Buscar

discurssiva Materiais Elétricos 54%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Descreva quais as duas principais características desenvolvidas nos polímeros termoplásticos, a exemplo dos polímeros da engenharia, para que possam ser aplicados satisfatoriamente em aplicações estruturais segundo Shackelford (2008). Cite pelo menos dois exemplos de polímeros de uso geral e polímeros de engenharia.
	Segundo Shackelford (2008), um grande esforço tem sido feito para produzir alguns polímeros com resistência e rigidez suficientes para serem sérios candidatos a aplicações estruturais. Estes polímeros são apresentados como polímeros da engenharia, os quais mantêm boa resistência e rigidez até 150-175ºC. Exemplos de polímeros de uso geral: polietileno, policloreto de vinila, polipropileno, poliestireno, poliéster (tipo termoplástico: polietileno tereftalato – PET, Dacron – Fibra, Mylar - Filme), náilons, acrílicos (polimetil metacrilato, Lucite) e celulósicos. Exemplos de polímeros de engenharia: ABS, policarbonatos (lexan), acetatos, fluoroplásticos (politetrafluoretileno) e elastômeros termoplásticos (poliéster). 
SHACKELFORD, J. F. Introdução à Ciência dos Materiais. Editora Pearson Prentice Hall, 2008. Pg.300 (Leitura do texto pgs 300 – item 13.3) à Exemplos Tabela 13.1
Resposta:
Questão 2/5
Quais as principais características dos polímeros termofixos e no que estes materiais se diferem dos polímeros termoplásticos segundo Shackelford (2008)? Quais os dois grupos de materiais em que os polímeros termofixos estão subdivididos? Cite pelo menos dois exemplos de cada um dos subgrupos.
	De acordo com Shackelford (2008), polímeros termofixos são o oposto dos termoplásticos. Eles se tornam duros e rígidos sob o aquecimento. Diferentemente dos polímeros termoplásticos, esse fenômeno não se perde com o resfriamento, que é característico das estruturas moleculares em rede formadas pelo mecanismo de crescimento em estágios. Os estágios da reação química são acentuados pelas temperaturas mais altas e irreversíveis; ou seja, a polimerização permanece sob resfriamento. Produtos termofixos podem ser removidos do molde na temperatura de fabricação (normalmente, 200 a 300°C). Ao contrário, os termoplásticos precisam ser resfriados no mole para se evitar deformações. Os polímeros termofixos são subdivididos em duas categorias: termofixos e elastômeros. Nesse caso, termofixo refere-se a materiais que compartilham com os polímeros da engenharia (termoplásticos), resistência e dureza significativas, de modo que são substitutos comuns dos metais. Contudo, os termofixos têm as desvantagens de não serem recicláveis e, em geral, terem técnicas de processamento menos variáveis. Os elastômeros tradicionais são copolímeros termofixos. Alguns exemplos de termofixos são: poliuretano (termoplástico), fenólicos, amino resinas, poliésteres e epóxis. Já exemplos de elastômeros são: butadieno/estireno, isopreno (borracha natural), cloropreno (neoprene), isobuteno/isopreno, silicones e fluoreto de polivinilideno/hexafluoropropileno (viton).  
SHACKELFORD, J. F. Introdução à Ciência dos Materiais. Editora Pearson Prentice Hall, 2008. Pg.303 (Leitura do texto pgs 303 – item 13.4) à Exemplos Tabela 13.2
Resposta:
Questão 3/5
A utilização dos biomateriais no corpo humano geralmente enfrenta dois tipos de problema. Quais são eles?
	A utilização dos biomateriais no corpo humano, geralmente, enfrenta dois tipos de problema. O primeiro relaciona-se ao comportamento físico e químicos desses materiais, que nem sempre são completamente compreendidos, o que, consequentemente, afeta a forma como o corpo humano responde ao contato com os biomateriais. A outra dificuldade relaciona-se com o desempenho dos biomateriais no corpo humano, que nem sempre é desejado. Isto é, até certo ponto, previsível, pois a grande maioria dos biomateriais não foi desenvolvida para este fim, mas com o propósito de serem empregados em outros campos da engenharia.
Material de aula Materiais Elétricos Prof. Herbert à Aula 6 – Bloco 4: Biotecnologia.
Resposta:
Questão 4/5
A matéria pode se apresentar em três estados físicos conhecidos: sólido, líquido e gasoso. Além disso, a matéria pode ter seu estado físico alterado por trocas de calor com o ambiente. Primeiramente, apresente como os três estados físicos da matéria são diferenciados com relação à sua forma e volume. Depois, descreva os processos de transformação de tais estados físicos da matéria realizados a partir da troca de calor.
	Os três estados físicos da matéria diferenciados com relação à sua forma e volume:
Sólido - forma e volume definidos;
Líquido - volume definido e forma variável;
Gasoso - forma e volume variáveis.
Os processos de transformação de tais estados físicos da matéria realizados a partir da troca de calor:
Sublimação – sólido para gás: ?Hsub>0 (endotérmica);
Vaporização – líquido para gás: ?Hvap>0 (endotérmica);
Derretimento ou Fusão – sólido para líquido: ?Hfus>0 (endotérmica);
Deposição – gás para sólido: ?Hdep<0 (exotérmica);
Condensação – gás para líquido: ?Hcond<0 (exotérmica);
Congelamento – líquido para sólido: ?Hcong<0 (exotérmica).
 
 
Material de aula Materiais Elétricos Prof. Herbert à Aula 4 – Bloco 2: Sólidos (slides 3 e 4).
Resposta:
Questão 5/5
Quais são as duas categorias que os polímeros podem ser classificados e quais as principais características de tais categorias segundo Shackelford (2008)? Diferencie as técnicas de moldagens para os dois casos.
	De acordo com Shackelford (2008), os polímeros podem ser classificados em duas categorias principais. Os polímeros termoplásticos são materiais que se tornam menos rígidos quando aquecidos, enquanto os polímeros termofixos se tornam mais rígidos com o aquecimento. Para ambas as categorias é importante entender os papéis desempenhados por aditivos, que fornecem características importantes, como maiores resistência e rigidez, cor e resistência à combustão. O processamento dos polímeros segue as categorias dos termoplásticos e termofixos. A moldagem por injeção e a moldagem por extrusão são processos predominantes para os termoplásticos. A moldagem por insuflação é uma terceira técnica importante. As moldagens por compressão e por transferência são processos predominantes para os termofixos.
SHACKELFORD, J. F. Introdução à Ciência dos Materiais. Editora Pearson Prentice Hall, 2008. Pg.292 (Leitura do texto pgs 292 à 312)
Resposta:

Continue navegando