Buscar

Fisiologia monitoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique o mecanismo e o controle do esvaziamento gástrico.
A gente tem basicamente 3 hormônios que controlam esse esvaziamento gástrico: secretina, colesostequinina e gastrina. A secretina vai agir quando o quimo (tem o Ph baixo, mais ácido) chega ao duodeno (Ph mais alto, mais básico). Os quimiorreceptores vão estimular a secreção da secretina, e a ação da secretina vai ser contrair o piloro que é o esfíncter na base do estômago e vai provocar a liberação do suco pancreático e ele e básico também, então a substancia que saiu básica no duodeno vai se basificar e vai ficar mais neutra, vai ser tamponada pelo suco pancreático. O piloro vai ficar contraído ate que tudo foi tamponado, ficando neutra, desse jeito a secretina vai parar de ser ativada e vai ser liberado o quimio. A colesostequinina vai ser o seguinte: o quimo vai chegar no duodeno cheio de gordura, lipídio e ai vai ser liberado a colesostequinina (ZZK), vai gerar também a contração do piloro, que é o esfíncter e vai estimular a produção do suco pancreático, mas é um suco pancreático rico em enzimas e vai gerar a contração da vesícula biliar liberando a bile que vai emulsificar esses lipídeos, facilitando a ação das enzimas, da digestão do suco pancreático e também suco entérico. A gastrina, quando o quimio chega no duodeno, a gastrina vai ser estimulada e vai gerar a contração do piloro e a gastrina é produzida no estômago para estimular a secreção do HCl.
Explique o controle, a composição e a função da secreção pancreática em suínos.
O suco pancreático e produzido pelo pâncreas e vai ter várias enzimas digestivas e função de tamponamento, de neutralização de Ph do quimo que vai ser transformado em quilo. O suco pancreático possui água, enzimas e bicarbonato de sódio (substância tampão). O bicarbonato de sódio faz o suco pancreático ter um Ph de 8,5-9,0 e a secreção dele vai ser responsável pela hidrólise de quase todas as moléculas que estão presentes no alimento (bolo alimentar), quebra tanto carboidratos, quanto proteínas, gorduras e ácidos nucleicos. Vai ter a amilase que quebram as moléculas de carboidrato (amido) e se torna maltose, a lipase quebra as moléculas de gordura de forma geral, gerando ácidos graxos e glicerol e as nucleases vão quebrar os DNAs e RNAs, ácidos nucleicos. No suco pancreático também vai ter o tripsinogênio que quebra as proteínas, na verdade são pro-enzimas, serão transformados em tripsina e quimiotripsina e essas que vão quebrar as proteínas. Quando ele foi liberado, lá na luz do duodeno, quando ele entrar em contato com a enteroquinase ele vai ser ativado e vai quebrar as proteínas.
Explique a digestão de carboidratos em bovinos.
O carboidrato é digerido primeiramente na boca (digestão química), ocorrendo pela amilase salivar, quebrando o amido em maltose e destrina que são os produtos. Passa pelo estomago, peristaltismo, digestão mecânica. Próximo lugar e o intestino delgado, chegando lá o pâncreas vai produzir o suco pancreático tendo a amilase pancreática, que vai quebrar os carboidratos(polissacarídeos) em amido, a amilose, a aminopequitina e alguns sacarídeos pequenos maltose. A mucosa intestinal vai produzir o suco entérico e vai ser liberado, contendo enzimas que quebram micromoléculas de carboidrato, são produtos de digestão anteriores, que são a sacarase, a maltase e a lactase, que quebram respectivamente sacarose, maltose e lactose. A sacarose vira glicose e frutose, a maltose vira glicose e glicose e lactose vira glicose e galactose.
Os carboidratos são polissacarídeos, amido basicamente. Alguns outros são dissacarídeos, que e a lactose, maltose, sacarose e os monossacarídeos que são a glicose e frutose, e esses estão presentes na alimentação. Eles vão ser digeridos inicialmente na boca pela ptialina ou amilase salivare serão transformados em dissacarídeos, mas não será uma coisa completa, sendo rápido. Começa a digestão, passa pelo estômago, onde não terá digestão de carboidratos. Chega no intestino, onde vai ter a amilase que digere o amido a nível de sacarídeos e os dissacarídeos (maltose, lactose e sacarose) serão digeridos no próprio intestino são transformadas em glicose, galactose e frutose por enzimas (maltase, sacarase e lactase). A absorção será no intestino também, através da bomba de sódio-glicose. Enzima Glut-5 que absorve a frutose e a Glut-2 vai absorver todos os monossacarídeos, indo para o sangue.
Explique o controle e a motilidade no intestino grosso.
O sistema gastrointestinal vai ser regulado pelo sistema nervoso central endócrino, mas possuindo um sistema só para ele que é alguns componentes do sistema endócrino e nervoso estarão juntos. Controle intrínseco, faz com que o intestino regule algumas de suas funções com base nas condições que está acontecendo nele mesmo, com base na quantidade de alimento e tipo. O controle do SNC é mais secundário, em relação ao sistema intrínseco, não regulando diretamente. O sistema intrínseco consiste em corpos celulares de neurônios que são associados, e eles estão presentes dentro da parede do trato gastrointestinal. Estão dispostos no plexo miontérico e o plexo submucoso.
Intestino grosso: o conteúdo dele, que é um bolo fecal, bem próximo das fezes, vai ser destinado a excreção, a absorção vai ser praticamente de água. A motilidade vai ser a seguinte: ele passa pelo ceco encontra com intestino delgado, pelo colón ascendente, no transverso, descendente, sigmoide, reto e anus. As concentrações serão segmentares (austração- movimento de massa), e além disso há o controle da defecação, que envolve os esfíncteres anais (externo e interno) e a musculatura da região, possuindo também o reflexo gastro-colico (a comida chega no estomago e o sistema intrínseco avisa ao intestino que ele precisa funcionar para chegar mais alimento-bolo alimentar)
Explique o controle da secreção gástrica em cães.
Possui basicamente dois mecanismos: as células parietais e as células principais. O controle das células parietais será: elas possuem uma membrana chamada membrana basolateral, possuindo receptores para a acetil colina que vai ser liberada nas terminações do neurônio do glânglio do intestino, então esses receptores vão acionar a cascata do DAG e do IP3 que também vai ser acionado pela ação da gastrina. As liberações das células parietais serão estimuladas pela ação da acetil colina, o Ph que chegará no estômago mais básico e os peptídeos que chegarão no estômago para serem quebrados. A histamina aumenta a secreção de HCl que é o ácido clorídrico que dá a acidez do suco gástrico. Secreção pelas células principais: secretam pepsinogenio, secretadas pela ação do VIP, da secretina e pela ação beta adrenérgica que pode ser feita pelo sistema vagal ou pelo sistema intrínseco do trato gastrointestinal. Há a liberação de acetil colina, que age sob a gastrina e o CCK, vão ligar a um receptor comum e estimulam a secreção através da cascata do DAG e do IP3.
Explique a digestão de proteína em ovinos.
As proteínas são formadas por cadeias de aminoácido que formam peptídeos, que formam polipeptídios e por fim, as proteínas. A digestão de proteínas vai ocorrer no estômago e acontece a liberação de pepsinogênio, que libera a pepsina, e se liga as proteínas quebrando as cadeias de aminoácido em dipeptideos. Acontece no intestino delgado a secreção pancreática liberando a tripsina e a quimiotripsina, havendo a caboxipeptidase e a elastase, ajudando a quebrar as proteínas. Além disso, as células da mucosa intestinal possuem moléculas que quabram esse dipeptideo em dipeptidase.
As proteínas vem da dieta, sendo quebradas basicamente no estômago e no intestino. No suco gástrico tem a pepsina que é originada pelo pepsinogênio, digerindo as proteínas em aminoácidos e oligopeptideos, quebrando em proteínas menores. Quando ela chega no intestino delgado, a tripsina e a carboxi peptidase quebra os oligopeptideos em aminoácidos e esses aminoácidos serão passiveis de absorção. Na absorção temos a bomba que irá puxar sódio e aminoácidos e outra bomba que puxa H+ e algunsdipeptideos, que através das dipeptidases viram aminoácidos.
Explique o controle da secreção, a composição e as funções da secreção salivar em cães.
A saliva será liberada pelas parótidas, pelas submandibulares e pelas pelas sublinguais, cada uma tendo alguma diferenciação. A saliva possui um Ph entre 6 e 7,4, é um Ph ótimo para a digestão da ptialina acontecer. A ptialina é uma amilase que quebra os amidos. A secreção mucosa possui lubrificantes (mulsina). A saliva possui anticorpos, íon potássio, ion bicarbonato e pouco sódio e cloreto. A secreção inicial possuirá a ptialina e a mulsina, e aos poucos começa o processo ativo que muda a composição iônica da saliva. O sódio possui menos pois ele e reabsorvido pelos tubos salivares, enquanto o de potássio e secretado na bomba de sódio-potassio. O bicarbonato será degradado pelo epitélio e acontecerá uma troca de bicarbonato pelo cloro. A regulação nervosa acontece basicamente nas vias parassimpáticas e são sinais parassimpáticos que estimulam a produção da saliva e estímulos ambientais (cheiro, comida). Alimento ácido produz muita saliva.
Explique o controle da liberação e as funções do cortisol em cães
Liberação do cortisol, como que funciona? Estresse, físico, emocional, hipoglicemia, variação de temperatura, dor e o ritmo circadiano , vao estimular positivamente o hipotálamo para liberar o CRH que age sob o lobo anterior da hipófise, que libera ACTH, que age sob o cortéx da adrenal e libera o cortisol. O cortisol liberado gera um feedback negativo no hipotálamo e no lobo anterior da hipófise. 
O que que o cortisol faz? Ele facilita a conversão de proteínas para glicogênio, aumenta a degradação de proteína no músculo, inibe a síntese de proteína, facilita o metabolismo das gorduras, estimula uma gliconeogênese no fígado, diminui o uso da glicose nas células e aumenta a glicemia. Impede a síntese, aumenta o catabolismo de proteína, facilita a quebra de gordura, diminui o uso de glicose nas células e fazer a gliconeogenese pelo fígado que e exatamente o uso de proteínas para fazer a glicose.
O que isso gera no organismo? Vai gerar uma diminuição da massa muscular, porque está quebrando proteína. Diminui a formação óssea, vai aumentar a absorção de tecido ósseo pelos osteosclastos. Diminui a quantidade de tecido conjuntivo. Aumento o tônus arteriolar e diminui a capacidade endotelial de permeabilidade, dificulta a passagem de substâncias. Inibe a inflamação (usado muito) e o sistema imune.
Explique o controle da liberação do paratormônio em aves
O paratormônio será produzido na paratireoide pelas células principais. Ele aumenta o cálcio na circulação sanguínea. Ele aumenta a absorção de vitamina D que aumenta a absorção de cálcio intestinal e isso vai aumentar a quantidade de sangue, basicamente e isso. Ele e liberado dependendo da concentração de cálcio no sangue.

Outros materiais