Buscar

fisiologia introdução ao potencial de ação

Prévia do material em texto

Fisiologia Humana-Introdução ao potencial de ação
-O que nos mantêm é um desequilibrio iônico,que temos dentro do nosso corpo,é um desequilibrío que envolvem os íons.
O íon é uma molecula,um atómo desequilibrado.
A nosa vida é mantida porque existem diferenças entre os componentes do meio intracelular e do meio extracelular.
Interstícios :Quer dizer entre as células(vai ser a diferença do meio intra e do meio extra
Em todas nossas celulas no meio intracelular existe uma prevalência de concentração de um determinado íon, O potássio.
No meio extracelular existe uma prevalência de concentração de sódio,cloreto,dentro também,só que em pequena quantidade.
O cálcio também está concentrado fora da célula,e dentro da celula também só que preso dentro do reticulo endoplasmático,o cálcio é muito tóxico se ele tiver muito concentrado dentro da célula,pode causar a morte da célula pelo processo chamado apoptose(morte celular programada).
O potássio sai da célula e o sódio entra na célula,por Difusão.
Difusão:Substância que se propaga de onde está mais concentrado para o meio menos concentrado.
Se o potássio continuar saindo e sódio entrando vai chegar um certo momento em que os íons vão entrar em equilíbrio,causando a morte.
morte--> Equilíbrio iônico
Vida-->Desequilíbrio iônico 
Existe uma estrutura que faz o inverso, colocando dois íons de potássio para dentro e três íons de sódio para fora,essa estrutura é a bomba de sódio e potássio,trabalha contra a difusão e utiliza ATP.
ATP -->Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos
O atp é uma molecula de energia,tudo que comemos é para gerar ATP,seja a açucares que são os carboidratos,proteínas,seja os lipidios que são as gorduras.
Que energia é essa ?Sempre que uma ligação entre o P se quebram, gera energia térmica,que esquenta a bomba fazendo com que ela funcione.
Se a bomba não funcionar, os íons entram em equilíbrio,causando a morte.
Quando sente-se fome é a bomba pedindo energia,então comemos para gerar glicose.
*Todos os seres vivos são formados de 4 macromoleculas principais açucar(carboidratos),proteínas(aminoácidos),lípidios(gordura) e ácidos nucleícos(rna e dna)
Temos um vaso sanguíneo,que quando comemos o sangue fica cheio de glicose(A glicose que está no sangue tem que ir pra dentro da célula,se ficar no vaso causa doenças) A glicose tem que ir para célula parar gerar atp e para gerar atp ela tem que ser equilíbrada.
Temos o glicogênio que a reserva energética da glicose,esa reserva fica no fígado,sobre o nome de glicogênio,tembém temos nos músculos,mas quantidade miníma.
Para a glicose entrar na célula é preciso que ela pase pelo receptor(GLUT).Esse receptor está se fechando ,então precisa de algo para abrir esse receptor,este algo é um hormônio chamado Insulina.Quando a insulina se ao receptor ele se abre e a glicose entra na célula,a glicose é quebrada,ese processo da quebra da glicose,chama-se glicolise,e a partir dessa quebra produz 4 moleculas de ATP,mas sobra só duas ,as outras duas são utilizadas na própria reação,como duas moleculas são poucas é produzido uma substância chamada de piruvato ou ácido piruvico,essa substância entra na mitocôndria, e no fim da reação ela precisa de oxigênio(O2),O o2 entra na célula participando do fim da reação gerando 36 móleculas de atp,juntando com os 2 produzidos no começo,temos o total de 38 moleculas de atp.
OBS: todas as coisas só tem ação no corpo se ligar nos receptores.

Continue navegando