Buscar

APOL 02 (Q5) - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola como instituição social tem no sistema escolar a função de “legitimação cada vez mais necessária à perpetuação da “ordem social” uma vez que a evolução das relações de força entre as classes tende a excluir de modo mais completo a imposição de uma hierarquia fundada na afirmação bruta e brutal das relações de força.”
 
BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.  (p. 311).
Considerando o que apresenta o livro-base, a reprodução da exclusão social na escola, assinale V para as afirmativas verdadeirase F para as afirmativas falsas:   
 
I –  (   ) A escola desenvolve suas práticas a partir de uma relação social homogênea de equidade,  equiparando a relação que desenvolve com seus alunos.
II-   (   ) A escola dispõe de mecanismos que contribuem para segmentação e estratificação, como notas, classificação e reprovação.
III –(   ) O processo de avaliação funciona como mecanismo de promoção e reconhecimento escolar.
	
	A
	F – V – F
A afirmação I é falsa, pois a escola na perspectiva de Bourdieu não é equitativa, mas desigual (p. 132).
A afirmação II é verdadeira, existem diferentes mecanismos para que escola utilize para classificar os alunos (p. 132).
A afirmação III é falsa, via de regra, os instrumentos avaliativos são muito mais quantitativos e meritocráticos do que qualitativos e contextualizados, visando o progresso individual e personalizado dos alunos. (p. 132, 133).
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A escola disciplinar, então, apresentou-se como uma instituição investida do poder de fabricar indivíduos, mas também um lugar sobre o qual esse poder se faz sentir, direcionando-a e moldando a de acordo com as necessidades da normalização e da disciplina. Desempenhou o papel de instituição produtora e reprodutora de discursos e saberes para as ciências cujo objeto é o ser humano e seu comportamento. Tornou-se ela mesma objeto de saber, sobre a qual diversos discursos passaram a ser produzidos.”
 
MOURA, Maria Thelma. Foucault e a escola, disciplinar, examinar, fabricar. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Goiás. 2010. Disponível em:  https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-Thelmamoura.pdf - Acesso em 13/11/ 2015
 
 O texto reforça os argumentos e a crítica de Foucault em relação a instituição escolar. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas  e no livro- base , assinale  a alternativa que  apresenta o correto conceito  do papel agenciador da escola ,na visão de Foucault.
	
	A
	A escola em seu cotidiano reserva tempo e espaço para os debates relevantes de modo cotidiano. O currículo é então um devir em diálogo com as demandas da sociedade.
	
	B
	O trabalho escolar se organiza numa homogeneidade curricular extrínseca em referências as políticas que o informam.
“Todavia a homogeneidade curricular e a cópia de modelos externos a escola, impostos pela politica de plantão, ou pela indústria do livro didático [...]”.  (p. 133).
	
	C
	O trabalho escolar acontece num movimento curricular dialético. Num primeiro momento o currículo cultural estabelecido, e num segundo, o currículo oculto que absorve as tensões sociais e escolares.
	
	D
	O currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto formal, quanto politica e acadêmica.
	
	E
	A escola fica refém da realidade social mais ampla, quando pauta seu trabalho pelas demandas advindas do contexto social-cultural dos alunos.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade; (...). Do lado das regulações de população a demografia, a estimativa da relação entre recursos e habitantes, a tabulação das riquezas e de sua circulação, das vidas com sua duração provável.”
 
FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collége de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (p. 131).
 
Existem  funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault . Conforme traz o livro-base,  assinale a alternativa correta.
	
	A
	A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.
	
	B
	A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.
	
	C
	O modo como funciona a escola tradicional favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
Você acertou!
A escola é uma instituição disciplinadora de corpos, mentes e comportamentos de cidadãos. Nada é feito por acaso. (p. 133).
	
	D
	O processo educativo embora disciplinador e restritivo tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.
	
	E
	Para Foucault a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades, quanto pode ser progressista e revolucionária.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Para enfocarmos a psicologia, em sua grande amplitude e diferentes campos de atuação, é necessário que compreendamos esta ciência dentro de seu contexto histórico evolutivo. Para isso se faz necessário, pelo menos, este nosso breve olhar para que percebamos que, dentro da Filosofia se encontra o embrião desta ciência e que na verdade a psicologia está embasada no desenvolvimento de ciências afins, destacando-se entre elas também a ciência da Biologia.
 RODRIGUES, Elaine Wainberg. Um breve olhar sobre  a história da Psicologia. In.: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg.Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 17)
 A respeito das possíveis intersecções entre Psicologia, Pedagogia e Filosofia no livro-base da disciplina, analise as assertivas a seguir: 
I – A psicologia e pedagogia são consideradas ciências modernas, mas ambas remetem ao estudo da filosofia grega.
II – Entre os séculos XVIII e XIX não há nenhuma diferenciação entre ciências como psicologia, pedagogia e filosofia.
III – Somente no século XX ocorrem reais tentativas de organizar a psicologia e a pedagogia em ciências autônomas.
IV– Apesar de classificada como ciência no século XX, muitos teóricos ainda põe em discussão a questão da autonomia da pedagogia. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
A asserviva I é correta, pois “Aparentemente, ao afirmarmos que a psicologia e a pedagogia são ciências modernas, pode sugerir um paradoxo, já que as primeiras investigações sobre elas nos remetem às obras filosóficas e teológicas dos pensadores gregos antigos.” (p. 32).
A assertiva II é incorreta, visto que: “Antes de iniciarmos tal retrospectiva, é fundamental ressaltarmos que a linha que separa as histórias da pedagogia e da psicologia da história da filosofia são frágeis e tênues, tamanho é o vínculo que as imbrica em uma espécie de simbiose, que se confunde até os séculos XVIII e XIX.” (p. 34). 
A assertiva III é correta, uma vez que: “Desde o século XX vemos uma espécie de bifurcação na raiz que une essas ciências, e surge uma tentativa de se organizar as versões modernas da psicologia e da pedagogia, como ciênciasautônomas, com pesquisas, métodos, técnicas, leis, diretrizes e parâmetros próprios.” (p. 33)
A assertiva IV é correta: “Apesar disso, no caso da pedagogia, essa questão ainda é bastante discutida pelos teóricos e pelos especialistas,já que, até os dias de hoje, não há um consenso no que se refere à autonomia dessa área de conhecimento.” (p. 33).
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Algumas proposições pedagógicas medievais — e especificamente da escolástica — são visíveis ainda hoje na prática educativa. Tome-se como exemplo a educação baseada na instrução verbal e o ensino a partir da literatura. [...] 
BALBINOT, Rodinei. Educação e medievalidade: sobre se o ser humano pode conhecer e ensinar. In.: DALBOSCO, Cláudio A.; CASAGRANDA, Edison A.; MÜHL, Eldon F. (orgs.). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008. (p. 51) 
Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, acerca da educação na Idade média, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I –   (  ) Nas intituições escolares medievais os ensinamentos tinham por base a fé, porém, a razão era o cerne dos processos pedagógicos.
II –  (  ) Na Idade Média se constituiu educação escolarizada, enquanto modelo que conhecemos na atualidade.
III – (  ) Enquanto teoria, era o método experimental que permeava o fazer pedagógico das escolas da Idade Média.
IV –  (  ) Santo Agostinho e São Tomás de Aquino contribuiram com suas ideias para o campo educacional durante a Idade Média.  
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA, visto que: “Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão.” (p. 25).
A afirmativa II é VERDADEIRA, pois, “Foi somente a partir da Idade Média que, na Europa, a educação se tornou produto da escola, e um conjunto de pessoas (em sua maioria religiosos) especializou-se na transmissão do saber.” (p. 25).
A afirmativa III é, também, FALSA pois o método experimental é característico da Idade Moderna: “Na IDADE MODERNA, que vai de meados do século XV ao final do século XV1II, vários nomes de filósofos ficaram conhecidos; entre esses filósofos, destacamos o inglês Francis Bacon (1561-1626) — com seu método experimental [...]”. (p. 25)
E a alternativa IV é VERDADEIRA: “Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade — e São Tomás de Aquino (1226--1274) — que no século XIII d.C. elaborou sua teoria sobre os ensinamentos de Aristóteles”. (p. 25)
	
	E
	F – V – V – F.

Continue navegando