Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

3
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
SEGUNDA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
THAMYRES DE SOUSA MOREIRA GONDIM
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Almenara
2025
THAMYRES DE SOUSA MOREIRA GONDIM
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado em Colégio “Piaget “Almenara.
			
Almenara
2025
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	4
2	APRESENTAÇÃO DA ESCOLA	4
3	PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES	5
4	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	5
5	CONCLUSÃO	6
REFERÊNCIAS	7
1 INTRODUÇÃO
A educação especial e a inclusão no ambiente escolar representam um desafio significativo que foi amplamente debatido ao longo dos anos. Diversas diretrizes e objetivos foram criados para garantir que estudantes com deficiência sejam acolhidos no sistema de ensino regular. Contudo, a inclusão vai além da simples matrícula; envolve a aceitação, a inserção, a participação, a acessibilidade e o aprendizado. O movimento pela educação inclusiva continua a ser um grande desafio na busca por uma educação que beneficie a todos. Nesse contexto, as instituições de ensino devem avançar em direção a uma educação de qualidade para todos, enquanto os educadores precisam reavaliar suas abordagens, considerando seu papel social na inclusão de alunos com deficiência, a fim de assegurar seu acesso e permanência na educação regular. Silva (2012) argumenta que, para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular, é fundamental que a prática docente se baseie nas necessidades, potencialidades e interesses desses estudantes. 
Visando o aprofundamento do conhecimento sobre essa área foi realizado um estágio no Ensino Fundamental I, para observar as questões práticas e principais desafios vividos pelos regentes de turma e alunos, durando cerca de três meses. Esse período de observação e regência de turma foi crucial para o bom desenvolvimento e encerramento da faculdade, pois foi possível viver grandes experiências. 
2 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
O colégio “Piaget” Almenara fica localizado na rua Capitão Marcelino, 582, Centro, no município de Almenara e estado Minas Gerais. É um colégio particular da Rede Positivo, tem aproximadamente 20 anos de funcionamento ao longo dos anos vem deixando sua marca na cidade por exercer um trabalho de excelência na região tendo como diretora Rogéria Figueiredo Moreira.
Ao longo de todos esses anos vem deixando sua marca no desenvolvimento positivo das crianças da nossa cidade, as atende desde o maternal 2, maternal 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. As crianças se sentem muito acolhidas no ambiente escolar fazendo com que criem raízes e sentimentos profundos pelo lugar, o que torna a mudança de escola quando se encerra o Fundamental II muito difícil. 
No colégio temos duas turmas por série totalizando 13 turmas, cada uma com 18 alunos totalizando aproximadamente 234 alunos, temos um suporte muito grande em sala com Monitores de apoio e professores muito qualificados, o que o torna um colégio tão especial. 
3 PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
No primeiro contato com o Colégio fomos conhecer o Projeto Político Pedagógico, seu funcionamento e organização estrutural. Ao finalizarmos a parte burocrática fomos para a prática que foi acompanhar a rotina da sala com foco nos alunos de Educação Especial. 
Desenvolvemos dinâmica de interação e diversidade em sala para avaliar o relacionamento das crianças deficientes, com transtornos e atípicas. E finalizamos com a participação no planejamento escolar junto a professora regente de turma para avaliar e observar a relação das crianças típicas com as atípicas. 
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Nos primeiros dias de estágio foi realizada uma coleta de dados da instituição, para saber como é feito seu funcionamento interno e quadro de funcionários. Também realizamos um estudo dos documentos internos da escola, como regimento e Projeto Pedagógico, finalizados os estudos documentais e fomos conhecer toda a estrutura física do colégio.
No segundo momento fizemos observação em sala das séries do Ensino Fundamental I, ao observar cada turma montamos um projeto de intervenção no qual aplicamos como forma de oficinas em sala de aula. Cada turma foi proposto uma oficina sobre a diversidade para que conseguissem entender a importância de sermos diferentes e aceitarmos essas diferenças de forma positiva. 
5 CONCLUSÃO
Em termos de benefícios e pontos positivos, os estágios permitem aos alunos trocar de novos conceitos e estratégias aprendidas através de experiências diárias, construir uma rede de contatos com pessoas influentes no mundo educativo e ter uma possibilidade maior de conseguir um emprego na área. Para os alunos, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o estágio podem agregar valor e conhecimento à carreira, os deixando mais seguros para executarem atividades sozinhos quando formarem. 
O estágio de Educação Especial proporcionou-me uma grande aprendizagem e uma formação sólida por estar verdadeiramente envolvido num ambiente de educação “especial”, pois reflete as realidades vividas pelos alunos e professores que atuam nessa área. Resumindo o trabalho de estágio do curso, pode-se dizer que a contribuição trazida pelo trabalho tem se tornado gradativamente significativa. Minha futura formação docente no qual estou mais segura em atuar por ter apreendido tanto com as vivências do estágio realizado. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001. 
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 
Silva, Aline Maira da. Educação Especial e inclusão escolar. 2.ed. Paraná: Intersaberes, 2015.

Mais conteúdos dessa disciplina