Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS - 53_2025
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Em 2016, os principais produtos importados pelo Brasil foram, em sua maioria, bens industrializados de média e alta complexidade tecnológica, como medicamentos, peças para veículos e componentes eletrônicos. Ao passo que a balança comercial brasileira demonstrava superávit pela exportação de produtos primários e agropecuários, a dependência estrutural de produtos industrializados permaneceu como marca da economia brasileira. Essa configuração expressa os efeitos históricos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), aprofundada no contexto da globalização e impulsionada pelas dinâmicas de especialização produtiva.
 
 
Como destacam autores como Milton Santos (2006) e Octavio Ianni (2002), os países subdesenvolvidos participam de maneira subordinada da economia global, sendo fornecedores de matérias-primas e consumidores de tecnologias desenvolvidas nos países centrais. Essa lógica impõe desafios ao desenvolvimento autônomo, à soberania tecnológica e à redução das desigualdades globais.
Os países desenvolvidos concentram investimentos em pesquisa e inovação, consolidando a liderança industrial e tecnológica. Já os países periféricos, como o Brasil, enfrentam obstáculos para consolidar cadeias produtivas completas, resultando em desequilíbrios estruturais nas balanças comercial e tecnológica. Com base no gráfico apresentado e nos dados da balança comercial brasileira, responda: quais as causas estruturais da dependência brasileira em relação às importações de bens industrializados e de alto valor agregado? Quais implicações econômicas, tecnológicas e geopolíticas dessa dependência para o país no contexto da globalização?
 
Orientações:
- Produza seu texto de modo dissertativo-argumentativo de forma coerente e coesa, apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão. 
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade e coerência com o tema proposto.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica e uma minuciosa revisão em seu texto antes de enviá-lo.
 
​Bom trabalho!
79

Mais conteúdos dessa disciplina