Buscar

Resumo Montesquieu

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO MONTERQUIEU
Preocupação central: compreender as razões da decadência das monarquias, os conflitos intensos que minaram sua estabilidade, e os mecanismos que garantiram, por tantos séculos, sua estabilidade.
Moderação: pedra de toque do funcionamento estável dos governos, sendo necessário identificar ou encontrar seus mecanismos para produzir regimes do passado e do presente para propor um regime ideal para o futuro.
A busca do mecanismo de moderação gera dois tipos:
Tipologia de governos, ou teoria dos princípios e da natureza dos regimes
Teoria dos três poderes, ou teoria da separação dos poderes
Concepção da lei: 
Ciência: contribuiu para a adoção do conceito de lei científica nas ciências humanas, que até então somente exprimiam uma certa ordem natural, resultante da vontade de Deus e um dever-ser, na medida em que a ordem das coisas estava direcionada para uma finalidade divina, que tinham conotação de expressão de autoridade.
Características da visão anterior das leis: eram simultaneamente:
legítimas (porque eram a expressão da autoridade);
imutáveis (porque estavam dentro da ordem das coisas) e; 
ideais (porque visavam uma finalidade perfeita). 
Tradicionalmente eram discutidas as instituições e as leis quanto à legitimidade de sua origem, sua adequação à ordem natural e a perfeição de seus fins. (discussão fadada a confundir, nas leis, a concepção de natureza política, moral e religiosa).
Rompe com a tradição: definindo lei como “relações necessárias que derivam da natureza das coisas” é feito uma ponte com as ciências empíricas e rompe com a submissão da política à teologia (o poder não viria mais de Deus e sim dos acordos sociais).
Entendendo o pensamento sobre as leis: mesmo com a dissociação da política à teologia, a instituição religiosa não fica submissa à política, por ser “considera” natural e com isso a conserva e torna sua existência insubstituível. ((considera que é possível encontrar uniformidade e constância na variação dos comportamentos e formas de organizar os homens... da mesma forma que é possível encontrar constâncias e uniformidades na relação entre os corpos físicos, tal como é possível estabelecer as leis que regem os corpos físicos a partir das relações entre massas e movimento, também é possível que as leis que regem os costumes e as instituições são relações que derivam da natureza das coisas.))
Novo conceito das leis: fora do campo teológico e inserido no campo teórico, estabelece uma regra que incorpora a teoria política ao campo das ciências: onde as instituições políticas são regidas por leis que derivam das relações políticas. A leis que regem as instituições políticas são relações entre as diversas classes em que se divide a população, as formas de organização econômica, as formas de distribuição do poder e etc.
Objetivo do conceito: são as leis e instituições criadas pelos homens para reger as relações entre os próprios homens. Observa-se que ele é o único animal que tem capacidade de se furtar às leis da razão (que deveriam reger suas relações), além de adotar leis escritas e costumes destinados a reger os comportamentos de outros homens, onde ele furta-se de cumpri-las.
O espírito das leis: relação entre as leis (positivas) e diversas coisas (como o clima, as dimensões do Estado, a organização do comércio, as relações entre as classes), portanto é tentando explicar as leis e as instituições humanas, sua permanência e modificações, a partir das ciência política.
Não tem como objetivo fazer uma reflexão política sobre a restauração do poder da monarquia, mas como tirar proveito de certas características do poder, para dotar de maior estabilidade os regimes que viriam a resultar das revoluções democráticas.
Moderação é a pedra de toque do funcionamento estável dos governos, e é preciso encontrar os mecanismos que a produziram no regimes do passado e do presente para propor um regime ideal para o futuro.
Aponta dois aspectos de mecanismos de moderação: a tipologia dos governos, ou a teoria dos princípios e da natureza dos regimes; e a teoria dos três poderes, ou a da separação dos poderes.
A noção de lei compreendia três dimensões, ligadas a Deus: Leis de ordem natural, resultante da vontade de Deus outras tinham conotação de expressão da autoridade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais