Buscar

FRAZER (1854-1941)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FRAZER (1854-1941) 
O Escopo da Antropologia Social
Palestra proferida na Universidade de Liverpool ao assumir a posição de 
Professor de Antropologia Social.
Prof. E.B. TYLOR (1832-1917) 
Lord Avebury (John Lubbock – 1834-1913)- Banqueiro, Político e Arqueólogo (Pres. Ethnological Society 1864-5, Pres. Royal Anthropological Institute 1871-3)*
Sir Francis Galton (1822-1911) Matemático estatístico, criou os conceitos de desvio padrão e de correlação. Era também meteorologista e antropólogo, conhecido pelos seus estudos antropométricos. Cunhou o termo “eugenia” e foi fundador do movimento eugênico, defendendo a ideia de que era preciso encorajar o nascimento dos ‘bem nascidos’ e desencorajar o nascimento dos ‘inaptos’ para melhorar a espécie. 
1869 Gênio Hereditário
1883 Indagações sobre a capacidade humana e seu desenvolvimento
* Quando a Ethnological Society of London e a Anthropological Society se fundem na Royal 						Anthropological Institute
Fundadores da Antropologia na Inglaterra (vivos em 1908) mencionados por FRAZER 
Estudar o homem como um todo: 
investigar a estrutura física e mental do indivíduo,
comparar as várias raças de homens, traçar suas afinidades 
Desenvolver um quadro da evolução do pensamento e das instituições humanas.
 
“Portanto a antropologia no sentido mais amplo da palavra, visa a descobrir as leis gerais que regularam a história humana no passado e que, se a natureza for realmente uniforme, é de se esperar que a regulem no futuro.” 
				(FRAZER op.cit. CASTRO:2005:103)
Quais os objetivos da antropologia, segundo Frazer? 
A Antropologia Social se dedica àquela parcela do estudo do homem em sociedade que se dedica “à origem ou às fases rudimentares, à infância e a meninice da sociedade humana.”
			(FRAZER op.cit. CASTRO:2005:105)
Qual seria a especificidade da Antropologia Social, ao se dedicar ao estudo do homem em sociedade, segundo Frazer?
Estuda os ‘primórdios’ ou o ‘desenvolvimento rudimentar’ do pensamento e das instituições humanas, portanto sua fase ‘embrionária’. Pressuposto: evolução social e cultural é unilinear
“(...) o selvagem representa um estágio estacionado, ou melhor, retardado do desenvolvimento social, e, portanto, um exame de seus costumes e crenças fornece o mesmo tipo de evidência da evolução da mente humana que o exame de um embrião fornece da evolução do corpo humano.” 
Segundo Frazer, o objeto de estudo da Antropologia Social pode ser descrito como “a embriologia do pensamento e das instituições humanas”. Explique esta analogia com as ciências biológicas.
Teoria de Recapitulação de HAECKEL (1866). Uma das ideias mais influentes da ciência no século XIX.
A ontogenia recapitula a filogenia 
Contribuiu para o desenvolvimento de teorias racialistas de evolução nas ciências humanas “Uma teoria anatômica para a hierarquização das raças- baseada em todo o corpo e não apenas na cabeça- havia nascido.” (GOULD, S.J. :1991:113)
BRINTON (antropólogo -1890); Herbert SPENCER (darwinista social -1895); Stanley HALL(psicólogo-1904); e FRAZER.
Selvagem: Civilizado::criança: adulto (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:103)
“ (...) exatamente como o crescimento gradual da inteligência de uma criança corresponde ao crescimento gradual da inteligência da espécie, e num certo sentido, a recapitula, assim também um estudo da sociedade selvagem em vários estágios de evolução permite-nos seguir aproximadamente (..) o caminho que os ancestrais das raças mais elevadas devem ter trilhado em seu progresso ascendente, através da barbárie até a civilização. (...) se quisermos entender o que era o homem primitivo, temos que saber o que é o homem selvagem hoje.” 
Segundo Frazer, o objeto de estudo da Antropologia Social pode ser descrito como “a embriologia do pensamento e das instituições humanas”. Explique esta analogia com as ciências biológicas.
Não se teria evidências para se falar da origem da humanidade. Embora considere que haja evidências para sustentar a existência de um sistema de comunismo sexual no passado da humanidade, não acha que necessariamente esta tenha sido a condição do ‘homem primevo’, sobre o qual afirma que não sabemos nada. 
Embora seja evolucionista, acredita que na esfera doméstica, assim como na esfera política, podem ter ocorrido oscilações. 
Na esfera política: despotismo de democracia 
Na esfera doméstica: libertinagem 0 monogamia
Que critica FRAZER faz ao Morgan neste texto?
1) Estudo da selvageria – estuda sociedades n estágio de selvageria para buscar compreender o homem primitivo (no sentido relativo).
2) Estudo do folclore: “as sobrevivências de ideias e práticas mais primitivas entre povos que, em outros aspectos, ascenderam a planos mais elevados de cultura.” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:112)
Sobrevivências = superstições 
Frazer divide a Antropologia Social em dois departamentos: o estudo da selvageria e o estudo do folclore. Explique o que é cada um. 
A persistência de sobrevivências ou superstições entre povos que, em geral alcançaram “um nível mais elevado de cultura”, se deve, segundo Frazer, a “natural, universal e inerradicável desigualdade dos homens”. 
Diferenças entre as raças, quanto à inteligência, coragem, habilidades etc., são inatas
Dentro de uma nação, homens de uma mesma geração são diferentes quanto as suas capacidades e seu valor
“Nenhuma doutrina abstrata é mais falsa e pérfida que a da igualdade natural dos homens” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:113)
Conforme Frazer, a desigualdade entre os homens é inata. A) Quais os argumentos que ele utiliza para defender esta ideia? 
O progresso é resultado da dominação dos homens por uma minoria esclarecida.
“Na realidade, disfarcemo-lo como quisermos, o governo da humanidade é sempre, e em todo lugar, essencialmente aristocrático. Por mais malabarismos que se faça com a maquina politica, é impossível fugir dessa lei da natureza. (...) Essa é a salvação e o segredo do progresso.” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:114)
Essa minoria esclarecida não seria composta pelos ‘governantes nominais’ (reis, estadistas, legisladores), mas pelos ‘pensadores que fazem avançar o conhecimento’. (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:114) 
Esse fato seria ilustrativo da ‘sobrevivencia do mais apto’ na ‘esfera mental (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:115) 
B) Como essa concepção da desigualdade inata entre os humanos está vinculada à sua noção de progresso?
Os selvagens entre nós...
“Deixando metáforas de lado, as superstições sobrevivem porque, embora choquem os membros mais esclarecidos da comunidade, ainda estão em harmonia com os pensamentos e sentimentos de outros que, apesar de treinados pelos melhores entre eles para ter uma aparência de civilização, permanecem bárbaros ou selvagens em seus corações (e mentes ver p.117)” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:116)
Exemplos: “(...)bárbaras punições por alta traição e bruxaria e as monstruosidades da escravidão.” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:116)
Como o autor explica a sobrevivência de crenças supersticiosas nas sociedades modernas?
A legitimidade do método comparativo tem por base o pressuposto da “similaridade do funcionamento da mente entre todos as raças de homens.” 
As diferenças entre as raças se devem a diferenças quantitativas (no grau) e não qualitativas (no tipo) de desenvolvimento das capacidades mentais e morais. 
História Estacionária x Cumulativa:
A evolução do selvagem teria sido “detida ou melhor retarda em um nível mais baixo.” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:120)
Evolução morfológica no reino animal: evolução mental entre os humanos
Em que consiste o Método Comparativo? Quais os dados de que dispõem e como defende a veracidade destes dados?
A) Devido à exterminação de povos inteiros pela civilização europeia e à alteração dos costumes de outros povos por meio do contato com ela. 
“É, portanto, uma questão de mais urgente importância científica garantir (...)plenos e precisos registros desses povos que se encontram perecendo ou mudando;fazer
cópias permanentes, por assim dizer, desses preciosos monumentos antes que sejam destruídos. Ainda não é tarde demais.” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:123-4)
B) As Universidades com a cooperação ativa do Estado (ex: Bureau de Assuntos Indígenas – EUA)
* Em carta para Galton, comenta que este seria um dos objetivos desta sua palestra na Universidade de Liverpool. (ver FRAZER op.cit. CASTRO:2005:22)
Neste texto, Frazer defende a urgência de se fazer expedições etnográficas*. A) Por que? B) A quem cabe realizar estas expedições? 
Afirma a uniformidade da evolução como princípio e que as grandes desigualdades existentes entre os homens são quantitativas e não qualitativas: 
“Enfatizei as grandes desigualdades que existem não apenas entre as várias raças, mas entre homens da mesma raça e geração; mas deve ficar claramente entendido e lembrado que essas divergências são quantitativas, em vez de qualitativas; consistem em diferenças de grau, não de tipo. O selvagem não é um tipo diferente de ser, comparado a seu irmão civilizado: ele tem as mesmas capacidades mentais e morais, mas estão menos completamente desenvolvidas; sua evolução foi detida, ou melhor, retardada em nível mais baixo. E como as raças selvagens não estão todas no mesmo plano, (...) podemos (...)comparando-as umas com as outras, construir uma escala de progressão social e demarcar (...) alguns dos estágios na longa estrada que leva da selvageria à civilização” (FRAZER op.cit. CASTRO:2005:120-1)
A despeito de sua ênfase nas desigualdades inatas entre os homens, Frazer defende uma concepção de evolução monogenista. Explique.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais