Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
	I. IDENTIFICAÇÃO 
	Curso: Licenciatura em Pedagogia.
	Disciplina: Estágio Supervisionado Educação Infantil. 
	Nome do acadêmico: Maria Silvana Severo De Sousa Azevedo
	Matrícula: 5133982
	II. ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (DESCRIÇÃO)
	Realizar a Leitura integral da trilha de Aprendizagem. Organizar documentação necessária. Entrar em contato com a instituição Concedente. Cadastrar Termo de Compromisso no AVA. Após homologação, iniciar as atividades presenciais na escola. Realizar Observação junto a Educação Infantil que escolheram para realizar a observação e regência a partir do Roteiro orientativo. Elaborar Relatório acerca da Observação realizada (Relatório I). Organizar a entrega do Portfólio Parcial (Introdução + Relatório I). Realizar a regência na turma que foi observada. (Relatório II). Organizar o Portfólio Final contendo o Relatório I, e o de regência (Relatório II), com Introdução; Texto síntese reflexivo final e anexos (Roteiro de observação e os cinco planos de aula). Entrega do portfólio final.
É obrigatório o uso deste modelo de Portfólio.
Lembramos que você só irá preencher esse portfólio após fazer a regência em campo.
Este portfólio deve conter:
· Introdução e área de concentração
· Relatório I: observação das atividades realizadas pelo professor regente em sala de aula. 
· Relatório II: regências realizadas.
· Texto Síntese Reflexivo Final.
· Anexos: Roteiro de observação e cinco planos de aula. 
· Imagens das atividades realizadas na escola. 
· Termo de som e imagem (se houver). 
	III. INTRODUÇÃO/ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
	
O Estágio Supervisionado: Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia, foi realizado na Escola CEI Jose pedrosa filho, localizada no município de Nova Russas-CE durante o período de 18 de agosto de 2025 a 03 de setembro de 2025. 
A escola, campo de estágio, é pública e atende os níveis de ensino educação infantil, totalizando 190 estudantes matriculados. Durante o período de estágio foram realizadas observações na sala de aula no infantil 2, uma espaço bem organizada mesas em formato em círculos que permite a interação entre os alunos e professor, os matérias pedagógicos como livros didáticos de histórias, matérias de recreação fica ao alcance das crianças, eles participam da organização dos brinquedos depois da recreação, para a organização da sala.
O foco das observações foi estabelecido a partir da escolha de uma das áreas de concentração do curso, que foi: EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A escolha desta área de concentração se deu pela necessidade de compreender como a escola implementa práticas que promovam a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, essa escolha reflete o compromisso com a garantia de direitos e o desenvolvimento pleno de cada estudante, conforme preconiza a política de educação inclusiva. 
A educação especial e inclusiva tem suas raízes em um passado não muito distante, onde a segregação era a forma para aqueles que apresentavam necessidades especiais. A evolução histórica dessa modalidade educacional e marcada por uma série de mudanças paradigmáticas, que refletem não apenas avanços na compreensão das capacidades humanas, mas também uma transformação nas atitudes sócias em relação á diversidade e inclusão.
O conceito de educação inclusiva ganhou força nas ultimas década do século XX, especialmente após a declaração de Salamanca em 1994. Esse marco internacional reforçou o atendimento de que todas as crianças deve aprender juntas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sócias, emocionais, linguísticas ou outras. Assimilou-se a ideia de que adaptar o ambiente educacional para atender as necessidades especiais, mas enriquece toda a comunidade escolar.
Atualmente, os conceitos-chave da educação especial e inclusiva envolvem acessibilidade, adaptação curricular e pedagógica, uso de tecnologias assistidas e formação continuada dos professores para lidar com a diversidade em sala de aula.
A partir das observações e atividades realizadas pela professora regente da turma escolhida e considerando o tema deste estágio, foi organizado este portfólio contendo, registro realizados por mim no decorrer do período das observações e intervenção, todas as informações relevantes, que ficaram registrado na memória. Portanto e através de registros, que professora realiza a avaliação das aprendizagens das crianças com necessidades especiais, contribuído até mesmo para a reflexão sobre o fazer educativo, realizando uma auto avaliação do seu trabalho docente.
As práticas de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) e dado um suporte a essas crianças com uma orientação especifica, são realizadas acompanhamento pedagógico para observações e registros em ficha de acompanhamento da criança tal como realizado escuta e observações individuais de cada criança. Em relação a área de concentração escolhida EDUCAÇÃO INCLUSIVA, percebi o quanto e necessário um olhar atento e sensível para atender as crianças com necessidades especificas. Foi inspirador acompanhar o trabalho cuidadoso das cuidadoras e o apoio oferecido as cuidadoras, garantindo que cada criança tenha uma trajetória de desenvolvimento respeitada.
O estágio foi um momento de grande aprendizado, que reforçou meu desejo de atuar de forma comprometida com uma pratica pedagógica inclusiva, humana e transformadora. E um período relevante na vida do estudante, pois propicia a interação da teoria e da pratica, possibilitando ao graduado refletir enquanto vivencia situações em sala de aula. Para Pimenta e Lima (2004).
O estagio sempre foi indentificado como parte pratica dos cursos de formação profissionais em geral, em contraposição à teoria. Não é raro ouvir-se dos alunos que concluem seus cursos se refererem a estes como “teoricos”,que profisãos se aprende na “pratica” ,que certos professores e disciplinas são por demais “teoricas”. Que na “pratica” a teoria e outra.(PIMENTA; LIMA, P.06)
 O presente estagio supervisonado em educação infantil teve como objetivo conhecimentos teoricos á luz da pratica docente aproximando o estundante a realidade em que está inserido, as contribuições que a disciplina do estagio supervisionado insere no processo de estagio em campo, bem como a analise geral da vivencia propocionada pelo estagio na educação infantil do curso de pedagogia, atividades, planejamentos e propostas da orientadora deste trabalho, professora Expedita michelle pedrosa torres rocha. Em conjunto com estudos teoricos na discilplina de estagio supervisionado em educação infantil, que possibilitaram o melhor embasamento para a intervenção pedagogica, resultado em contribuições fundamentais para a formação da profissão docente.
	IV. 
	
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSORE REGENTE.
ITENS A SEREM ANALISADOS:
1.Clima e ambiente da sala de aula
· Como é o ambiente físico da sala de aula? 
· Qual o tipo de organização, decoração ou recursos pedagógicos disponíveis? 
· Como é organizado e distribuído o espaço da sala de aula ( mobiliário , etc.)? 
· As salas de aula são adequadas (limpeza, barulho, estrutura, temperatura)?
2. Dinâmica de interação entre as crianças e o professor
· Como o professor organiza o tempo entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos? 
· Como o professor apresenta as atividades? 
· O professor fomenta a participação das crianças? 
· Como as crianças interagem com o professor?
· O professo usa diferentes estratégias de ensino?
· A comunicação entre os professores é clara e eficaz? 
3.Atividades realizadas em sala de aula
· O professor propõe atividades em grupo? Quais atividades? 
· As atividades promovidas pelo professor estavam estruturadas, apresentando uma sequência lógica e progressão gradual de complexidade? 
· Que recursos foram utilizados? 
· O professo possui planejamento e estava preparado para as aulas? 
· Observou diferentestipos de participação e de motivação apresentados pelas crianças? 
4. Comportamentos e reações dos estudantes
· Como é o comportamento das crianças em relação as propostas do professor? 
· São atentos ao professor e ao conteúdo? Existe alguma dificuldade de aprendizagem? 
· Você observou crianças que se destacam ou têm necessidades específicas? 
· Você percebeu crianças que têm comportamentos disruptivos, ou mesmo comportamentos agressivos? 
· Você percebeu alguma situação de conflito nas atividades (entre as próprias crianças e entre as crianças e o professor)? Como o docente tratou essas questões ou conflitos? 
· Ao longo da observação, você observou algo mais significativo a ser detalhado?
 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSORE REGENTE.
O estágio supervisionado na educação infantil foi realizado na turma de educação infantil II do CEI José pedrosa filho, situado na rua Francisco de Sousa chagas, 26 nova russas, ce. A Observação da sala de aula e das atividades desenvolvidas pelo professor regente ocorreu no período 18/08/25 a 03/09/25 e contemplou um analise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos durante o estágio.
O ambiente físico da sala de aula e acolhedor, lúdico e estimulante, tem uma iluminação ótima, climatizada, proporcionado um ambiente agradável e confortável, sala bem organizada por cadeiras e mesas adequadas para crianças os matérias pedagógicos e objetos com cores vibrantes e atraentes as paredes todas feita uma pintura belíssima para estimular a curiosidades das crianças, um ambiente seguro, limpo e bem arejado, para garantir a saúde e o bem estar das crianças e que eles se sinta acolhedor e valorizados.
Um sala bem organizada, com crianças de 2 e 3 anos de idade, 23 crianças no total de homens e mulheres, durante a aula a rotina e estabelecida pela professora que proporciona a segurança e conforto para as crianças permitindo que eles se sinta seguros, que muitos deles ainda não se expressam verbalmente. A professora organiza seu tempo através de um planejamento que inclui diferentes atividades, alinhando-se aos objetivos de aprendizagens, estabelece uma rotina e prioriza as tarefas e utilizam como ferramenta e organização.
Alguns alunos são naturalmente mais comunicativo, participam ativamente das aulas e interagem bem com os colegas de sala e professora, outros são mais reservados, necessitado de incentivo para participar, e outros apresenta comportamento de agressividade e desatenção. A professora organiza e utiliza diversas ferramentas e estratégias para apresentar o conteúdo e explorando as atividades focando na vivencia e interação das crianças nas avaliação dos objetivos propostos, que geralmente envolve brincadeiras, jogos, musicalização, historias e atividades lúdicas que estimula a curiosidades e exploração, fomenta a valorização a participação dos alunos na atividades e propostas pois e fundamental para o engajamento e um aprendizado significativo.
A professora tem uma comunicação bem clara e eficaz que e de suma importância e fundamental para o desenvolvimento das crianças que assim facilita o processo de aprendizagem e criando um ambiente de confiança e respeito, utilizam uma linguagem simples e a voz de forma que as crianças possa ouvir sem gritos. As atividades bem estruturadas para a faixa etária, com uma progressão graduável para ajudar as crianças desenvolver sua autonomia que proporciona a aprendizagem mas organizada e seguro, onde as crianças podem explorar e descobrir o mundo de forma eficiente.
A professora segue seu planejamento toda semana, um plano de aula bem estruturado e uma proporção adequada para o desenvolvimento das crianças. Observei diferentes tipos de participação em cada aluno, professora sempre motivando a curiosidade e demostrando o envolvimento com processo de aprendizagem, maioria delas participam com entusiasmo nas tarefas e demostra grande envolvimento e confiança na professora, outras apresenta dificuldades de interação, cada um deles possuem um temperamento e estilo de aprendizagem diferentes que podem influenciar a forma como interage com a proposta do professor. Algumas crianças apresenta resistência e dificuldades e comportamentos agressivos demostrando a falta de atenção e dificuldades em seguir instruções e participar das atividades em sala de aula.
Observei alguns conflitos que incluem em disputas de brinquedos, crianças com dificuldades de entender e respeitar os limites estabelecidos pelo o professor e levando assim conflitos como agressões e mordidas e empurrões, esses conflitos são uma parte natural do desenvolvimento. Sendo assim professor mantem a calma e estimula o diálogo e utiliza ferramentas sócio emocionas para criar um ambiente de aprendizado positivo.
	V. RELATÓRIO II – REGÊNCIA 
	
 O presente estagio supervisionado na educação infantil visa ressaltar a importância das atividades desenvolvidas durante o processo de estágio e da regência, desde o primeiro contanto com as crianças até o fim do estágio e o momento da despedida das crianças.
 O primeiro dia de regência aconteceu no dia 25/08/25 a 29/08/25 a professor regente da sala entrou e fez a minha apresentação e a temática da aula que seria minha sequência didática, que está brincando com formas e cores, com objetivo de conhecimento, vivencias que envolvem a exploração de cores, formas, sons, movimentos, gestos, texturas e elementos da natureza; descobertas por meio de histórias, objetos e interações sócias. Envolvem também a expressão de sentimentos, ideias e desejos em diferentes situações de 
Comunicação brincadeiras coletivas.
 Cores e formas com cartazes coloridos, brinquedos de diferentes tonalidades, músicas infantis relacionada as cores, as crianças participaram se envolveram e se socializava com as outras crianças, essa atividade visa estimular a percepção visual e cognitiva, desenvolver a coordenação motora fina e grossa. Eles amaram, aprender brincando e mais atrativo e faz com que a criança relacione o lúdico com o mundo real. As atividades realizadas me proporcionou uma vivencia na pratica valiosa.
 As formas geométricas despenham um papel valioso e essencial no desenvolvimento das crianças, esse aprendizado e fundamental para aprimorar o raciocínio logico e a coordenação motora e o raciocínio espacial. Além de oferecer o conhecimento de forma lúdica forma o processo divertido e as crianças facilita a assimilação dos conceitos. Além disso o estudo das formas geométricas torna o processo educacional mas dinâmico e significativo.
 Na minha regência teve uma elaboração de uma história, com o tema “mostro das cores” desenvolvimento sócio emocional, a criança se identifica com situações da história, o que ajuda a lidar com seus próprios sentimentos e a intender diferentes emoções de forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo a imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e sócio emocional das crianças que se destaca como uma importante aliada da educação infantil, que não há dúvidas de que a atividade e bastante animada, divertida e prazerosa que transforma o espaço da sala de aula.
 Relembrando os caminhos que tracei no estágio supervisionado na educação infantil, durante o processo percebi ao longo do caminho o quanto eu cresci profissionalmente e pessoalmente depois dessa experiência do estágio. Entretanto com relação aparte da pratica sempre constitui para mim como um dos pontos mais importantes do processo de formação.
 A proposta da sequência didática foi realizado no decorrer de 05 dias seguidos, utilizados com finalidades de produzir potencialidades das crianças respeitado os seus limites. E importante destacar que organização na pratica pedagógica desenvolvida com as crianças e parte fundamental nesse processo. Ao longo da minha pratica do estágio curricular isso vai ficando cada vez mais evidente durante esses dias de regênciana educação infantil, pude perceber que estou na profissão certa.
ITENS A SEREM ANALISADOS:
1. Planejamento e Organização da Aula
· O planejamento da atividade foi adequado à faixa etária das crianças?
· Os objetivos estavam claros e alinhados com o desenvolvimento infantil?
· As atividades foram bem estruturadas, com início, meio e fim?
· Houve flexibilidade para adaptar a proposta conforme a resposta das crianças?
2. Relação e Interação com as Crianças
· Como foi a receptividade das crianças à sua presença como regente?
· As crianças sentiram-se seguras e acolhidas durante as atividades?
· Conseguiste estabelecer vínculos afetivos e respeitosos com o grupo?
· Houve escuta ativa e atenção às necessidades e emoções das crianças?
3. Condução das Atividades
· As instruções foram dadas de forma clara, lúdica e acessível?
· As crianças compreenderam a proposta da atividade?
· Houve participação ativa e envolvimento das crianças?
· O tempo e os materiais foram bem utilizados?
4. Ambiente e Rotina
· O espaço físico foi bem organizado e seguro para o desenvolvimento das atividades?
· Conseguiste incorporar a rotina da turma em sua proposta?
· Houve momentos de transição bem conduzidos entre uma atividade e outra?
5. Observação do Comportamento Infantil
· Como as crianças reagiram diante da proposta (interesse, dispersão, entusiasmo, resistência)?
· As crianças demonstraram autonomia, criatividade e cooperação?
	VI. TEXTO SÍNTESE REFLEXIVO FINAL
	Acadêmico, após realizar as observações e regências na instituição concedente você deverá elaborar um texto reflexivo autoral, destacando os aprendizados, os desafios, as limitações, as potencialidades e demais impressões vividas ao longo do desenvolvimento da disciplina.
Este texto deverá contemplar as suas reflexões em relação as contribuições que esta experiência trouxe para sua constituição como docente e suas observações em relação as observações e regência na Educação infantil e que podem ser delineadas pelas questões acima. 
Apresente uma postura crítica e reflexiva acerca dos resultados encontrados com a realização das atividades de Estágio. Não é necessário utilizar citações. Escreva de 4 a 6 parágrafos de síntese reflexiva. Edite o texto, mantendo a formatação. 
VEJA A SEGUIR A SUGESTÃO DE ESCRITA DOS PARÁGRAFOS.
Antes de entregar, lembrem-se de deletar essas orientações em vermelho.
TÍTULO DO TEXTO REFLEXIVO RELACIONADO A ATIVIDADE DE ESTÁGIO (Inserir um título)
A partir das observações e das regências realizadas, o aspecto que mais chamou atenção está relacionado à XXXXX. Em relação à temática do Estágio Supervisionado: Educação Infantil, observou-se que...XXXXX. XXXXX (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). 
(escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos).
(escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos).
(escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos).
(escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos).
(escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos). (escrever suas reflexões conforme orientações em vermelho. De 4 a 6 parágrafos).
	VII. EVIDÊNCIAS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
	ANEXO 1: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO. 
	ANEXO 2: PLANOS DE AULA (5 PLANOS DE AULA)
	ANEXO 3: IMAGENS DE ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA
	ANEXO 4: TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E SOM (SE HOUVER)
	
ANEXO 1 – Roteiro de Observação. 
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 
1. Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica
Organização
Nome da Escola: CEI Jose pedrosa filho
1. Turnos de Funcionamento e Horários:
· A escola opera em dois turnos: Manhã e Tarde
· Horário de funcionamento:
· Manhã: das 07;00 às 11;00
· Tarde: das 13;00 às 17;00
2. Média de Estudantes por Turma:
· Cada turma possui em média 25 estudantes.
3. Equipe de Apoio:
· A escola conta com uma equipe de apoio em salas como cuidadoras que auxiliam o professor na inclusão e no acompanhamento de crianças com necessidades especificas, especialmente aqueles que com alguma deficiência.
4. Organização do Recreio:
· O recreio ocorre em horários específicos separados das outras turma, com duração de 20 minutos. 
· O recreio ocorre com presença de funcionários e as cuidadoras, garantindo a segurança e o bom comportamento das crianças.
5. Alimentação e Cardápio da Cantina:
· O cardápio da cantina é elaborado com orientação de uma nutricionista, com ênfase em opções de lanches saudáveis.
· A oferta inclui frutas, sucos naturais e lanches integrais, promovendo uma alimentação balanceada.
Infraestrutura do CEI Jose pedrosa filho
1. Descrição dos Aspectos Físicos da Escola
· Tipo de Prédio: E construído em terreno de propriedade do município, cuja instalação está no padrão dos centros de Educação infantil (CEI) do estado do Ceará, hoje administrado pela secretaria municipal de educação (SME) de nova russas, fazendo parte da etapa Educação Infantil, em atendimento as crianças de 02 e 03 anos de idade.
· Conservação e Limpeza: O prédio está em bom estado de conservação. As áreas internas e externas são limpas regularmente por uma equipe de manutenção, mantendo o ambiente seguro e agradável para os estudantes.
· Biblioteca: A escola possui uma biblioteca equipada com livros didáticos, paradidáticos e de literatura, disponível para consultas e atividades de leitura.
· Salas de Aula: Cada turma possui sua própria sala, organizadas para receber aproximadamente 25 crianças, banheiros adaptados com sanitários ideias para a faixa etária ..
· Áreas de Lazer: A escola dispõe um playground, como uma áreas de lazer, pois serve para a recreação.
3. Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais
· A escola possui rampas de acesso nas entradas principais e corredores largos que facilitam o trânsito de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há também banheiros adaptados para esses crianças.
4. Espaço Destinado às Refeições
· Cantina: A escola conta com uma cantina que oferece lanches saudáveis e algumas opções sugeridas por uma nutricionista.
· Merenda Escolar: O lanche é fornecido pela escola como parte do programa de alimentaçãoescolar, garantindo opções saudáveis para todos os alunos.
3. Caracterização do professor regente
Caracterização da Professora: Expedita Michele pedrosa torres rocha
· Formação Acadêmica: Michelle é formada em Letras, português e inglês com essa formação lhe confere um embasamento teórico e prático sólido para atuar na docência.
· Experiência Profissional: Ela possui mais de 15 anos de experiência na área da educação, tendo atuado em diversas escolas e com diferentes faixas etárias, o que enriqueceu sua prática pedagógica.
Planejamento Didático-Pedagógico da Professora Expedita Michele pedrosa torres rocha
· Frequência de Realização: O planejamento didático-pedagógico é realizado semanalmente, permitindo que Michele ajuste suas estratégias de ensino com base no andamento das aulas e nas necessidades dos alunos.
· Objetivos Centrais nos Estudantes: Os objetivos são centrados nos estudantes e são apresentados de forma clara no início de cada aula. Michelle busca envolver os alunos no processo, explicando a relevância dos objetivos para seu aprendizado e cotidiano.
· Divisão do Tempo na Hora-Aula: Durante a hora-aula, Michele divide o tempo entre motivação, explanação de conteúdo, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos. Ela busca equilibrar esses momentos, garantindo que os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente e desenvolver suas habilidades.
Caracterização das Turmas que realizei minha regência.
Maria Silvana Severo de Sousa Azevedo.
1. Número de Estudantes: A turma aproximadamente com 25 alunos.
1. Faixa Etária: A faixa etária dos alunos entre 02 a 03 anos de idades.
1. Espaço Físico: O espaço físico da sala de aula é considerado adequado para a quantidade de alunos, com carteiras dispostas de forma a permitir interação entre as criança e o professor. 
1. Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Existem alunos com necessidades educacionais especiais na turma. Fiquei ciente dessas necessidades e busca implementar adaptações e recursos que ajudem a incluir esses essa criança nas atividades, garantindo que ele tenham a oportunidade de aprender.
 
 
 ANEXO 2 – Planos de Aula.
	
Escola: CEI José Pedrosa Filho
Professor: Maria Silvana Severo de Souza Azevedo
Tema Geral: Brincando com formas e cores
Componente Curricular: Alfabetização Educação Infantil
Unidade temática: TRAÇOS, CORES E FORMAS
 ESCUTA, FALA, PESAMENTO E IMAGINAÇÃO.
Objeto de conhecimento: Vivências que envolvem a exploração de cores, formas, sons, movimentos, gestos, texturas e elementos da natureza; descobertas por meio de histórias, objetos e interações sociais. Envolvem também a expressão de sentimentos, ideias e desejos em diferentes situações de comunicação e brincadeiras coletivas.
	Turma: Infantil II
	Duração: 20 horas
	Período:
De: 25/08/2025
Até: 29/08/2025
 
	OBJETIVOS
	· Incentivar a identificação e nomeação de cores e formas geométricas.
· Desenvolver a coordenação motora fina e ampla por meio de pintura, colagem e jogos de movimento.
· Estimular a observação e percepção visual em brincadeiras e atividades.
· Promover a socialização, a cooperação e a expressão criativa em grupo.
· Favorecer a comunicação oral através de músicas, histórias e rodas de conversa.
	COMPETÊNCIAS
	
Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se 
	HABILIDADES
	
· (EI02ET03) Explorar relações de causa e efeito ao manipular objetos, cores e formas.
· (EI02EF04) Utilizar recursos visuais e sonoros para se expressar em brincadeiras e atividades artísticas.
· (EI02TS01) Manipular diferentes materiais para produzir traços, sons, formas e movimentos.
· (EI02EO02) Reconhecer e valorizar as próprias conquistas e as dos colegas.
	AVALIAÇÃO GERAL
	 A avaliação será contínua, com foco na participação, no interesse e na capacidade de explorar cores e formas de diferentes maneiras. O progresso será observado no envolvimento nas atividades, na comunicação e nas interações sociais, sem cobranças formais.
	REFERÊNCIAS
	
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria do Estado da Educação, 2019.
KRAMER, Sônia. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. São Paulo: Cortez, 2021.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e práticas. São Paulo: Cortez, 2019.
OBS.: Os recursos/materiais didáticos e procedimentos metodológicos, são descritos em cada um dos planos de aula (total de 5h). 
	PLANO DE AULA 1
	
Tempo Estimado (nº de aulas): 4 horas aula
	RECURSOS/MATERIAIS DIDÁTICOS
	Cartazes coloridos, brinquedos de diferentes tonalidades, músicas infantis relacionadas às cores.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
As crianças serão reunidas em roda para conversar sobre suas cores preferidas. Em seguida, o professor apresentará cartazes com as cores básicas (vermelho, amarelo, azul e verde), mostrando exemplos de objetos da sala que tenham essas tonalidades.
Será proposta a brincadeira “Ache a cor”, onde brinquedos de diferentes cores estarão espalhados pelo tapete, e cada criança deverá encontrar um objeto da cor solicitada. Após a brincadeira, todos participarão de uma dança coletiva ao som de músicas infantis sobre cores, explorando movimentos corporais.
Para finalizar a aula, haverá um momento de conversa, onde cada criança poderá compartilhar qual cor mais gostou de explorar.
	AVALIAÇÃO DA AULA
	
A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e a capacidade das crianças em reconhecer e interagir com as cores apresentadas, respeitando o ritmo de cada uma.
	REFERÊNCIAS
	
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
	ANEXOS PLANO DE AULA 1
	
Competências Profissionais: (EF15AR04) Experimentar diferentes expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, caricatura, dobragem, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.), uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais.
	PLANO DE AULA 2
	
Tempo Estimado (nº de aulas): 4 aulas horas
	RECURSOS/MATERIAIS DIDÁTICOS
	
Formas geométricas de EVA, blocos de montar, cartazes ilustrativos, músicas sobre formas.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
Inicia-se a aula com roda de conversa sobre formas geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo). O professor apresenta cartazes e as crianças observam onde essas formas aparecem na sala.
Será realizada a brincadeira “Caça às formas”: figuras de EVA serão escondidas pela sala e as crianças deverão procurá-las. Em seguida, usarão blocos de montar para criar construções utilizando diferentes formas.
A aula termina com uma música sobre formas, acompanhada de gestos em que as crianças imitam círculos, quadrados e triângulos com o corpo.
	AVALIAÇÃO DA AULA
	Será observada a capacidade das crianças de identificar e diferenciar formas, bem como o interesse, a participação e a cooperação durante as brincadeiras.
	REFERÊNCIAS
	
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
	ANEXOS PLANO DE AULA 2
	
 
 
	PLANO DE AULA 3
	Tempo Estimado (nº de aulas): 4 aulas 
	RECURSOS/MATERIAIS DIDÁTICOS
	Papel pardo, tinta guache, esponjas cortadas em formato de círculo, quadradoe triângulo, aventais plásticos.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	A aula começa com uma conversa breve relembrando as cores e formas já trabalhadas. Em seguida, as crianças terão contato com carimbos feitos de esponja, que mergulharão em tinta guache para criar impressões em papel cartolina coletivo.
O professor incentivará a nomeação das cores e formas utilizadas durante a pintura. Após a produção, os trabalhos serão expostos na sala para apreciação coletiva.
	AVALIAÇÃO DA AULA
	Será observada a forma como as crianças exploram os materiais, sua curiosidade, criatividade e participação nas produções coletivas.
	REFERÊNCIAS
	
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
	ANEXOS PLANO DE AULA 3
	 
 
 
	PLANO DE AULA 4
	Tempo Estimado (nº de aulas): 4 horas
	RECURSOS/MATERIAIS DIDÁTICOS
	Tatame de EVA colorido, figuras geométricas grandes em cartolina, aparelho de som.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	A atividade terá início com alongamento e conversa sobre o corpo em movimento. Em seguida, será proposta a brincadeira “Pise na cor”: espalhar quadrados coloridos pelo chão e pedir que as crianças pisem na cor indicada.
Logo após, será feita a atividade “Forme a forma”, em que o grupo se organiza para imitar círculos, linhas e triângulos com o corpo. Para encerrar, acontecerá a “Dança das formas”, na qual as crianças se movimentam livremente ao som de músicas infantis e, ao sinal, reproduzem a forma mostrada pelo professor.
	AVALIAÇÃO DA AULA
	Serão considerados o envolvimento, a participação e a criatividade das crianças na realização das propostas corporais, respeitando suas possibilidades individuais.
	REFERÊNCIAS
	SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
	ANEXOS PLANO DE AULA 4
	
 
 
	PLANO DE AULA 5
	
Tempo Estimado (nº de aulas): 4 aulas
	RECURSOS/MATERIAIS DIDÁTICOS
	Livro ilustrado sobre cores e formas (“O monstro das cores” ou outro similar), fantoches, adesivos coloridos em formato geométrico, folhas A4.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	A aula inicia-se com contação de história ilustrada, utilizando livro e fantoches. Após a narrativa, as crianças conversam sobre as cores e formas presentes na história.
Será proposta a atividade de colagem: cada criança receberá uma folha A4 e adesivos coloridos em formato de círculo, quadrado e triângulo, para montar livremente suas criações.
Para encerrar, será realizada uma roda de músicas relacionadas às cores, com cantos e gestos.
	AVALIAÇÃO DA AULA
	O professor observará o interesse das crianças pela história, a participação na conversa, a criatividade nas colagens e o envolvimento durante as músicas.
	REFERÊNCIAS
	
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
	ANEXOS PLANO DE AULA 5
	
 
ANEXO 3 – Imagens das Atividades realizadas na escola
ANEXO 4 – Termos de Autorização de uso de imagem e som (se houver)
[Uso obrigatório quando as imagens possibilitam a identificação das pessoas. Caso contrário, excluir este anexo 4.]
image1.png
image2.png
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.png

Mais conteúdos dessa disciplina