Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

(19) 9 8773 4238
(19) 9 8773 4238
Em um cenário contemporâneo marcado por rápidas transformações sociais e pela valorização da pluralidade de vozes, os professores precisam criar espaços para que os alunos compreendam a História como algo vivo, que também se constrói a partir das experiências cotidianas. A metodologia da História Oral permite trazer para a sala de aula, memórias de diferentes sujeitos, ampliando a noção de cidadania, pertencimento e identidade.
Considere a situação hipotética a seguir:
Você, futuro(a) pedagogo(a), foi convidado(a) a planejar uma atividade com sua turma de 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo memórias familiares e a história local, com o objetivo de mostrar que a História não se limita apenas aos grandes acontecimentos oficiais, mas também é formada pelas vivências da comunidade.
Parte 1 – Produção Prática.
Realize uma entrevista com um membro da sua família ou comunidade (pode ser avô/avó, vizinho, líder comunitário, etc.) sobre um acontecimento importante da sua infância ou juventude (ex.: festas culturais, brincadeiras, migração, trabalho, escola, lutas sociais, tradições religiosas, etc.).
Registre o relato por escrito.
Elabore um painel ilustrado (manual - cartaz), que sintetize a memória narrada, usando fotos, recortes ou desenhos.
Tire três fotos:
1- Uma da entrevista;
2- Uma do processo de construção do painel;
3- Uma da apresentação do produto final.
Insira as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo na pasta: Material da Disciplina);
Parte 2 – Plano de Aula.
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos da História Oral, a partir do tema “Memórias da Comunidade e da Família”.
Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas históricas e a riqueza cultural presentes nas experiências cotidianas registradas em relatos orais. Lembre-se: você é o(a) professor(a) da turma e deverá propor aos alunos uma vivência significativa, crítica e investigativa, ao explorar como as memórias pessoais e comunitárias contribuem para a construção da História e para a valorização da diversidade cultural.
No seu plano de aula devem conter os seguintes itens:
Tema da aula;
Objetivo (baseado na BNCC – 5º ano);
Materiais a serem utilizados para a aula (incluindo os confeccionados pelos alunos a partir das entrevistas com familiares ou membros da comunidade);
Encaminhamentos metodológicos: o passo a passo detalhado das atividades (5 a 10 linhas aproximadamente);
Parte 3 – Conclusão.
Escreva um texto dissertativo (5 a 15 linhas) sobre a importância da História Oral como instrumento de valorização das memórias pluriculturais nos dias atuais e a relevância da disciplina de História no processo educativo.
Orientações:
· A leitura do livro didático, em especial a Unidade V, irá te auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, pois trata da análise e utilização de diferentes fontes históricas, incluindo os relatos orais.
· Utilize o formulário padrão obrigatório para o envio do MAPA, disponibilizado em: Material da Disciplina.
· A atividade deve ser desenvolvida por você, com base em entrevistas realizadas com familiares ou membros da comunidade. Portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, nem de textos disponíveis na web. O plágio poderá gerar decréscimo da nota ou até mesmo zerar a atividade.
· Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito).
· Ao enviar a atividade, certifique-se de que está anexando o arquivo correto, lembrando que há apenas uma oportunidade de envio. Não serão aceitos trabalhos por outros canais, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Portanto, revise, confira se o arquivo anexado está correto e só então clique em FINALIZAR.
· Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) professor(a) mediador(a) pelo espaço Fale com o Mediador.
Bom trabalho e boa investigação histórica!
MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025
-- 019 ASSESSORIA ACADÊMICA --
ASSESSORIA ESPECIALIZADA EM ATIVIDADES UNICESUMAR.
A 019 Assessoria redefine a vivência universitária ao oferecer um suporte acadêmico totalmente personalizado, voltado para as particularidades e objetivos de cada estudante. Do planejamento dos estudos à preparação para provas e trabalhos, proporciona métodos práticos que tornam o aprendizado mais eficiente e prazeroso.
Mais do que orientação técnica, estimula o desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecendo a autonomia, o engajamento e a autoconfiança. Com um acompanhamento próximo e individual, a 019 se consolida como uma parceira presente em toda a trajetória universitária, ajudando o aluno a crescer de forma completa e a alcançar a formatura com mais leveza e satisfação.
CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS 
INSTAGRAM: 
@019ASSESSORIAACADEMICA
SITE: 
WWW.019ASSESSORIAACADEMICA.COM.BR 
 CONTE CONOSCO PARA REALIZAR O SEU SONHO 
(19) 9.8773.4238
(19) 9.8773.4238
(19) 9.87734238
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina