negócio, que auxilia o empreendedor desde a concepção do novo negócio até o monitoramento constante da empresa em funcionamento. Sobre as seções que formam um plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I-Sumário. 
II- Sumário executivo. 
III- Aspectos legais 
IV- Plano operacional. 
( II ) É considerada a seção mais importante e apresenta uma síntese de todo o conteúdo do plano de negócios.
( IV ) Deve ser projetado o layout da empresa e a necessidade de mão de obra. 
( I ) Facilita a localização da seção desejada pelo leitor. 
( III ) Descreve a forma jurídica, o enquadramento tributário, o capital social e definir como será o contrato social da empresa.
108-Para se empreender, é preciso seguir conceitos práticas e realidade, sempre pensando no sucesso da empresa ou na criação do novo negócio. É preciso identificar a oportunidade, mas não pode parar por aí. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que é necessário para dar continuidade ao processo do empreendedorismo:
( ) Criar um ambiente de incerteza.
( ) É preciso criar a empresa e não o plano de negócio.
( ) Antes de ter o plano de negócios, é preciso buscar recursos.
( X ) Desenvolver o plano de negócios.
109-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócios, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) O plano é imutável. 
( ) O plano de negócios não deverá ser retificado devido às reestruturações. 
( ) Depois de desenvolvido, o plano de negócios não precisa ser reavaliado. 
( X ) Não existe uma estrutura única ou um modelo padrão de plano de negócios.
110-Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento ajuda a reduzir a incerteza. Quando formalizado, contribui para saber os caminhos a serem seguidos e evitar desperdícios de recursos e trabalho. Sobre a importância do planejamento em ambientes complexos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Proporciona direcionamento; dificulta o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
( ) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; maximiza o desperdício e retrabalho.
( ) Proporciona direcionamento; facilita o controle; aumenta o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
( X ) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
111-O conceito de empreendedorismo sofreu uma evolução histórica. Com isso surgiram várias escolas, como a bibliográfica, a clássica, entre outras. O que caracteriza a escola da liderança?
( ) Estuda os empreendedores a partir de características comportamentais e de personalidade.
( ) Marcado pelo trabalho realizado sozinho e não em equipe.
( ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos, pois aceita que se nasce empreendedor.
( X ) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
112-As micro e pequenas empresas são de grande importância para a economia do nosso país, pois elas geram emprego e renda para a população. As micro e pequenas empresas possuem as suas peculiaridades e algumas vantagens perante as exigências legais Sobre as MPEs, analise as sentenças a seguir:
I-As MPEs são privilegiadas pela legislação do Simples, que se trata de um regime tributário simplificado. CORRETA
II-As MPEs são aquelas empresas que não possuem sócios, somente o empreendedor comanda o negócio. ERRADA
III-O Sebrae é a entidade brasileira que presta apoio e consultoria às MPEs. CORRETA
IV-MPEs é o nome atribuído apenas às empresas do setor agrícola. ERRADA
113-Microempreendedor Individual (MEI) se caracteriza por uma pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é preciso se enquadrar em um faturamento máximo por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Um dos benefícios do MEI é que ele pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Já a modalidade Empresa Individual de Responsabilidade Limitada foi criada em 2011 e surgiu com o propósito de acabar com a figura do sócio “fictício”, prática comum em empresas registradas como sociedade limitada, que antes só poderiam ser constituídas por, no mínimo, duas pessoas, e agora podem ser abertas com um único sócio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORREETA:
( X ) A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada permite constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.
( ) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é menos vantajosa do que a micro e pequena empresa.
( ) Empresa Individual deResponsabilidade Limitada permite a constituição de uma empresa de, no mínimo, duas pessoas.
( ) A empresa Individual e de Responsabilidade Limitada não permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado.
114-A franquia, segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. A franquia traz a oportunidade de empreender com menor risco. Existem alguns tipos de franquias que são de marca e de negócio formado. Sobre a franquia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARON, Robert A. E SHANE Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
( ) A franquia de marca fornece ao franqueado um sistema empresarial completo, um nome com marca registrada, os produtos ou serviços a serem vendidos, e até mesmo os edifícios onde a empresa funcionará.
( X ) A franquia de marca dá ao franqueado o direito de vender produtos específicos com o nome da marca registrada do franqueador.
( ) A franquia de negócios não oferece uma operação praticamente pronta, o franqueador não configura a empresa, não treina o franqueado para administrá-la, assim como não configura e ajuda a operá-la.
( ) A franquia de negócio dá ao franqueado somente o benefício da associação da marca já conhecida e de confiança dos consumidores.
115-(ENADE, 2013) Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa. Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante. Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem uma área de negócios em que se sinta confortável.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.
I-A oportunidade deve ajustar-se ao mercado. CORRETA
II-Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade. CORRETA
III-Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais. CORRETA
116-(ENADE, 2015) O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, alertou que, até 2030, quase metade da população global terá problema de abastecimento de água. Isso vai acontecer porque, daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. Com as mudanças climáticas e as necessidades das populações, que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger esse recurso natural. Assim, apela-se por mais cooperação entre os países, pois, além de ser um recurso natural comum, a água é a chave para um desenvolvimento sustentável. Todos devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício.
FONTE: Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 27 jul. 2015.
Considerando o alerta feito pelo Secretário-Geral da ONU, o processo empreendedor pode contribuir para minimizar i problema mencionado por meio:
I-Da identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos. CORRETA
II-Do desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio. O conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos. CORRETA
III-Da obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social. ERRADA
IV-Do gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas. CORRETA
117-A marca é muito importante, pois liga o negócio ao cliente, identifica a empresa e a diferencia dos seus concorrentes. Com o passar dos anos e com a consolidação da marca, ela passa a ser o referencial da qualidade daquele produto ou serviço. Por esse motivo, é importante ter o registro para se proteger d outras pessoas que queiram copiar. Quando o empreendedor tem a nova ideia e verifica que essa é viável, é necessário o registro da marca ou patente. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço, contato que tenha poder de distância distingui-los de outros semelhantes ou afins.
( ) Para o pedido de registro de marca, é necessário ir até um escritório do INPI para preencher um formulário.
( ) Patente é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços.
( ) O registro da marca vigora por um período de cinquenta anos, sendo prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos.
118-O termo empreendedorismo ainda é muito discutido quanto à uma definição. Assim, a sua origem não é exata, além de haver dificuldade para definir o termo, já que o senso comum é muito atrelado à área. Nesse sentido, sobre a evolução histórica do termo, classifique V ou F:
( F ) É difícil definir o tema, mas essa dificuldade vem da distorção do entendimento da área científica.
( F ) Uma das definições sobre o conceito de empreendedorismo está relacionada somente à transferência de recursos econômicos.
( V ) O empreendedorismo ocorre quando o indivíduo recombina capital, recursos físicos e mão de obra de forma original ou inovadora.
119-O empreendedor pode utilizar vários meios para abrir seu negócio ou vender seu produto. A forma como ele faz influenciará como ele projetará seu negócio, qual público deseja atingir e como conseguirá chegar até seus clientes. Muitos são os canais de comercialização que ele pode escolher como vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet etc. Quanto às franquias, existem pontos positivos e negativos quando se decide empreender através de uma franquia. Sobre os pontos positivos desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os franqueados também têm pouca ou nenhuma escolha de onde devem comprar seus suprimentos.
( ) Os custos iniciais para os franqueados são frequentemente muito altos.
( ) Muitos acordos de franquia exigem que os franqueados administrem suas empresas de forma específica.
( X ) O franqueado recebe instruções sobre tudo, desde atividades operacionais até como gerir o negócio.
120-Ao longo do tempo, houve uma grande evolução do conceito de empreendedorismo. Muitos autores trazem abordagens que o complementam ou mesmo se contrapõem. Sobre essa evolução, no que se refere aos principais autores e sua tendência quanto à abordagem de empreendedorismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Knight.
II-Schumpeter.
III-McClelland.
IV-Hannan e Freeman.
V-Shane e Venkataramann.
( II ) Inovação.
( I ) Lucro.
( III ) Motivação e perfil psicológico.
( IV ) Nascimento e morte de empresas/competição.
( V ) Explorar oportunidades.
121-Farah et al. (2013) sugerem que dificilmente uma pessoa reunirá todas as características detectadas em empreendedores. Diversos autores definem as características empreendedoras, no entanto o que se percebe é que algumas características são citadas por todos os autores. Sobre as características convergentes dos empreendedores, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
( ) Possuem características de trabalho individual.
( X ) Possuem características voltadas à inovação.
( ) Possuem característicasque visam alcançar seus sonhos e ganhos exclusivamente pessoais.
( ) Possuem características que não estão voltadas à criatividade.
122-O registro de uma marca pode ser efetuado quando esta não é uma cópia de outra já registrada, e quando também não existe nenhuma proibição legal para o registro. O registro possibilita a identificação de produtos ou serviços, evitando equívocos nos consumidores. Sobre os fatores que podem impedir o registro de uma marca, analise as sentenças a seguir:
I-Marcas que possuem pedido de registro de outra marca similar, no mesmo ramo de atividade. As duas marcas desenvolvem o mesmo tipo de produto ou serviço. CORRETA
II-Marcas que sejam conflitantes, pedidos de registro de uma marca semelhante na mesma classe de atividade ou ramo de negócios ou que estejam incluídas nas proibições da lei vigente. CORRETA
III-Pessoa de cunho físico ou jurídico que exerça atividades efetivas e legalizadas, como: profissionais liberais, produtores rurais, sociedade civil, sociedade limitada, autarquias, estatais, artesãos etc., podem requerer o registro de uma marca. ERRADA
123-Um dos passos para abrir uma franquia é reflexão sobre viabilidade do seu negócio. O empresário precisa fazer um estudo da viabilidade, com o objetivo de verificar se o negócio é viável à aplicação de um projeto de franquias, com possibilidades de expansão. Essa reflexão da viabilidade do negócio deve mostrar:
( X ) O momento em que o negócio se encontra.
( ) Que os recursos humanos do empreendimento não são capazes de transmitir o conhecimento para os demais futuros franqueados e sua equipe.
( ) A ineficiência financeira do empreendimento.
( ) Uma análise do mercado e da concorrência, para copiar os modelos de gestão.
124-(ENADE, 2013) Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócio e o estilo de ida de seus clientes. Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações.
I-Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. CORRETA
II-O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê-las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar. CORRETA
III-O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminhos mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades. ERRADA
IV-O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades. CORRETA
125-Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis. 
( X ) A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização. 
( ) Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior. 
( ) A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
126-Muitas discussões foram levantadas sobre o termo empreendedorismo. Grandes pesquisadores levantaram diversas questões sobre o que é ser empreendedor e quando se está empreendendo. Para tanto, é importante verificar as classificações das escolas com diferentes perspectivas trazidas por Cunningham e Lischeron (1991). Sobre essas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I-Escola Bibliográfica. 
II- Escola Psicológica. 
III- Escola Clássica. 
IV- Escola da Administração. 
V- Escola da Liderança. 
VI- Escola Corporativa.
( II ) Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade. 
( I ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos. 
( III ) Marcada pela inovação. Acredita que o empreendedor cria algo novo e não apenas possui, por exemplo, Henry Ford II, que herdou a fábrica da família. 
( V ) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo. 
( IV ) Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionado e controlando o negócio.
( VI ) Estuda o empreendedorismo em prol de organizações complexas que possuem ações como abrir novos mercados, desenvolver produtos, entre outras.
FONTE: CUNNINGHAM, J. Barton; LISCHERON, Joe. Defining entrepreneurship. Journal of Small Business Management, 1991.
127-Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Idade Média. Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país. 
( V ) Século XVII. Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços pré-fixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. 
( F ) Século XVIII. Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
( F ) Séculos XIX e XX. Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
128-Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
( F ) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
( F ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
( V ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
129-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o exemplo da professora Sara Sarasvathy, que descobriu que os empreendedores nem sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado do processo chamado de causalidade. Ao invés disso, os empreendedores usam o processo de efetuação, conhecem primeiro os meios disponíveis e assim escolhem os possíveis resultados. Sobre o processo de efetuação, analise as sentenças a seguir:
I-O princípio da colcha de retalhos enfatiza a criação de algo novo a partir dos meios já existentes, sendo que os retalhos são os meios (quem sou, o que conheço e quem conheço). CORRETA
II-O princípio da perda suportável enfatiza a negociação com os stakeholders que estão dispostos a participar do projeto de formar um novo empreendimento. ERRADA
III- O princípio da limonada enfatiza a necessidade de usar os imprevistos ao invés de evitá-los, transformando as dificuldades em oportunidades.CORRETA
IV- O princípio do pássaro na mão enfatiza o quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno. ERRADA
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
130-Existem vantagens e desvantagens em ser um franqueado. Esses pontos são apresentados para que os empreendedores possam avaliar os reais benefícios em criar um negócio através da franquia. Sobre os benefícios da franquia, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Treinamento e suporte para a abertura do seu negócio.
( ) Produtos e serviços não padronizados.
( ) Liberdade restrita com relação à compra de produto.
( ) Taxas de franquia
131-A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Hashimoto (2006) complementa esta definição ao enfatizar que empreendedorismo é também a capacidade de gerar inovações independentemente dos recursos disponíveis. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Inovação.
II-Risco.
III-Autonomia.
( I ) O papel do empreendedor não se limita a criar negócios.
( II ) Como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados.
( III ) O empreendedor possui autonomia para definir os objetivos, decidir sobre o uso de recursos.
132-(ENADE, 2015) Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico, realizado por meio de uma análise SWOT, identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário. Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio de análise SWOT, descrito nas afirmações a seguir:
I-A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio. CORRETA
II-A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio. ERRADA
III-O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa. ERRADA
133-O empreendedorismo é um processo que pode ser desenvolvido em diversas situações e em diferentes ambientes, mas o que deve ser comum a todos os empreendedores são as motivações e o envolvimento com as práticas empreendedoras. Partindo desse princípio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) A motivação se pauta nas recompensas, no status e no poder.
(V) O empreendedor envolve- se diretamente com várias atividades. 
(F) A hierarquia configura-se com base no relacionamento.
(F) Existe a necessidade de definição clara de autoridade e responsabilidade.
134-O Sebrae é uma organização brasileira que tem como objetivo apoiar os empreendedores antes, durante e após a abertura de suas empresas, garantindo desde o apoio na escolha do novo negócio, na elaboração do plano de negócios e auxiliando o empreendedor nos primeiros anos de existência da empresa. Sobre esta instituição, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O Sebrae é uma instituição pública que oferece consultoria sobre os programas de financiamento do governo brasileiro.
( ) O Sebrae apoia exclusivamente médias e grandes empresas.
( ) O Sebrae é uma instituição nova, que surgiu nesta década, porém, aos poucos, está se consolidando como entidade de apoio aos empresários.
( X ) O Sebrae é uma entidade que oferece consultoria pequenos e microempresários.
135-Segundo Dolabela (2008), as oportunidades surgem em função da identificação de desejos, necessidades, insatisfações, de identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas`) para novas descobertas (soluções). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, analisadas e aproveitadas. CORRETA
II-A oportunidade envolve o reconhecimento de que toda ideia é justamente uma oportunidade. ERRADA
III-O empreendedor deve analisar se uma ideia é ou não uma boa oportunidade, para não ter problemas futuros. CORRETA
IV-Para identificar se uma ideia é uma oportunidade, é necessário avaliar alguns fatores como o mercado em que está inserido, o potencial dos produtos/serviços que se deseja ofertas, o público-alvo, entre outros. CORRETA
FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
136-Quando se adquire uma franquia, existem muitos pontos importantes e positivos nesse processo empreendedor. Um deles é o suporte e as orientações necessárias para gerenciar o negócio, seguindo uma metodologia já testada e bem-sucedida. Outro benefício que podemos citar que vem da franquia é:
( X ) A obtenção de crédito de financiamentos especiais, que muitos bancos oferecem às franquias.
( ) A personalização do atendimento, sem ser engessado pelo franqueado.
( ) O uso da marca sem a necessidade de autorização ou pagamento.
( ) A escolha de pagar ou não taxas ao franqueador.
137-Uma das formas de empreender é através da franquia. Esses tipos de empreendimentos estão em alta no país e ocorrem em diversos setores, pois são uma forma de abrir um negócio e têm mais garantia no processo. Sobre a franquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V) É um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador).
(F ) A franquia dá o direito ao franqueador de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu.
(V ) As franquias vêm atraindo empreendedores que queiram investir na área de esportes, saúde, beleza e lazer. 
(V) A franchising é uma oportunidade para fortalecer sua marca.
138-Para empreender não basta ter uma ideia. Para se tornar um empreendedor é necessário algumas características. Diversas são as instituições e pesquisadores que definem as características empreendedoras. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V ) São visionários, pois sabem como será o futuro para seu negócio, além de possuir habilidade para implementar seus sonhos.
(F ) Possuem dificuldade em se organizar, geralmente não sabem como obter e alocar os recursos materiais, humanos e financeiros de forma racional.
( V) Os empreendedores cultivam certo inconformismo diante da rotina, são muito dinâmicos e implementam suas ações com total comprometimento.
( V) Possuem uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto aos clientes, aos fornecedores e à entidades de classe.
139-Hashimoto (2006), a partir da evolução da abordagem de Peter Drucker, propõe um complemento aos enfoques e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Ele traz a inovação, o risco e a autonomia como contribuições ao empreendedorismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
( ) O empreendedor não possui autonomia para definir objetivos, recursos ou escolher estratégias.
( ) A definição de risco está associada à questão de não conseguir calcular a probabilidade de erro.
( ) Somente quem desenvolve a inovação pode ser considerado empreendedor.
( X ) O empreendedor deve criar novo método, um novo mercado, nas alternativas de materiais e a promoção de mudanças estruturais nas organizações.
140-No Brasil, existe uma série de leis que se referem às micro e pequenas empresas, no sentido deoferecer um tratamento diferenciado em questões relativas às áreas fiscal, administrativa, trabalhista etc. O Simples, por exemplo, é um regime tributário diferenciado para as MPs. Sobre o Simples, qual o requisito utilizado por esse sistema para classificar o porte das empresas?
( X ) Atividade desenvolvida e faturamento anual.
( ) Número de funcionários e faturamento anual.
( ) Investimento inicial e faturamento mensal.
( ) Atividade desenvolvida e número de funcionários.
141-(ENADE, 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
FONTE: HISRICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre;: AMGH, 2014.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
( ) Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio.
( ) Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
( ) Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida.
( X ) Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.
142-Quando falamos em empreendedorismo, o planejamento conduz a estruturação do negócio, detalha as intenções, objetivos, metas de desempenho, responsabilidades. O planejamento é importante para que sejam detalhadas todas as ações, além de fazer a análise do ambiente interno e eterno à organização. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Deve-se fazer o planejamento depois de abrir o negócio, para saber a viabilidade e os recursos necessários.
( ) O sucesso e o insucesso nos negócios andam juntos, por isso o planejamento faz pouca diferença para o empreendedor.
( X ) O planejamento é formalizado através do plano de negócios.
( ) O planejamento estará presente apenas na fase inicial da jornada do empreendedor.
143-Um plano de negócios bem escrito e detalhado pode ser considerado o cartão de visitas do empreendedor, pois pode auxiliá-lo a conseguir um sócio ou financiamento para o negócio. Sobre as seções que compõe o plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Análise de Mercado.
II-Plano de marketing.
III-Plano estratégico.
IV-Plano financeiro.
( IV ) Seção na qual o empreendedor conseguirá verificar se o negócio é ou não é viável.
( III ) Nesta seção devem ser analisados os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.
( II ) Apresenta as características do produto, a política de preços, a comunicação para a promoção do produto e a distribuição, para que o consumidor tenha acesso ao produto
( I ) Deve analisar setor de atividades, segmento de mercado, os clientes, os seus concorrentes e os fornecedores.
144-Devido à importância da figura do empreendedor para o desenvolvimento e transformação da sociedade, diversos autores dedicaram-se ao estudo do comportamento e características dos empreendedores, classifique V ou F:
( F ) As pessoas nascem empreendedoras, desse modo é impossível se tornar empreendedor.
( F ) Os empreendedores são visionários e, portanto, assumem riscos altíssimos em busca de seus objetivos.
( F ) Os empreendedores são pessoas que não conseguem trabalhar em equipe, por isso abrem seu próprio negócio.
( V ) Os empreendedores são identificadores de oportunidades capazes de criar e construir uma visão partindo do nada.
145-Um dos passos para abrir uma franquia é a avaliação financeira. Nesta avaliação deve ser realizado um estudo de investimentos e retorno tanto da franqueadora como do franqueado. Nesta etapa, verifica-se a responsabilidade financeira de cada um dos envolvidos no projeto. Sobre a avaliação financeira, esta deve ser feita para mostrar:
( X ) A atratividade do negócio com relação à lucratividade e ao prazo de retorno.
( ) Embasamentos técnicos e mercadológicos suportados nos resultados das operações anteriores.
( ) Os ganhos para o franqueado.
( ) O retorno do franqueado somente após a obtenção do retorno do capital investido.
146-O registro de marcas e patentes é um procedimento que todo empreendedor deve conhecer, pois garante que a criação do empreendedor seja protegida de cópias. Sobre marcas e patentes, classifique V ou F:
( V ) A marca pode ser uma palavra ou símbolo que identifica visualmente uma empresa.
( F ) O registro de uma marca pode ser requerido apenas por pessoas jurídicas há mais de um ano no mercado.
( V ) A patente assegura o direito à propriedade de uma invenção às pessoas físicas e jurídicas.
( F ) O prazo de vigência da patente é de dois anos, renovável por mais dois anos.
147-Ao analisar a história e o surgimento do empreendedorismo, entendemos que a terminação empreender foi utilizada pelo economista Richard Cantillon (1755), e tem o seu significado com base na palavra risco. A esse respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Idade Média.
II-Século XVII.
III-Século XVIII.
IV-Séculos XIX e XX.
( III ) Neste período, houve a diferenciação das palavras capitalista e empreender, início da industrialização.
( II ) Aqui podemos destacar a escolha entre os termos: assumir riscos e empreendedorismo. Destacam-se os preços prefixados.
( IV ) Neste cenário, os gerentes e os administradores passam a ser confundidos com os empreendedores.
( I ) Neste momento, determinava-se o responsável pelo gerenciamento de amplos projetos de produção.
148-O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) está vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Ele é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. É importante ter concessão e garantir os direitos de propriedade intelectual para a indústria. Para tanto, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial dispõe de alguns serviços, sendo alguns deles:
( ) Registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e Guias de Recolhimento da União.
( ) Registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e assessoria contábil.
( X ) Registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e concessões de patentes.
( ) Registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e assessoria ao empreendedor.
149-O empreendedor tem uma difícil e importante tarefa antes mesmo de abrir seu empreendimento. Ele precisa ter certeza da sua viabilidade já é realizado em franquias, em que, quando o empreendedor pretende abrir uma franquia, geralmente ele já recebe o estudo pronto. Quando o empreendimento é do próprio empreendedor, ele precisará realizar o estudo. Casarotto Filho (2009) sugere que o empreendedor deverá seguir quatro parâmetros para elaborar o estudo de viabilidade. Sobre esses quatro parâmetros, classifique V ou F:
( V ) Trata das informações do mercado, em que serão analisados o que será comercializado, quanto será comercializado, onde será comercializado, a quem será comercializado e de que forma será comercializado,
( V ) Trata das informações de produção e compõe-se de três etapas: definição das estratégias de produção, opção tecnológica e fatores de produção e caracterização do sistema produtivo.
( V ) Trata das informações de localização, levando em consideração a distribuição, o mercado e a produção.
( V ) Trata da análise econômico-financeira, em que devem ser elencados todos os recursos necessários ao projeto.
FONTE: CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio São Paulo: Atlas, 2009.
150-Patenteé um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. No entanto, algumas coisas não podem ser patenteadas. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Software.
( ) Produtos químicos.
( ) Ferramentas.
( X ) Planos de assistência médica.
151-Segundo Cristofolini (2017), as start-ups mostram-se como uma opção interessante de empreendimento para obterem sucesso. O autor aponta quatro tendências de start-ups ligadas às áreas de: Fintechs; Sustentabilidade; Nutrição, saúde e esportes; e On-line to Off-line (O2O). Sobre essas quatro tendências, analise as sentenças a seguir:
I-Fintechs são empresas que oferecem uma nova realidade de serviço financeiro para as classes menos abastadas, com taxas de juros bem menores e quase nenhuma burocracia. CORRETA
II-Não podem ser consideradas um exemplo de start-ups ligadas à área de sustentabilidade as “agtechs”, startups voltada ao agronegócio, pois a agricultura é um setor que prejudica muito o meio ambiente. ERRADA
III-A preocupação com hábitos alimentares e atividades saudáveis está tomando conta da sociedade, por este motivo, há um amplo mercado a ser explorado pelas start-ups de Nutrição, saúde e esportes. CORRETA
IV-As start-ups que visam à tendência O2O abrangem vários setores de consumo, como serviços alimentícios, transporte e logística, hotelaria, turismo e diversas atividades. CORRETA
FONTE: CRISTOFOLINI, João. Tendências de negócios para 2017 Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/tendencias-denegocios-para-2017/101876/. Acesso em: 27 fev. 2017.
152-(ENADE, 2015) O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal trouxe uma lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil Em comum entre as empresas vencedoras, está a decisão dos seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os momentos difíceis e a preparar as empresas para os desafios futuros.
FONTE: Disponível em: http://www.valor.com.br. Acesso em: 7 jul. 2015.
A partir do texto, é possível definir inovação como:
( ) Produtos utilizados para fins muito específicos.
( ) Atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
( ) Projetos de alto teor tecnológico.
( X ) Bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou riqueza.
153-(ENADE, 2015) O plano de negócios é um exercício de planejamento a criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de sensibilizar parceiros e investidores.
Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolhe a solução mais imediatista de sucesso aparente no plano de negócios pode também conduzir À conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial serem considerados na criação de um empreendimento.
FONTE: DOLABELA, F. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Ed. São Paulo: Sextante, 2008.
A partir das informações do teto, conclui-se ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que:
( ) A análise estratégica de oportunidade e ameaças será útil para a formulação de estratégias de crescimento a partir do terceiro ano de funcionamento do negócio.
( ) As estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado.
( X ) Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
( ) O planejamento das necessidades de recursos humanos para o primeiro ano de funcionamento do negócio é suficiente para atender a estratégia de aumento de participação de mercado.
154-(ENADE, 2015) Atualmente, o consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
( ) Sumário Executivo e Mercado.
( ) Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.
( ) Descrição do Produto/Serviço e Plano de Marketing.
( X ) Mercado e Plano de Marketing.
155-Quando se vai abrir uma franquia, é necessário planejar as ações e pensar em todas as etapas. É preciso que a franquia, mesmo que seja um negócio já formatado, seja igualmente planejada. Para tanto, é preciso seguir pelo menos três passos. Sobre esses passos para se abrir uma franquia, analise as sentenças a seguir:
I-No primeiro passo, o empresário que almeja ser um franqueador deve refletir sobre o futuro do seu negócio para no mínimo nos próximos 2 anos. ERRADA
II-No segundo passo, o empresário precisa fazer um estudo da viabilidade, com o objetivo de verificar se o negócio é viável à aplicação de um projeto de franquias, com possibilidades de expansão. CORRETA
III-O terceiro passo envolve a avaliação financeira, com estudo de investimentos e retorno tanto da franqueadora como da franqueada. CORRETA
156-Quando se tem uma invenção, é importante ter a patente, que é temporária, porém, enquanto vigora, oferece às pessoas o direito de criação e uso. Existem algumas formas de patente. Sobre os tipos de patentes e prazos de validade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Patente de Invenção (PI).
II-Patente de Modelo de Utilidade (MU).
III-Certificado de Adição de Invenção (C).
( I ) Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.
( III ) Aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com a mesma data final de vigência.
( II ) Objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação. Sua viabilidade é de 15 anos a partir da data do depósito.
157-Os desafios são grandes para as empresas, é preciso inovar, mudar, atender às exigências legais e ser sustentável. Nesse caso, inovar tornou-se palavra de ordem, ainda mais quando se passa por momentos de crise ou turbulências. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Quando a ideia é colocada no papel, já pode ser considerada uma inovação, pois não requer o lançamento do produto.
( ) Para ocorrer a inovação, não são necessários investimentos financeiros ou humanos.
( X ) Para inovar, é preciso abandonar velhos hábitos e partir ara o novo, para o diferente.
( ) O investimento em tecnologia e inovação ocorre fortemente em países subdesenvolvidos.
158-A marca évista como um sinal visualmente perceptível e que difere sua empresa de outras concorrentes. É a marca que garante ao proprietário uso exclusivo no território nacional e seu ramo de atividade econômica. Sobre a marca, classifique V ou F:
( V ) A busca prévia de marca não é obrigatória.
( V ) A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço.
( F ) O registro de marca vigora pelo prazo de vinte anos.
( F ) O registro da marca extingue-se somente pela expiração do prazo de vigência.
159-O empreendedor pode utilizar vários meios para abrir seu negócio ou vender seu produto. A forma como ele faz influenciará como ele projetará seu negócio, qual píublico deseja atingir e como conseguirá chegar até seus clientes. Muitos sãos canais de comercialização que ele pode escolher como vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet etc. Quanto às franquias, existem pontos positivos e negativos quando se decide empreender através de uma franquia. Sobre os pontos positivos desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os custos iniciais para os franqueados são frequentemente muito altos.
( ) Os franqueados também têm pouca ou nenhuma escolha de onde devem comprar seus suprimentos.
( X ) O franqueado recebe instruções sobre tudo, desde atividades operacionais até como gerir o negócio.
( ) Muitos acordos de franquia exigem que os franqueados administrem sua empresas de forma específica.
160-O intraempreendedorismo é o processo interno de empreender, ou seja, dentro da organização em que trabalhamos, devemos ter visão do mercado e da área em que atuamos sem necessidade de criar um negócio próprio. Sobre o intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I-Seus sonhos estão conectados às atribuições corporativas. ERRADA
II-Procura criar valor, maximizando a aplicação de seus recursos. CORRETA
III-Não conhece o empreendimento em que atua. ERRADA
IV-Procura se manter apenas no limite do cargo ou da função. ERRADA
161-O processo de globalização intensificou a concorrência entre as empresas, de modo que investir em inovação tornou-se fundamental para as organizações. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( F ) Inovação significa criar algo novo, ainda que não seja viável e não tenha utilidade.
( V ) Inovação é ter uma ideia nova ou aplicar essa ideia de outra forma original e com eficácia.
( V ) Inovação é a criação de coisas novas ou o rearranjar de coisas antigas, mas de uma nova forma.
( F ) Inovação é um fim em si mesmo e isso significa que pode estagnar-se sem que haja renovação.
	
162-Muitas vezes, quando temos uma nova ideia, pensamos logo em abrir um negócio, mas é preciso pensar, também, na questão do registro da marca e patente. O órgão responsável por conceder e garantir os direitos de propriedade intelectual para a indústria é:
( X ) Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
( ) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
( ) Associação Brasileira de Agências de Regulação.
( ) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
163-Gouvêa (2012) enfatiza que o termo empreendedorismo foi utilizado inicialmente com Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta de 1270 e 1290. A evolução do empreendedorismo foi ocorrendo pelos séculos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XVII.
III- Século XVIII.
IV- XIX e XX.
( I ) Nesse período, o empreendedor era aquele que gerenciava grandes projetos com recursos do governo do país.
( II ) Nesse período, o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar serviços. 
( III ) Nesse período, empreendedor e capitalista foram diferenciados.
( IV ) Nesse período, os empreendedores eram confundidos com gerentes ou administradores.
FONTE: GOUVÊA, Anna Beatriz Cautela T. Empreendedorismo. Indaial: Uniasselvi, 2012.
164-É importante que o empreendedor saiba como está o mercado em que pretende atuar. Para isso, é primordial realizar uma análise de mercado, que deve incluir vários aspectos para que o empreendedor consiga mapear e realizar sua análise adequadamente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O empreendedor deve analisar o setor de atividade que pretende atuar, seja ele agropecuário, industrial, comércio e prestação de serviços. 
( V ) É necessário que na análise de mercado seja realizado o estudo dos clientes, ou seja, quem são os potenciais clientes que vão comprar o produto e /ou serviço e suas características. 
( V ) A análise de mercado deve conter o estudo dos concorrentes, por exemplo, o que o concorrente A oferece? O que o concorrente B oferece? Qual preço? Qual marca?
( F ) Não é necessário realizar o estudo dos concorrentes porque não interessa como os concorrentes trabalham. 
165-Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Mito: empreendedores já nascem prontos para o sucesso.
( F ) Realidade: empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários.
( F ) Realidade: empreendedor que possui capital tem sucesso garantido no seu negócio.
( V ) Mito: os empreendedores trabalham sozinhos.
166-Nos dias atuais, empreender é mais comum em relação às últimas décadas. Todo empreendedor no início é um mero sonhador. Para que seu sonho se torne realidade, é necessário praticar algumas funções básicas para que a nova criação de empresas, mercados ou oportunidades se torne realidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta algumas palavras-chave relacionadas ao empreendedorismo:
( ) Aproveitar mercados - prejuízos - correr os riscos não calculados.
( X ) Criar valor - aproveitar oportunidades - correr os riscos já calculados.
( ) Autorrealização - dependência - correr os riscos realizados.
( ) Realização em grupo - independência - não correr riscos.
167-O termo empreendedorismo ainda é muito discutido quanto à sua definição. Assim, a sua origem não é exata, além de haver dificuldade para definir o termo, já que o senso comum é muito atrelado à área. Nesse sentido, sobre a evolução histórica do termo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) É difícil definir o tema, mas essa dificuldade vem da distorção do entendimento da área científica.
( F ) Uma das definições sobre o conceito de empreendedorismo está relacionada somente à transferência de recursos econômicos.
( V ) O empreendedorismo ocorre quando o indivíduo recombina capital, recursos físicos e mão de obra de forma original ou inovadora. 
168-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir:
I-Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade. CORRETA
II-Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários. ERRADA
III-Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais. CORRETA
IV-Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. ERRADA
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
169-Uma das formas de empreender, sem ser dono de um negócio, é dentro da própria empresa em que se trabalha. Esse processo é chamado de intraempreendedorismo. Sobre o intraempreendedor, classifiqueV para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Quando se trata do intraempreender, verifica-se que os objetivos estão atrelados às atribuições corporativas. 
( F ) Um dos aspectos é desenvolver e criar valor para melhor aplicar os recursos. 
(V ) O intraempreendedor, apesar de empreender, não precisa necessariamente ter conhecimento sobre a empresa em que trabalha. 
( F ) As pessoas que trabalham para uma organização devem se limitar a desenvolver as tarefas do seu cargo.
170-Na seção "Plano Estratégico", do plano de negócios, o empreendedor deve mostrar que conhece bem o ambiente interno da organização e também o externo. Para deixar claro ao leitor este aspecto, ele deve focar o conteúdo dessa seção em quatro principais itens. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses elementos:
( ) Recursos materiais, recursos não materiais, recursos humanos e recursos ambientais.
( ) Ambiente interno, ambiente externo, ambiente organizacional e ambiente cooperativo.
( X ) Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
( ) Competidores, fornecedores, clientes e acionistas.
171-A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I- Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores. CORRETA
II- Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos e experiência profissional. CORRETA
III- Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. ERRADA
IV- Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários. CORRETA
172-De acordo com Casarotto Filho (2009), o empreendedor se depara com dois tipos de estratégias globais, que tem grande influência nos estudos logísticos: a estratégia de competitividade e a estratégia de produto/serviço. Sobre a estratégia de produto/serviço, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
( ) São estratégias de foco de mercado com liderança de custo.
( ) São estratégias que promovem o aumento dos produtos/serviços para os consumidores finais.
( X ) São estratégias de verticalização a montante, de maneira geral favorecem a logística. Exemplos seriam as áreas de madeira, papel, metais, entre outras.
( ) São estratégias que implicam produtos e serviços voltados para determinado seguimento.
173-Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos e as verdades do empreendedorismo, assinale a alternativa INCORRETA: 
( ) Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito. 
( ) Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade. 
( X ) Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade. 
( ) Empreendedores assumem riscos altíssimos, é um mito.
174-Além do empreendedor que é aquele externo às organizações, também se estuda o intraempreendedor. O intraempreendedor é definido por Hashimoto (2006) como aquele que empreende dentro da organização. Sobre as definições de empreendedor e intraempreendedor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Empreendedor é aquele que inova, identifica e cria oportunidades de negócio, ou consegue recursos para agregar valor fora da organização.
( F ) Intra significa dentro; pre significa antes e neur significa centro nervoso, ou seja, intraempreendedor é alguém que não pode realizar mudanças substancialmente no centro do negócio. 
( V ) Intraempreendedores focam em inovar, criar negócio e renovar a estratégia. 
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
175-As empresas passaram a perceber que os funcionários que se desligavam, em muitos casos criavam seus próprios negócios, que eram, diga-se de passagem, maiores que elas próprias. Nesse sentido, se tornavam grandes no mercado e tomavam boa parte do mercado anterior que a empresa que o funcionário trabalhava detinha. Esse foi o ponto inicial, o qual as empresas passaram a trabalhar em busca da atração de talentos empreendedores e para mantê-los na organização. Existem quatro diretrizes necessárias para se obter uma administração empreendedora. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- A primeira diretriz diz que a organização deve perceber a mudança de forma receptiva como uma oportunidade e não uma ameaça. CORRETA
II- A segunda diretriz considera a mensuração sistemática ou, ainda, a apreciação do desempenho da empresa empreendedora e inovadora se torna obrigatória. CORRETA
III- A terceira diretriz diz que a administração não precisa de práticas específicas com relação à estrutura organizacional, podendo-se exemplificar: provisão de pessoal, gerência, remuneração, incentivos e recompensa. ERRADA
IV- A quarta diretriz trata da existência de "nãos", por exemplo, não se deve misturar unidade administrativa com a unidade empreendedora. CORRETA
FONTE: DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
176-Saber se o negócio tem viabilidade financeira ou não é essencial. Para isso, é utilizado o plano financeiro. Para muitos empreendedores, essa é considerada a parte mais difícil, mas é uma das mais importantes. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Investimento total. 
II- Investimento fixo. 
III- Capital de giro. 
IV- Investimentos pré-operacionais.
( IV ) São gastos necessários anteriormente à abertura do negócio, como reformas, cursos, treinamentos etc. 
( II ) Corresponde a todos os bens que devem ser comprados para fazer o negócio funcionar, como por exemplo, máquinas, móveis, equipamentos etc. 
( III ) É o montante de recursos necessários para o empreendimento funcionar normalmente. Compreende a compra de matérias-primas ou mercadorias por exemplo. 
( I ) É a soma do investimento fixo, do capital de giro e do investimento préoperacional.
177-A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Além disto, Hashimoto (2006) aponta três elementos essenciais do empreendedorismo: inovação, risco e autonomia. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Quanto à inovação, o papel do empreendedor se limita a criar novos negócios. 
( V ) Quanto ao risco, assim como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados.
( V ) Quanto à autonomia, o empreendedor possui autonomia para definir os objetivos e decidir sobre o uso de recursos. 
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
178-Os empreendedores são percebidos como indivíduos importantes para o setor econômico e o desenvolvimento social de uma região. Assim, para que um empreendedor tenha sucesso é primordial possuir algumas competências. O empreendedor precisa ter as definições do tão famoso "CHA". Sobre o significado desta sigla e como pode ser definida, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) O conhecimento pode ser considerado o saber adquirido na escola, no dia a dia quando aprendeu a escrever, até o final de uma graduação, é um conhecimentocontínuo. Essas competências são técnicas. 
( ) A habilidade, neste caso, está relacionada à ação, à proatividade e a ter iniciativa. 
( ) Com relação à atitude, é correto afirmar que está associada ao aprendizado teórico. 
( ) O "C" do CHA é definido como competência, o "H" como habilidade e o "A" como aprimoramento.
179-O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente. 
( ) O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente. 
( ) O empreendedor corporativo se preocupa com status tradicionais, não almeja a independência, enquanto o gerente não preocupado com símbolos de status. 
( ) O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.
180-Querer inovar é uma prática constante das organizações, uma vez que as modificações vêm acontecendo cada vez mais rápidas no cenário de negócio. O modelo sequencial tradicional de desenvolvimento, que é conhecido como "modelo cascata", foi muito utilizado para proporcionar uma visão de forma de trabalho para as indústrias. Apesar de sua importância, esse modelo se encontra debilitado, dando margem à entrada de outros tipos de modelo no cenário atual, como por exemplo, o "Design Thinking". Esse modelo apresenta diversos aspectos essenciais para inovar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A tradução literal Design Thinking é definida como: pensar como um designer. 
( F ) O Design Thinking não modifica a forma de se desenvolver produtos, serviços e processos. 
( V ) A metodologia de Design Thinking aplica a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é considerado tecnicamente viável. 
( F ) A metodologia de Design Thinking não cria estratégias de negócios duradoura, para que assim possa proporcionar a conversão dessa necessidade em valor para o cliente e oportunidade de mercado.
181-Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, o termo empreendedorismo sofreu uma evolução pelos séculos. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Idade Média. 
II- Século XVII 
III- Século XVIII 
IV- Séculos XIX e XX. 
( II ) Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. 
( I ) Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
( IV ) Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista. 
( III ) Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
182-Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, analise as sentenças a seguir:
I-Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém. CORRETA
II-Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido. ERRADA
III-Neste princípio, os empreendedores tratam imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo. ERRADA
IV-Este princípio ajudará os empreendedores na maioria das novas atividades, mas particularmente ao buscar empreender e gerenciar uma empresa em um ambiente de incerteza. CORRETA
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
183-Um dos mais famosos empreendedores brasileiros é o Barão de Mauá, ele é conhecido por seus inúmeros projetos comerciais, da fabricação de engenhos de açúcar a empreendimentos mais inovadores para a época, como a primeira ferrovia brasileira, localizada entre Petrópolis e Rio de Janeiro. Além dela, Mauá também inaugurou a primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora, em 1856. Com o passar dos anos, vários empreendedores deixaram sua marca na história brasileira. Mas foi somente nos anos 90, no período pós-ditadura e com a abertura econômica, entrada de capital estrangeiro e aumento da competitividade, que a cultura empreendedora cresceu no país. A respeito do movimento empreendedor no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na década de 1990, criou-se entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Softex (Sociedade Brasileira de Exportação de Software). Até então ouvia-se falar muito pouco de empreendedorismo no país, as pequenas empresas não tinham orientação.
PORQUE 
II- A partir da década de 1990 foram criados programas específicos por escolas de administração de empresas e de tecnologia para formação de empreendedores, como os cursos de MBA (Master of Business Administration), com programas de curta e média duração, além dos cursos a distância.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2018.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
184-A cultura é um fator que diferencia as motivações de indivíduos participantes de culturas distintas. Sobre a cultura, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam uma comparação entre gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gerentes tradicionais.
II- Empreendedores autônomos.
III- Empreendedores corporativos.
( II ) Suas principais motivações são independência, oportunidade de criar e dinheiro.
( I ) Suas principais motivações estão em busca de promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritórios, auxiliares e poder corporativo. 
( III ) Suas principais motivações são a independência e a capacidade de avançar em termos de recompensas corporativas. 
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
185-O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
( ) Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
( ) Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
( ) Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
( X ) Possui habilidadeatravés deste é que o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, analise as sentenças a seguir:
I-O plano de negócios deve ser adequado ao plano financeiro até que o mesmo se torne viável. ERRADA
II-No plano financeiro deve ser provisionado o salário dos colaboradores e o pró-labore. CORRETA
III-O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto a bancos. ERRADA
IV-O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio de negócio e conter uma projeção das vendas. CORRETA
12-Incubadoras são "empresas" que abrigam e apoiam micro e pequenas empresas inovadoras nas primeiras etapas de sua vida. Sobre as características e objetivos das incubadoras, classifique V ou F:
( F ) As incubadoras são entidades públicas que prestam consultoria a micro e pequenos empreendedores na elaboração do plano de negócios.
( F ) As incubadoras auxiliam médias e grandes empresas na prospecção de novos produtos e sua colocação no mercado.
( V ) As incubadoras fomentam o empreendedorismo através de ações de fortalecimento e preparação de pequenas empresas antes de sua colocação no mercado.
( F ) As incubadoras têm como principal objetivo facilitar o acesso de pequenos empresários a financiadores e investidores.
13-As franquias, processo no qual se transfere o direito de uso de uma determinada marca, são negócios comerciais que estão em ampla expansão pelo mundo. Sobre alguns aspectos inerentes às franquias, classifique V ou F:
( V ) Royalties é o pagamento de parte do faturamento em contrapartida à cessão de uso da marca de determinada franquia.
( V ) Franqueado é a pessoa física ou jurídica que compra o direito de explorar uma patente ou marca, fazer uso de seus produtos/serviços e partilhar do conhecimento prévio do negócio.
( F ) Franqueador é a pessoa física autorizada a fazer uso da marca cedida por um terceiro.
( V ) Como exemplos de franquias podemos citar a Cacau Show, O Boticário e a Fisk Idiomas.
14-O Instituto Endeavor Brasil tem por finalidade promover o desenvolvimento do empreendedorismo em nosso país, através da implantação de programas que obtêm sucesso em outros países. Sobre as principais atividades do Instituo Endeavor, classifique V ou F:
( V ) O instituto assessora empreendedores desde a concepção até o aprimoramento do negócio.
( F ) Auxilia empreendedores que fecharam seu negócio na parte burocrática relacionada ao fechamento da empresa.
( V ) Procura formar alianças com universidades para promover e fortalecer a prática empreendedora.
( V ) Fomentar o interesse de investidores pelo empreendedorismo, aproximando-os dos novos empreendedores.
15-Um plano de negócios pode ser escrito por diversos motivos: abertura, expansão ou manutenção de um negócio. Essa informação deve constar dentro do plano de negócios para que o leitor saiba a finalidade do plano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a seção do plano de negócios em que deve constar a finalidade do plano de negócios:
( ) Sumário.
( X ) Descrição da empresa.
( ) Plano financeiro.
( ) Análise estratégica.
16-Antes de se pensar no plano de negócios, é preciso na concepção do negócio. Nessa etapa, é preciso verificar o que realmente se quer e se o negócio é efetivamente uma oportunidade. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Antes de abrir um negócio, é preciso ver se é, de fato, uma oportunidade. CORRETA
II-As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, porém não é possível analisá-las e aproveitá-las. ERRADA
III-Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade. CORRETA
17-Um plano de negócios bem escrito e detalhado pode ser considerado o cartão de visitas do empreendedor, pois pode auxiliá-lo a conseguir um sócio ou financiamento para o negócio. Sobre as seções que compõe o plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Mercado e competidores.
II-Marketing e vendas.
III-Análise estratégica.
IV-Plano financeiro.
( IV ) Seção na qual o empreendedor conseguirá verificar se o negócio é ou não é viável.
( III ) Nesta seção devem ser analisados os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.
( II ) Apresenta as características do produto, a política de preços, a comunicação para a promoção do produto e a distribuição, para que o consumidor tenha acesso ao produto
( I ) Deve traçar o perfil dos consumidores e dos concorrentes.
18-Segundo Dornelas (2012), o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar despender tempo e recursos em uma ideia que, talvez, não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado. Para se empreender, é preciso seguir conceitos, práticas e realidade, sempre pensando no sucesso da empresa ou na criação do novo negócio. É preciso identificar a oportunidade e, nesse sentido, o autor apresenta um guia com alguns fatores que devem ser analisados paras saber se uma ideia é uma boa oportunidade. Sobre critério e atratividade de alto potencial, analise as sentenças a seguir:
I-Necessidade dos clientes: identificadas, receptíveis, atingíveis. CORRETA
II-Estrutura do mercado: competição consolidada, mercado maduro ou em declínio. ERRADA
III-Necessidade de capital inicial: baixa a moderada. CORRETA
IV-Envolvimento com o negócio: apenas interesse financeiro. ERRADA
FONTE: DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio d Janeiro: Elsevier, 2012.
19-O processo de intraempreendedorismo acontece no ambiente interno da organização, sem ter a necessidade de criar um novo negócio. É o processo de desenvolvimento de seus colaboradores, assim é possível que os colaboradores façam com que suas ideias se realizem. Segundo Lozinsky (2010, p.53), "Uma pessoa motivada por alcançar objetivos desafiantes pode demonstrar que seu trabalho e o de seus colegas ou subordinados representa a melhor prática". Quais são as características dos intraempreendedores?
FONTE: LOZINSKY, Sergio. Implementando empreendedorismo na sua empresa: experiências e ideias para criar uma organização empreendedora (Intrapreneurship). São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.
( ) Assumir altos riscos sozinho; trabalhar sozinho; centralizador.
( ) Realização de sonhos pessoais; ser indiferente; estilo de gerente-chefe.
( ) Evita trabalhar em equipe; centralizador; evita capacitação dos colaboradores.
( X ) Liderança, criatividade, enfrentar dificuldades.
20-O empreendedor necessita avaliar várias vertentes no início de um novo negócio. Após identificar as necessidades do negócio, observar deficiências e tendências, analisar a "moda" do mercado no seu ramo específico, entre outros, o empreendedor precisa, segundo Dolabela (2008), identificar e avaliar novas oportunidades. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que devem ser considerados na busca por uma oportunidade:
FONTE: DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão em Plano de Negócio, como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
( ) Satisfação dos clientes, concepções complexas.
( X ) Concebidas pela intuição; identificação desafiadora.
( ) Fácil identificação; uso de técnicas específicas.
( ) Falta de intuição; geralmente são programadas.
21-Nem sempre o empreendedor alcança o sucesso tão facilmente como se imagina. O índice de mortalidade entre as micro e pequenas empresas é elevado em nosso país. Todavia, existem algumas estratégias com as quais os empreendedores podem aumentar as suas chances de sucesso. Sobre essas técnicas, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento e o controle constante aumentam as chances de a empresa dar certo. CORRETA
II-O empreendedor que trabalha sozinho, centralizando o trabalho e as decisões, é aquele que possui mais chances do sucesso. ERRADA
III-Mais chances tem o empreendedor que constantemente aprimora a sua rede de contatos. CORRETA
IV-O sucesso do empreendimento é mais garantidopara criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
186-A combinação de conhecimentos, habilidade e atitudes é primordial em qualquer profissional e empreendedor. No entanto, isso terá uma variação, dependendo do nível organizacional que o profissional trabalha. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível institucional.
II- Nível intermediário.
III- Nível operacional.
( II ) Habilidade Humanas - relacionamento interpessoal.
( III ) Habilidade Técnicas - manuseio de coisas físicas. 
( I ) Habilidade Conceituais - ideias e conceitos abstratos.
187-A GEM - Global Entrepreneurship Monitor - elaborou dois tipos de estágios para demonstrar o nível de atividade empreendedora da população. Esses níveis são chamados de Taxa de Empreendedorismo inicial (TEA) e Taxa de Empreendedores Estabelecidos. Partindo desse pressuposto, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Os empreendedores nascentes são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores, por exemplo.
( V ) Os empreendedores novos são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores por exemplo, por mais de três meses.
( V ) Os empreendedores estabelecidos administram um negócio e são proprietários de um negócio novo que já pagou salários e gerou pró-labores ou qualquer forma de remuneração aos proprietários por mais de quarenta e dois meses. 
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
188-Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos.
( ) Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização.
( X ) No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas.
( ) Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto.
189-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo.
( F ) Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios. 
( V ) Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
( V ) O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios.
190-Falar em planejamento não é algo complexo, porém, na prática não é tão fácil realizá-lo. Já que muitas vezes essa palavra fica somente entre conversas, mas não chega ao papel. Enfatiza-se mais uma vez que o planejamento é uma ferramenta que deve ser utilizada para minimizar as incertezas que acontecem no ambiente (no meio). Além disso, por ser uma ferramenta formalizada permite que todos os envolvidos saibam de que forma e como o plano/projeto está seguindo. Dessa forma, de acordo com Robbins e Decenzo (2004) existem alguns motivos que demonstram a importância do planejamento. Sobre esses motivos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
( ) Redireciona o planejamento, promove controle a longo prazo, gera impacto interno e gera retrabalho aos gestores.
( ) Desproporciona redirecionamento, promove o controle a curto prazo, gera impacto social e não gera retrabalho.
( ) Aumenta o descontrole, maximização do desperdício e retrabalho e não gera impacto na mudança.
( X ) Facilita o controle, reduz o impacto da mudança, minimiza desperdício e retrabalho.
191-Carla Castilho fundou a Unius, uma agência de comunicação e marketing que começou em 2005 e com apenas R$ 10 mil em investimentos - o que até podia ser uma quantia melhor na época, mas que certamente não era uma fortuna. Hoje, a companhia de Castilho é uma grande prestadora de serviços para grandes empresas, o que a faz ser exemplo de sobra para quem quer entrar no mercado. Castilho responde ao Portal da Revista Exame que, começar a sua empresa com um plano de negócios bem definido e consistente é o primeiro e mais importante passo. Segundo ela, o empreendedor precisa mediar suas aspirações e vontades com o conselho de empreendedores que já atingiram o sucesso, por isso o chamado networking empresarial é tão importante. Ao falar de seus clientes, que muitas vezes também são empreendedores, Castilho explica que muitos deles chegam à ela sem entender direito o que são seus próprios negócios, e que grande parte do dinheiro inicialmente investido é perdido em contratações e gastos não planejados, muitas vezes desnecessários também. Sobre a importância do plano de negócio para os empreendedores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O Plano de Negócios é a ferramenta que permite planejar em detalhes o novo negócio antes de colocá-lo em prática.
PORQUE
II- Importante que o empreendedor, ao montar o Plano de Negócios, seja fiel aos dados coletados e realista em relação aos fatores do ambiente, pois somente assim ele terá uma visão precisa sobre a viabilidade ou não do novo negócio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2018 (adaptado).
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
192-Após definir todos os detalhes com relação ao negócio, o empreendedor deve pensar sobre o contrato social da sua empresa. O contrato social é um meio de formalizar uma sociedade junto ao CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Sobre as informações que devem conter um contrato social, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O contrato social não possui especificado os itens essenciais que precisa conter.
( X ) O contrato social deve conter algumas informações essenciais como: divisão de quotas entre sócios, valor pago a cada sócio, quem participa das deliberações mais importantes da empresa etc.
( ) O contrato social deve ter elementos como: número de funcionários, média de salário dos gestores, missão e visão da empresa.
( ) O contrato social deve conter o plano de marketing, o plano operacional e os objetivos financeiros da empresa.
193-Antes de colocar o negócio no papel, é importante conhecer o mercado, pois ele dirá muito sobre o negócio ser ou não uma oportunidade. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Sobre a pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É a busca por informações, a compilação, o processamento, o relato e a interpretação das informações de mercado.
( F ) Não é necessário para os tipos de negócio, pois nem todos têm grau de incerteza.
( V ) Apresenta resultados sobre a demanda, como suas características, tamanho e tendências, e também informações sobre os concorrentes.
( F ) Através dainformação colhida pela pesquisa de mercado, já se garante o sucesso do novo empreendimento. 
194-Empreendedorismo e planejamento devem "caminhar" juntos, pois são a base que solidifica um novo negócio. Nenhuma empresa sobrevive no improviso sem planejar, inclusive, a falta de planejamento é um dos principais fatores que fazem as empresas fecharem antes de dois anos. No contexto atual, o cenário que as organizações estão inseridas estão em constante mutação, uma vez que são influenciados por diversos fatores presentes no ambiente. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As organizações são afetadas por variáveis econômicas, políticas, tecnológicas, ecológicas, sociais, legais e demográficas. CORRETA
II- As organizações são afetadas somente por variáveis econômicas, políticas e tecnológicas. ERRADA
III- A globalização, a internacionalização, a rápida difusão do conhecimento e das informações com as variáveis econômicas, políticas, tecnológicas, ecológicas, sociais, legais e demográficas revelam um cenário complexo para as empresas operarem, pois acabam formando novos hábitos de consumo. CORRETA
IV- A globalização, a internacionalização, a rápida difusão do conhecimento e das informações com somente as variáveis econômicas, políticas, tecnológicas (só elas interferem nesse cenário), revelam um cenário complexo para as empresas operarem, pois acabam formando novos hábitos de consumo. ERRADA
195-Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa de análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre a análise de mercado, assinale a alternativa INCORRETA.
( ) O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
( X ) No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
( ) O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
( ) O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
196-Com relação à análise do ambiente é importante enfatizar, que conhecer e prever como o negócio será aceito no mercado, poderá auxiliar o empreendedor a se desenvolver ao longo dos anos. Ainda sobre a análise ambiental, ela representa o que está ao entorno da empresa, ou seja, os segmentos do ambiente geral e o ambiente de tarefa. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ambiente geral.
II- Ambiente de tarefa.
( I ) Variáveis econômicas, variáveis tecnológicas e variáveis sociais.
( II ) Fornecedores e concorrentes.
( II ) Clientes e consumidores e agências reguladoras.
( I ) Variáveis demográficas, variáveis legais e variáveis políticas.
197-Os indicadores de viabilidade são essenciais para observar se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática. Eles são importantes também para obter algum tipo de financiamento. Sobre esses indicadores, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Indicadores de viabilidade são desnecessários quando se sabe o lucro líquido.
( ) O valor total da receita representa um indicador de viabilidade.
( ) Lucro líquido dividido por investimento total multiplicado por 100 revela o único indicador de viabilidade.
( X ) Ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento são os indicadores de viabilidade.
198-Com relação ao Plano de Negócios, a sua estrutura depende efetivamente do público-alvo. A montagem do plano não deve seguir apenas um autor, porém, a pesquisa deve fazer parte da rotina do empreendedor, devendo assim, começar pela escolha do roteiro do plano pelo qual o empreendedor se identificar. No entanto, alguns itens são primordiais na sua construção. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capa.
II- Sumário.
III- Sumário executivo.
IV- Aspectos legais.
( II ) Nessa parte deve conter itens como título das seções e subseções plano e os números que correspondem às páginas.
( III ) Nessa parte deve conter dados do empreendimento, visão geral do negócio, dados dos empreendedores e recursos.
( I ) Nessa parte deve conter itens como nome, endereço, site e endereço de e-mail da empresa, logomarca da empresa, informações sobre os empreendedores, data de elaboração do plano e número da cópia.
( IV ) Nessa parte deve conter forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e contrato social.
199-O enquadramento da empresa (porte) do ponto de vista legal é importante com relação à obtenção de créditos, incentivos e isenção de impostos. Conforme Vieira (2002), os critérios de classificação da empresa podem ser qualitativos ou quantitativos. Com relação aos critérios qualitativos, eles representam a forma de administração e o tipo de mercado, já o critério quantitativo representa as análises obtidas por meio de registro contábil de empresas e censos econômicos. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Classificação qualitativa.
II- Classificação quantitativa. 
( I ) Acesso ao mercado de capitais.
( I ) Inovações tecnológicas.
( I ) Existência de divisão de trabalho especializado.
( II ) Índice refletido pelo faturamento e número de funcionários. 
FONTE: VIEIRA, Flávia R. C. Dimensões para o diagnóstico de uma gestão estratégica voltada para o ambiente de empresas de pequeno porte. Florianópolis, 2002. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
200-Antes de iniciar um negócio e colocá-lo efetivamente no papel, é necessário conhecer o mercado, pois esse processo facilitará e analisará se o negócio é ou não uma oportunidade. Sobre como esse processo pode ser definido, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Planejamento estratégico.
( ) Plano de negócio.
( ) Plano de marketing.
( X ) Pesquisa de mercado.
201-Quando o empreendedor desenvolve, por exemplo, um novo produto ou serviço é importante que seja realizado o registro de patente, porque, assim, ele terá segurança como inventor. Esse registro é considerado uma permissão em nível público conferida pelo Estado, que dará ao inventor o direito de explorar sua invenção comercialmente, de forma exclusiva. No entanto, dentro desse processo nem tudo pode ser registrado, segundo o INPI (2017). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pode ser patenteado.
II- Não pode ser patenteado.
( II ) Planos de assistência médica, técnicas cirúrgicas, obras de arte.
( I ) Um eletrodoméstico, remédio, tecnologia.
( II ) Métodos de ensino, regras de jogo, plantas de arquitetura
FONTE: INPI. Guia básico. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2017.
202-Quando o empreendedor passa a realizar o estudo de viabilidade do negócio, já obtém feedback para decisões mais precisas. Até estratégias em níveis globais podem ser revistas nesse processo, pode-se exemplificar as políticas, principalmente as de negócios - riscos ou endividamento. Dessa forma, o próximo passo é realizar a elaboração de uma análise econômico-financeira. Com base no autor Gitman (2010), o uso de indicadores como TIR, VPL, EVA, Índice de lucratividade e payback são indicadores que são recomendados para análise do retorno do investimento. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- TIR.
II- VPL.
III- Índice de lucratividade.
IV- Payback.
( I ) É uma técnica de orçamento de capital, que está relacionada a uma taxa de retorno composta que a empresa virá a obter ao investir em determinado projeto.
( III ) É comparação entre o valor presente das entradas de caixa futuras com investimento inicial de um projeto.
( IV ) É o prazo de recuperação de um investimento.
( II ) É denominadovalor presente líquido, é o critério mais recomendado por especialistas em finanças para a decisão do investimento.
FONTE: GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
203-Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, analise as sentenças a seguir:
I- Idade Média: definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país. CORRETA
II- Século XVII: relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. CORRETA
III- Século XVIII: empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista. ERRADA
IV- Séculos XIX e XX: capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização. ERRADA
204-O plano financeiro é importante para o plano de negócios, pois através dele o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, assinale a alternativa INCORRETA.
( X ) O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto aos bancos.
( ) No plano financeiro, define-se o investimento total, as receitas, os custos e elabora-se o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).
( ) Com a elaboração do Plano Financeiro se descobre a viabilidade financeira ou não, do negócio.
( ) O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio do negócio e conter uma projeção das vendas.
205-O designer tem como foco principal dos seus projetos as pessoas, passando a imaginar soluções cabíveis que são prioritárias no seu diagnóstico organizacional, que contemplem de forma adequada as necessidades do seu cliente. Os projetos de design possuem algumas restrições, que acabam afetando a disposição e as etapas de aceitação que fazem parte das etapas de Design Thinking. Sobre os três critérios ligados a esta restrição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A praticidade diz respeito a algo que no futuro seja possível ser funcional. 
( V ) A viabilidade ao que se adéqua ao modelo de negócio da organização.
( F ) A economia está relacionada com o retorno do investimento. 
( V ) A desejabilidade relaciona-se a despertar interesse e fazer sentido para as pessoas. 
206-O Instituto Endeavor Brasil tem por finalidade promover o desenvolvimento do empreendedorismo em nosso país, através da implantação de programas que obtêm sucesso em outros países. Sobre os principais atividades do Instituto Endeavor, classifique Vou F:
( V ) Oferece ao empreendedor acesso à capacitação e troca de experiências com outros empreendedores.
( F ) Auxilia empreendedores que fecharam seu negócio na parte burocrática relacionada ao fechamento da empresa.
(V ) Procura formar uma rede de networking.
( V ) Auxilia com mentores nas diversas áreas da empresa.
207-Os indicadores de rentabilidade medem a atratividade do negócio, ou seja, mede o retorno do capital investido pelos sócios, e sua medida é também em forma de percentual (%). É importante enfatizar que a rentabilidade pode ser medida tanto na unidade de tempo mensal como anual. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido menos investimento total e o resultado multiplicado por 100.
( ) Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido menos investimento total e o resultado dividido por 100.
( X ) Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido dividido pelo investimento total e o resultado multiplicado por 100.
( ) Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido multiplicado pelo investimento total e o resultado multiplicado por 100.
208-A cultura, os valores e as normas das organizações empreendedoras diferem das organizações tradicionais. Sobre os valores e as normas das organizações empreendedoras, analise as sentenças a seguir:
I- A organização empreendedora é hierárquica, com linhas de autoridade e de responsabilidade. ERRADA
II- A organização empreendedora deve ser receptiva à inovação e ver a mudança como uma oportunidade. CORRETA
III- A organização empreendedora possui uma estrutura organizacional plana, com várias redes, equipes, patrocinadores e mentores. CORRETA
IV- A organização empreendedora estabelece um clima de confiança e discussão para facilitar as relações das visões e objetivos da organização. CORRETA
209-Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente. ERRADA
II- A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente. ERRADA
III- A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos. CORRETA
IV- A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros. CORRETA
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
210-A palavra empreendedorismo é de origem francesa, no seu significado real é aquele indivíduo que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo está relacionado à identificação e ao entendimento de como são criadas as oportunidades. Sobre pessoas empreendedoras, analise as afirmativas a seguir: 
I- Uma senhora tem costume de fazer salgadinhos e bolos para as festas que oferece em sua casa, e sempre recebe elogio de seus convidados, que dizem o quanto são bons. Certo dia ela resolve abrir uma empresa e vendê-los. CORRETA
II- Um pesquisador que pesquisa sobre sustentabilidade fez importantes descobertas que ultrapassam sua área. No entanto, ele não tem interesse de entender como sua descoberta pode ser utilizada de forma prática e não fez nenhuma tentativa com relação a isso. ERRADA
III- Por causa da crise financeira, uma empresa cortou seu empregado que atuava como gerente. Durante o tempo que estava desempregado, resolveu processar pets usados de maneira especial para produzir solados de calçados para vendê-los com selos de sustentáveis e obter recursos financeiros, pois acreditava ser uma opção melhor que a utilização de cem por cento de borracha. CORRETA
 
211-O estudo do GEM (2014) mostra que o empreendedorismo no Brasil são negócios simples e que objetivam principalmente a complementação da renda familiar. Esse mesmo estudo afirma que estes negócios são pouco inovadores e com poucos funcionários, o que gera um impacto limitado na geração de campo de trabalho e desenvolvimento de produtos e serviços. O que não deve ser desvalorizado, pois representam "45 milhões de brasileiros envolvidos com a atividade empreendedora e com impacto positivo para o contexto socioeconômico do país" (GEM, 2014, p. 33). Tendo esse texto como referência e considerando a importância do empreendedorismo para a sociedade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O empreendedorismo é um dos responsáveis por produzir as riquezas de um país.
PORQUE
II- Além do ganho individual, facilitando a expansão econômica dos empreendedores, as atitudes empreendedoras também podem produzir bem-estar social apresentando solução para problemas da sociedade, já que empreender é muito mais do que simples abrir um negócio, a inovação também deve estar presente.
Assinale a alternativaCORRETA:
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Mariade Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
212-Ao longo de sua vida, você já deve ter ouvido alguém falar que uma pessoa é competente ou incompetente. As competências são formadas por um conjunto ou a soma de três elementos essenciais que são conhecidos como CHA, sigla, que significa conhecimentos, habilidade e atitudes. Além disso, pode-se incluir, ainda, que as competências são aspectos ligados à natureza humana, que são observáveis e trazem ganho/retorno às organizações. Dentro do CHA, existe uma separação entre competências técnicas e comportamentais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A atitude e o conhecimento são competências técnicas.
( ) O conhecimento - saber - está relacionado às competências comportamentais.
( ) A habilidade - saber fazer - está relacionada às competências comportamentais.
( X ) A atitude - querer fazer - está relacionada às competências comportamentais.
213-O estudo de viabilidade é utilizado pelo empreendedor para realizar as etapas de um empreendimento empresarial, que consiste basicamente num conjunto de definições de parâmetro necessários à elaboração dos projetos de engenharia, definições essas de nível estratégico. Dentro do modelo de viabilidade de Casarotto Filho (2009), sobre os itens presentes nas informações de mercado, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2009. 
( X ) Definição dos produtos; esquema de distribuição dos esquemas de produtos; sazonalidades de comercialização; variações de demanda; e programa de comercialização. 
( ) Matérias-primas disponíveis, sua sazonalidade e informações sobre outros insumos; mão de obra disponível; estratégias ou políticas quanto a recursos humanos; e sazonalidade da produção. 
( ) Estratégias de produção; sistema de produção; dimensionamento preliminar das utilidades e instalações auxiliares; e suporte tecnológico. 
( ) Programa de produção; e controle de poluição.
214-Assim como o empreendedor dedica tempo ao plano de negócios, ao desenvolvimento de produtos ou a todas as outras áreas do projeto, deve também investir na sua capacidade de comunicar. No dia a dia, cabe ao empreendedor realizar diversas apresentações, para vender o seu projeto para potenciais investidores. Sobre a importância da comunicação no empreendedorismo, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma boa comunicação passa credibilidade e confiança para os outros, por exemplo no caso de clientes, é importante que eles acreditem e queiram o produto oferecido pelo empreendedor. CORRETA
II- Ser um bom orador é algo que nasce com a pessoa, e o empreendedor não pode praticar para conseguir uma boa comunicação. ERRADA
III- Pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para vender o projeto da sua empresa para potenciais investidores. CORRETA
IV- Os passos essenciais para elaborar apresentações memoráveis são: comunicar com confiança, passar emoção, poder de síntese, e treino. CORRETA
215-O custo com depreciação é um custo fixo da empresa, ou seja, não varia conforme o volume de produção ou quantidade vendida. Um veículo demora cinco anos para se depreciar, considerando que seu valor é de 30.000,00 quanto por ano ele deprecia? 
( ) 6.550,00. 
( X ) 6.000,00. 
( ) 6.200,00. 
( ) 6.500,00.
216-Definir quem é ou não um empreendedor trouxe algumas discussões entre autores como Cunningham e Lischeron (1991) e Drucker (2014), como por exemplo: receber um empreendimento como herança configura o indivíduo como empreendedor? Ou somente pode ser considerado empreendedor aquele que abre um restaurante ou uma padaria. Buscando esclarecer essas questões e estudá-las de maneira científica, estudos referentes ao empreendedorismo vêm sendo desenvolvidos sob o ponto de vista de cinco escolas, sendo elas, Escola Psicológica, Escola Clássica, Escola da Liderança e Escola Corporativa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A Escola Bibliográfica estuda a vida e a história dos empreendedores, demonstrando os traços inatos e não podem ser desenvolvidos. Está presente nesta escola a diferenciação entre um "cidadão comum" e um empreendedor, levando em consideração o "sexto sentido" na identificação de oportunidades. 
( F ) A Escola Psicológica estuda características comportamentais e de personalidade dos empreendedores. Essa escola não acredita que o empreendedor desenvolva atitudes, crenças ou valores que desenham sua personalidade (valores pessoais, responsabilidade e ética etc.). 
( V ) A Escola Clássica acredita que o empreendedor cria algo e não apenas possui, ou seja, a base dessa escola é a descoberta, a inovação e a criatividade. O plano de negócio e sua estruturação fazem parte desta escola. 
( F ) A Escola da Liderança entende que o papel do empreendedor é de motivar e mobilizar as pessoas. Parte-se da premissa de que o sucesso obtido pelo empreendedor é inerente somente a ele, ou seja, obtém sozinho. 
( V ) A Escola Corporativa estuda o empreendedorismo no que diz respeito às organizações complexas, que possuem ações como a abertura de novos mercados, o desenvolvimento de produtos etc. Tem como foco a organização e o seu desenvolvimento. 
FONTE: DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
217-O setor de franquias no Brasil apresenta anualmente crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no primeiro trimestre de 2018 o setor apresentou aumento de 5,1 no faturamento, em comparação ao mesmo período no ano de 2017. Em um mercado altamente competitivo, descobrir um negócio inovador é cada vez mais difícil. Muitos empreendedores já se depararam com essa sena, afinal o processo de empreender requer muito jogo de cintura e assertividade. Neste cenário a franquia se mostra uma boa opção, pois são uma forma de abrir um negócio e têm mais garantia no processo. Sobre a franquia, analise as sentenças a seguir: 
I- É um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador). CORRETA
II- A franquia dá o direito ao franqueador de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. CORRETA
III- As franquias, nas mais diversas áreas, vêm atraindo empreendedores no Brasil. CORRETA
IV- A franquia é uma oportunidade para fortalecer sua marca. CORRETA
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado).
218-Depois de fazer mais de 30 entrevistas e procurar emprego por um ano e meio, Cael Horta, formada em marketing, decidiu trabalhar por conta própria em 2016. Sem dinheiro e com um financiamento imobiliário para pagar, abriu uma agência de marketing digital em São Paulo. Hoje trabalha em casa, sozinha, e fatura entre R$ 3 mil e R$ 4 mil por mês. "Eu tinha um bom currículo e não entendia por que não era contratada. Era só o meu marido para pagar todas as contas, eu tinha urgência em voltar a trabalhar", lembra Cael. Assim como ela, muitos brasileiros que perderam o emprego na crise enxergaram no empreendedorismo a saída para voltar ao mercado de trabalho. Tendo esse texto como referência e considerando a motivação do empreendedor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- A motivação da empreendedora foi de caráter sociocultural, ou seja, por necessidade. PORQUE II- Estes empreendedoresdecidem empreender por não possuírem melhores alternativas de emprego, abrindo um negócio com a finalidade de gerar rendimentos, visando basicamente a sua subsistência e de suas famílias. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2018 (adpatado). 
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
219-Para ter exclusividade o empreendedor precisa registrar uma marca ou patente. O registro é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O SEBRAE aponta que uma marca exclusiva favorece que o negócio ganhe espaço no mercado. Embora envolva custos, é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação no futuro vai se refletir no fluxo de caixa da empresa. Assim o registro de marcas e patentes é um procedimento que todo empreendedor deve conhecer, pois garante que a criação do empreendedor seja protegida de cópias. Sobre marcas e patentes, analise as sentenças a seguir: 
I- A marca pode ser uma palavra ou símbolo que identifica visualmente uma empresa. CORRETA
II- O registro de uma marca pode ser requerido apenas por pessoas jurídicas há mais de um ano no mercado. ERRADA
III- A patente assegura o direito à propriedade de uma invenção às pessoas físicas e jurídicas. CORRETA
IV- O prazo de vigência da patente de invenção é de dois anos, renovável por mais dois anos. ERRADA
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2018.
220-As franquias atraem muitos empreendedores, pois esses enxergam uma forma mais segura de investir. Dentro desse contexto, as franquias são uma oportunidade encontrada pelos empreendedores de realizarem seus sonhos de ter seu próprio negócio, enxergando no franchising uma oportunidade para fortalecer sua marca. Existem pontos positivos e negativos, quando se decide empreender através de uma franquia. Sobre as vantagens e desvantagens de ser um franqueado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Os grandes franqueadores possuem um imenso poder de compra, assim podem negociar preços mais favoráveis, sendo uma vantagem para o franqueado. 
( V ) Os produtos vendidos com o nome de uma franquia atentam a rígidos padrões, sendo uma vantagem para o franqueado. 
( V ) Os custos iniciais para os franqueados são frequentemente muito altos, além disso, o franqueado deve pagar royalties, sendo uma desvantagem para o franqueado. 
( V ) A qualidade dos programas de treinamentos varia muito, e muitos franqueados reclamam que pagaram caro pelo treinamento e receberam muito pouco em troca, sendo uma desvantagem para o franqueado.
221-Existe uma série de tipos de respostas exigíveis de uma análise econômico-financeira que o empreendedor precisa conhecer, na percepção de Casarotto Filho (2009). Sobre as respostas que o empreendedor precisa saber, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2009. 
( X ) Montante do investimentos, recursos próprios, financiamento e riscos de pagamento do financiamento, custos dos produtos e preços possíveis. 
( ) Salário dos funcionários, valor cedido pelos bancos para financiamentos e saber se tem potenciais clientes. 
( ) Investimentos futuros, custos dos preços do concorrentes, inflação e preços nacionais. 
( ) Riscos de perda, preço dos fornecedores e como os concorrentes precificam.
222-Quando o empreendedor resolve que seu modelo de negócio será uma franquia, ele pode optar por diferentes tipos de franquias considerados ideias. Por exemplo, uma franquia pode dar em um dos casos, o direito de vender produtos específicos com o nome da marca que já é registrada, dando aos franqueados benefícios (associação da marca e confiança de quem compra). Em outro caso, a franquia oferece ao franqueado um sistema empresarial completo. Existem diferentes tipos de franquias considerados ideias. Sobre como são chamados esses tipos ideias, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Franquias modelo e franquias padrões. 
( X ) Franquias de marca e franquias de negócio formatado. 
( ) Franquias de marca e franquias modelo. 
( ) Franquias populares e franquias padrões.
223-O consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
( ) Sumário Executivo e Análise de Mercado.
( ) Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.
( ) Plano Financeiro e Análise de Mercado.
( X ) Análise de Mercado e Plano de Marketing.
224-O Plano de Negócios pode ser útil em todos os aspectos. Com ele, é possível compreender o mercado e ter certeza no que investir. De acordo com pesquisadores, o empreendedor que elabora um bom plano de negócios possui mais possibilidade de sucesso em relação àqueles que não o fazem. Com relação à elaboração de um plano de negócios, classifique V ou F:
( F ) Compõe um dos documentos básicos para a legalização da empresa.
( F ) É garantia de conseguir financiamentos e recursos juntos a órgãos competentes, como: bancos, investidores, entre outros.
( V ) Representa um diferencial competitivo a partir das oportunidades identificada e da verificação da sua viabilidade.
( V ) Terá uma visão precisa sobre a viabilidade ou não do novo negócio.
225-Realizar o registro de patentes é importante já que o registro fica em um banco de dados de acesso público, isso significa que as pessoas podem pesquisar as novas tecnologia e estudar suas funcionalidades. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial apresenta a classificação das patentes e seus prazos de validade. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Patente de Inovação (PI).
II-Patente de modelo de utilidade (MU).
III-Certificado de adição de invenção (C).
( I ) Essa classificação é para produtos e processos que estejam relacionados à atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Tem validade de 20 anos a partir da data do depósito.
( II ) Essa classificação está relacionada ao objeto de uso prático, que apresenta nova forma ou disposição, que envolva o ato inventivo. O objetivo é que resulte em alguma melhoria no seu uso ou fabricação. Tem validade de 15 anos a partir da data do depósito.
( III ) Essa classificação está relacionada ao aperfeiçoamento ou desenvolvimento no objeto invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva. O certificado será acessório à patente e com a mesma data final de vigência.
226-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade. 
( ) Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários. 
( ) Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca emuma estrutura hierárquica, com várias redes formais. 
( ) Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. 
227-No Brasil as empresas são classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas. Considerando-se o ponto de vista legal, torna-se muito importante o enquadramento do porte das empresas, devido ao fato de que a obtenção de crédito, incentivos e isenção de impostos ocorre em função desse enquadramento. A categoria do Microempreendedor Individual (MEI) foi criada pelo governo brasileiro no ano de 2009 para que o trabalhador informal possa se legalizar. Sobre o Microempreendedor Individual, classifique V ou F:
( V ) Para ser um MEI, é preciso se enquadrar em um faturamento máximo por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
( F ) Um dos benefícios do MEI é que ele pode ter três empregados contratados que recebam o salário mínimo ou o piso da categoria.
( V ) Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) o que facilita a abertura de conta bancária e emissão de nota fiscal.
( F ) O MEI não fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL).
228-Quando falamos em empreendedorismo, sabemos que normalmente ele ocorre a partir da abertura de uma novas empresa, produto ou novo mercado. É importante destacar que as empresas têm diferentes classificações. Podem ser micro, pequenas, médias ou grandes. Sobre essa classificação, analise as sentenças a seguir:
I-A classificação das empresas depende do estado onde a empresa está localizada. Assim, em alguns estados uma empresa pode ser classificada como pequena e em outros como média. ERRADA
II-A classificação das empresas é importante para a obtenção de crédito, incentivos e isenção de impostos. CORRETA
III-Os critérios de classificação podem ser qualitativos e/ou quantitativos. CORRETA
IV-Os órgãos oficiais do Brasil utilizam o faturamento e a quantidade de mão de obra para classificar as empresas segundo o porte. CORRETA
229-O empreendedorismo, bem como o marketing, deve ser discutido e desenvolvido em todas as organizações, independentemente do seu porte. Kotler e Keller (2013) tratam do empreendedorismo e do marketing afirmando que as organizações passam por três etapas baseadas nas práticas de marketing. Sobre estas três, analise as sentenças a seguir:
I-O marketing empreendedor acontece na fase inicial do empreendimento, geralmente o negócio é pequeno e sofre com recursos limitados, assim o marketing desenvolvido é um marketing informal. CORRETA
II-O marketing profissionalizado ocorre assim que empreendedor começa a obter sucesso, assim obtendo mais recursos para profissionalizar o marketing do seu empreendimento. CORRETA
III-O marketing formal acontece no início do empreendimento, nesta fase o empreendedor contrata uma equipe de profissionais que cuidarão do marketing do empreendimento. ERRADA
IV-O marketing burocrático surge em um último estágio do empreendimento, quando a organização já dispõe de um departamento de marketing com profissionais responsáveis por uma série de atividades burocráticas. CORRETA
230-O modo tradicional com que se administra uma empresa com relação ao modo empreendedor possui diferenças consideradas muito distintas. Essas diferenças ficam ainda mais evidentes quando se trata de segurança e utilização de estruturas. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I-No modo de administração tradicional, o gestor adquire a produto ou máquina que precisa e aí é feita sua utilização. CORRETA
II-No modo de administrar empreendedor considera-se como pressuposto a utilização compartilhada. CORRETA
III-Tanto o modo de administrar tradicional como o modo empreendedor consideram a utilização compartilhada. Pode-se exemplificar: quando necessita de uma máquina ara realizar apenas uma operação, busca-se parceria com alguém que a detenha e a utilize, e isso faz com que não seja preciso contabilizar o imobilizado. ERRADA
231-Abrir um negócio não é algo necessariamente fácil, o que muitas vezes traz uma certa dúvida. O que se tem até o momento é uma ideia de negócio ou efetivamente uma oportunidade? Para distinguir esse impasse é primordial avaliar alguns fatores. Por isso, Dornelas (2012) apresenta diversos critérios que podem auxiliar o empreendedor. Sobre esses critérios, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 
( X ) Os critérios que devem ser avaliados são: necessidade dos clientes; valor gerado aos usuários; taxa de crescimento do mercado; participação possível no mercado; necessidade de capital inicial; controle sobre preços, custos de fornecedores e cadeia de distribuição; e envolvimento com o negócio. 
( ) A taxa de crescimento da empresa; a necessidade de financiamento de bancos; o valor de mercado da empresa; o valor da marca da empresa; o custo de funcionários e fornecedores. 
( ) A taxa de crescimento do mercado internacional; os custos somente dos funcionários; a necessidade de capital; a necessidade de acionistas. 
( ) O empreendedor pode ser auxiliado observando os seguintes critérios: o valor que sua empresa gera aos funcionários; manter o distanciamento do seu negócios; controlar o preço dos produtos, considerando basicamente o concorrente.
232-O planejamento é primordial, e não é por acaso que dentro das quatro funções da administração - planejamento, organização, direção e controle - ele ocupa a primeira posição. O planejamento não deve estar presente somente em negócios iniciais, mas em todas as atividades organizacionais que venham a ser desenvolvidas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) O planejamento não deve ser utilizado para qualquer processo que venha a ser implantado dentro um empresa. 
( V ) O planejamento deve ser utilizado, por exemplo, quando se deseja produzir ou ofertar um produto ou serviço. 
( F ) O planejamento deve ser essencial somente em empresas de grande porte, as empresas de pequeno porte não necessitam. 
( V ) O planejamento deve estar em enxergar através dos objetivos que foram estabelecidos, o resultado esperado, ou seja, o resultado futuro.
233-Um dos autores mais reconhecidos na área de empreendedorismo Peter Drucker foi quem trouxe as primeiras conceituações de econômica empreendedora, além disso, fez a união entre as áreas, promovendo uma nova visão de aplicações, em administração. É indagado pelo autor que a administração veio sofrendo modificações ao longo do tempo. Conforme Hashimoto (2006), sobre as mudanças quem podem ser destacadas após a junção entre economia empreendedora e administração, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 
( ) A administração deve ser utilizada apenas em grandes corporações, pois não são essenciais em pequenos empreendimentos. 
( ) A administração dever ter como foco somente empresas com fins lucrativos. 
( X ) A administração não deve ser aplicada somente em empreendimentos já existentes, mas também em novos, sejam comerciais ou não.
( ) A administração não deve incluir em seu rol pequenas atividades comerciais.
234-O plano estratégico é considerado uma forma de alocar e estabelecer metas, objetivos e estratégias para que a empresa possa alcança-los. O plano é iniciado definindo-se a missão, a visão e os valores da empresa, seguidos da análise SWOT, que é a análise do ambiente interno da empresa e do externo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A visão da empresa é relacionada ao que a empresa pretender proporcionar aos clientes.
( X ) A missão da empresa é voltada às responsabilidades da empresa para com seus clientes. A visão é relacionada ao futuro da empresa, o que ela pretende e busca.
( ) A análise financeiraestá relacionado ao ambiente interno, que são a análise dos recursos da empresa, e ao ambiente externo tanto o macroambiente como o microambiente.
( ) A missão são os princípios, as crenças que a empresa segue, tendo-os como base.
235-O empreendedorismo pode acontecer por oportunidade ou necessidade. No Brasil, segundo dados da GEM (2014), os empreendedores empreendem em sua maioria por necessidade e existe um número expressivo de empresas criadas recentemente. Para Hashimoto (2006), o empreendedorismo por necessidade é distinto do empreendedorismo por oportunidade. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( V ) Um funcionário que abandona o emprego de forma consciente, ou seja, por livre espontânea vontade para começar seu próprio empreendimento está empreendendo por oportunidade.
( V ) Um funcionário é desligado de uma empresa e não consegue se realocar no mercado de trabalho, e para sobreviver arrisca colocar um empreendimento, fazendo isso não porque quer mas porque precisa, esse tipo de empreendimento é caracterizado por necessidade.
( V ) Quando alguém empreende por necessidade, sem preparo técnico, competências gerenciais, sem possuir redes de relacionamento, entre outras fatores, isso pode configurar um cenário de insucesso e provável fechamento do empreendimento
236-Para o Design Thinking, é importante que as ideias sejam executadas, ou seja, que chegue ao processo de implantação. Para tanto, é necessário passar por um ciclo produtivo de três etapas. Esse ciclo é definido por três aspectos, iniciando com um grande investimento em inspiração, seguido de ciclos de ideação e, por fim, a implementação incremental de uma grande ideia. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Inspiração.
II-Ideação.
III-Implementação.
( II ) Esta etapa leva em consideração todos os insights observados, trabalhando-os por meio da síntese de informações, objetivando redefinir as oportunidades e gerar ideias para o projeto.
( I ) Essa fase é chamada de imersão, ou seja, é o momento em que a equipe de projeto se aproxima da realidade do problema, tanto da empresa que configura o cliente quanto do usuário final que é o cliente do cliente.
( III ) Esta etapa considera a criação e o desenvolvimento de protótipos e coloca em prática as ideias geradas, tornando-as tangíveis.
237-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade. 
( ) Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários. 
( ) Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura hierárquica, com várias redes formais. 
( ) Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. 
238-Empreender, principalmente em momentos de crise, torna-se uma alternativa para muitos brasileiros, mas não basta sonhar, é preciso colocar no papel a ideia e que esta traga retorno para o empreendedor. Para colocar em prática, é preciso identificar oportunidades, criar novos negócios ou novos mercados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o empreendedorismo:
( X ) Assumir riscos calculados; criar valor; identificar oportunidades.
( ) Assumir incertezas; aceitar os fracassos; trabalhar em equipe.
( ) Assumir riscos; buscar informações; não criar valor.
( ) Assumir riscos não calculados; não buscar informações; identificar oportunidades.
239-A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, classifique V ou F:
( V ) Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores. 
( V ) Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos e experiência profissional. 
( F ) Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. 
( V ) Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários. 
240-Em um ambiente cada vez mais competitivo a inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer empresa. Assim surgem nas empresas, novos valores comportamentais, entre eles uma cultura para fomentar o intraempreendedorismo. Os intraempreendedores ajudam sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um exemplo de empresa que incentiva o intraempreendedorismo é a empresa X. Na empresa X, os colaboradores tem flexibilidade de horários e a remuneração é variável. Outra importante característica é que na empresa X em todos os trimestres cada time se reúne e define os objetivos individuais e coletivos, que extrapolam a rotina diária e que rendam algo diferente do trabalho habitual. Na empresa X a mudança é uma oportunidade e não como ameaça. Além, é claro, de que nestas reuniões o aprendizado fica evidente, com o objetivo de melhorar o desempenho e aprender com os erros e acertos.
PORQUE
II- A empresa é burocrática, os colaboradores são "fazedores de processos".
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
 
241-No cenário atual, a inovação tem se apresentado como um fator estratégico dentro das organizações, principalmente na busca de diferenciação e/ou vantagem competitiva. Nesse mercado global e altamente competitivo, o conceito de Startup tem se popularizado no empreendedorismo a partir de 1990, com o surgimento da "bolha" da internet nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil esse termo passou a ser difundido entre 1999-2001 e seu conceito pode ser definido por diversas maneiras. Sobre a startup, analise as afirmativas a seguir:
I- A startup é uma empresa em fase embrionária, que geralmente está no processo de implementação de suas operações. Não necessariamente precisa já estar comercializando seus produtos e serviços, mas já está funcionando ou em processo final de instalação. CORRETA
II- A startup é uma organização que se forma para pesquisar um modelo de negócio. Exemplo: a ideia é estimar nesse processo a estabilidade, em suma, se é necessário ou não o aumento de capital e/ou pessoal na mesma proporção. CORRETA
III- A startup é uma instituição destinada à entrega de um produto ou serviço sobre condição de certeza, algo que pode se reproduzir de forma repetida em pequena quantidade com ganho de produtividade. ERRADA
 
242-Faz parte do cotidiano dos empreendedores tomarem decisões em ambientes com alto grau de insegurança, riscos, pressão temporal e uma parcela considerável de emocionalidade. Com relação a esse ambiente, a tomada de decisão de um empreendedor envolve: 1) execução; 2) adaptação de modo cognitivo; e 3) aprender com o fracasso. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) A efetuação é quando os empreendedores são treinados de forma a pensar de forma racional e se não fazem dessa forma são advertidos. E é isso que difere o empreendedor dos líderes empresariais que pensam de maneira alternativa comrelação a essa advertência, buscando transformá-la em oportunidade. 
( V ) A adaptabilidade cognitiva reflete na consciência metacognitiva do empreendedor, possibilitando a reflexão, o entendimento e o controle do pensamento.
( V ) Aprender com o fracasso é comum entre os empreendedores, já que a falta de experiência pode ocasionar insucesso, mas não necessariamente é causada por ele.
243-Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V ou F:
( V ) Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito.
(F ) Empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários, é uma realidade.
( F ) Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade.
( V) Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade.
244-As pesquisas dos autores Wang e Ahmed (2004) apresentam um grande esforço para demonstrar todas as categorias de inovações existentes. A inovação pode acontecer no contexto organizacional, como, por exemplo, a capacidade de organização global, que inova por meio da introdução de novos produtos para o mercado ou a sua abertura. Isso acontece pela combinação de orientação estratégica com o comportamento inovador e processo. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Inovação de produto.
II-Inovação de mercado.
III-Processo de inovação.
IV-Inovação comportamental.
V-Capacidade de inovação estratégica.
( I ) Está relacionado à novidade e à significância que o produto novo que foi introduzido no mercado em tempo hábil.
( II ) Novas formas de abordagem realizadas pelas organizações para entrar e explorar um novo mercado pretendido.
( III ) Novo método, abordagem de gestão e novas tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar o processo de produção e gestão.
( V ) Esse tipo de inovação está relacionado à capacidade de gerenciar objetivos organizacionais e identificar coerências quanto aos objetivos e aos recursos existentes.
( IV ) Esse tipo de inovação é expresso por meio de ações que podem vir de atores organizacionais individualmente.
245-A ideia do empreendedor e sua proteção é essencial, porém, no Brasil a patente do invento e o registro da marca é pouco comum, seja por empreendedores iniciantes ou mais experientes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Patentear um invento e registrá-lo é uma forma de protegê-lo da concorrência e ganhar espaço no mercado, e terá assegurado legalmente o direito de colher os "frutos" da invenção, sem preocupações. 
( F ) A patente é considerada um símbolo de uma instituição, podendo ser a representação de uma organização por meio de uma palavra, símbolo ou ícone. 
( F ) A marca é uma permissão pública conferida pelo Estado, que garantirá ao titular o direito de exploração comercial, de forma exclusiva.
246-O empreendedor tem uma difícil e importante tarefa antes mesmo de abrir seu empreendimento. Ele precisa ter certeza da sua viabilidade já é realizado em franquias, em que, quando o empreendedor pretende abrir uma franquia, geralmente ele já recebe o estudo pronto. Quando o empreendimento é do próprio empreendedor, ele precisará realizar o estudo. Casarotto Filho (2009) sugere que o empreendedor deverá seguir quatro parâmetros para elaborar o estudo de viabilidade. Sobre esses quatro parâmetros, analise as sentenças a seguir:
I-Um dos parâmetros trata das informações do mercado, em que serão analisado o que será comercializado, quanto será comercializado, onde será comercializado, a quem será comercializado e de que forma será comercializado. CORRETA
II-Um dos parâmetros trata das informações de localização, em que devem ser elencados todos os recursos necessários ao projeto. ERRADA
III-Um dos parâmetros trata das informações de produção e é composto de três etapas: definição das estratégias de produção, opção tecnológica e fatores de produção e caracterização dos sistema produtivo. CORRETA
IV-Um dos parâmetros trata da análise econômica-financeira, levando em consideração a distribuição, o mercado e a produção. ERRADA
247-O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, analise as sentenças a seguir:
I- O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente. ERRADA
II- O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status. CORRETA
III- O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente. CORRETA
IV- O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhoS. ERRADA
248-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, assinale a alternativa INCORRETA: 
( ) O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios. 
( X ) Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios. 
( ) A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo. 
( ) Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
249-A análise SWOT é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa "Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças", a qual é considerada uma ferramenta utilizada com grande frequência na área da administração. Essa ferramenta é utilizada para realizar a análise de cenários ou a análise de ambiente, base para a realização de um plano estratégico dentro das organizações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pontos analisados externa e internamente no que diz respeito às organizações: 
( ) Internamente: são analisados cenários dos concorrentes. Externamente: são analisados os cenários internacionais. 
( X ) Internamente: são analisados pontos forte e fracos da empresa. Externamente: são analisadas oportunidades e ameaças. 
( ) Internamente: são analisadas as fraquezas e ameaças dos fornecedores. Externamente: são analisados pontos favoráveis e desfavoráveis do planejamento estratégico. 
( ) Internamente: são analisados pontos do macro ambiente. Externamente: são analisados os concorrentes.
250-O setor de serviços tem ganhado visibilidade no Brasil. Segundo Teboul (2008), esse setor agrega valor aos mais variados negócios e aos mais diversos níveis de setores produtivos. Isso acontece desde o extrativismo, percorrendo o agronegócio, a indústria, o comércio, alcançando a própria realização da prestação de serviços, podendo-se inserir nestes de forma direta ou transversal. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A inovação, a criatividade e a tecnologia não são aliadas do setor de serviços. 
( V ) O setor de serviços tem as redes sociais como uma aliada no processo de desenvolvimento. 
( F ) O setor de serviços não trabalha com produtos intangíveis. 
( V ) O cliente quando insatisfeito não voltará a comprar e ainda poderá fazer uma propaganda negativa. 
( V ) O prestador de serviço tem a oportunidade de entregar seu produto "serviço" e obter um feedback diretamente.
251-O sistema de operações de uma fábrica ouestudo de localização é complexo, visto que leva em consideração a distribuição, o mercado e a produção. Segundo Casarotto Filho (2009), o sistema logístico é composto por vários itens. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Estoque. 
( V ) Aquisição e controle de matérias-primas. 
( F ) Aquisição de serviços individualizados. 
( V ) Meios de transporte. 
( V ) Capacidade de produção e flexibilidade.
252-Existem diversos custos presentes em um empreendimento. Esses custos podem ser definidos como: custos fixos, custos variáveis, custos de matéria-prima, custos de comercialização, custos de mão de obra e custos com depreciação. Sobre esses custos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custos de matéria-prima. 
II- Custos de comercialização. 
III- Custos de mão de obra. 
IV- Custo com depreciação.
( I ) São os gastos com matéria-prima na produção de produtos. 
( III ) São gastos com pessoal, como por exemplo, INSS, FGTS etc. 
( II ) São gastos relacionados a impostos e comissões. 
( IV ) São custos ou despesas com relação ao desgaste ou obsolescência dos ativos imobilizados.
253-Para abrir um negócio, é preciso investir dinheiro. Para conseguir esses recursos, existem algumas opções de financiamento quando o empreendedor não dispõe de recursos próprios. Sobre as opções de financiamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família e amigos. 
II- Investidor anjo. 
III- Capital semente. 
IV- Capital venture. 
V- Programas do governo brasileiro.
( II ) São pessoas físicas e ainda não são muito comuns em nosso país devido à ausência de incentivos por parte do governo. 
( I ) São a forma mais comum para iniciar um negócio. 
( III ) É a fase de investimentos que vem comumente após o investidor anjo. 
( V ) Um dos programas mais comuns desta opção é o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 
( IV ) Este termo é usado normalmente para descrever todas as classes de investidores de risco.
254-O modelo de franquias vem se tornando um conceito de negócio de sucesso nos últimos anos. No entanto, mesmo que o momento pareça favorável, o proprietário deve pensar muito bem antes de transformar o seu negócio em uma franqueadora, é necessário fazer algumas reflexões e seguir três passos. Sobre o primeiro passo, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) O primeiro passo é realizar um estudo de mercado. 
( X ) O primeiro passo o empresário deve refletir sobre o porquê virar uma franqueadora. 
( ) O primeiro passo é fazer uma avaliação financeira e operacional. 
( ) O primeiro passo é elaborar um estudo de viabilidade.
255-O marketing empreendedor tem se apresentado como uma prática utilizada pelo empreendedor no seu cotidiano. Geralmente, os empreendedores utilizam de suas "habilidades" de comunicação e redes de relacionamento para promover o sucesso do seu negócio. Já no que diz respeito ao marketing tradicional, ele é realizado buscando identificar as necessidades do mercado, tendo-se como base elementos consolidados na teoria. Assim, Stokes (2000) apresenta os princípios do marketing tradicional e do marketing empreendedor. Sobre esses princípios, analise as afirmativas a seguir:
I- No princípio de marketing tradicional seu conceito/filosofia é orientado para a inovação, ou seja, o foco está nas ideias e avaliações das necessidades do mercado por meio da intuição do empreendedor. ERRADA
II- O marketing tradicional tem a estratégia voltada à segmentação, identificação do mercado-alvo e posicionamento da empresa. CORRETA
III- O marketing empreendedor tem a estratégia voltada para o nicho para atingir os potenciais clientes e outros grupos de influência. CORRETA
IV- O marketing empreendedor tem como método a propaganda boca a boca. CORRETA
256-O empreendedor pode utilizar vários meios para abrir seu negócio ou vender seu produto. A forma como ele faz influenciará como ele projetará seu negócio, qual público deseja atingir e como conseguirá chegar até seus clientes. Muitos são os canais de comercialização que ele pode escolher como vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet etc. Quanto às franquias, existem pontos positivos e negativos quando se decide empreender através de uma franquia. Sobre os pontos positivos das franquias, analise as sentenças a seguir:
I- O franqueado recebe instruções sobre tudo, desde atividades operacionais até como gerir o negócio. CORRETA
II- Os custos iniciais para os franqueados são frequentemente muito altos. ERRADA
III- Muitos acordos de franquia exigem que os franqueados administrem suas empresas de forma específica. ERRADA
IV- Os produtos vendidos com o nome de uma franquia são padronizados, assim é fácil convencer o potencial cliente da qualidade do produto. CORRETA
257-O plano financeiro é importante para o plano de negócios, pois através dele o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de negócios deve ser adequado ao plano financeiro até que ele se torne viável. ERRADA
II- No plano financeiro, define-se o investimento total, as receitas, os custos e as despesas do novo negócio. CORRETA
III- O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto aos bancos. ERRADA
IV- O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio do negócio e conter uma projeção das vendas. CORRETA
258-A patente é um título de propriedade temporária. Ela é obtida quando se tem uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado, aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas que detêm o direito da criação. Sobre as patentes, analise as sentenças a seguir:
I- Aconselha-se ao interessado que, antes de efetuar o depósito, na classe (atividade) em que pretende registrar seu produto ou serviço, faça a busca prévia pela marca. CORRETA
II- A perda da patente pode ocorrer pela inobservância do disposto no art. 217 da Lei de Propriedade Industrial. CORRETA
III- A patente dá o direito ao inventor ou ao detentor da patente o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. ERRADA
259-O modo de administrar empreendedor possui características distintas do modelo de administrar tradicional. Além de possuírem focos distintos, o modo de administrar empreendedor tem uma visão, por exemplo, no que diz respeito à utilização de máquinas/produtos de forma compartilhada, buscando a redução de tempo e custo. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modo de administrar empreendedor.
II- Modo de administrar tradicional.
( II ) Esse modo de administrar é orientado por recursos controlados.
( I ) Esse modo de administrar é orientado pela percepção da oportunidade.
( II ) Esse modo de administrar tem foco evolucionário, de longa duração.
( I ) Esse modo de administrar tem foco revolucionário, de curta duração.
( I ) Esse modo de administrar tem foco na criação de valor.
( II ) Esse modo de administrar tem foco na responsabilidade e no tempo de empresa.
260-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o exemplo da professora Sara Sarasvathy, que descobriu que os empreendedores nem sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado do processo chamado de causalidade. Ao invés disso, os empreendedores usam o processo de efetuação, conhecem primeiro os meios disponíveis e assim escolhem os possíveis resultados. Sobre o processo de efetuação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) O princípio da perda suportável enfatiza a negociação com os stakeholders que estão dispostos a participar do projeto de formar um novo empreendimento.
( ) O princípio da colcha deretalhos enfatiza a criação de algo novo a partir das metas, a ênfase se dá na criação de algo novo descobrindo novas maneiras para atingir as metas determinadas.
( X ) O princípio da limonada enfatiza a necessidade de usar os imprevistos ao invés de evitá-los, transformando as dificuldades em oportunidades.
( ) O princípio do pássaro na mão enfatiza o quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
261-Diversos autores trazem características similares aos empreendedores de sucesso, algumas consideradas mais completas, outras mais restritivas. No entanto, pode-se destacar que os empreendedores de sucesso possuem características voltadas à inovação, à criatividade, ao trabalho em equipe, mas, nem sempre o empreendedor de sucesso terá todas essas características. Todavia, as que possuírem promoverão um trabalho incessante e a conquista de sonhos e ideias. Sobre as características reunidas por Filion (2000) e suas definições, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FILION, L. J. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. Revista de administração de empresas light. v. 7, n. 3 jul/set. 2000.
( X ) Valores e cultura de empreendedorismo adquiridos por intermédio de contato com pelo menos um empreendedor na juventude; experiência em negócios; diferenciação; intuição; envolvimento; trabalhadores incansáveis; sonhadores realistas (visionários); líderes; trabalham em rede com moderação; tem próprio sistema de relações com empregados; controladores do comportamento das pessoas a seu redor; e aprendizagem dos próprios padrões.
( ) Quando se fala em valores e cultura pode-se enfatizar que são adquiridos ao longo da vida sem precisar ter conhecido pessoas que atuam na área; não é necessário experiência em negócios; os empreendedores são irrealistas; não são bons líderes; e são individualistas.
( ) Para adquirir valores e cultura é necessário trabalhar em rede; os visionários; não gostam de controlar quem trabalha consigo; possuem um grau baixo de envolvimento com o negócio; usam sempre a razão; e possuem facilidade de aprendizagem acima da média.
( ) Empreendedores são administradores e administradores são empreendedores; nunca consideram a intuição na resolução de problemas; são bons líderes; possuem alto grau de envolvimento com seus fornecedores; não gostam de trabalhar em equipe; tem dificuldades em aprender com o insucesso.
262-A inovação trata da criação de coisas novas ou da remodelação de coisas obsoletas, sendo que ela estará sempre presente ao lado do empreendedorismo. Existem dois principais tipos de inovação. 
Quais são esses dois tipos de inovação? 
( ) Inovação parcial e inovação total. 
( ) Inovação tipológica e inovação setorial. 
( X ) Inovação incremental e inovação radical. 
( ) Inovação de produtos e inovação de serviços.
263-O termo empreendedorismo não é somente utilizado para a concepção de um novo negócio, ele pode ser usado também em outras situações. Um exemplo é o empreendedorismo social, conceito utilizado quando se procura resolver dificuldades sociais. Sobre os diferenciais do empreendedorismo social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) O empreendedorismo social tem foco no mercado. 
( F ) O empreendedorismo social visa ao lucro e à ascensão de seus administradores. 
( V ) O desempenho do empreendedorismo social é medido pelo impacto que causa numa sociedade. 
( V ) Enquanto o empreendedorismo privado é individual, o empreendedorismo social é coletivo. 
264-Para se tornar empreendedor, é necessário envolver-se em vários aspectos, que compreendem o modo de ver dos empreendedores, a paixão na criação, a proatividade no desenvolvimento do seu negócio e na busca dos resultados esperados. Baseados nesse contexto, Ma e Tan (2006) apresentam 4 Ps, conceituando o empreendedorismo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os 4 Ps propostos por esses autores: 
FONTE: MA, Hao; TAN, Justin. Key Components and implications of entrepreneurship. A 4-P framework. In: Journal of Business Venturing 21, 2006. 
( ) Produção - Prevenção - Promoção - Produtividade. 
( ) Programas - Posição no mercado - Perspectiva - Perseverança.
( ) Produto - Preferência - Procura - Perceptividade. 
( X ) Performance - Prática - Pioneirismo - Perspectiva.
265-Muitos autores afirmam que uma das seções mais importantes e mais difíceis de elaborar o plano de negócios é a seção intitulada ?Mercado e Competidores?, pois dela dependem todas as estratégias de mercado que serão adiante pensadas. Sobre essa seção do plano de negócios, analise as sentenças a seguir: 
I- Nessa seção deve ser feito um estudo sobre o ciclo de vida dos produtos/serviços. 
II- Nessa seção devem ser analisados os 4 Ps (preço, praça produto e promoção). 
III- Nessa seção deve ser feita uma análise detalhada do setor no qual se pretende ingressar e das tendências desse setor. 
IV- Nessa seção deve ser feita a análise SWOT, que aponta as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio.
QUESTÃO CANCELADA
266-As franquias atraem muitos empreendedores, pois esses enxergam uma forma mais segura de investir. Dentro desse contexto, as franquias são uma oportunidade encontrada pelos empreendedores de realizarem seus sonhos de ter seu próprio negócio, enxergando no franchising uma oportunidade para fortalecer sua marca. Existem pontos positivos e negativos, quando se decide empreender através de uma franquia. Sobre os pontos negativos desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os grandes franqueadores possuem um imenso poder de compra.
( X ) A qualidade dos programas de treinamentos varia muito, e muitos franqueados reclamam que pagaram caro pelo treinamento e receberam muito pouco em troca.
( ) Os produtos vendidos com o nome de uma franquia atentam a rígidos padrões.
( ) Campanhas publicitárias em rede nacional, que os consumidores reconhecem, costumam dar uma boa repercussão nos negócios.
267-O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.
( V ) O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status.
( V ) O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.
( F ) O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.
268-O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva.
( V ) Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força.
( F ) Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada.
( V ) O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa oferece patrocínio e liberdade de ação.
269-O Plano de negócios não precisa ser realizado exclusivamente pelo empreendedor, existem empresas consolidados que trabalham auxiliando empreendedores na elaboração das suas etapas.quando o empreendedor investe apenas recursos próprios no negócio. ERRADA
22-O plano de negócios é composto por algumas seções que tem o objetivo de apresentar as informações em uma sequência lógica. Sobre as seções do plano de negócios, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de apresentação das informações dentro do plano de negócios:
( ) Plano financeiro - marketing e vendas - produtos e serviços.
( X ) Sumário executivo - descrição da empresa - plano financeiro.
( ) Marketing e vendas - mercado e competidores - descrição da empresa.
( ) Descrição da empresa - análise estratégica - sumário executivo.
23-Ao finalizar o plano de negócios, este será de grande utilidade para o empreendedor, pois servirá como um documento que poderá ser utilizado para diversos objetivos. Sobre o destino do plano de negócios, classifique V ou F:
( V ) Ele servirá para negociações com fornecedores.
( F ) Ele é um documento indispensável para se conseguir o CNPJ da empresa.
( F ) Ele deve ser anexado e registrado com o contrato social.
( V ) Ele auxilia na comunicação interna da empresa.
24-Ao elaborar o seu plano de negócios, o empreendedor deve tomar alguns cuidados para que este fique o mais próximo possível da realidade. Isto garante que, ao final, ele não tenha surpresas desagradáveis e que realmente enxergue a realidade do mercado. Sobre a elaboração do plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-O plano de negócios jamais deve ser elaborado em softwares, pois eles não são confiáveis e deixam o plano muito sucinto. ERRADA
II-Depois de finalizado, todo o plano de negócios deve ser revisado, tanto o conteúdo como a ortografia. CORRETA
IIII-O plano de negócios não deve ser persuasivo, pois ele é um mero documento necessário para fins burocráticos. ERRADA
IV-Ao escrever o plano de negócios, o empreendedor deve levar em conta o público para o qual irá apresentá-lo para definir seu tamanho e conteúdo. ERRADA
25-No mundo atual, com a constante evolução do mercado de trabalho, os empreendedores necessitam de uma boa dose de criatividade, que faz com que o gestor se volte para o futuro, criando inovações com o intuito de estar ao nível de concorrência desejado no mercado. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns recursos básicos para desenvolver a criatividade:
( ) Ser introvertido, estudar e atualizar-se sozinho.
( ) Não dividir novas ideias com outras pessoas, desenvolvê-las sozinho.
( ) Aprofundar seus conhecimentos em um assunto específico.
( X ) Ler sobre assuntos diversificados e sobre tendências de mercado.
26-A inovação vai muito além do que apenas criar um novo produto, serviço ou marca. Para que algo seja inovador, precisa oferecer um diferencial, uma vantagem para o consumidor. Portanto, nem toda mudança é uma inovação. Para que um produto ou serviço seja considerado inovador, ele precisa atender a alguns critérios. Diante desse contexto, classifique V ou F:
( V ) Um produto é inovador quando nele é incorporada uma nova tecnologia.
( V ) A inovação acontece quando há a abertura de um novo nicho de mercado.
( F ) O produto/serviço é inovador quando é lançado no mercado com um preço menor.
( V ) O produto/serviço, quando posicionado para novos usuários, é inovador.
27-Para abrir um novo negócio ou mesmo expandir, o plano de negócios tem um papel muito importante. É usado para conhecer as oportunidades e as ameaças vindas do ambiente externo. Com relação ao plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-É necessário para que a empresa seja legalizada. ERRADA
II-Contribui parra angariar recursos com bancos ou investidores. CORRETA
III-É importante para verificar a viabilidade da oportunidade. CORRETA
28-O plano de negócios é uma excelente ferramenta de planejamento de um novo negócio, que auxilia o empreendedor desde a concepção do novo negócio até o monitoramento constante da empresa em funcionamento. Sobre as seções que formam um plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Sumário.
II-Sumário executivo.
III-Descrição da empresa.
IV-Produtos e serviços.
( II ) É considerada a seção mais importante e apresenta uma síntese de todo o conteúdo do plano de negócios.
( IV ) Deve conter uma análise do ciclo de vida dos produtos/serviços e seus diferenciais com relação à concorrência.
( I ) Facilita a localização da seção desejada pelo leitor.
( III ) Nesta seção é necessário que o empreendedor apresente a finalidade do plano e também a equipe gerencial.
29-O empreendedorismo social possui características distintas do empreendedorismo de negócios; é um fenômeno muito antigo, porém somente agora começa a ser difundido no Brasil. Sobre o conceito de empreendedorismo social, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O empreendedorismo social é aquele que permite a abertura de empresas em países e regiões subdesenvolvidos.
( ) O empreendedorismo social é aquele que não adota o conceito de inovação, pois copia empreendimentos já existentes na sociedade.
( ) O empreendedorismo social tem o objetivo de criar empresas para empregar exclusivamente indivíduos que correm riscos na sociedade.
( X ) O empreendedorismo social tem o objetivo de resolver problemas que levam a sociedade a correr riscos, como a pobreza e a exclusão social.
30-A inovação é o caminho mais certo para promover o empreendedorismo. Pessoas e empresas inovadoras são aquelas que mais facilmente conseguem identificar e usar oportunidades nos negócios. Sobre a inovação, analise as sentenças a seguir:
I-Considera-se inovação quando a empresa introduz mudanças na sua estrutura e processos. CORRETA
II-Considera-se uma inovação quando a empresa se posiciona de uma maneira diferenciada no mercado. ERRADA
III-Inovação é a mesma coisa que invenção, e é assim chamada quando se aplica a produtos. ERRADA
IV-A inovação pode acontecer desde a produção até a distribuição da mercadoria. CORRETA
31-O empreendedorismo feminino merece ser estudado devido à ascensão e à importância da mulher no mercado de trabalho. Ações empreendedoras promovidas por mulheres têm suas peculiaridades quando comparadas com empreendimentos masculinos. Sobre o empreendedorismo feminino, classifique ou F:
( V ) Uma das razões que levam as mulheres a empreender é a realização de se tornarem independentes.
( F ) Historicamente, as mulheres empreendem mais do que os homens.
( V ) A intuição é apontada como uma característica diferenciada da mulher empreendedora.
( V ) A mulher é mais flexível e consegue resolver várias coisas conjuntamente, enquanto o homem é mais focado.
32-Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, ele pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
( ) Empreendedorismo colaborativo.
( ) Empreendedorismo funcional.
( X ) Empreendedorismo corporativo.
( ) Empreendedorismo social.
33-O termo empreendedorismo não é somente utilizado para a concepção de um novo negócio, ele pode ser usado também em outras situações. Um exemplo é o empreendedorismo social, conceito utilizado quando se procura resolver dificuldades sociais. Sobre os diferenciais do empreendedorismo social, classifique V ou F:
( F ) O empreendedorismo social tem o foco no mercado.
( F ) O empreendedorismo social visa ao lucro e à ascensão de seus administradores.
( V ) O desempenho do empreendedorismo social é medido pelo impacto que causa numa sociedade.
( V ) Enquanto o empreendedorismo privado é individual, o empreendedorismo social é coletivo.
34-O planejamento é a primeira das quatro funções da administração, que são, além do planejamento, a organização, a direção e o controle. Ela ocupa a primeira posição devido à sua importância dentro do processo administrativo, pois qualquer atividade empresarial,Além disso, é importante que se saiba que o plano de negócios pode ser utilizado por empresas que estão com alguma dificuldade inicial ou quando um negócio já está em atividade. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Assessoria contábil, jurídica e financeira.
II- Incubadoras de empresas.
III- SEBRAE.
IV- Endeavor.
( IV ) Esse instituto auxilia o empreendedorismo em países em desenvolvimento. É importante destacar, que o instituto não possui fins lucrativos.
( II ) São instituições que buscam auxiliar empresas que estão em estágio inicial. Essas instituições são sem fins lucrativos.
( III ) Denominado Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas esta é a entidade principal no auxílio aos micro e pequenos negócios.
( I ) Para auxiliar no plano de negócios escritórios, como, por exemplo, os de contabilidade podem assessorar no que diz respeito ao enquadramento tributário, elaboração de contrato social, entre outros.
270-Quanto ao critério de definição do porte da empresa, o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - utiliza o número de funcionários como classificador do porte da empresa, podendo esse número variar para a indústria e o comércio e serviços. Sobre a quantidade de funcionários de uma empresa de médio porte na indústria, assinale a alternativa CORRETA:
( ) De 20 a 99.
( ) Acima de 499.
( ) Até 19.
( X ) De 100 a 499.
271-Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) é uma categoria empresarial criada pela Lei 12.441, publicada em 12.07.2011 no Diário Oficial da União. Esta categoria pode ser vantajosa para a micro ou pequenas empresas. Sobre a Eireli, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Surgiu com o propósito de acabar com a figura do sócio "fictício", prática comum em empresas registradas como sociedade limitada.
( V ) Permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.
( V ) Permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado, ou seja, caso o negócio contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las, exceto em casos de fraude.
( F ) Para sua constituição é exigido um capital mínimo de 10 vezes o valor do salário-mínimo no momento do registro da empresa.
272-O plano de negócios é uma ferramenta muito importante para todos os tipos de negócio e em todos os estágios da vida da empresa deve ser sempre revisto. Os termos para definir plano de negócios são diversos e suas funções também. Sobre o plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O plano de negócios não serve apenas para ser usado quando a empresa é aberta, mas quando precisa ser reestruturada, ampliada, ou lançados novos produtos ou serviços ou novos projetos.
( F ) É importante que o plano de negócios seja construído por outras pessoas e não pelo empreendedor com as informações que coletou na pesquisa de mercado, pois assim terão uma visão mais clara sobre o que realmente se deseja.
( V ) Ao montar o plano de negócios, é necessário que o empreendedor seja fiel aos dados que foram coletados e fiel sobre os fatores ambientais, pois é nesse momento que ele terá uma visão se o negócio tem ou não visibilidade.
273-Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conceber uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional.
( F ) A seção mais importante do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada.
( V ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras.
( F ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco.
274-Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto.
( F ) No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas.
( V ) Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização.
( V ) Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos.
275-Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
( ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
( ) Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
( X ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
276-Tecnologia e mudanças demográficas têm se apresentado como fatores que têm influenciado o empreendedorismo. A internet tem trazido um emaranhado de possibilidades para o empreendedorismo. Santana (2017) apresenta cinco tendências para empreender. Sobre essas tendências, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTANA, Raquel Tannuri. Cinco tendências para quem quer empreender em 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2017.
( X ) Terceirização de mão de obra; dividir espaços; treinamentos a distância; e-commerce; e ambiente sustentável.
( ) Terceirização de produção; ter espaços individuais; treinamentos exclusivamente presenciais; loja física; e ambiente sustentável.
( ) Terceirização de mão de obra; dividir espaços; treinamentos exclusivamente presenciais; e-commerce; ambiente sustentável.
( ) Não terceirização da mão de obra; ter espaços individuais; treinamentos exclusivamente presenciais; e-commerce; e ambiente sustentável.
277-No que diz respeito ao estudo de mercado para viabilidade do empreendimento, este tem como objetivo definir os elementos para determinar os parâmetros da viabilidade do negócio. Com relação ao estudo de mercado para análise estratégica e seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Tem como objetivo englobar práticas internacionais.
( ) Tem como objetivo promover relações interpessoais.
( ) Tem como objetivo definir as estratégias operacionais do negócio.
( X ) Tem como objetivo a definição de estratégias competitivas e do produto/mercado.
278-Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade. Essa escola parte da premissa de que o empreendedor desenvolve atitudes, crenças e valores que desenham a sua personalidade em torno de três áreas: valores pessoais – como honestidade, comprometimento, responsabilidade e ética; propensão ao risco e necessidade de realização.
De que escola estamos falando?
( X ) A Escola Psicológica.
( ) A Escola Bibliográfica.
( ) A Escola Clássica.
( ) A Escola da Administração.
279-O primeiro uso do termo empreendedorismose deu por Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta dos anos 1270 a 1290. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a evolução que ocorreu na Idade Média:
( ) Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
( ) Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
( ) Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
( X ) Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
280-Algumas escolas que se debruçam sobre o tema empreendedorismo e buscam posicionar estudos sob diferentes perspectivas. Uma dessas perspectivas estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade.
Que escola é essa?
( X ) Escola psicológica.
( ) Escola clássica.
( ) Escola da administração.
( ) Escola bibliográfica.
281-Para estudar de maneira científica sobre empreendedorismo, as escolas têm várias classificações. Escola Bibliográfica, Escola Psicológica, Escola Clássica, Escola da Administração, Escola da Liderança e Escola Corporativa. 
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Escola Bibliográfica:
( ) Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio. O plano de negócios e a estruturação deles (negócio e plano) vêm dessa escola.
( ) Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade. Essa escola parte da premissa de que o empreendedor desenvolve atitudes, crenças e valores que desenham a sua personalidade em torno de três áreas: valores pessoais – como honestidade, comprometimento, responsabilidade e ética; propensão ao risco e necessidade de realização.
( ) Marcada pela inovação. Acredita que o empreendedor cria algo novo e não apenas possui, por exemplo, Henry Ford II, que herdou a fábrica da família. Nessa escola, a descoberta, inovação e criatividade são os temas de estudo.
( X ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos. É nessa escola que se diferenciam os empreendedores das demais pessoas, considerando o “sexto sentido” para identificar oportunidades. São aquelas que consideram que nasceram empreendedoras.
282-Para estudar de maneira científica sobre empreendedorismo, as escolas têm várias classificações. Escola Bibliográfica, Escola Psicológica, Escola Clássica, Escola da Administração, Escola da Liderança e Escola Corporativa. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a Escola Clássica:
( ) Estuda o empreendedorismo em prol de organizações complexas que possuem ações como abrir novos mercados, desenvolver produtos, entre outras. Seu foco é a organização e seu desenvolvimento.
( ) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo. Nessa escola, a premissa é que nenhum empreendedor obtém sucesso sozinho.
( ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos. É nessa escola que se diferenciam os empreendedores das demais pessoas, considerando o “sexto sentido” para identificar oportunidades. São aquelas que consideram que nasceram empreendedoras.
( X ) Marcada pela inovação. Acredita que o empreendedor cria algo novo e não apenas possui, por exemplo, Henry Ford II, que herdou a fábrica da família. Nessa escola, a descoberta, inovação e criatividade são os temas de estudo.
283-O termo intraempreendedor foi cunhado por Gifford Pinchot III, em 1978, e representava aquele que empreendia dentro da organização, que assumia a responsabilidade de promover inovação dentro da empresa, indiferentemente de tempo, tipo e lugar.
Além de Pinchot III, que outros autores contribuíram com essa definição?
( X ) Wunderer (2001); Ted Nicholas (1993) e Zahra (1996).
( ) Wunderer (2001); Ted Nicholas (1993) e Dolabela (1996).
( ) Chiavenato (2001); Ted Nicholas (1993) e Zahra (1996).
( ) Wunderer (2001); Kothler (1993) e Zahra (1996).
284-O empreendedor público tem perfil para lidar com entraves burocráticos maiores. Empreeendedorismo é um tema muito recente na área de administração pública, pois sua origem esteve vinculada à identificação de pessoas ousadas que procuravam realizar seus intentos por meio da montagem de seu próprio negócio. Na esfera da organização pública, há pessoas que realizam atividade técnica, empreendedora, gerencial e de controle. 
Sobre o papel do empreendedor nesse cenário, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Acompanha o novo projeto em todas as suas fases.
( ) Avalia os resultados alcançados com o novo projeto.
( ) Planeja todos os passos para realizar um novo projeto.
( X ) Concebe a ideia de um novo projeto.
285-Diversas são as instituições e pesquisadores que definem as características empreendedoras, e estas mesmas instituições trabalham em treinamentos para que possamos desenvolver e estimular essas características, mas devemos lembrar que dificilmente uma pessoa reunirá todas as características detectadas em empreendedores. Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.
Com base nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
( ) São determinados e dinâmicos.
( ) São visionários.
( X ) São indivíduos que fazem a diferença.
( ) Sabem tomar decisões.
286-Os projetos de design possuem algumas restrições que afetam a disposição e a aceitação que compõem as etapas do Design Thinking. Algumas restrições estão ligadas a três critérios.
Quais são eles?
( ) Praticabilidade (o que em um futuro próximo é possível ser funcional), viabilidade (o que se encaixa no modelo de negócios da organização) e indesejabilidade (que desperte o interesse e faça sentido para as pessoas), tornando-se ideal buscar um equilíbrio entre as restrições.
( X ) Praticabilidade (o que em um futuro próximo é possível ser funcional), viabilidade (o que se encaixa no modelo de negócios da organização) e desejabilidade (que desperte o interesse e faça sentido para as pessoas), tornando-se ideal buscar um equilíbrio entre as restrições.
( ) Praticabilidade (o que em um futuro próximo é possível ser funcional), inviabilidade (o que se encaixa no modelo de negócios da organização) e desejabilidade (que desperte o interesse e faça sentido para as pessoas), tornando-se ideal buscar um equilíbrio entre as restrições.
( ) Impraticabilidade (o que em um futuro próximo é possível ser funcional), viabilidade (o que se encaixa no modelo de negócios da organização) e desejabilidade (que desperte o interesse e faça sentido para as pessoas), tornando-se ideal buscar um equilíbrio entre as restrições.
287-O empreendedorismo envolve necessariamente riscos e recompensas. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I- Empreender significa iniciar um negócio, organizar os recursos necessários e assumir riscos e recompensas. CORRETA
II- O crescente estímulo ao empreendedorismo deve-se ao fato de que é possível conviver emprego com negócio próprio. ERRADA
III- Adquirir uma franquia possibilita ao empreendedor gerir o negócio de outrem, aliado ao alto risco do empreendimento. ERRADA
IV- Quando nasce no indivíduo o espírito empreendedor, o planejamento passa a assumir papel secundário. ERRADA
V- O sucesso do empreendedor está em integrar suas próprias habilidades e experiências com as necessidades do mercado. CORRETA
288-Após ter um plano de negócio, é fundamental que o empreendedor tenha recursos à disposição para os desafios iniciais. 
Assim, de acordo com seus estudos,assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais fontes de recursos para o início de um negócio:
( ) Crédito pessoal e alienação.
( X ) Economia pessoal família e amigos, investidor-anjo ou programas do governo.
( ) Economia pessoal família e amigos, programas de governos estrangeiros.
( ) Programas de software e crédito pessoal.
289-O planejamento do negócio deve ser elaborado utilizando a melhor estrutura para o negócio da empresa. Entretanto, todas as estruturas do Plano de Negócio possuem aspectos chaves da empresa. 
Qual é a seção definida como “desenvolver o layout do seu negócio e projetar a disposição dos espaços e equipamentos e máquinas e também descrever a necessidade de recursos humanos para o funcionamento do negócio” ?
( X ) Plano operacional.
( ) Sumário executivo.
( ) Análise de mercado.
( ) Plano de marketing.
290-O tema empreendedorismo e marketing já vem sendo discutido desde o final dos anos 1980, quando congressos como American Marketing Association começaram a discutir em seus encontros o tema do empreendedorismo no marketing. As organizações passam por três etapas baseadas nas práticas de marketing. Em uma delas, o empreendedor identifica uma oportunidade e rapidamente inicia um empreendedorismo através da venda de seus produtos e serviços. Geralmente, nessa etapa, o negócio ainda é pequeno, e sofre com a falta de recursos, limitando o investimento. Nesse cenário, o empreendedor desenvolve um marketing informal, agindo por instinto, realizando o marketing do seu empreendimento baseado no conhecimento e experiência do empreendedor, agindo intuitivamente.
A qual etapa estamos nos referindo?
( X ) Marketing Empreendedor.
( ) Marketing Informal.
( ) Marketing Burocrático.
( ) Marketing de Inovação.
291-É um documento que descreve a oportunidade de um negócio: por que a oportunidade existe e por que o empreendedor e sua equipe têm condições de aproveitá-la; como o empreendedor e sua equipe pretendem fazê-lo.
O conceito se refere a quê?
( ) Contrato Social.
( X ) Plano de Negócios.
( ) Plano de Marketing.
( ) Lançamento de um novo produto.
292-São duas as leis das microempresas e empresas de pequeno porte em vigor: o novo Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e a Lei nº 9.317/96 (Simples), cada qual com o seu conceito de receita bruta e exigências para enquadramento. De acordo com a definição nacional (Despachos Normativos nº 52/87, nº 38/88 e Aviso constante do DR nº 102/93, Série III), são PME as empresas que, cumulativamente, preencham certos requisitos. Considerando esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Empreguem até 500 trabalhadores (600, no caso de trabalho por turnos regulares).
( V ) Não ultrapassem 11.971.149 euros de vendas anuais.
( V ) Não possuam nem sejam possuídas em mais de 50% por outra empresa que ultrapasse qualquer dos limites definidos nos pontos anteriores.
( F ) Empreguem até 600 trabalhadores (800, no caso de trabalho por turnos regulares).
293-A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
O que esse cadastro facilita?
( ) Facilidade de comprar a crédito com os fornecedores.
( ) Somente a abertura de conta bancária.
( X ) A abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
( ) Pedido de empréstimo junto a investidores.
294-O empreendedorismo tem crescido a cada ano em todo mundo. As novas tecnologias e mudanças demográficas tem influenciado nesse processo. Há um mundo de possibilidades que se apresentam todos os dias. Há várias tendências que se apresentam fortemente. 
Dentre essas tendências, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Concretização de espaços.
( ) Trabalhos manuais.
( ) Manutenção de pele.
( X ) Treinamentos à distância.
295-Quando pensamos em um negócio, normalmente visualizamos os pontos fortes e oportunidades que podemos explorar e esquecemos que normalmente existem vulnerabilidades e tipos de ameaças que podem interferir no desenvolvimento do plano. Estes questionamentos devem ocorrer ainda no início dos planos pois, dependendo das respostas obtidas, algumas medidas poderão ser ajustadas, como tempo de execução e orçamento disponível. Sobre a análise SWOT no plano de negócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- No plano do negócio devem ser observadas as forças e fraquezas, a partir de ambiente interno e que irão interferir positivamente ou negativamente no plano, como por exemplo ter muita experiência em determinada área (força) mas não dispor de algum tipo de recurso necessário para colocar este plano em prática (local apropriado, recursos financeiros etc). 
PORQUE 
II- No plano de negócio devem ser observadas as oportunidades e as ameaças, a partir do ambiente externo. Por exemplo, uma nova tecnologia que surge e permite que um novo mercado seja explorado, pode ser considerada uma oportunidades, ou alguma alteração em alguma legislação que tenha um efeito negativo sobre o negócio pode ser considerada uma ameaça. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
296-Nos Estado Unidos, em 1990, houve um rápido crescimento econômico, inflação baixa e desemprego em queda, isso foi resultado do empreendedorismo que era percebido no país como um combustível do crescimento econômico. Diversos pesquisadores assemelham essa situação ao que vem ocorrendo no Brasil. No entanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta características próprias conforme exaltam Dornelas (2008) e GEM (2014). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V ) No Brasil faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo. 
( F) No Brasil não faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo. 
( V ) No Brasil, o empreendedorismo são negócios simples que buscam complementar a renda familiar. 
( V ) No Brasil, os negócios são pouco inovadores e com um número pequeno de funcionários. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
297-O SEBRAE enfatiza a importância da realização da pesquisa de mercado, porém, revela que somente ela não leva o negócio ao sucesso. É necessário que o empreendedor saiba utilizar as informações coletadas para traçar estratégias de curto, médio e longo prazo. No entanto, a pesquisa de mercado ainda é considerada "fora do alcance", principalmente, por empreendedores de empresas de micro e pequeno porte, em virtude do investimento que deve ser realizado. Existe um "mito" que apenas os empreendedores de grandes negócios e com capital elevado podem contratar pesquisa de mercado. No entanto, existem algumas formas que os empreendedores podem utilizar para obter informações sobre o mercado pretendido. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: SEBRAE. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/ pesquisa-demercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM10000 03b74010aRCRD. Acesso em: 9 jul. 2016. 
( ) As informações primárias que são coletadas de outras instituições não são produzidas pela empresa, são dados que devem ser vistos: a credibilidade da fonte queos publicou e se esses dados são atuais. 
( X ) Somente quando esgotar as informações de dados secundários o empreendedor deve partir para a consulta das fontes primárias, ou seja, o empreendedor deve contratar empresas especializadas para realizar esse trabalho. 
( ) O empreendedor deve aproveitar informações e dados que já foram pesquisados anteriormente e estão disponíveis, definidos como dados primários. 
( ) Se a empresa utiliza dados de outras instituições, não é necessário verificar sua credibilidade, visto que, se foi publicada a informação já a detém.
298-Casarotto Filho (2009) conceitua a caracterização do processo produtivo como um detalhamento da opção tecnológica considerada necessária para maximizar a assertividade das projeções de investimentos - receitas e custos - e para dimensionar a fábrica e condicioná-la ao início da etapa da engenharia básica. Sobre a finalidade do arranjo físico, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2009. 
( X ) É a forma que se encontram dispostos de forma física os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. 
( ) Os tipos de arranjo físico são os seguintes: serviço, produto e equipamentos. 
( ) A disposição do arranjo físico não pode ser considerada uma forma de ajudar no sistema de produção de uma organização.
( ) O arranjo físico tem como finalidade demonstrar o plano estratégico da empresa.
299-Estratégia ou planejamento estratégico é, praticamente, o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Todos os aspectos de uma empresa giram em torno desta definição, que é essencialmente definida pela Missão, Visão e Valores. O empreendedor irá definir a Visão, Missão e Valores da empresa no item denominado Plano Estratégico durante a elaboração do Plano de Negócios. Sobre a Visão, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 
I- A Visão empresarial deverá refletir um sonho criado e assumido oficialmente pelo empreendedor, expressando a situação ideal futura a ser buscada. 
PORQUE
II- A Visão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Assinale a alternativa CORRETA: 
( ) As asserções I e II são proposições falsas. 
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
( X ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
300-É consenso dos autores que entre os estudiosos da área de empreendedorismo a sua origem não é exata, além de terem dificuldades para definir o termo, já que o senso comum é muito arraigado no que diz respeito ao empreendedorismo. Para que isso seja estudado de maneira científica, há classificações das escolas que se debruçam sobre o tema e buscam posicionar estudos sob diferentes perspectivas. A evolução histórica do empreendedorismo trouxe várias escolas, como a bibliográfica e a clássica.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta característica da escola da administração:
( ) Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade.
( ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos.
( X ) Nela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio.
( ) Nela, o empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
301-Para estudar de maneira científica sobre empreendedorismo, as escolas têm várias classificações. Escola Bibliográfica, Escola Psicológica, Escola Clássica, Escola da Administração, Escola da Liderança e Escola Corporativa. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a Escola Corporativa:
( ) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo. Nessa escola, a premissa é que nenhum empreendedor obtém sucesso sozinho.
( ) Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio. O plano de negócios e a estruturação deles (negócio e plano) vêm dessa escola.
( ) Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade. Essa escola parte da premissa de que o empreendedor desenvolve atitudes, crenças e valores que desenham a sua personalidade em torno de três áreas: valores pessoais – como honestidade, comprometimento, responsabilidade e ética; propensão ao risco e necessidade de realização.
( X ) Estuda o empreendedorismo em prol de organizações complexas que possuem ações como abrir novos mercados, desenvolver produtos, entre outras. Seu foco é a organização e seu desenvolvimento.
302-Sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.
A que tipo de empreendedores estamos nos referindo?
( ) Visionários.
( X ) Bem relacionados.
( ) Organizados.
( ) Líderes.
303-Deve ser elaborado iniciando pela definição da missão, visão e valores da empresa, seguida da análise SWOT, isto é, da análise do ambiente interno da empresa e do ambiente externo. Através dessas informações, será possível estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançá-los.
A que estamos nos referindo?
( ) Plano de Marketing.
( X ) Plano Estratégico.
( ) Plano Operacional.
( ) Plano Financeiro.
304-Há escolas que se debruçam sobre o tema empreendedorismo e buscam posicionar estudos sob diferentes perspectivas. Uma dessas perspectivas defende que o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio.
A que escola estamos nos referindo?
( ) Escola clássica.
( ) Escola psicológica.
( X ) Escola da administração.
( ) Escola bibliográfica
305-O plano de negócios deve ser bem organizado, de forma que seja atraente ao leitor e também contenha todas as informações relativas ao novo negócio. Sobre as seções do plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(F) As informações iniciais, como nome e endereço da empresa e identificação dos proprietários, devem constar nos anexos do plano de negócios.
(F ) O sumário executivo, principal seção do plano de negócios, deve focar num resumo do plano financeiro. 
(V ) Os ambientes interno e externo são analisados profundamente na seção Plano Estratégico. 
( V) Elementos como nicho de mercado, tendências de mercado e análise de concorrentes são analisados na seção Análise de Mercado.
306-Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o empreendedorismos e a administração, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
( ) A administração não deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros, pois não são consideradas empresas.
( ) A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
( ) A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
( X ) A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes era utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
307-Marco Polo tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente por volta dos anos 1270 a 1290. Dessa forma, a evolução do empreendedorismo se deu pelos séculos.Em uma dessas fases, o conceito de empreendedorismo definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
Que fase é essa?
( ) Século XVIII.
( X ) Idade Média.
( ) Século XVII.
( ) Séculos XIX e XX.
308-Ele sabe que para obter êxito e sucesso depende de uma equipe de profissionais. É respeitado e adorado por seus funcionários, pois sabe valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los.
A que tipo de empreendedor estamos nos referindo?
( X ) Líder.
( ) Organizado.
( ) Bem relacionado.
( ) Visionário.
309-Todas as oportunidades (insights) observadas na etapa de inspiração são trabalhadas através da síntese de informações, que possuem como objetivo refinar as oportunidades e gerar ideias para o projeto. A partir da descoberta das necessidades, identificadas na primeira etapa, busca-se explorar possibilidades para melhorar o conceito da ideia por meio de técnicas de cocriação preferencialmente trabalhadas em conjunto com os usuários.
A que etapa do design thinking estamos nos referindo?
( ) Inspiração.
( ) Implementação.
( ) Avaliação.
( X ) Ideação.
310-É consenso dos autores que entre os estudiosos da área de empreendedorismo a sua origem não é exata, além de terem dificuldades para definir o termo, já que o senso comum é muito arraigado no que diz respeito ao empreendedorismo. Para que isso seja estudado de maneira científica, há classificações das escolas que se debruçam sobre o tema e buscam posicionar estudos sob diferentes perspectivas. A evolução histórica do empreendedorismo trouxe várias escolas, como a bibliográfica e a clássica. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta característica da escola bibliográfica:
( ) Estuda nos empreendedores as características comportamentais e de personalidade.
( ) Nela, o empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
( X ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos.
( ) Marcada pela inovação.
311-É uma das mais importantes, onde é possível descobrir se o negócio é viável financeiramente ou não. Havendo dificuldades e dúvidas, é bom procurar por uma assessoria contábil ou financeira para essa etapa.
A afirmativa se refere a qual etapa no plano de negócio?
( ) Planejamento estratégico.
( ) Plano operacional.
( ) Plano de marketing.
( X ) Plano financeiro.
312-O planejamento do negócio deve ser elaborado utilizando a melhor estrutura para o negócio da empresa. Entretanto, todas as estruturas do Plano de Negócio possuem aspectos chaves da empresa. 
Qual é a seção identificada como “a principal seção do seu Plano de Negócios, pois será a primeira coisa lida pelo seu público-alvo para entender do que trata o seu negócio”?
( ) Análise de mercado.
( X ) Sumário executivo.
( ) Plano de marketing.
( ) Plano operacional.
313-Abrir um negócio que tenha futuro é fundamental em tempos incertos e realidades em constante mudança. Mundialmente, há várias áreas que têm esse perfil, trazendo uma possibilidade de serem promissoras no Brasil também. 
Quais são essas áreas?
( ) Fabricação de drones, realidade pessoal, inteligência artificial e tecnologia e análise de alimentos.
( ) Fabricação de drones, realidade virtual, inteligência mecânica e tecnologia e análise de alimentos.
( X ) Fabricação de drones, realidade virtual, inteligência artificial e tecnologia e análise de alimentos.
( ) Fabricação de pincéis, realidade virtual, inteligência artificial e tecnologia e análise de alimentos.
314-O primeiro uso do termo empreendedorismo se deu por Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta dos anos 1270-1290. Sobre a evolução do conceito de empreendedorismo durante os séculos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XVII.
III- Século XVIII.
IV- Séculos XIX e XX.
( I ) Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
( II ) Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo eram exclusivos do empreendedor.
( IV ) Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
( III ) Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
315-Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. 
Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A cultura de gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
( ) A organização preza que os colaboradores cumpram as instruções recebidas e não cometam erros.
( ) Não foca na mensuração sistêmica, assim, não é obrigatório a avaliação do desempenho.
( X ) A cultura organizacional é favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
image1.pngantes de tudo, deve ser planejada. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento é importante, não apenas para a abertura de um novo negócio, mas durante todas as etapas e vida organizacional. CORRETA
II-O planejamento é importante somente quando ocorrerá o lançamento de um novo produto. ERRADA
III-O planejamento é importante somente quando a empresa deseja conquistar um novo nicho de mercado. ERRADA
35-O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento que pode ser usada em todos os tipos e tamanhos de empresa, para quem vai abrir o negócio ou para quem já está no mercado. Os autores Schneider e Branco (2012) detalham sobre o uso do plano de negócios nos mais diferentes tipos de negócios. Sobre esses tipos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-Pequenas, médias e grandes empresas: cada ramo de atividade possui especificidades que devem ser colocadas no plano de negócios, tornando-o essencial para as empresas de qualquer setor. ERRADA
II-Indústria, comércio e serviço: independentemente do tamanho da empresa que se pretende abrir, o planejamento detalhado é muito importante. ERRADA
III-Empresas nascentes, consolidadas ou em reestruturação: todas precisam de um plano de negócios e em qualquer estágio do ciclo de vida de uma empresa, pois permite a sustentação do sonho ao longo do tempo. CORRETA
FONTE: SCHNEIDER, E.I.; BRANCO, H.J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curtiba: InterSaberes, 2012.
36-Antes de abrir seu próprio negócio, é comum que o empreendedor procure por alguma forma de financiamento para tornar seu sonho realidade. Mesmo que em nosso país haja poucas opções, existem algumas formas e organizações pelas quais ele pode conseguir o valor para iniciar seu negócio. Sobre as opções de financiamento disponíveis ao empreendedor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Financiamento de familiares e amigos.
II-Investidores anjos.
III-Programas do governo.
IV-Sebrae.
( III ) O FINEP e o BNDES são exemplos desse tipo de financiamento.
( I ) Na maioria das vezes, é a única fonte de recursos à qual o pequeno empreendedor tem acesso para iniciar seu negócio.
( IV ) Presta consultoria às empresas, apresentando as principais linhas de crédito existentes.
( II ) Investidor para aplicar e fazer render mais o seu capital.
37-Uma das etapas do plano de negócios deve conter as estratégias referentes ao preço, produto, praça e promoção. Estes itens são de suma importância para entender onde e como este produto irá se posicionar no mercado. Qual é a seção do plano de negócios em que devem constar essas informações?
( ) Produtos e serviços.
( ) Mercado e competidores.
( ) Análise estratégica.
( X ) Plano de marketing.
38-Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conhecer uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V ou F:
( V ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional.
( F ) A seção mais importante do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada.
( V ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras.
( F ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco.
39-O Sebrae é uma instituição privada que apoia, sob a forma de consultoria, os novos empreendedores brasileiros. Foi uma das entidades pioneiras em nosso país a prestar este tipo de serviço e incentivar o empreendedorismo. Sobre o Sebrae, classifique V ou F:
( F ) O Sebrae auxilia grandes empresas a realizarem o planejamento financeiro.
( V ) O Sebrae atende a empreendedores antes, durante e depois da abertura do seu negócio.
( V ) O Sebrae oferece aos empreendedores, além de uma ampla gama de serviços, diversos cursos na área de gestão de empresas.
( F ) O Sebrae é uma instituição governamental que presta assessoria às empresas que estão para cessa as atividades devido a problemas diversos.
40-Sabemos que na análise SWOT são analisados os agentes macro e microambientes, para determinar os desafios que a empresa encontrará no mercado. Esta análise é necessária para estabelecer estratégias para o aproveitamento dos aspectos positivos e minimização dos problemas que podem ser causados pelos aspectos negativos. Sobre a análise SOWT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Ameaça.
II-Oportunidade.
III-Ponto fraco.
IV-Ponto forte.
( I ) Aumento dos impostos.
( III ) Elevados custos de fabricação.
( II ) Abrandamento nas regulamentações.
( IV ) Diferencial competitivo.
41-O franchising é uma opção de negócio para pessoas que desejam ser empreendedoras. As franquias possuem algumas características diferenciadas dos negócios próprios, porém também exigem do proprietário as características empreendedoras como qualquer outro negócio. Sobre as franquias, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Franquias são empresas em funcionamento, abertas por pessoas experientes (franqueadores), que vendem essas empresas para indivíduos (franqueados) que desejam abrir um negócio, porém não querem passar pela burocrática etapa da constituição da empresa.
( X ) Franquias são licenças nas quais trabalham em conjunto dois sujeitos: detentor da marca (franqueador) e o explorador da marca (franqueado).
( ) Franquias são empresas que prestam consultoria para pequenas empresas em diversas áreas. Como novas tecnologias, marketing, recursos humanos, entre outros.
( ) Franquias são todas as empresas de pequeno porte que necessitam de um espaço muito restrito para instalação de sua estrutura.
42-A seção do plano de negócios intitulada “Produtos e Serviços” é importante para que se estabeleça e se conheça mais profundamente os produtos/serviços que a empresa irá ofertar para seus futuros clientes. É uma seção primordial que garante ao leitor do plano de negócios entender o que vai ser comercializado. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a informação que obrigatoriamente deve constar nessa seção:
( X ) Deve apresentar os diferenciais dos produtos/serviços oferecidos.
( ) Deve apresentar um estudo sobre o custo de produção do produto/serviço.
( ) Deve apresentar uma análise sobre os concorrentes que possuem produtos/serviços similares.
( ) Deve conter informações sobre preço, praça e promoção dos produtos/serviços.
43-Na seção “Análise Estratégica” do plano de negócios, o empreendedor deve mostrar que conhece bem o ambiente interno da organização e também o externo. Para deixar claro ao leitor este aspecto, ele deve focar o conteúdo dessa seção em quatro principais itens. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses elementos:
( ) Ambiente interno, ambiente externo, ambiente organizacional e ambiente cooperativo.
( ) Competidores, fornecedores, clientes e acionistas.
( ) Recursos materiais, recursos não materiais, recursos humanos e recursos ambientais.
( X ) Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
44-O plano de negócios é ferramenta indispensável ao individuo que deseja transformar o sonho do negócio próprio em realidade. Através do plano, ele tem a possibilidade de melhor visualizar sua empresa e medir os riscos do novo negócio. Sobre o plano de negócios, classifique V ou F:
( V ) O plano de negócios também possui sua utilidade em empresas já em funcionamento, pois auxilia na comunicação do negócio para o público interno.
( V ) Planos de negócios podem ser elaborados em softwares específicos criados com o fim de auxiliar os empreendedores.
( V ) O plano de negócios ajuda o empreendedor a tomar decisões e monitorar o cotidiano de sua empresa.
( F ) O plano financeiro é uma seção opcional, pois os valores relativos ao novo negócio são possíveis de estimar somente após a abertura do negócio.
45-Quando um indivíduo opta pelo empreendedorismo como meio de alavancar sua carreira,ele precisa estar ciente das vantagens e desvantagens dessa escolha. Ele deve colocar esses prós e contras na balança e analisar muito bem se é realmente o que ele deseja. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma vantagem na hora de ter o próprio negócio:
( ) Não correr riscos elevados.
( X ) Realizar o sonho pessoal e trabalhar com o que se gosta.
( ) Ganhar um alto salário sem precisar trabalhar horas extras.
( ) Ter mais tempo disponível para a família e momentos de lazer.
46-Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Dentro desse contexto, classifique V ou F:
( F ) A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
( F ) A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
( V ) A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
( V ) A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
47-Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo SEBRAE e pelo Instituo Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), de cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio, 71 são motivados por uma oportunidade de negócio. Com relação à identificação de oportunidades, analise as sentenças a seguir:
I-Os empreendedores, além de identificar uma oportunidade, também sabem aproveitá-las. CORRETA
II-Os empreendedores utilizam informações e conhecimento para identificar oportunidades. CORRETA
III-Os empreendedores são exímios observadores e percebem mais os problemas do que as oportunidades. ERRADA
IV-Os empreendedores são identificadores de oportunidades, com habilidades para consumir uma visão partindo do nada. CORRETA
FONTE: Disponível em: HTTP://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/03/brasil-e-o-numero-1-em-ranking-de-empreendedorismo.html. Acesso em: 24 nov. 2016.
48-O novo empreendedor deve conhecer os trâmites sobre o registro de marcas, pois é importante que a marca por ele criada seja protegida de cópias. Sobre a marca, sinal distintivo da empresa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A marca tem o objetivo de reconhecer legalmente a propriedade e o uso de uma invenção.
( ) O registro de marca e o registro de patente são a mesma coisa; a primeira é utilizada para produtos, enquanto a segunda é utilizada para serviços.
( ) O registro da marca deve ser feito obrigatoriamente pelo empreendedor no momento da abertura do negócio, na junta comercial da sua cidade.
( X ) A marca permite ao cliente identificar seu negócio, pois através dela é possível diferenciar visivelmente determinado negócio de seus concorrentes.
49-Um dos destaques da Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2009 é o crescimento do empreendedorismo no Brasil. Pesquisas demonstram que o Brasil vem galgando posições, sendo apontado como um dos países mais empreendedores do mundo. Com relação aos fatores que contribuíram para o crescimento do empreendedorismo no Brasil, classifique V ou F:
( F ) A implantação, desde o período da colonização, de uma cultura voltada para o empreendedorismo.
( V ) A abertura econômica do país que teve início a partir da década de 1990.
( V ) O fornecimento de subsídios e incentivos por parte do governo, a fim de incentivar a criação de empresas.
( V ) A criação de entidades como SEBRAE que prestam suporte aos pequenos empresários.
FONTE: Disponível em: HTTP://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2015/04/06/brasil-e-o-pais-mais-empreendedor-do-mundo-mas-falta-inovacao.htm. Acesso em: 24 nov. 2016.
50-Umas das formas de empreender, sem ser dono de um negócio, é dentro da própria empresa em que se trabalha. Esse processo é chamado de intraempreendedorismo. Sobre o intraempreendedor, classifique V ou F:
( F ) Quando se trata do intraempreender, verifica-se que os objetivos estão atrelados às atribuições corporativas.
( F ) Um dos aspectos é desenvolver e criar valor para melhor aplicar os recursos.
( V ) O intraempreendedor, apesar de empreender, não precisa necessariamente ter conhecimento sobre a empresa em que trabalha.
( F ) As pessoas que trabalham para uma organização devem se limitar a desenvolver as tarefas do seu cargo.
51-A criatividade, a inovação e o empreendedorismo andam lado a lado, pois, sem as duas primeiras, o processo empreendedor não acontece de maneira adequada. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Apenas uma ideia nova não é inovação; para ser concretizada, ela precisa se tornar viável e ser aplicada, o que é papel do empreendedor. CORRETA
II-Toda ideia torna-se uma inovação, basta o empreendedor colocá-la no papel e transmiti-la para seu público. ERRADA
III-Quanto mais intensa e difícil de copiar, mais vantagens competitivas a inovação gera para a empresa. CORRETA
IV-Para uma empresa ser inovadora, esta precisa ocorrer em diferentes setores, deve ser de diferentes tipos e deve ser intensa. CORRETA
52-(ENADE, 2015) Muitos empreendedores no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido a uma oportunidade percebida pelo empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados dessa maneira, grande parte desses empreendedores não possuem conhecimento técnico necessário para elaborar novas estratégias no futuro. Certas oportunidades exigem nível maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Nesse contexto, recursos podem ser utilizados como ferramentas de gerenciamento, tal como a matriz de análise SWOT.
FONTE: Disponível em: HTTP://www.administradores.com.br. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a análise SWOT.
I-É uma técnica de análise de ambiente interno e externo comumente empregada no planejamento estratégico para avaliar o posicionamento da organização e sua capacidade competitiva. CORRETA
II-Funciona como um guia na definição de plano de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso da empresa. É recomendada para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e para análise contextual. ERRADA
III-É uma ferramenta para análise de cenário, utilizada como base para gestão e planejamento estratégico de corporações e empresas. Entretanto, devido à sua simplicidade, pode ser utilizada para outros tipos de análise de cenário, como na criação de um site. CORRETA
IV—Na análise do ambiente interno, deve-se identificar variáveis que não estão sob controle da organização e que podem comprometê-la. As ameaças podem envolver a perda de um profissional chave para o negócio, bem como estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais e legislativos. ERRADA
53-(ENADE, 2013) Um empreendedor deseja montar um food truck, automóvel que comercializa comida, ou seja, restaurante sobre rodas que leva a consumidores cozinhas itinerantes, oferecendo pratos elaborados a preços acessíveis. Para tanto, buscou na Matriz BCG (Boston Consulting Group) – representada na figura a seguir – uma ferramenta de tomada de decisão e estratégia de vendas, para, a partir de análises e informações, escolher o produto em que irá investir. Considerando a relação entre produto escolhido e a respectiva estratégia de venda, o empreendedor deve ponderar que:
( ) Os produtos dos tipos vaca leiteira e estrela têm pequena participação no mercado, embora apresentem grande potencial de crescimentoe atinjam público diversificado, sendo, portanto, aconselhável o investimento em sanduíches ou comida asiática.
( ) Os produtos do tipo abacaxi, como os comercializados em docerias, tem reduzido potencial de crescimento, apesar de apresentarem grande participação no mercado e serem bem conhecidos por clientes.
( ) Os produção e a comercialização de sanduíches requerem alto investimento e apresentam baixa perspectiva de retorno, pois trata-se de produto que se classifica como do tipo vaca leiteira.
( X ) Os investimentos em pizzas e massa artesanais – produtos do tipo ponto de interrogação – têm grande potencial de crescimento, ainda que apresentem pequena participação no mercado no início do negócio.
54-Segundo Hisrich (2004), existe um processo empreendedor, que tem como foco garantir que a empresa ou produto idealizado consiga ser posto em prática, passando por menos riscos de não ser bem-sucedido. Sobre a sequência e que ocorrem as etapas deste processo, ordene os itens a seguir:
I-Desenvolver o plano de negócios.
II-Determinar e captar os recursos necessários.
III-Gerenciar a empresa criada.
IV-Identificar e avaliar a oportunidade.
FONTE: HISRISCH, Robert D; PETERS Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
( X ) IV - I - II - III
( ) IV - III - II - I
( ) I - IV - III - II
( ) I - III - IV - II
55-Ao analisar a história e o surgimento do empreendedorismo entendemos que a terminação empreender foi utilizada pelo economista Richard Cantillon (1755), e tem i seu significado com base na palavra risco. A esse respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Idade Média.
II-Século XVII.
III-Século XVIII.
IV-Século XIX e XX.
( III ) Neste período, houve a diferenciação das palavras capitalista e empreender, início da industrialização.
( II ) Aqui podemos destacar a escolha entre os termos: assumir os riscos e empreendedorismo. Destacam-se os preços prefixados.
( IV ) Neste cenário, os gerentes e os administradores passam a ser confudidos com os empreendedores.
( I ) Neste momento, determinava-se o responsável pelo gerenciamento de amplos projetos de produção.
56-Muitas características apresentadas por Dolabela (2008) são natas , porém outras precisam ser desenvolvidas, mas dificilmente serão encontradas na totalidade em apenas um indivíduo. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DOLABELA, F. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
( ) A liderança e o comprometimento é organizar e planejar a atividades, procurando cumpri-las sempre.
( X ) Riscos calculados é uma das qualidades mais importante do empreendedor de sucesso, pois desponhe a coragem de enfrentar as dificuldades.
( ) Aproveitar oportunidades pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em centros de tecnologia e outras fontes, como clientes, fornecedores e mesmo a concorrência.
( ) Busca de informação e conhecimento reúne a percepção da oportunidade para um novo negócio sendo prático da iniciativa.
57-O empreendedor é uma pessoa que deve possuir uma ampla rede de relacionamentos e saber onde buscar auxílio quando encontra alguma dificuldade. Para isto, estão à sua disposição diversas entidades que podem prestar assessoria para o seu negócio. Sobre as assessorias para empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I-As assessorias jurídica e contábil são exclusivas para empresas de médio e grande porte. ERRADA
II-O Sebrae é uma entidade que presta consultoria a micro e pequenos empresários. CORRETA
III-As incubadoras estimulam o empreendedorismo através de apoio estrutural, técnico e consultivo. CORRETA
IV-Universidades e institutos de pesquisa podem assessorar novos negócios, principalmente no aspecto de transferência de novas tecnologias. CORRETA
58-A riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir os bens e serviços necessários ao bem-estar da população. Acreditou-se que o ,melhor recurso para solucionar graves problemas socioeconômicos pelos quais o Brasil passou foi a liberação da criatividade dos empreendedores (DEGEN, 1989). Esses empreendedores necessitam possuir algumas características pessoais. Sobre essas características, analise as opções a seguir:
I-Ser ousado. CORRETA
II-Saber correr riscos calculados. CORRETA
III-Ser visionário. CORRETA
IV-Ser focado em seu objetivo próprio. ERRADA
FONTE: DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989.
59-A seção "Descrição da empresa" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do empreendimento, incluindo o objetivo do plano e o ramo de atuação da empresa. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I-Nessa seção, o empreendedor deve informar se o plano de negócios é para um novo negócio, para uma expansão da empresa ou para aquisição. CORRETA
II-Essa seção deve conter os membros da equipe gerencial e um organograma detalhado dos cargos existentes na empresa. CORRETA
III-Essa seção deve apresentar os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. ERRADA
IV-Nessa seção serão apresentadas a localização da nova empresa e detalhes sobre sua infraestrutura. CORRETA
60-Para Chiavenato (2012), empreendedores são aqueles que aprendem a transformar sonhos em realidade, oportunidades em ações decisivas, metas e objetivos em resultados concretos e boas ideias em ofertas de produtos e serviços inovadoras. Acredita-se que existem três causas principais, que movem o empreendedorismo. Sobre essas causas, analise as seguintes afirmativas:
I-A natureza humana: alguns estudos mostram que os empreendedores têm necessidade de autorrealização. CORRETA
II-O papel do empreendedor na economia, uma vez que ele provoca amplas mudanças e gera empregos. CORRETA
III-A estrutura econômica mundial, em função da participação e do papel ue a pequena e média empresa desempenham. CORRETA
IV-Rota comercial do Oriente: percursos da compra e venda de mercadorias. ERRADA
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri: Manole, 2012.
61-Para que o novo empreendimento tenha sucesso, é preciso que o empreendedor siga alguns processos. Este processo faz com que ele conheça a viabilidade do negócio, tenha risco e, por consequência, mais chance de ser bem-sucedido. É o processo que detalha todas as etapas do novo empreendimento e muito conhecimento no ambiente empreendedor. Este documento que descreve a oportunidade de negócio é:
( ) A captação de recursos.
( ) O gerenciamento da empresa.
( ) A identificação de oportunidades.
( X ) O plano de negócios.
62-O Brasil buscou se estruturar e apoiar o empreendedorismo com diversos programas de incentivo. Em situações como a de ensino de empreendedorismo, pode até mesmo ser comparado aos Estados Unidos. Sobre esses programas, classifique V ou F:
( V ) Os programas Softex e Gênesis, criados em 1990, apoiam atividades empreendedoras ligadas a softwares em universidades.
( V ) O programa do Governo Federal, Brasil Empreendedor, buscou dar capacitação a milhões de empreendedores.
( V ) Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae buscam o desenvolvimento do empreendedor e melhorar seu desempenho.
( V ) Cursos das universidades que se dedicam ao ensino do empreendedorismo.
63-Empreender, principalmente em momentos de crise, torna-se uma alternativa para muitos brasileiros, mas não basta sonhar, é preciso colocar no papel a ideia e que esta traga retorno para o empreendedor. Para colocar em prática, é preciso identificar oportunidades, criar novos negócios ou novos mercados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o empreendedorismo:
( X ) Assumir riscos calculados: criar valor; identificar oportunidades.
( ) Assumir riscos: buscar informações; não criar valor.
( ) Assumir riscos não calculados; nãobuscar informações; identificar oportunidades.
( ) Assumir incertezas; aceitar o fracasso; trabalhar em equipe.
64-Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) Neste princípio, os empreendedores pensam de uma forma alternativa no que diz respeito a essa advertência, para transformá-la em oportunidade.
( ) Neste princípio, os empreendedores tratam esses imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
( ) Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
( X ) Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
65-A inovação pode ser radical, quando algo totalmente novo é lançado ou incremental, quando mudanças são feitas a partir de algo já existente. Para Wang e Ahmed (2004), a inovação pode ocorrer com a introdução de novos produtos para o mercado, ou abertura de novos mercados, através da cominação de orientação estratégica com o comportamento inovador e processo. Sobre os tipos de inovação que o autor traz, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Inovação de produto.
II-Inovação de mercado.
III-Processo de inovação.
IV-Inovação comportamental.
V-Capacidade de inovação estratégica.
( II ) Nova abordagem que as empresas fazem em determinado nicho de mercado.
( I ) Grau de novidade e significância relacionado ao novo produto colocado no mercado.
( III ) Novo método de produção com novas tecnologias.
( V ) Gerenciar objetivos organizacionais e melhor utilização de recursos.
( IV ) Quando vem de forma individual ou em equipes, gera um ambiente catalisador de inovação.
FONTE: WANG, C. L.; AHMED, P. K. he development and validation of the organizational innovativeness construct using confirmatory actor analysis. European Journal of Innovation Management, 7(4), 303-313, 2004.
66-A classificação do porte das empresas em micro, pequena, me´dia ou grande pode ser a partir de critérios qualitativos e quantitativos. No caso do quantitativo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae - utiliza o critério referente ao número de colaboradores para classificar o porte das empresas. Sobre esse critério de número de colaborados para a indústria, associe os itens utilizando o código a seguir:
I-Microempresa.
II-Empresa de pequeno porte.
III-Empresa de médio porte.
IV-Empresa de grande porte.
( III ) De 100 a 499.
( I ) Até 19.
( II ) De 20 a 99.
( IV ) Acima de 499.
67-Uma pesquisa mercadológica contribui para colher informações relacionadas ao negócio que se pretende abrir. Esta pode ser feita através de dados primários ou secundários. Sobre as fontes primárias e secundárias, analise as sentenças a seguir:
I-Os dados primários são informações já coletadas e organizadas por instituições públicas ou privadas. ERRADA
II-Os dados secundários devem ser a primeira opção do empreendedor, pois têm menor custo. CORRETA
III-Os dados secundários são normalmente de fácil acesso, disponibilizados na internet. CORRETA
IV-Os dados secundários são organizados normalmente por empresas especializadas e terão algum custo para o empreendedor. ERRADA
68-O plano de negócios é um documento formal, composto por algumas seções. Esssas seções apresentam os principais pontos a seguir para que o negócio possa obter sucesso. Sobre a ordem das principais seções, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Sumário executivo; aspectos legais; análise de mercado; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro; plano estratégico.
( ) Análise de mercado; sumário executivo; aspectos legais; plano de mercado; plano financeiro; plano estratégico; plano operacional.
( ) Aspectos legais; sumário executivo; plano estratégico; análise de mercado; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro.
( ) Aspectos legais; análise de mercado; sumário executivo; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro; plano estratégico.
69-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo. CORRETA
II-Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, mas o plano de negócios não será diferente. ERRADA
III-Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade. CORRETA
70-A patente é um título de propriedade temporária. Ela é obtida quando se tem uma invenção ou modelo de utilidade outorgado pelo Estado, aos inventores ou autores u outras pessoas físicas ou jurídicas que detêm o direito da criação. Sobre as patentes, analise as sentenças a seguir:
I-Aconselha-se ao interessado que, antes de efetuar o depósito, na classe (atividade) em que pretende registrar seu produto ou serviço, faça a busca prévia pela marca. ERRADA
II-A perda da patente pode ocorrer pela inobservância do disposto no art. 217 da Lei de Propriedade Industrial. ERRADA
III-A patente dá o direito ao inventor ou ao detentor da patente o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. CORRETA
71-Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto. CORRETA
II-No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas. ERRADA
III-Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização. CORRETA
IV-Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos. CORRETA
72-Uma startup é uma empresa que possui elevado potencial de crescimento, além de ser extremamente inovadora. Existem alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração por empreendedores que desejam abrir uma empresa de alto impacto, ou seja, uma startup. Sobre as startups e os aspectos a serem considerados para sua abertura, analise as entenças a seguir:
I-Antes de abrir o negócio, é necessário avaliar minuciosamente o mercado (consumidores e concorrentes) e também ouvir opiniões sobre o negócio. CORRETA
II-Startups são pequenos negócios que podem ser montados apenas a partir da ideia do empreendedor, não necessitam ser colocados no papel, ou seja, não necessitam de um plano de negócios. ERRADA
III-Velocidade e flexibilidade são dois aspectos fundamentais para este tipo de negócio se tornar competitivo no mercado. CORRETA
IV-Este modelo de negócio pode crescer amplamente num mercado regional ou nacional, porém dificilmente evolui para um mercado internacional. ERRADA
73-Para ter acesso a crédito, o empreendedor deve ser muito bem informado, valendo-se de sua rede de contatos para verificar qual a melhor forma de captação de recursos para seu negócio. Podemos destacar como sendo as principais fontes de financiamento de patrimônio: economias pessoais, capitalistas de risco,indivíduos abastados (anjos) e o mercado de títulos. Sobre o capital de risco, analise as sentenças a seguir:
I-Várias organizações com capital de risco fornecem assistência gerencial a empresas que estão iniciando suas atividades, auxiliando em outras necessidades financeiras posteriores. CORRETA
II-O capital de risco é derivado de investimentos de pessoa física, um capitalista de risco que possui dinheiro e procura alternativas para obter melhor rendimento para seu dinheiro. ERRADA
III-Capital de risco geralmente é associado àquelas corporações ou sociedades que operam como grupos de investimento, caracterizado pela grande gama de origens de capital. CORRETA
IV-Capital de risco não se enquadra em investimentos utilizados como apoio nos negócios, tendo como origem participações acionárias. ERRADA
74-Depois de finalizado o plano de negócios, este serve como um cartão de visitas para o empreendedor que busca por recursos para colocar seu negócio em prática. Sobre a possibilidade de financiamentos em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O empreendedor pode optar por um programa ofertado pelo governo brasileiro, possui uma variedade de opções específicas para cada tipo de empreendimento.
( ) As taxas de juros normalmente são muito acessíveis em nosso país, porém o empreendedor deve tomar cuidado ao solicitar financiamento junto a organizações idôneas.
( ) Empreendedores brasileiros não necessitam de muitos recursos para seus negócios, pois a maioria consegue montar sua empresa apenas com a economia pessoal.
( X ) Em nosso país não é muito fácil conseguir financiamentos, e o empreendedor deve ter muito cuidado ao escolher a melhor opção para captar recursos.
75-Em nosso país, não é muito fácil conseguir financiamentos, porém todo empreendedor deve ter sua "carta na manga", como, por exemplo, a sua rede de conatos pessoais, tornando possível identificar a opção de financiamento ou a captação de recursos mais propícia para o seu negócio. Entre as principais fontes de financiamento para novos negócios podemos citar as economias pessoais ou de familiares, acionistas, bancos, entre outros. Sobre as principais fontes de financiamento de patrimônio, analise as sentenças a seguir:
I-Empréstimos requisitados de amigos e parentes são normalmente uma fora de financiamento rápido e, às vezes, são a única opção disponível. CORRETA
II-O anjo é um capitalista de risco que procura investir seu dinheiro onde consegue uma melhor rentabilidade. Nisso pode-se incluir novos negócios. CORRETA
III-Os capitalistas de risco são organizações que fazem investimentos apenas e pequenos e novos negócios. ERRADA
IV-O Brasil é um dos países onde temos mais facilidade de conseguir financiamentos para o patrimônio de nossas empresas. Está entre as economias mais aquecidas do mundo. ERRADA
76-Muito se fala sobre o tema empreendedorismo , porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V ou F:
( V ) Mito: empreendedores já nascem prontos para o sucesso.
( F ) Realidade: empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários.
( F ) Realidade: empreendedor que possui capital tem sucesso garantido no seu negócio.
( V ) Mito: os empreendedores trabalham sozinhos.
77-O plano de negócios deve ser bem organizado, de forma que seja atraente ao leitor e também contenha todas as informações relativas a novo negócio. Sobre as seções do plano de negócios, classifique V ou F:
( F ) As informações iniciais, como nome, endereço da empresa e identificação dos proprietários, devem constar nos anexos do plano de negócios.
( F ) O sumário executivo, principal seção do plano de negócios, deve focar num resumo do plano financeiro.
( V ) Os ambientes interno e externo são analisados profundamente na seção Análise Estratégica.
( V ) Elementos como nicho de mercado, tendências de mercado e análise de concorrentes são analisados na seção Mercado e Competidores.
78-O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento indispensável para qualquer empreendedor e que não pode faltar para a abertura de um negócio, pois minimiza as chances de ocorrerem erros e aumenta as chances de sucesso futuro. Sobre planejamento, analise as sentenças a seguir:
I-Entre dois negócios que possuem os mesmos recursos humanos e materiais, aquele que planejar suas ações com antecedência será melhor sucedido. CORRETA
II-O planejamento é uma ação seguida pelas etapas de organização, liderança e controle. CORRETA
III-A falta de planejamento é um dos maiores motivos do fechamento de empresas no primeiro ano de existência. CORRETA
IV-O planejamento serve apenas para provisionar recursos materiais. Recursos humanos não são mensuráveis, nem planejáveis. ERRADA
79-Dentro da própria empresa, é o empreendedor que apresenta a habilidade de manter naturalmente a inovação sistemática, no negócio, fazendo com que ele se torne competitivo. A dificuldade de se implementar projetos pessoais e profissionais faz com que as empresas procurem desenvolver comportamentos empreendedores. Essa dificuldade é decorrente de algumas variáveis. Sobre essas variáveis, classifique V ou F:
( V ) Definição clara do que se fazer.
( F ) Independência do apoio de outros.
( V ) Planejamento das ações.
( V ) Condições ambientais e favoráveis.
80-No Brasil existe uma série de leis que se referem a miro e pequenas empresas, no sentido de interver um tratamento diferenciado em questões relativas às áreas fiscais, administrativas, trabalhistas etc. O Simples, por exemplo, é um regime tributário diferenciado para as MPEs. Sobre o Simples, qual o requisito utilizado por esse sistema para classificar o porte das empresas?
( X ) Faturamento bruto.
( ) Atividade desenvolvida pela empresa.
( ) Número de funcionários.
( ) Investimento inicial.
81-O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, analise as sentenças a seguir:
I-Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva. ERRADA
II-Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força. CORRETA
III-Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada. ERRADA
IV-O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa oferece patrocínio e liberdade de ação. CORRETA
82-Para Hashimoto (2006), o administrador novo não possui a considerada essência do empreendedorismo. Essa essência são três elementos que qualificam a pessoa como empreendedora quando são apresentados juntos, e quando sozinhos são considerados características que qualquer empresário possui. Dentro deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três elementos que levam o empresário a ser considerado um empreendedor.
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
( ) Risco, autonomia e busca de informações.
( ) Inovação, busca de informações e identificar oportunidades.
( X ) Inovação, risco e autonomia.
( ) Risco, identificar oportunidades e não buscar informações.
83-As discussões sobre as características dos empreendedores sempre são levantadas na literatura. Muitas empresas buscam desenvolver essas características nas pessoas porém dificilmente uma pessoa vai apresentar todas as características juntas. Sobre as características dos empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I-Eles têm visão de como será o futuro para seu negócioe sua vida, e o mais importante, têm a habilidade de implementar seus sonhos. CORRETA
II-Eles se sentem inseguros, não sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator que impede o seu sucesso. ERRADA
III-Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto. CORRETA
IV-São muito dedicados e chegam a comprometer o relacionamento com amigos, com a família até mesmo com a própria saúde. CORRETA
84-O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I-Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto. CORRETA
II-Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças. CORRETA
III-Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados. CORRETA
IV-Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência. ERRADA
85-Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo. CORRETA
II-Empreendedores autônomos estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo. ERRADA
III-Empreendedores corporativos: nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais. CORRETA
86-A cultura, os valores e as normas das organizações empreendedoras diferem das organizações tradicionais. Sobre os valores e as normas das organizações empreendedoras, analise as sentenças a seguir:
I- A organização empreendedora é hierárquica, com linhas de autoridade e de responsabilidade. ERRADA
II- A organização empreendedora possui instruções e mecanismos de controle estabelecidos. CORRETA
III- A organização empreendedora possui uma estrutura organizacional plana, com várias redes, equipes, patrocinadores e mentores. CORRETA
IV- A organização empreendedora estabelece um clima de confiança e discussão para facilitar as relações das visões e objetivos da organização. ERRADA
87-Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Sheperd (2009) apresentarem o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, classifique V ou F:
( V ) Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
( V ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
( V ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
( F ) Princípio da limonada: neste caso, a tônica é confiar e trabalhar com pessoas como primeiro acionador de oportunidades e não perder tempo investigando fatores externos ao indivíduo.
( F ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
FONTE: HISRICH, Robert d.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
88-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre a dimensão controle de recursos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D., PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) Para o empreendedor, o foco está na posse ou emprego de recursos necessários.
( X ) Para o empreendedor, o foco está no uso episódico ou aluguel dos recursos necessários.
( ) Para o administrador, o foco está no uso episódico ou aluguel dos recursos necessários.
( ) Tanto o empreendedor quanto o administrador focam na posse ou emprego de recursos necessários.
89-No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
( ) O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
( ) O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
( ) O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
90-O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que os diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, analise as sentenças a seguir:
I-O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente. ERRADA
II-O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status. CORRETA
III-O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente. CORRETA
IV-O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos. ERRADA
91-O plano de negócios é estruturado a partir de várias seções, entre elas o sumário executivo. O conteúdo do sumário executivo deve ser apresentado em forma de texto corrido, sem subseções, da maneira mais lógica possível. Deve abranger algumas informações importantes, sendo elas dados do empreendimento, visão geral do negócio, dados dos empreendedores, recursos. Sobre essas informações, analise as sentenças a seguir:
I-Nos dados do empreendimento, devem constar nome fantasia, razão social, endereço, forma jurídica, enquadramento tributário, visão, missão e valores. CORRETA
II-Na visão geral do negócio, deve constar uma explanação completa de cada um dos itens descritos nos plano de negócios. ERRADA
III-Nos dados dos empreendedores, deve constar um breve currículo dos empreendedores, com formação, cursos específicos, experiência profissional e atribuições. CORRETA
IV-Nos recursos, uma descrição de quanto dinheiro é necessário para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde se pretende conseguir os recursos necessários. CORRETA
92-Antes de colocar o negócio no papel, é importante conhecer o mercado, pois ele dirá muito sobre o negócio ser ou não uma oportunidade. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Através da informação colhida pela pesquisa de mercado, já se garante o sucesso do novo empreendimento
( ) Não é necessário para os tipos de negócio, pois nem todos têm grau de incerteza.
( ) Apresenta resultados sobre a demanda, como suas características, tamanho e tendências, mas

Mais conteúdos dessa disciplina