Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A garantia da inclusão, com o atendimento às necessidades e à autonomia da pessoa com deficiência, inicia-se na plena compreensão do que é a deficiência. A conceituação de deficiência é entendida tanto pelo ponto de vista médico quanto social. 
Explique cada um desses modelos.
Resposta esperada
O modelo médico compreende a deficiência a partir de seus aspectos biológicos, portanto entende-a como um comprometimento funcional ou estrutural de alguma parte do corpo que incapacita a pessoa de se desenvolver ou agir plenamente. O modelo social é um complemento do modelo biológico, cujo entendimento da deficiência está não apenas nas limitações (físicas, mentais, intelectuais e/ou sensoriais) mas também nas barreiras que impedem essa pessoa de participar plenamente da sociedade, com igualdade de condições quando comparada às pessoas sem deficiência.
Minha resposta
É importante entender que esses dois modelos não são excludentes, e que ambos são necessários para uma compreensão completa da deficiência. O modelo médico pode ajudar a identificar e tratar as limitações físicas ou de saúde que afetam a pessoa com deficiência, enquanto o modelo social destaca a importância da inclusão e da remoção de barreiras sociais para garantir a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. Juntos, esses modelos podem ajudar a garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade
Retorno da correção
Acadêmico, você Contemplou razoavelmente o esperado
Apresentou poucos elementos da questão, faltou aprofundamento.
Ao escrever um texto dissertativo é preciso inferir, interpretar, sintetizar, e não se trata apenas de transcrever as palavras.
Esta orientação é para que nas próximas avaliações você responda à questão com construção própria. Bons Estudos!

Mais conteúdos dessa disciplina