Buscar

Lista de Atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Monitoria de Direito Civil I
Lista de Exercícios - 20/01
1)(MP/DF/Promotor de Justiça/2003) Assinale a alternativa CORRETA:
a) os direitos da personalidade dizem respeito à aptidão genérica das pessoas de serem titulares de direitos e deveres na ordem civil;
b) o Código Civil, ao tratar dos direitos da personalidade, estabelece um rol completo de suas espécies;
c) é possível a tutela judicial dos direitos da personalidade de pessoa morta;
d) consentimento do titular de direito da personalidade, em nenhuma hipótese, é válido para permitir limitação ao direito;
e) é imprescritível a pretensão de indenização decorrente de violação aos direitos da personalidade.
2) (OAB/FGV/2012) A  proteção  da  pessoa  é  uma  tendência  marcante  do  atual  direito  privado,  o  que  leva  alguns  autores  a  conceberem  a  existência  de  uma  verdadeira  cláusula  geral  de  tutela  da  personalidade. Nesse  sentido,  uma  das  mudanças  mais  celebradas  do  novo  Código  Civil  foi  a  introdução  de  um  capítulo próprio sobre os chama- dos direitos da personalidade.
Em relação à disciplina  legal dos direitos da personalidade no Código Ci-
vil, é correto afirmar que:
a) havendo  lesão  a  direito  da  personalidade,  em  se  tratando de morto, não é mais possível que se reclamem perdas e danos, visto que a morte põe fim à existência da  pessoa  natural,  e  os  direitos  personalíssimos  são  intransmissíveis.   
b) como  regra  geral,  os  direitos  da  personalidade  são  intransmissíveis  e  irrenunciáveis,  mas  o  seu  exercício  poderá  sofrer irrestrita limitação volun-
tária. 
c) é  permitida  a  disposição  gratuita  do  próprio  corpo,  no  todo ou em parte, com objetivo altruístico ou científico,  para  depois  da morte,  sendo  que  tal  ato  de  disposição poderá ser revogado a qual-
quer tempo. 
d) em razão de sua maior visibilidade social, a proteção dos  direitos  da  personalidade  das  celebridades  e  das  chamadas  pessoas  públicas  é  mais  flexível,  sendo  permitido utilizar o seu nome para  finalidade comercial,  ainda que sem prévia autorização. 
3)(2015/FCC/TRE-SE) No tocante aos direitos da personalidade, considere:
I. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis.
II. Em regra, o exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária.
III. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.
IV. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, exceto quando não haja intenção difamatória.
De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em
Parte superior do formulário
 a) II e IV.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) I e III.
4)(2015/NC-UFPR/Prefeitura de Curitiba - PR) Em relação aos direitos da personalidade, é correto afirmar: 
a) Em última instância, compete ao Superior Tribunal de Justiça decidir sobre o balanceamento entre o direito à honra, à imagem, à intimidade, à vida privada e à liberdade de informação.
b) Passados mais de cinquenta anos desde o golpe militar de 1964, as pretensões de indenização por danos decorrentes de violação aos direitos da personalidade durante o período da Ditadura Militar estão prescritas.
c) Os direitos da personalidade não podem ser considerados direitos subjetivos, porque o conceito de direito subjetivo é dotado de alto grau de abstração, o que o torna superado na compreensão do Direito Civil contemporâneo, que tem matriz constitucional.
d) A Constituição Federal consagra uma cláusula geral de tutela dos direitos da personalidade que prescinde de regulamentação para gozar de eficácia imediata, até mesmo em relações interprivadas.  
e) A proteção dos direitos da personalidade não se estendem às pessoas jurídicas, pois tais direitos têm por objetivo primordial a preservação do respeito à dignidade da pessoa humana.5)
5)(Funiversa/Pc-DF/2009) Acerca da personalidade, da capacidade e dos direitos da personalidade da pessoa natural, assinale a alternativa correta:Parte superior do formulário
a) A violação a direito da personalidade resta caracterizada por simples atentado ao bem jurídico tutelado, independentemente da intensidade da dor e do sofrimento infligidos ao titular.
b) Os menores de dezoito e maiores de dezesseis anos de idade não gozam dos atributos da personalidade jurídica, motivo pelo qual são relativamente incapazes de exercerem pessoalmente os atos da vida civil.
c) No caso de comoriência, sendo os comorientes herdeiro um do outro, não haverá direito sucessório entre eles.
d) A declaração judicial de morte presumida da pessoa natural somente será admitida mediante a prévia decretação da ausência.
e) O direito a pretensão de indenização patrimonial por violação aos direitos da personalidade da pessoa natural é imprescritível.
6) (OAB/FGV/2013) João Marcos, renomado escritor, adota, em suas publicações literárias, o pseudônimo Hilton Carrillo, pelo qual é nacionalmente conhecido. Vítor, editor da Revista Z, empregou o pseudônimo Hilton Carrillo em vários artigos publicados nesse periódico, de sorte a expô-lo ao ridículo e ao desprezo público. Em face dessas considerações, assinale a afirmativa correta.
a) A legislação civil, com o intuito de evitar o anonimato, não protege o pseudônimo e, em razão disso, não há de se cogitar em ofensa a direito da personalidade, no caso em exame.
b) A Revista “Z”pode utilizar o referido pseudônimo em uma propaganda comercial, associado a um pequeno trecho da obra do referido escritor sem expô-lo ao ridículo ou ao desprezo público, independente da sua autorização.
c) O uso indevido do pseudônimo sujeita quem comete o abuso às sanções legais pertinentes, como interrupção de sua utilização e perdas e danos.
d) O pseudônimo da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, quando não há intenção difamatória.
Parte inferior do formulário
7) (MP/SP/2008) Leia atentamente as seguintes assertivas acerca dos direitos de personalidade.
I. O direito à intimidade é inalienável, irrenunciável e relativamente disponível.
II. O suicídio constitui um ato ilícito, embora sem natureza criminal.
III. A criança e o adolescente têm direito à tutela de imagem e intimidade, sendo, por isso, vedada a divulgação de atos infracionais que permitam a sua identificação.
IV. A circunstância de se encontrar o funcionário público no exercício de suas funções, e não em conversa ou atividade particular, afasta a incidência das normas de proteção à vida privada, com relação à divulgação da sua imagem.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I, II e III são verdadeiras.
b) Somente I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as assertivas são verdadeiras.
Monitoria de Direito Civil I - 27/01
Lista de Exercícios - Pessoa Jurídica
1) Classifique as pessoas jurídicas quanto à função por elas exercida.
2) Quais são os requisitos para a constituição da pessoa jurídica?
3) Compare, no que tange aos aspectos de início de existência e registro (se constitutivo/declarativo, se com efeitos retroativos ou não, onde se faz o registro), as pessoas físicas e jurídicas.
4) Quanto à natureza jurídica das pessoas jurídicas, qual é a teoria adotada no Direito Brasileiro?
5)Heresia Ltda, sociedade empresária regularmente constituída, ajuíza ação de cobrança em face de um dos seus clientes, a loja Espadas do Imperador, administrada por Carlos. Ao verificar na Junta Comercial os atos constitutivos da requerida, não foi encontrado nenhum registro. Quem possui capacidade para representar processualmente Espadas do Imperador? Justifique.
6) A massa falida pode celebrar contratos?
7) O condomínio pode ser proprietário de bens? Quem pode representá-lo processualmente?
Monitoria de Direito Civil I
Listade Exercícios – 03/02
1) Morrinhos Futebol Clube é uma associação esportiva sem fins lucrativos, que decide, para aumentar seus ganhos, montar um restaurante em sua sede, aberto aos associados e familiares, bem como uma loja para vender camisas dos uniformes de seus jogadores, bolas e réplicas dos troféus conquistados. A associação pode montar estes negócios?
2) José constituiu uma fundação, por escritura pública, realizando a dotação de determinados bens livres e especificando que a fundação se destinaria a atividades religiosas.
Considerando a disciplina jurídica das fundações e o contexto fático descrito acima, analise as afirmativas a seguir.
I. As fundações são sempre de natureza pública e seguem as regras das autarquias. 
II. O registro civil da fundação tem natureza constitutiva. 
III. O fim escolhido por José somente é permitido para constituição de uma associação.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?
3) A respeito das pessoas jurídicas, complete as afirmativas a seguir.
I. Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito ________ interno. 
II. As autarquias são pessoas jurídicas de direito ________ interno. 
III. As sociedades de fato e o espólio são _________________________________.
IV. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com o _______________.
V. Constituem-se _______________ pela união de pessoas organizadas para fins não econômicos, havendo entre os ____________ direitos e obrigações recíprocos.
VI. A Santa Sé e os organismos internacionais regidos pelo direito internacional público são pessoas jurídicas de ________________.
VII. A existência legal das associações começa com a inscrição do ___________ no registro público competente, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.
4) Considere as seguintes assertivas a respeito das Associações:
I. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos, não havendo, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos. 
II. Os associados devem ter iguais direitos, sendo que a legislação competente veda a instituição pelo estatuto de categorias com vantagens especiais. 
III. A convocação dos órgãos deliberativos far-se-á na forma do estatuto, garantindo a um quinto dos associados o direito de promovê-la. 
IV. A qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário.
De acordo com o Código Civil brasileiro, quais afirmativas estão corretas?
5) Diferencie as associações e fundações quanto à finalidade.
6) Diferencie associações e sociedades.

Continue navegando