Buscar

Apol 2 tirei 80 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2Administração, Sistemas e Ambiente
Introdução à Teoria Geral da Administração
Tirei 80
Questão 1/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, iniciando na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas.
Essa ênfase no processo é de:
	
	A
	Gantt.
	
	B
	Fayol.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas. Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade; no caso da alternativa (c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor  na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	C
	Taylor.
	
	D
	Gilbreth.
	
	E
	Musnsterberg.
Questão 2/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, nos problemas de produção, e usando a psicologia para aumentar a produtividade.
Essa ênfase no processo é de:
	
	A
	Gantt.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade. Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (b) é incoerente, pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; no caso da alternativa (c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor  na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	B
	Fayol.
	
	C
	Taylor.
	
	D
	Gilbreth.
	
	E
	Musnsterberg.
Questão 3/5
Leia as afirmações abaixo e analise se são verdadeiras ou falsas. Em seguida identifique a relação entre elas. por fim escolha a alternativa correta.
Para melhor compreender a hierarquia da empresa, torna-se necessário realizar a leitura com o princípio de valor, pois através dela podemos compreender o verdadeiro sentido da autoridade e da responsabilidade
PORQUE
quanto maior o cargo, menor o número de funcionários, maior a responsabilidade e a autoridade de acordo com o cargo. Quanto menor o cargo, menor ou quase nula é a responsabilidade, maior o número de funcionários e a autoridade é compatível com o cargo.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Quanto maior o cargo, menor o número de funcionários, maior a responsabilidade e a autoridade de acordo com o cargo. Quanto menor o cargo, menor ou quase nula é a responsabilidade, maior o número de funcionários e a autoridade é compatível com o cargo. (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013). Ou seja, pelo princípio do valor a responsabilidade e autoridade crescem à medida que um cargo esteja mais alto na hierarquia, e em contrapartida temos menos funcionários nesses postos. Ocorre o inverso quanto mais baixo um cargo encontra-se na hierarquia.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5
Considerando que empresas mecanicistas são especializadas verticalmente e/ou horizontalmente, assinale a alternativa correta para uma forma de especialização vertical:
I. O futuro é próspero para novas formas de economia de água. Portanto, é preciso que formemos uma equipe de trabalho que nos oriente a esse caminho, mas que façam parte do nosso quadro de trabalho, onde cada um se especializará em uma área coerente com cada etapa do projeto.
II. Está um alvoroço esse departamento. Embora tenhamos pessoas muito talentosas trabalhando, é necessário simplificar o processo tornando cada membro dedicado a poucas atividades. Vamos recriar esse departamento em um novo.
III. A produção está mais lenta e não é porque as máquinas estão com problemas. Um dos funcionários que trabalha na linha dos demais é novo e está atrasando o processo. Qualifique-o dando mais atenção, até que melhore seu desempenho.
IV. Nossa linha de produtos está dividida em três classes de consumo, onde podemos nomear em senso comum como 1ª linha, 2ª linha e linha econômica. A equipe de trabalho da 1ª linha, quando a necessidade de substituição, é quase que imediatamente coberta pelo pessoal da 2ª linha, desde que atinja os níveis mínimos de qualificação. Também, é enviado com prioridade à cursos e eventos, mais do que qualquer outro.
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Você acertou!
A especialização da mão de obra, já vislumbrada por Adam Smith no princípio da Revolução Industrial, apresenta uma forma horizontal. Ou seja, a própria divisão do trabalho e organização da empresa em departamentos, determina nossa especialização horizontal do trabalho. Para especialização vertical é preciso aprimoramento, melhorias não só da função, mas do indivíduo. Seu conceito não é de retorno imediato como a especialização horizontal, mas de longo prazo. Melhoras do indivíduo faz com que ele progrida na empresa e com ele a empresa também se especializará.
 
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 5/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, no estabelecimento de parâmetros ao processo produtivo.
Essa ênfase no processo é de:
	
	A
	Gantt.
	
	B
	Fayol.
	
	C
	Taylor.
Você acertou!
Pois essa ênfase é de Taylor; Nas incorretas, podemos discutir: no caso da alternativa (a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade.; na alternativa (b) é incoerente, pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	D
	Gilbreth.
	
	E
	Musnsterberg.

Outros materiais